O ensino remoto e contação de história na educação infantil: uma prática possível e necessária.

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Data
2021-07-19
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Resumo

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus (COVID – 19), houve a necessidade do isolamento social, ocasionando o fechamento das escolas de Educação Infantil (EI), promovendo mudanças no processo de ensinar e aprender. Nessas circunstâncias, as providências do poder público, frente à pandemia, foi optar pelo uso da tecnologia, aderindo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como ferramenta para o desenvolvimento das aulas. Na Educação Infantil, a contação de histórias tem papel imprencíndivel no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula, e nas aulas remotas não é diferente. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e teve como objetivo geral compreender a prática da contação de histórias na Educação Infantil no ensino remoto emergencial, em seus objetivos específicos buscou-se analisar a progressão do Ensino Remoto Emergencial na EI; pontuar a importância da contação de história para formação do pequeno leitor e escritor; apresentar as características dos livros de literatura adotados na educação infantil e verificar a participação dos alunos de educação infantil no momento da contação de histórias. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método de análise descritivo. Foi realizada a aplicação de questionário de forma remota às professoras, como também análise documental. Autores como Abramovich (1993), Rodrigues (2005), Moraes et al (2021), Moran (2020), Lücke (2009), Creswell (2010), Chizzoti (2003), Gil (1999), Lüdke; André (1986) e outros, foram relevantes com seus conhecimentos mediante as suas obras, na mediação de saberes, dando sentido e fundamentação ao desenvolvimento teórico do estudo. A partir da pesquisa, os resultados evidenciaram que as professoras se esforçam no que se refere a adequação, à aquisição do ensino remoto no desenvolvimento das aulas, bem como a capacidade de desenvolvimento da contação de histórias. O estudo revelou que é possível sim a concretização da contação de histórias junto ao ensino remoto, visto que há desafios a serem enfrentados. Constatou-se também que as educadoras, por valorizarem essa prática, são aceitas com facilidade pelas crianças, e em decorrência disso, suas contações tornam o ambiente mais lúdico, acolhecor e participativo.


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Palavras-chave
ensino remoto emergencial, educação infantil, contação de história
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