Contribuições didáticas para o ensino da cartografia escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA: estudo de caso na cidade de Jacobina-Ba

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019-07
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este trabalho originou-se a partir das atividades desenvolvidas no componente curricular de Estágio Supervisionado em Geografia III, tendo como objetivo de analisar o processo de aprendizagem da Cartografia Escolar na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA e responder o seguinte questionamento: Como os alunos da EJA poderão compreender a dinamicidade do espaço geográfico mediante a linguagem cartográfica? Visando responder o problema, foram realizadas atividades lúdicas/práticas e do auxílio de recursos musicais, instrumentos de compreensão e associação que colaboraram para os resultados da pesquisa, dentre outras técnicas. A metodologia trata-se de um estudo de caso, alinhando-se a abordagem de investigação qualitativa por analisar criticamente os aspectos que estão correlacionados com o contexto da pesquisa. Os resultados da pesquisa revelam que os alunos possuíam dificuldades em relação aos conhecimentos cartográficos. Entretanto, após a realização da oficina pedagógica, estes puderam retirar suas dúvidas e construir uma aprendizagem significativa, visto que foi possível atribuir novos significados para a turma da EJA, potencializando o ensino e aprendizagem da Cartografia Escolar.


Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Luana Andrade Freire de. Contribuições didáticas para o ensino da cartografia escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA: estudo de caso na cidade de Jacobina-Ba. Orientadora: Profa. Dra. Liliane Matos Góes. 2019. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2019.
Palavras-chave