Planejamento Pedagógico com Intermediação Tecnológica: História e Memória da Caminhada como Conteúdo de Educação Física em Baixa Grande Inhambupe/Ba

Imagem de Miniatura
Data
2019-07-31
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este estudo apresentou um escopo de Planejamento Pedagógico do conteúdo da caminhada no componente curricular da disciplina Educação Física, que é teletransmitida em tempo real/ao vivo do Centro Estadual de Referência do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (CEMITec) para mais de 400 localidades do estado da Bahia. A pesquisa de estudo de caso foi documental, participativa e exploratória, a partir da analise dos diálogos realizados nos chat entre professores da disciplina e mediadores da localidade de Baixa Grande Inhambupe-Ba, no período de 2014 e 2017, além de documentos referentes ao Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica EMITec: Diário Oficial do estado da Bahia; Registros dos Professores Especialistas de Educação Física do Emitec que participaram das Caminhadas na Localidade e registros das Mediadoras locais. Dessa forma validou a história e memória do lócus e dos sujeitos envolvidos, o que veio a proporcionar um aprofundamento e compreensão do ato educativo e sua aplicabilidade no processo da atividade. O estudo abordou os seguintes conceitos: Caminhada (SALVADOR, REIS & FLORINDO, 2009); Planejamento Pedagógico (VEIGA, 2003), Intermediação Tecnológica (SANTOS, 2012) como política pública para a garantia de acesso e permanência do sujeito na escola e Entrelugares (BHABHA, 1998), enquanto rede de deslocamentos e reterritorializações a partir dos diálogos com as culturas locais. A pesquisa se justificou por atender um novo perfil de sociedade de prática pedagógica que emerge do virtual para o real, através de inter/multi (mediação) do componente curricular; pelo seu poder de mobilidade e de mobilização, respectivamente, para a qualidade de vida e articulação social; e, despertar nos aprendizes o prazer em vivenciar a atividade promovendo a construção e ampliação do conhecimento sistematizado a partir do Planejamento Pedagógico. Palavras-chave: Caminhada. Planejamento Pedagógico. Intermediação Tecnológica. Entrelugares


Descrição
Palavras-chave
Caminhada, Planejamento Pedagógico, Intermediação Tecnológica, Entrelugares
Citação