Licenciatura em Matemática - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática - DCH9 por Assunto "Jogos - aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO jogo para a discalculia na perspectiva da teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud(2022-06-28) Santos, Gleide ÉlisA Discalculia do Desenvolvimento é um transtorno de aprendizagem pouco conhecido, mas é de grande importância compreendermos melhor as necessidades dos alunos para podermos atendê-los, ofertando uma educação inclusiva. Com isso, a presente pesquisa buscou analisar características de jogos aritméticos baseados na teoria dos campos conceituais, com potencialidades para promover o processo ensino-aprendizagem das operações de adição e subtração aos alunos com discalculia. Para tal, foi necessário conceitualizar a teoria dos Campos Conceituais e suas ramificações no campo aditivo, destacar o jogo como atividade lúdica para se aprender matemática com significação, e por fim, definir o transtorno Discalculia do Desenvolvimento e suas limitações. Destarte, a pesquisa bibliográfica e de caráter qualitativo apresentou uma análise de artigos publicados, e obras literárias acerca das temáticas abordadas. Como conclusão, obtivemos as características de jogos com intencionalidade matemática destinado aos alunos com discalculia.