Retratos das Pedagogias Feministas: uma reflexão sobre o Programa Novo Mais Educação no Colégio Estadual Antônio Bahia

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Data
2019-09-24
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Resumo

Esta pesquisa intitulada Retratos das Pedagogias Feministas: uma reflexão sobre o Programa Novo Mais Educação no Colégio Estadual Antônio Bahia busca compartilhar experiências de práticas insurgentes que aconteceram durante a execução do Programa Novo Mais Educação no ano de 2017 e 2018 na referida escola. As pedagogias feministas são práticas que problematizam os/as sujeitos/as e seus cotidianos a partir dos marcadores de gênero, raça/etnia, classe, sexualidade, territorialidade, numa miragem das encruzilhadas. Ademais, são pedagogias que buscam visibilizar as experiencias localizadas e que valorizam os diversos saberes históricos e político-sociais de corpos generificados e racializados que, ao longo de sua trajetória de vida foram subalternizados (Hooks, 1994; Sandenberg, 2004; Martinez, 2016; Cardoso e Paiva, 2011). Assim, cortejei refletir como essa prática lastreada por esses marcadores deslocou o cotidiano da escola, bem como a formação política dos/as estudantes, tendo como apoio metodológico a História Oral e fontes escritas. Nesse sentido, foi possível perceber, principalmente pelas lentes da oralidade e das produções literárias dos/as estudantes, que as Práticas Pedagógicas Feministas podem ser pensadas como uma possibilidade potente, capaz de desmantelar o construto de sociedade imposta pela colonização que, ao longo de séculos têm norteado de forma violenta o modo de ser e viver das/os sujeitas/os.


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Palavras-chave
Pedagogias feministas, educação, insurgência, escola
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