A Participação da Família de Estudantes com Deficiência na Gestão da Escola: Implicações no Processo de Inclusão Escolar

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Data
2019-03-20
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Resumo

A presente pesquisa objetivou analisar a participação das famílias de estudantes com deficiência na gestão da escola e as implicações dessa participação no processo de inclusão escolar. De natureza aplicada, com abordagem qualitativa, este trabalho constitui um estudo de caso de uma escola da rede municipal de ensino de Barreiras-BA. A produção de informações e dados foi realizada com a participação de estudantes com deficiência, mães e pais, gestor escolar, membros dos mecanismos de participação da família na escola e professor do atendimento educacional especializado, por meio de entrevista semiestruturada, observação e análise documental. A pesquisa buscou suporte teórico nos estudos de Bordenave (1986), Carvalho (2000; 2016), Glat (1996; 2012), Lima (2003), Lück (1998; 2013; 2015) e Paro (2016). Os resultados evidenciam: existência de mecanismos de participação escolar, todavia, sem a representação das famílias de estudantes com deficiência; presença de fatores internos e externos que inibem e potencializam a participação familiar na escola; reconhecimento da importância e das implicações da participação da família de estudantes com deficiência na gestão escolar em prol da inclusão. Tais dados subsidiaram a geração de produtos de intervenção, que podem vir a contribuir no fortalecimento da relação entre família e escola na geração de políticas de inclusão escolar. Palavras-chave: Família. Participação. Estudante com deficiência. Gestão democrática. Inclusão escolar.


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Palavras-chave
Família, Participação, Estudante com deficiência, Gestão democrática
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