Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Ciências Exata e da Terra (DCET) - Salvador por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/bachelorThesis"
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- ItemA comunicação visual como agente transformador da comunicação organizacional(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Souza , Emerson Pinho Moreira de; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosEste trabalho tem como propósito compreender a comunicação visual como agente transformador da comunicação organizacional e ressaltar sua relevância para alcançar eficácia no processo comunicativo. Para isso, adotou-se o método hipotético-dedutivo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a fim de compreender a evolução da comunicação visual ao longo do tempo e suas implicações na contemporaneidade. Essa abordagem possibilitou uma análise abrangente do papel da comunicação visual nas organizações. A pesquisa iniciou explorando as origens da expressão visual humana, desde as representações pictóricas em cavernas até o advento da escrita e da alfabetização, os quais conferiram uma importância crescente ao aspecto visual na comunicação. Compreendeu-se que a criação da fotografia e a disseminação do cinema ampliaram o alcance do público e estimularam ainda mais a produção visual. Além disso, a Revolução Industrial e as técnicas de reprodução em massa impulsionaram a visualização em larga escala, unindo o design gráfico, a comunicação organizacional e a publicidade através do uso desses recursos visuais. A pesquisa também abordou a importância da comunicação organizacional integrada e como a expressão visual pode contribuir para cada uma de suas áreas. Adicionalmente, discutiram-se os desafios enfrentados pela comunicação organizacional contemporânea, que valoriza a interação social e encara uma alta demanda e uma competição intensa em certos segmentos, juntamente com a escassez de profissionais qualificados. Em síntese, este estudo enfatiza a necessidade de uma comunicação visual eficiente nas organizações para assegurar a geração de valor intangível da marca.
- ItemA gênese da imagem da mulher negra brasileira: uma análise de personagens negras das histórias em quadrinhos dos almanaques do o tico-tico (1918 - 1939)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-11-04) Oliveira, Vanessa do Espírito Santo; Santos Filho , Eudaldo Francisco dos; Silveira , Carina dos Santos; Silva , André Luiz Souza da; Souza , Paulo Fernando de Almeida; Carvalho , Rodolfo José Teixeira deEste presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar iconograficamente a representação imagética de personagens negras das histórias em quadrinhos do Almanaque O Tico-Tico, entre os anos 1918 e 1939, elucidando a influência negativa que veículos de comunicação, como revistas impressas de sucesso do século XX, potencializam com a disseminação de imagens racistas e misóginas. As imagens analisadas reforçam e constroem o papel social inferior e subalterno destinado a atores sociais considerados periféricos e de menor importância, tendo em vista a função de permear o imaginário coletivo da sociedade brasileira em grande escala e por longas décadas, condições estabelecidas em favor de uma lógica de dominação econômico-política que têm como alvo o controle social e civilizatório de populações periféricas e subjugadas, com estratificações claras em relação à raça, classe, gênero e sexualidade.
- ItemA história em quadrinhos sua gênese, forma e conteúdo: a investigação do tratamento anatômico dos heróis de Hugo Canuto na construção de uma narrativa sequencial representativa: contos dos orixás(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos , Manuela de Jesus dos; Mota , Ruan dos Santos Barbosa; Santos Filho, Eudaldo FranciscoAbordamos neste trabalho a forma de expressão gráfica História em Quadrinhos, seus primórdios e principais desdobramentos no Brasil. Por serem ferramentas visuais com características próprias, variados gêneros e estilos, contribuem na formação de conceitos e valores do indivíduo, atuando como ferramenta pedagógica nos seus leitores. A partir disso, verificamos no design de personagem, uma das principais etapas no processo de construção das histórias em quadrinhos, que além de responsáveis pela dinâmica da narrativa, é a representação gráfica de um determinado conceito. Por tanto, nesta pesquisa investigamos as questões gráfico anatômicas aplicadas nos personagens do gênero super-heróis americanos, suas questões arquetípicas e influência no imaginário coletivo. Neste sentido, tomamos como objeto de análise a obra “Contos dos Orixás”, idealizada por Hugo Canuto, artista brasileiro cuja obra apresenta uma narrativa sequencial no formato graphic novel, com personagens super-heróis inspirados nas entidades religiosas de matriz africana. Desta forma, através do método iconográfico propomos uma análise comparativa a fim de verificar a similaridade do estilo de desenho gráfico-anatômico aplicados na representação imagética nos super-heróis de Canuto com os dos comics book americanos, mais precisamente com as produções da editora Marvel Comics.
- ItemA influência do design de interface na experiência do usuário em bancos digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Azevedo , Scheilla Santana de; Dias , Josemeire Machado; Sampaio , Marcus Vinícius Cordeiro; Factum, Ana Beatriz SimonO presente projeto dedica-se a abordar a influência do design de interface na experiência do usuário em aplicativos bancários, utilizando conceitos e normas da usabilidade para produtos digitais. O avanço constante das tecnologias trouxe grandes mudanças para o cenário mundial nos últimos anos, seja com a implementação de funcionalidades específicas em sistemas já existentes, seja de forma indireta, influenciando a forma como os indivíduos interagem. Na área financeira, até então considerada como tradicional e burocrática, os incentivos tecnológicos foram vislumbrados de forma gradual e sensível em comparação com outras áreas cuja incorporação da tecnologia representou uma ruptura drástica com um modelo tradicional. A mudança expressiva do segmento financeiro foi notória, entre outros aspectos, pela consolidação das fintechs e bantechs no contexto social, no sentido de atender aos anseios dos usuários insatisfeitos com o modelo de produtos e serviços ofertados, pouco alinhados à nova dinâmica vivenciada pelos clientes. Nessa perspectiva, as novas instituições financeiras passam a colocar o usuário no centro do processo de desenvolvimento para que assim, fosse possível entender as suas necessidades e desenvolver melhores produtos. Partindo dessa premissa, juntamente com o estudo sobre os conceitos de interface, experiência e usabilidade, foi realizada a inspeção da usabilidade com o método da avaliação heurística seguindo critérios de Nielsen no aplicativo da bantech Digio, o que constituiu um dos objetivos específicos do projeto.
- ItemA intencionalidade da comunicação visual na campanha eleitoral do candidato Jair Messias Bolsonaro(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Sousa , Fabiana Luz Lobo de; Santos , Rodrigo Luz; Santos Filho, Eudaldo Franciscoo contexto social que norteia o problema desta pesquisa, a partir da linha metodológica de Barbosa Filho (2009), mais adiante, através de dados bibliográficos, traremos ao conhecimento, teorias e argumentos para validar a importância desse trabalho nos campos de atuação da comunicação visual e sua influência no cenário político nacional, seguidos da análise técnica de peças da campanha sob a perspectiva metodológica de Panofsky (2007), por fim, estes autores trarão suas percepções e conclusões a respeito do objeto dessa monografia.
- ItemAnálise da Atuação Preventiva da Prefeitura Municipal de Salvador-Ba Sobre as Áreas de Risco A Partir da Adequação às Orientações do Ministério da Integração Nacional Correspondentes as Determinações Preventivas da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, Entre 2016 E 2020(2021-11-22) Rocha, Guilherme Martins Neves daTendo em vista que a CODESAL passou por uma reestruturação em 2016 para atuar preventivamente sobre a complexa problemática de áreas de risco em Salvador, conforme as determinações da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, porém sem contar com orientações e critérios para o cumprimento de certas determinações, surge a oportunidade de pesquisar sobre a atuação preventiva da Prefeitura Municipal de Salvador, entre 2016 e 2020, frente ao problema em questão, a partir de sua adequação às orientações trazidas pelo Ministério da Integração Nacional em 2017. Analisa-se então, as orientações correspondentes às determinações de caráter preventivo da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, a fim de apresentar em que medida se dá a adequação da atuação preventiva da Prefeitura Municipal de Salvador às referidas orientações. Para tanto, é necessário conceituar áreas de risco e prevenção, discutir a respeito dos processos que envolvem a construção da questão das áreas de risco no Brasil, descrever as determinações da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e as respectivas orientações do Ministério da Integração Nacional, com destaque para as de caráter preventivo, e pesquisar em que medida se dá a adequação da atuação preventiva da Prefeitura Municipal de Salvador às orientações do Ministério da integração Nacional. Realiza-se, então, uma pesquisa descritiva com método hipotético-dedutivo, de abordagem qualitativa e que tem como procedimento a pesquisa bibliográfica e documental. Diante disso, verifica-se que as determinações de inserção de ações de proteção e defesa civil no planejamento municipal encontra-se parcialmente adequada, a de identificar e mapear áreas de risco encontra-se adequado e a de fiscalizar áreas de risco e vedar novas ocupações nessas áreas encontra-se parcialmente adequado, o que proporciona a constatação de que a atuação preventiva da Prefeitura Municipal de Salvador sobre as áreas de risco adequa-se parcialmente as orientações do Ministério da Integração Nacional correspondente às determinações da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil de caráter preventivo.
- ItemAnálise da imagem de peças de marketing: Os cartazes dos filmes da franquia Marvel.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Roriz , Gabriela; Santos , Tiago; Santos Filho , Eudaldo Francisco dosA presente pesquisa tem como objetivo analisar a iconografia presente nos cartazes dos filmes da franquia Marvel (2008-2023). Além disso, busca-se destacar a importância histórica da Marvel e o poder visual desses cartazes. O estudo é baseado na coleta de informações diretamente dos próprios cartazes, utilizando-os como guia para análise de elementos como tipografia, paletas cromáticas, forma, elementos gráficos, entre outros. Por fim, o estudo busca proporcionar uma compreensão mais profunda por meio da análise dos cartazes, explorando os motivos que levaram à ordem e posição de cada elemento gráfico presente nas peças, e culmina em uma conclusão.
- ItemARQUÉTIPOS DO CANDOMBLÉ E SEU CONTRIBUTO AO DESIGN SOTEROPOLITANO(2017) Mata, Viviane Pereira daUma das características marcantes do Brasil é ser um país multicultural, fator que agregou valores na cultura nacional, fruto da integração dos povos que aqui viviam e aqui chegaram. Dentre aqueles que constituem a sociedade brasileira, temos o povo descendente dos povos trazidos em condição de escravos. A influência da cultura africana é percebida na culinária, na música, da dança, no vocabulário, na religiosidade e também no design, uma vez que este reflete a cultura de um povo, de um lugar. É sabido que ramos da ciência, como a antropologia, investiga essas influências, porém pouco é encontrado a respeito do legado da cultura dos filhos da África e o design. Esta monografia, é resultado da investigação do emprego das referências provenientes dos arquétipos dos Orixás do Candomblé, representantes de uma pequena parcela da cultura afrodescendente integrada e adquirida, demonstrando como repercute essa influência no design contemporâneo na cidade de Salvador, principal destino dos africanos escravizados que deu ao Brasil, elementos capazes de reafirmar a singularidade de sua identidade, fortalecendo a originalidade e a riqueza de seu povo também no Design. Através de uma revisão de bibliografia, de conversas com fiéis e realizando um levantamento de exemplos do emprego de arquétipos dos Orixás na produção do Design soteropolitano. Como resultado ter-se-á uma catalogação do material levantado, que será utilizado a posteriori para a produção de uma publicação sobre o design referenciado na cultura afro-brasileira e mais especificamente nos arquétipos do Candomblé.
- ItemA atividade do Design aplicada na formação dos professores da disciplina de artes: como o pensamento utilizado na atividade do design pode auxiliar os profissionais de educação de artes.(2017-07-21) Paixão, Rebeca AraujoEste trabalho tem como objetivo apresentar a possibilidade da utilização do Design como uma ferramenta pedagógica que auxilie professores da área de artes de forma que possibilite uma melhora na didática e desenvolvimento da disciplina e aprendizagem do aluno. Para isso a pesquisa foi delimitada em mostrar a importância da arte na educação e desenvolvimento do indivíduo e da aprendizagem, a forma como o design educacional pode auxiliar num melhor ensino-aprendizagem através do desenvolvimento do pensamento utilizado na atividade do design e como o design emocional pode ser aplicado na educação e servir como uma ferramenta que potencialize o ensino-aprendizagem. A busca por ferramentas pedagógicas que auxiliem no aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem tem sido constante. Núcleos de pesquisa em arquiteturas pedagógicas dedicam-se a desenvolver projetos que levem a uma reinvenção da educação e processos pedagógicos. Apesar do design na educação ser algo novo no Brasil, em outros países já é pesquisado e até mesmo aplicado como na Inglaterra onde o design já faz parte de algumas disciplinas. Para compreensão do caso estudado e alcance dos objetivos da pesquisa desenvolveu-se buscas e investigações acerca de tudo que relacionava-se ao problema finalizando com a construção de recomendações a professores da disciplina de artes aplicando o Design Educacional em prol de levar a uma reflexão da didática trabalhada e dos métodos utilizados na disciplina com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem, levantando-se parâmetros e características necessários ao professor. Tais pesquisas partiram com base em metodologias de projeto em design onde a partir do conhecimento e estudo do problema pode-se chegar a solução.
- ItemBranding para instituição de ensino de médio porte: projeto de identidade visual corporativa para o instituto presbiteriano de educação (Piritiba-Ba)(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Reis , Fernando Oliveira Aragão Lopes; Santos Filho, Eudaldo Francisco dosO presente projeto teve como objetivo a criação de uma Identidade Visual Corporativa para o Instituto Presbiteriano de Educação, localizado à cidade de Piritiba- BA. O trabalho buscou suprir carências relativas à Identidade Visual e à gestão de marca da instituição observadas em momento preliminar. O método de investigação foi uma pesquisa qualitativa-quantitativa, a coleta de dados ocorreu via questionário com análise descritiva dos dados. Com base na análise das informações coletadas via matriz Ansoff, delimitou-se o perfil organizacional da instituição e estabeleceu-se um plano de ação voltado à manutenção da marca que culminou no projeto de um Manual de Identidade Visual corporativa para atender adequadamente às necessidades da escola.
- ItemCONEXO - A publicização da nomofobia através das mídias sociais(2017-07-27) Lordelo, BiancaOs avanços tecnológicos provocaram muitas em muitas áreas ligadas à vida humana, trazendo inúmeros benefícios. A evolução do telefone celular para o smartphone foi uma delas. A rotina hoje, torna-se muito mais prática com a ajuda do aparelho. No entanto, apesar dos benefícios, a inserção dos smartphones no dia-a-dia, bem como aparelhos semelhantes, fizeram surgir uma nova patologia ligada ao uso abusivo dos mesmos: a nomofobia. Apesar da intensidade e proporção que a patologia tomou, a nomofobia é pouco notada e discutida na sociedade. Deste modo, o presente projeto discorre sobre a importância de notabilizar a nomofobia, investigando conceitos e teorias inerentes a questão. A partir de fundamentação teórica, análises, observações e outros meios de pesquisa, tem-se como principal propósito do projeto produzir um conteúdo audiovisual e um ambiente digital a fim de notabilizar e fornecer informações sobre a patologia. Espera-se que, além de visibilidade, este projeto contribua para a discussão em meio acadêmico e social acerca da nomofobia e também para a catalogação da mesma no Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais. Palavras-chave: Nomofobia, Transtorno mental; Audiovisual; Design; Curta
- ItemAs cores no Marketing: Estudo de caso: Marca do McDonald’s(2017-07-16) Rocha, GabrieleEste trabalho visa contribuir para a aplicação da cor em marcas, tendo uma das maiores empresas de fastfood do mundo, a McDonald’s, como estudo de caso, observando aspectos que influenciam a utilização da cor no marketing da empresa.
- ItemDesenvolvimento do site do curso de design na uneb: uma experiência colaborativa com alunos e professores do curso.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Lyra , Breno Palmeira de Britto; Dias , Josemeire MachadoO presente trabalho de conclusão de curso consiste na concepção de um protótipo para um portal de informações do curso de Design na Universidade do Estado da Bahia, com o objetivo de facilitar a veiculação das informações sobre o curso de Design e as suas possibilidades, bem como formar uma comunidade acadêmica mais informada e com mais opções. Para esse projeto, foi aplicada a metodologia do Diamante Duplo, com suas quatro etapas: descobrir, definir, elaborar e entregar. O processo se deu através da pesquisa das dores e entendimento do problema, benchmarking, levantamento e compilação de dados para insights, criação de wireframes e telas em alta fidelidade. Nesse projeto, surgiu a necessidade de aplicar conhecimentos de design de experiência do usuário, design de interfaces e design emocional. Assim, apresentamos como resultados da pesquisa um protótipo de um portal de informações sobre o curso de Design na Universidade do Estado da Bahia, levando em conta as necessidades mapeadas com a comunidade de alunos.
- ItemDesign estratégico e o instagram profissional: uma abordagem inicial sobre empreendimento on-line(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Mota , Juliana Teixeira; Oliveira , Nilda Silva de; Santos , Rodrigo Luz; Silva, Adriana Sousa Fernandes daDe acordo com CETIC 78% das empresas do Brasil estão presentes nas redes sociais, mesmo as empresas com existência física, 70% usam a Internet para fazer suas compras e 57% suas vendas. Com o advento da pandemia foi observado o uso massivo do Instagram não só por jovens e adultos, como por empresas, passando a ser considerada como fonte rentável, pois a plataforma até então garante a propaganda gratuita dos produtos e serviços por meio de compartilhamento das imagens dos mesmos. A eficiência da interatividade com consumidor e ferramentas que auxiliam o usuário, abriu portas ao segmento profissional e hoje tem-se a plataforma do Instagram Profissional. Este trabalho buscou compreender o desenvolvimento de empresas no Instagram e sua interlocução com o Design Estratégico, adotando-se a metodologia de estudo de caso para análise das empresas MAROLA, MOTORA e TIB BARRETO. A análise dos dados por meio do método SWOT (FOFA) permitiu identificar o quanto o uso do Design Estratégico impacta no desempenho e otimização nas ações da gestão dos empreendimentos on-line. Espera-se que os resultados obtidos possibilitem aos interessados em ingressar no universo do Instagram Profissional a compreensão da importância dos critérios adotados pelo Design Estratégico aos ingressantes no mundo virtual de negócios por meio de uma plataforma considerada como rede social.
- ItemDesigner Gráfica: uma investigação acerca da participação de mulheres na história do design gráfico brasileiro(2017-07-19) Araújo, Luíze Lemos de; Bury, Juliana Argollo Lordêlo; Factum, Ana Beatriz Simon; Sampaio, Adriana Valadares; Borges, Laila Raiana SantanaReconhecendo a escassa literatura sobre o tema no Brasil, esta pesquisa investiga a produção nacional das mulheres no design gráfico, desde a década de 70, até a contemporaneidade. Com o objetivo de mapear e divulgar os trabalhos produzidos por mulheres designers gráficas, busca-se recontar, através de levantamentos bibliográficos e entrevistas, a história do design gráfico brasileiro, privilegiando as contribuições femininas e as produções do estado da Bahia. Visa-se atingir esse objetivo através da elaboração de dois produtos inter-relacionados: um portal que disponibilizará produções gráficas de mulheres contemporâneas e um livro de entrevistas com personalidades femininas relevantes para o panorama do design gráfico brasileiro.
- ItemEstereótipos de genêro e inteligência artificial: uma análise sobre como as práticas de consumo de conteúdo no Youtube e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate na plataforma(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Suarez, Natalie Aguiar; Bitencourt, Elias Cunha; Fiuza, Djalma; Marques , DanielObservando o fato de que a maioria dos assistentes de voz pessoais são representados pelo gênero feminino, performando comportamentos associados a passividade e tolerância diante de assédios e insultos dos usuários, foi realizada esta pesquisa para compreender o que impulsiona esse padrão de construção dos dispositivos e como o debate se modela na plataforma do Youtube a partir da análise das práticas de consumo e dos sistemas de recomendação de vídeos. A plataforma foi escolhida por não terem sido encontrados registros de abordagens na literatura de embasamento, além do entendimento da importância social do Youtube na construção de debates e pensamentos com impacto social, já que os valores são co-criados entre a rede e os usuários a partir da postagem e do consumo de conteúdo. O problema de pesquisa consiste em entender como as práticas de consumo e os sistemas de recomendação modelam a visibilidade do debate de gênero e inteligência artificial na plataforma e a metodologia utilizada partiu da análise e exploração de uma rede de recomendação de vídeos encontrada com palavras-chave associadas ao tema de gênero e IA. A percepção de que a visibilidade do debate é comprometida pela associação entre o comportamento da audiência e o modelo de recomendação de conteúdo ficou evidente, gerando a reflexão sobre como a ação de algoritmos em sistemas recomendação do Youtube podem exercer papel ativo na modelagem de imaginários e agendas sobre o tema.
- ItemA IMPORTANCIA DA APARENCIA (requisito estetico; funcoes simbolica e estetica) NA SELEcaO DE UM PRODUTO PELOS USUaRIOS: ESTUDO COMPARATIVO DA APAReNCIA DAS BICICLETAS MOUNTAIN BIKE E DE TRANSPORTE(2017-07-21) SILVA, PAULO HENRIQUE; SANTOS, RUTHEsta pesquisa tem por objetivo mostrar o estudo comparativo das bicicletas Mountain Bike e de transporte, tendo como base o experimento realizado por MariñoPequini (2005) onde foi avaliado os níveis de dor/desconforto considerando a postura do tronco e o ajuste do selim e assim encontrar a relação do usuário com o produto afim de definir parâmetros de usabilidade entre ambos. Esses estudos resultarão na elaboração de pesquisa para através da opinião dos usuários investigar a importância da aparência (requisito estético/simbólico) durante a seleção dos produtos. A partir disso, objetiva-se avaliar de acordo com os requisitos estéticos; função estética e nível visceral o comportamento dos usuários na escolha de um produto, enfatizando a importância desses aspectos no design de produtos.
- ItemA IMPORTÂNCIA DA ARTE-EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO: RECOMENDAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE PERSONAGENS DE ANIMAÇÕES MÚLTIPLO ÉTNICO-RACIAL COMO ELEMENTO POTENCIALIZADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA ARTE(2017-07-21) Favero, Daiane Souza; Santos, Jéssica Menezes de Araújo dos; Nascimento, Luís Antônio AzevedoEste trabalho consiste em abordar a importância da arte-educação e suas contribuições para a formação do indivíduo, com o propósito de gerar recomendações para a concepção de personagens que considere a multiplicidade das características étnico-raciais brasileiras apoiadas em conceitos do Design Emocional, para animações que contribuam para o ensino da arte. A partir deste objetivo buscamos compreender como o ensino da arte possibilita a construção de conhecimento, e em seguida investigamos como a animação pode potencializar o seu ensino-aprendizagem. O percurso teórico foi concebido a partir de levantamento bibliográfico de conteúdos acerca da arteeducação, a fim de evidenciar a importância desta para a formação do indivíduo, e a respeito do Design Emocional para entender o processo de interação emocional que ocorre entre os usuários/alunos com personagens de animações. Dessa forma, abordamos diretrizes que auxiliam na elaboração de animações educacionais e métodos de concepção de personagens, e propomos um banco de características fenotípicas étnico-raciais da população brasileira, a partir da concepção e realização de uma pesquisa imagética de perfis enquadrados nas raças estabelecidas pelo IBGE. Por fim, concluímos com recomendações para concepção de personagens com característica étnicas-raciais, com o propósito de utilizá-las em animações que potencializam o ensino da arte.
- ItemInterface de aplicativo de apoio para terapias cognitivo-comportamentais para auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Conceição, Fábio Neves; Almeida, Djalma FiuzaA ideia de desenvolver esse projeto, surgiu a partir do momento em que precisei apresentar relatórios semanais registrando comportamentos e situações cotidianas para uma prévia avaliação do psicólogo Mário Cesar Rosário dos Santos (CRP 03/19384) que me acompanhou durante o período de 10 (dez) meses no ano de 2021, com o objetivo de tratar uma situação patológica de ansiedade de grau leve. As sessões inicialmente se desenvolviam através de diálogo direto e sem registros de informações diárias a fim de conhecer melhor a vida pregressa do paciente em questão, que na situação era eu mesmo.
- ItemKanguru: aplicativo para atlética do DCET da Universidade do Estado da Bahia - UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Nascimento , Mayana Santos do; Dias , Josemeire MachadoO presente trabalho de conclusão de curso consiste na elaboração do redesign de logo e concepção de um protótipo navegável de aplicativo móvel para Associação Atlética Acadêmica do DCET (Departamento de Ciências Exatas e da Terra) da UNEB, com o objetivo de elaborar uma ferramenta que otimize a relação da atlética com os estudantes universitários. No processo metodológico foi realizado o aprofundamento do problema, através de revisões bibliográficas, e para entender melhor o contexto foi realizada a análise de similares. A estratégia para projetar o aplicativo Kanguru foi baseada na metodologia de J. J. Garret (2011), que consiste em cinco planos: estratégia, escopo, estrutura, esqueleto e superfície.