Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador
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- ItemModelagem de ambientes 3D usando programas gratuitos(2018-07-16) Santos, Andrey Miranda Almeida; Dias, Josemeire Machado; Araújo, José Wilker Mendes de; Correia, Leandro CoelhoA modelagem 3D é uma tecnologia que pode auxiliar o aprendizado do Design, da pré-visualização de produtos, simulação de materiais, tecidos, fluídos, criação de videojogos interativos, composições visuais e maquetes eletrônicas. Embora seja cada vez mais popular o uso desta tecnologia, estudá-la e aprendê-la no curso de Design de instituições públicas de ensino superior não é uma tarefa fácil. Alguns fatores como o custo das licenças de uso para programas comerciais necessários à realização das aulas e a própria existência de laboratórios com computadores que tenham hardware adequado à utilização dos programas são apenas algumas das dificuldades observadas. Diante desta situação, este trabalho mostra que a combinação de recursos gratuitos, criados por indivíduos ou de grupos de profissionais, pode ser utilizada para facilitar o aprendizado desta tecnologia no Curso de Design da Universidade do Estado da Bahia. Para demonstrar algumas possibilidades destes recursos e tecnologias, criei um modelo 3D do prédio 14 do Campus I, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, principal prédio do Curso de Design.
- ItemSobre o medo de sentir medo: A visibilização da síndrome do pânico por meio do Motion Design(2017-07-19) Mendes, LeandroDiante de uma realidade em que os transtornos ansiosos são pouco compreendidos pela maior parte do coletivo, propiciando a concepção equivocada de que os indivíduos inseridos neste contexto vivem uma condição exclusiva e incompreensível que retroalimenta o ciclo de invisibilização dos transtornos, o presente trabalho consiste no desenvolvimento do projeto de uma animação que visibilize a síndrome do pânico e suas complexidades através das vivências do seu autor. Assim, além da experiência pessoal, objetiva-se o aprofundamento no campo teórico relacionado à problemática abordada e de habilidades e competências referentes ao motion design, facilitando a construção da narrativa que compartilhará uma verdade que será expressa pela linguagem audiovisual da animação. Para viabilização do vídeo, estão inclusos no projeto as etapas de fundamentação teórica, de organização e execuções técnicas que guiarão a representação visual do produto final e suas contribuições para área e para o autor enquanto futuro profissional.
- ItemVideoinstalacao Ruptura(2018-07-01) Espíndola, Nicole Gomes; Silva Neto, Antônio Ferreira da; Sousa, Taygoara Aguiar do Carmo; Macêdo, Cid Ney ÁvilaEsta Atividade de Conclusão de Curso sugere um trabalho de videoinstalação capaz de despertar algumas reflexões sobre perturbações geradas pela ansiedade e pela depressão, por meio de uma mostra no primeiro semestre de 2018 no Campus I da Universidade do Estado da Bahia na cidade de Salvador. A temática retratada na exposição busca um diálogo por intermédio de peças de vídeo, desenhos, pinturas, escritas e fotografias, que atuam como expressões das desordens sofridas em crises de ansiedade e depressão. A videoinstalação Ruptura convida os visitantes a um percurso próximo a situações inquietantes e aflitivas vivenciadas pela provocação da angústia, por intermédio de uma produção audiovisual internalizando possibilidade de convivência, compreensão e experimentação acerca de um indivíduo transtornado com suas próprias crises psíquicas. O objetivo desta produção é criar um ambiente imersivo utilizando ferramentas multimídia, recursos visuais e emoções autorreferentes por matéria prima, para arriscar uma potente sensibilização sobre transtornos de ansiedade e depressão. Adotou-se a metodologia projetual organizada em três fases, nas quais a pesquisa e a compreensão das referências teóricas definem o ponto de partida, tendo o planejamento e o desenvolvimento de materiais organizados na segunda fase e, finalmente, a execução estrutural da instalação e sua exibição, situadas na terceira e última fase metodológica. Espera-se que este projeto venha a gerar, além do fluxo subjetivo inerente à ideia de um fazer artístico, uma oportunidade de sensibilização e abertura de diálogos acerca das abordagens, sobretudo uma bela motivação para a discussão no ambiente universitário sobre o tema. Dessa forma, esta proposta de videoinstalação, exposta em um âmbito acadêmico reunindo arte e psicanálise com plena liberdade de expressão, reúne elementos para oferecer ao corpo docente, discente e demais visitantes, uma imersão densa e sensível, dinâmica e pertinente.