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Navegando Graduação por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/bachelorThesis"
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- ItemA atuação de psicólogas(os) em meio fechado na cidade de Salvador - BA: o trabalho socioeducativo possível(UNEB, 2024-03-08) Pereira, Pedrina da Conceição; Checa, Meire Pereira; Medrado, Clarissa Iris Rocha Leite; Sobrinho, José Bonifácio do AmparoA presente pesquisa objetivou investigar a atuação dos psicólogos dentro das instituições socioeducativas em meio fechado no município de Salvador -BA. O aporte teórico que sustenta esse trabalho está baseado em Irene Rizzini e Irma Rizzini (2004; 2011), Pereira Junior (2018), Oliveira et al (2015), Patto (1984), entre outros teóricos, bem como nos documentos que regulamentam a política socioeducativa do Estado e da categoria de Psicologia que orienta a prática profissional. Os objetivos específicos estabelecidos compreendem: identificar as atividades dos profissionais de psicologia no atendimento a adolescentes dentro das unidades socioeducativas de internação; compreender os desafios enfrentados na atuação dos profissionais de psicologia; analisar as possibilidades na atuação desses profissionais de psicologia no atendimento dos internos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de método exploratório e interseccional, trazendo as (os) psicólogas(os) que atuam com medidas socioeducativas em unidades de meio fechado. Utilizou-se como instrumento para coleta das informações uma entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo respalda a interpretação das informações obtidas, apoiando-se, sobretudo, no aporte teórico deste trabalho. Os resultados revelam a atuação do psicólogo nesse espaço e as condições de trabalho possíveis com adolescentes internos em conflito com a lei.
- ItemAnálise epidemiológica das pessoas vítimas de suicídio no município de Salvador (BA) de 2015 à 2021.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Azevedo, Luana Neves Caribé de; Bonfim, Camila Barreto; Rios, Mino Correia; Garrido, Edleusa Nery; Galvão, Nila Mara SmithO suicídio é visto como um fenômeno multifacetado, plural e complexo. Embora no mundo, o número de suicídios tem diminuído, no Brasil as taxas vêm aumentando, especialmente em regiões do Nordeste como o município de Salvador. Desse modo, se faz necessário explorar o tema em solo soteropolitano para melhor prevenir e manejar esse problema de saúde pública. Realizar uma análise epidemiológica das notificações de suicídio no município de Salvador (BA) durante o período de 2015 a 2021. Trata se de um estudo epidemiológico de série temporal, com dados do DataSUS que incluíram as categorias sexo, cor/raça, estado civil, faixa etária e categorias relacionadas ao suicídio. Resultados e discussão: ocorreram 571 óbitos por suicídio com picos nos anos 2016 e 2021. O perfil sociodemográfico predominante foi sexo masculino, pardo, adulto e solteiro. Pessoas solteiras negras foram mais vulneráveis ao suicídio assim como homens negros. Além disso, homens pretos e pardos foram vítimas de suicídio em faixa etária mais jovem quando comparada com homens brancos. O número de mortes por suicídio na região aumentou no período estudado, especialmente nos anos em que houve crises econômicas políticas e/ou de saúde, como a pandemia de COVID-19. Esses dados podem auxiliar no planejamento da prevenção ao suicídio, principalmente para a população mais vulnerável.
- ItemConsciência, racismo e análise do comportamento(2021-12-16) Silva, Alan Gabriel Ribeiro da; Amorim, Ângelo Maurício de; Cavalcanti, Diogo Esmeraldo; Copque, Helen Lucia FreitasO racismo se constitui no nosso país de maneira estrutural, tendo sido um dos pilares da construção das nossas relações e se mantendo determinante até hoje na desigualdade social, econômica e na saúde mental da população negra. Parte do racismo à brasileira consiste na constante negação do racismo, mesmo frente às iniquidades inegáveis ao compararmos a situação social de negros e brancos. Sob a ótica da Análise do Comportamento, o conceito de consciência é tomado enquanto uma capacidade de compreensão do mundo e do próprio comportamento, e são refletidas neste trabalho as implicações de uma concepção da consciência como um produto social no contexto das relações raciais brasileiras. O objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre a consciência racial a partir da corrente da Análise do Comportamento. O presente estudo se constitui enquanto uma Revisão Narrativa de abordagem qualitativa, no qual foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos, livros, referência técnica do Conselho Federal de Psicologia, textos de portais e base de dados do governo federal. Diferentes tipos de racismo foram elencados para exprimir a complexidade do fenômeno e sua disseminação nos mais diversos âmbitos. Foram descritas mudanças em decorrência do desenvolvimento de uma consciência acerca da discriminação racial, cuidados a serem tomados por parte de profissionais da Psicologia e contribuições Analítico Comportamentais no enfrentamento do racismo. Foram observadas mudanças benéficas e prejudiciais a partir da consciência racial, sendo necessárias mais pesquisas a fim de produzir tecnologias e conhecimentos que sejam mais adequados à realidade brasileira.
- ItemMulheres negras na matriz curricular da formação em pedagogia da uneb/campus i: escassez dos saberes e também dos corpos?(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Trindade, Nívea Maria da Silva; Silva, Antônio Cosme Lima da; Silva, Antonio Cosme Lima da; Pacheco, Ana Claudia Lemos; Reis, Larissa de SouzaEste trabalho, intitulado “Mulheres Negras na Matriz Curricular da Formação em Pedagogia da UNEB: escassez dos saberes e também dos corpos?” é de caráter qualitativo e tem como instrumento de coleta a Matriz Curricular, através do Projeto Político Pedagógico-PPP, com na análise documental e metodologia da pesquisa bibliográfica. Se presta a pesquisar, especificamente, a composição dos Referenciais Gerais e Bibliografias Básica e Complementar, das últimas versões de 2007 e 2020, das Ementas dos Componentes, dos Projetos Políticos Pedagógicos, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I. Motivada pelo questionamento: como estão referenciadas as Intelectuais Mulheres Negras, na matriz curricular formativa do curso de pedagogia da UNEB, Campus I? Traço como objetivo geral analisar como estão referenciadas, na Matriz Curricular do curso de pedagogia da UNEB, campus Salvador, as Intelectuais Mulheres Negras e como objetivos específicos: verificar se a abordagem étnicoracial se evidencia nas pesquisas, produções e traços fenotípicos corporais das que constam nos referenciais da matriz curricular de pedagogia; evidenciar as intelectuais mulheres negras que constam no documento, sugerindo outras em complemento e provocar reflexões acerca do resultado encontrado na pesquisa. Quanto a organização, esse trabalho apresenta uma subdivisão em cinco seções, além da introdução e das considerações finais: a primeira parte, denominada de Justificativa e Motivações à essa Pesquisa; a segunda intitulada Percurso Metodológico; seguida da terceira nomeada como Gráficos, o que nos apresentam?, a quarta denominada Escurecendo com alguns fundamentos e, por fim, a quinta como Intelectuais Mulheres Negras Ativistas: as kipovis mais velhas e mais novas em relações ubuntu. O trabalho evidencia o perfil dos referenciais da matriz curricular formativa inicial em pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, quanto ao gênero/sexo e a cor/raça, assim servindo como um registro.
- ItemO professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de pedagogia na UNEB(2021-07-13) Fattorusso, ChristianEsta produção nasce da experiência formativa de iniciação à docência num contexto narrativo de invocação da memória oriunda das experiências formativas (auto) biográficas: O professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de Pedagogia na UNEB. Do objetivo geral, refletir sobre minha trajetória de vida nas práticas docentes de estágio engendradas pelas memórias e pelas experiências formativas como estudante do Curso de Licenciatura de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Salvador. E dos objetivos específicos, a saber, compreender minha identidade como docente por meio das memórias subjacente as narrativas (auto) biográficas A intencionalidade, foi me ligar intimamente com a narrativa e sua singularidade, foi necessário ter um diálogo introspectivo e comemorativo entre mim e os saberes aprendidos. Também, vou pontificar o sentido das minhas narrativas em seu tempo biográfico, e pelo seu valor heurístico ser a descoberta de uma identidade como docente. A situacionalidade é o contexto do fazer fazendo, ou seja, fazer a pesquisa (auto) biográfica, enquanto descubro como se faz. A intersubjetividade é o diálogo entre a singularidade de minhas experiências e do coletivo, sublimando a continuação do diálogo interior de autoformação. As novas interpretações sobre os sujeitos que contam suas narrativas abrem campo as novas interpretações das informações sistematizadas pela pesquisa das narrativas biográficas, não remetiam somente a descrição dos fatos, mas a uma interpretação e análise daquilo que será chamado por Delory-Momberger (2016) de fato biográfico, que permitisse também de estudar as subjetividades nas peculiaridades das informações que acompanhavam as narrativas. Não é o momento de parar de narrar, mas de encontrar outras formas para que possamos continuar, e sim trazer de nossa história dos muitos pensamentos e dos muitos posicionamentos que este momento nos levou. - Ou, queremos ser lembrados, homogeneizados, e generalizados por uma História linear e global? O movimento de resistência se dá no momento que narramos, trazendo nossa voz contra o púlpito da insensatez humana, para dizer, oralmente, na escrita, ou manifestada pelas linguagens artísticas, que não podemos parar de discutir e construir novos sentidos à vida. Qual melhor espaço de fazer isso senão aquele em formação, estimulado e orientado por nossas professoras e professores, nossos colegas, nossas famílias. O importante é criar as condições para voltar em segurança ao presencial, porque a vida é o mais importante que temos, mas também é importante que de nossa presença façamos uma vida
- ItemUso da terapia cognitiva baseada em mindfulness na prevenção de recaída para pacientes com depressão: uma revisão sistemática(2015-11-18) Rizzuti, Micael Santana; Siquara, Gustavo Marcelino; Lima, Cássio dos Santos; Nunes, Ludimila MotaO trabalho de conclusão de curso a seguir teve como objetivo analisar a eficácia da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness na prevenção de recaída em pacientes com remissão de episódio depressivo maior. Realizou-se uma revisão de 9 artigos publicados encontrado nos periódicos SciELO, Pubmed e LILACS. Os resultados dos artigos selecionados foram divididos em tópicos envolvendo participantes, instrumentos utilizados, eficácia na depressão, ideação suicida, ruminação e benefícios da MBCT. Os artigos revisados apresentaram resultados efetivos diante de seus objetivos a partir do uso da Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness com prevenção de recaída e melhora dos sintomas residuais em pacientes com depressão. Nos resultados mais modestos, com o uso da MBCT, foi pelo menos tão efetivo quanto uso de antidepressivos em comparação a outros tratamentos. Sendo assim, a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness se apresenta como uma alternativa efetiva na prevenção de recaídas para pacientes com depressão maior reincidente e diminuição dos sintomas depressivos residuais. Além disso, apresentou diversos benefícios para vida do sujeito envolvendo melhora na qualidade de vida, humor e diminuição de risco de suicídio sem os efeitos colaterais dos medicamentos antidepressivos.