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Navegando Graduação por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/masterThesis"
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- ItemAprendência nômade: um estudo dos processos itinerantes da aprendizagem docente(2007) BARBOSA, Eliene Maria da Silva.O presente estudo buscou compreender como os professores constróem seus etnométodos nos processos itinerantes de aprendizagem docente. Mediante o argumento de que a aprendizagem é um fenômeno itinerante e nômade, o estudo evidencia os diferentes modos/formas de aprendência docente bem como os espaços multirreferenciais em que ela acontece, os tempos de aprendizagem dos professores e como estes elementos se relacionam com a construção/reconstrução da ação docente. A pesquisa teve como lócus o Programa de Formação de Professores do Estado - PROESP/Licenciatura em Letras do Pólo de Jacobina-BA. A metodologia adotada baseou-se na pesquisa qualitativa do tipo etnográfica ancorada na Antropologia, utilizando os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: entrevistas semi-estruturadas, observação-participante, memoriais e grupo focal. As diferentes e singulares narrativas, emergidas na pesquisa através dos instrumentos de coleta, foram analisadas pelo olhar interpretativo da Análise do Conteúdo. O resultado do trabalho traz as histórias de aprendizagem dos professores, tecidas em tramas individuais e coletivas.
- ItemDESENVOLVIMENTISMO, ATIVIDADE PETROLÍFERA E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS PESQUEIRAS EM SÃO FRANCISCO DO CONDE, BA(2004-07-27) SANTOS, Edvaldo Hilário dos; CIDADE, Lúcia Cony Faria; BURSZTYN, Maria Augusta Almeida; ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dosEste trabalho analisa o papel da indústria petrolífera em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, e seu rebatimento junto à comunidade local de pescadores. Foi para este lugar que a agenda desenvolvimentista brasileira orientou, na década de 1950, a implantação da estrutura de exploração e produção de petróleo. Necessária para o abastecimento do mercado nacional, essa fonte geradora de energia contribuiria também para inserir o país, no cenário internacional. A investigação abrange o período de 1950 aos dias atuais. Numa primeira abordagem, a dissertação esquadrinha, na escala Brasil e Bahia, o papel do desenvolvimentismo na construção de uma imagem das atividades petrolíferas como promotoras de desenvolvimento local. Numa segunda abordagem, trata da temática na escala do Recôncavo e da Região Metropolitana de Salvador e estuda o papel da indústria petrolífera em São Francisco do Conde. Numa terceira aproximação, aborda o rebatimento da atividade petrolífera sobre a sustentabilidade local, na perspectiva de uma comunidade de pescadores. A análise leva à constatação de que a atividade petrolífera em cujo rastro instalou-se uma moderna industrialização, inegavelmente contribuiu para criar mudanças econômico-sociais na região e, ainda, uma imagem de progresso e prosperidade social. No entanto, apesar de uma entrada crescente de recursos advindos de Royalties do petróleo, não tem havido melhorias significativas no desenvolvimento local. Parcela significativa da comunidade permanece distante dos benefícios advindos. Além disso, a exploração petrolífera alterou significativamente o meio ambiente, particularmente em áreas de pesca e coleta pela comunidade local. As grandes transformações decorrentes geraram desequilíbrios e crise na pesca, uma atividade até então sustentável.
- ItemA internet como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica no campo da geografia: estudo de caso sobre a implantação do Museu Virtual de Jacobina - BA(2007-07-30) AMORIM, Eliã Siméia Martins dos Santos; LACERDA, Gilberto; PEQUENO, Mauro Cavalcante; TELES, LúcioO presente trabalho procura discutir a validade do Museu Virtual de Jacobina (BA), a partir da sua concepção e implementação como meio de ensino, aprendizagem e divulgação científica, considerando-se a escassez de materiais didáticos dinâmicos, criativos e atuais no campo da Geografia e as múltiplas possibilidades fornecidas pela tecnologia dos computadores, em especial pela internet. Buscou-se no estudo de caso através de um curso de extensão; aos professores licenciados em Geografia e que atuam em classes de ensino fundamental e médio, da rede pública; possibilitar experiências didáticas e Identificar possibilidades pedagógicas de uso do museu virtual como material didático. Os resultados obtidos nos remetem às questões de que o ensino da Geografia pode ser repensado, avaliado, modificado a partir da realidade local, pela percepção do espaço, para o desenvolvimento de postura ética e cidadania e neste sentido, o Museu Virtual tornou-se material didático válido e importante.
- ItemReligião e identidade no sertão baiano: o candomblé em Jacobina/BA(UNEB, 2014-08-16) RODRIGUES, Mariza do Carmo; PARÉS, Luis NicolauA presente dissertação possui como tema as práticas religiosas afro-brasileiras em Jacobina/BA, identificando as principais distinções entre o chamado Peji e o Candomblé. A partir da análise de depoimentos orais de lideranças sacerdotais de dois terreiros da cidade, O Ilê Axé Odé Cassulandê e o Ilê Axé Odóia, foi identificado um marco de “ruptura” histórica na década de 1970, com a implementação do Candomblé em Jacobina. Através da análise de duas categorias centrais, “pureza” e “sincretismo”, estabelecemos uma relação de correspondência entre Jacobina e Salvador e entre Peji e Candomblé. O nosso principal argumento é que estas noções estão subjacentes nas falas das lideranças dos terreiros pesquisados. No nosso entendimento, elas se inspiram num modelo de Candomblé construído tendo em vista a retroalimentação entre as categorias êmicas/nativas ao povo de santo e as categorias analíticas da etnografia que referendaram os Candomblés ketu-nagô de Salvador.