Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH4
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- ItemCadências do corpo, poéticas da voz: a poesia oral do Samba de Roda do Grupo Pinote(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Xavier, Luciano Santos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Araújo, Nerivaldo Alves; Silva, Andréa Betânia daO presente trabalho tem como objetivo compreender como é configurada a poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, de Serrolândia/BA, considerando a relação dos sambadores com essa manifestação cultural, bem como os aspectos formais, temáticos e performáticos dessa poética. Para tanto, delineamos os objetivos específicos, a saber: i) traçar um perfil do Grupo Pinote, com o intuito de compreender a relação dos sambadores com o samba de roda, destacando as suas características, assim como sua relevância artística e cultural em Serrolândia/BA; ii) descrever a performance do samba de roda do Grupo Pinote, analisando-a sob a ótica dos sambadores, tendo em vista a diversidade dessa expressão artística e cultural no Estado da Bahia; e iii) coletar algumas das cantigas de batuque do Grupo Pinote, tendo como critério de seleção as mais popularizadas pelo grupo, de modo a analisá-las a partir dos conceitos e abordagens pautadas na poesia oral. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, guiada sob à luz da Etnometodologia (HAGUETTE, 2010; WATSON e GESTALDO, 2015), tendo em vista as suas acepções basilares que nos permitem compreender as produções sociais de sentido de um determinado grupo social; em nosso caso, as produções de sentido do Grupo Pinote sobre a sua expressão poética e performática do samba de roda. Utilizamos ainda a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Franco (2008). As principais teorias e discussões que sustentam a pesquisa permeiam o campo da poesia oral, com as contribuições de Zumthor (1993, 2010, 2014), Silva (2014) e Fernandes (2007); sobre a poesia oral do samba de roda e a ancestralidade na poesia oral, contamos com Araújo (2015) e Santana (2014); sobre o samba de roda, com vistas à sua expressão, origem e diáspora, utilizamos o Dossiê do samba de roda do Recôncavo Baiano (BRASIL, 2006) e Döring (2016); e, acerca do samba de roda no Sertão Baiano, Exdell (2017), tendo em vista a chula, batuque e reisado. Quanto às discussões que adentram o campo da cultura e cultura popular, nos amparamos nos estudos de Burke (1989), Costa (2016), Hall (2003) e Santos (1994). Sobre os Estudos Culturais e, respectivamente, suas inscrições na literatura, utilizamos Mattelart e Neveu (2004) e Culler (1999). No que diz respeito às impressões acerca dos procedimentos de análise na poesia oral, discutimos sob a ótica de Santos (2018). Os resultados (em tempo) reverberam a dinâmica e a instantaneidade da poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, no Sertão Baiano, permeada pela multirracialidade e pela diversidade performática da expressão do samba. O samba de roda do referido grupo atravessa a expressão dual da chula e batuque – sendo que ainda manifestam ocasionalmente o reisado –, ambos movidos pela ontologia de vozes e corpos que performam a expressão e a existência dos sambadores. A análise das cantigas de batuque aponta para a movência da poesia oral, marcada por formas e temas que confluem em trânsitos poéticos e identitários.
- ItemPilungas, carnavais e Uma mulher(Universidade do Estado da Bahia, 2002) Sobrinho, Marlucia Ribeiro; Veiga, BeneditoEntre as festas populares da cidade de Caém Bahia, encontrava-se o carnaval. É por meio desta manifestação que vamos compreender o cotidiano do rico distrito que passou a ser cidade, vamos através da sua cartografia, do seu contexto político, social, religioso e econômico, analisar a carnavalização dessa sociedade que devido a extração de minérios trouxe para Caém, junto com os garimpeiros prostitutas que trabalhavam para si ou para as cafetinas. Entre estas cafetinas. encontrava-se Maria Fernandes da Silva, conhecida por Maria Charuteira. Esta realizava um carnaval paralelo ao carnaval da "sociedade" que era conhecido como "O cordão de Maria Charuteira". Neste bloco desfilavam as prostitutas, anos depois Maria Charuteira casa-se, deixando de realizar o carnaval. O mesmo desaparece do calendário de festas populares da cidade de Caém. A identidade desta mulher passa a ser conhecida através das "vozes dos sujeitos" que desencadeiam diferentes discursos sobre sua existência.
- ItemVestígios de Chapeuzinho Vermelho na literatura infantil contemporânea: leitura panorâmica da tradição até a contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2002) Oliveira, Celma Carvalho Cruz de; Freitas, ZildaAs lendas e tradições folclóricas de todos os povos, transmitidas oralmente de Beração em geração, são a principal fonte inspiradora da literatura infantil. O folclore se revelou um tesouro imenso de contos, tradições e lendas extraordinariamente semelhantes entre si nas mais diversas partes do mundo. Denomina-se literatura infantil 0 conjunto de obras escritas ou não para crianças, muitas vezes ilustradas, que são lidas e apreciadas por elas, O gênero abrange desde clássicos da literatura mundial até livros quase sem textos, compostos somente de ilustrações, Os temas incluem contos de fadas, fábulas e lendas transmitidos pela tradição oral, aventuras etc. Um critério satisfatório para distinguir o gênero é o consumo. A intenção pedágógica parece ter marcado os primeiros textos dirigidos às crianças em que preceitos morais são transmitidos por meio de narrativas e fábulas. Algumas obras didáticas usadas, então, agradavam muito às crianças: fábulas de Esopo, romances cavalheirescos, bestiários, livros de viagens e várias coleções de contos. (O francês Charles Perrault reuniu algumas das melhores narrativas da tradição oral como Chapeuzinho Vermelho e, a partir desta, O conto de fadas assumiu o papel de Viga-mestra que desempenha há séculos na literatura infantil de todo o mundo. Depois, muitos tiveram grande influência sobre os livros infantis como :Jean- Jacques Rousseau, Daniel Defoe, Jonathan Swift, os alemães Jacob e Guilherme Carlos Grimm, Hans Christian Andersen. A grande aceitação dos contos de fadas teve pelo menos duas consequências importantes sobre a evolução da Literatura Infantil: impôs o predomínio do lúdico sobre instrutivo e contribuiu para a definição de um gênero especificamente voltado para crianças, Entre as melhores obras escritas, deliberadamente, para crianças ou lidas por elas estão os livros de Lewis Carroll consagradas no universo infantil e pioneiras em humor de nonsense e ludismo verbal Somente no século XIX é que iniciou-se à produção propositada para o público adolescente-Literatura juvenil. Destacam-se alguns romances históricos de Walter Scott e Alexandre Dumas, obras de Charles Dickens entre outras Entre as obras para jovens, nenhuma foi mais célebre que a do autor francês Júlio Verme, por ser rica em antecipações tecnológicas. porisso, fixou os primeiros traços do Gênero conhecido como ficção cientifica. A literatura infantil brasileira tem características bastante originais que combina as contribuições européias (portuguesa), afiicana e indigena. Por isso, foi a partir da obra revolucionária de Monteiro Lobato (a qual é representante da ibridez anteriormente comentada), que a Literatura Infantil brasileira ganhou corpo e definição. Entre 1920 e 1930, Lobato criou não apenas uma história, mas todo um mundo povoado por criaturas em que se mistura verdade e fantasia:;O Sírio do Pica-Pau Amarelo, Pois até então, na literatura formal, predominavam as traduções de clássicos estrangeiros, Nas décadas de 1970 e 1980 surgiu um quadro de renovação com apoio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, que pesquisou a literatura existente, promoveu concursos e programas de intercâmbio. É dessa fase autores como Ligia Bojunga Nunes, Ruth Rocha, Ana Maria Machado Ziraldo entre outros. A Literatura Infantil Contemporânea está configurada como aquela que corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e que se identifique com ele Esta começa a ganhar um olhar de maior valorização pela teoria literária. por ser rica a sua contribuição como possibilitadora de reflexão sobre o indivíduo e o social Por isto é importante a análise do conto Chapeuzinho Vermelho e suas variantes para uma reflexão sobre os papéis masculino e feminino num sentido evolutivo, sob um olhar critico. observando-se as relações entre os gêneros de forma contextualizada em suas respectivas épocas Onde se percebe não só a presença dos questionamentos do aspecto acima mencionado como.também, da constante abordagem de temáticas conscientes somo: à preservação do ecossistemas críticas ao homem predador pluralidade cultural, Preconceito racismo etc Todos estes tópicos explorados quase sempre, com o apoio da imagem para garantir o efeito poético da mensagem transmitida, já que a ilustração hoje, como centro desta literatura, vem adquirindo o status de poético e literário. Este conto impressiona principalmente. pelo espaço conquistado no universo infantil e por isso considerado universal e atemporal pois é tão difundido e recriado pelos mais diversos meios (é o conto mais lido nas escolas nas séries iniciais do Ensino Fundamental) que se tomou permanente em nosso imaginário. é um ícone que povoou nosso imaginário desde a infância, faz parte da nossa construção de mundo.
- ItemCartas dos ouvintes do programa Mix Matinal, da Rádio Serrote FM: resgate e valorização cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2017-12-19) Lima, Eliane dos Santos Oliveira; Santana, Djárcia Brito de; Cunha, Rúbia Mara de Sousa Lapa; Souza, Itamar Ribeiro deÉ no envolvimento do discurso com outros elementos das práticas sociais, ou seja, nos textos em circulação que se evidenciam aspectos ideológicos, levando-se em conta os efeitos promovidos por estes, ou seja, usos que as pessoas fazem da linguagem e dos textos para reproduzir relações de dominação e da hegemonia vigente. Analisar os efeitos e as relações existentes entre discursos, representações sociais na construção de identidades, a partir do ângulo dos modos como se operacionaliza a ideologia como principal objeto desta análise, tomando-se como base as cartas enviadas pelos ouvintes do programa Mix Matinal da rádio Serrote-FM, que vai ao ar de segunda à sexta feira) das 08:00 às 12:00 horas do período de 2009 à 2017. Neste contexto, insere-se a análise aqui proposta que segue, principalmente, a ótica da análise do discurso, dentro da visão dos teóricos Pêcheux (1997) e Foucault (2005). A metodologia aplicada é qualitativa segundo Paes (2009) e (GIL, 2002). Os resultados da anális apontam que nos enfoques discursivos, as falas são constituídas de ideologia, e que ao lado de outras constitui representações para a construção de um discurso. Para tanto, esta pesquisa traz alguns conceitos que podem mensurar o seu alcance. Os dados compõem-se das cartas dos ouvintes da radiodifusão Serrote FM, no período que marcam o início das transmissões e vão até a atualidade
- ItemO professor como mediador da leitura no Ensino Fundamental II(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Souza, Dilma de Jesus; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Silva, Igara Oliveira; Silva, Wermerson MeiraA presente monografia tem como tema O professor como mediador da leitura no ensino fundamental II, sendo o colégio João de Souza Oliveira, situado em Várzea Nova BA, o lócus da pesquisa. O objetivo principal foi observar os aspectos da mediação, considerando as intervenções do professor, a fim de analisar as concepções de leitura que estão embutidas em suas propostas. Os colaboradores foram duas professoras do referido colégio, ambas formadas em Língua Portuguesa e Literaturas. Para fundamentação teórica, fez-se necessário compreender alguns conceitos sobre leitura. Para tanto, recorreram-se aos teóricos: Martins (2007); Yunes (2002); Chartier (2001); Kleiman (2010); Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (1998); Solé (1998); Andrade (2007); Freire (2001-2011); Kramer (2006) e Vygotsky (2004). O trabalho foi dividido em três capítulos, a saber: O que é leitura, A mediação no processo da leitura e A leitura no colégio João de Souza Oliveira, Várzea Nova - Ba. Para alcançar os objetivos propostos, optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados as observações em sala de aula, conversas informais com os discentes e a aplicação de questionário às docentes. Como resultado, ficou perceptível que a efetividade da leitura na escola não depende apenas das estratégias de mediação de leitura utilizadas pelos docentes. Se os alunos não tiverem acesso desde cedo aos livros, bem como forem estimulados à leitura de maneira significativa, o processo mediador pouco contribuirá. Quando escola e professores estão comprometidos com os comportamentos leitores, com base nas suas preferências leitoras e não em sua obrigatoriedade, bem como no desenvolvimento de estratégias de leitura que incidem num caráter dialógico com o texto e seus efeitos de sentido, abre-se uma perspectiva para a formação de sujeitos críticos, os quais conseguem compreender a importância da leitura em sua vida.