A graduação em pedagogia como base de ensino sobre relações de gênero a partir da concepção das discentes.

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Data
2021-07-19
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Resumo

Essa pesquisa foi realizada sob a metodologia de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e também de campo, que através da aplicação de um questionário (online) para alunos que estão cursando pedagogia do início, meio e final da graduação, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IX na cidade de Barreiras-BA, propôs analisar como ocorre o desenvolvimento das concepções de educação no que diz respeito às relações de gênero, entre estudantes da formação inicial em pedagogia. Para tanto, foi realizado um estudo baseado em algumas teóricas, dentre elas: Hooks (2013-2017-2019), Auad (2016), Priore (2004), Suhr (2011) e Guacira Lopes (2000), os quais abordam sobre a temática relações de gênero, que também dialogam com a formação docente, na perspectiva de promover discussões sobre refletir criticamente a respeito do conceito de relações de gênero para a educação. Esta pesquisa possibilitou o entendimento no que diz respeito as relações de gênero no processo de graduação das pedagogas, como sendo aquele que subsidia a pratica docente com objetivo de acompanhar todo o processo de aprendizagem, a fim de reconhecer e intervir nas possíveis falhas de seu percurso, as inquietações foram fomentadas a partir das observações do trabalho docente e seus desdobramentos na formação inicial das pedagogas, acreditarmos que a pedagogia tem o poder de mudar ideias e pensamento.


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Palavras-chave
Pedagogia, Relações de gênero, Patriarcado, Feminista, Educação
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