Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019
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Navegando Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores – 2017/2019 por Assunto "Educação"
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- ItemSer Docente de Creche: Identidade étnico-racial e políticas públicas na educação no município de Lauro de Freitas(2019-08-15) Pinheiro, Carla SantosO presente trabalho de conclusão de curso objetivou analisar a formação da identidade étnico-racial da docente educadora de creche através do exame da implementação da temática de diversidade étnico-racial em políticas públicas no campo da Educação no contexto do município de Lauro de Freitas (BA), localizado na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Por meio do projeto, procurou-se identificar e compreender as questões raciais que atravessam a Educação Infantil no município, analisando possíveis reproduções de modelos de educação, quer seja no víeis excludente ou na perspectiva da construção de um currículo pluricultural. A pesquisa de caráter qualitativa teve a Secretaria Municipal de Educação como lócus de pesquisa através de entrevistas com técnicos/as da educação municipal, com destaque ao olhar sobre o papel da formação inicial e continuada para o cumprimento dos dispositivos legais no ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. Neste mesmo sentido, analisou tanto dados concernentes à identificação étnico racial de docentes de creche quanto documentos com abordagem sobre diversidade na Educação Infantil em âmbito nacional e municipal. A pesquisa apontou que o município de Lauro de Freitas é indiferente quanto à produção de políticas públicas educacionais arquitetadas e orquestradas que considerem a identidade étnico-racial da profissional do magistério em creche e práticas promotoras da igualdade racial. Evidencia que tanto nas representações do poder executivo quanto nas unidades escolares práticas de educação para as relações étnico-raciais são concretizadas em decorrência do engajamento político dos sujeitos e não por causa de uma política de governo ou de Estado. Diante disso, pode-se afirmar que a construção de uma educação antirracista, de um currículo alicerçado em práticas promotoras da igualdade racial depende do comprometimento e engajamento de toda a sociedade.
- ItemVivência das sexualidades na escola: um diálogo com professoras/res em Salvador(2019-09-26) São Pedro, Miliana Vieira Alves deO trabalho tem como objetivo geral analisar a percepção/visão do corpo docente sobre a vivência da sexualidade na escola, sobretudo, a vivência das sexualidades que não se enquadram na heteronormatividade. Os objetivos específicos da pesquisa formam: identificar as concepções das/dos professoras/res sobre as diferentes vivências da sexualidade na escola; identificar a intervenção e/ou mediação dos/das professores/as no enfrentamento aos preconceitos e discriminação por sexualidade na escola; detectar se ou como professoras/res percebem a LGBTfobia no ambiente escolar; verificar qual a avaliação dos/das professores/as sobre os debates que sugerem a inserção no currículo do tema diversidade sexual na escola; verificar se a falta de formação continuada docente sobre temáticas ligadas a gênero e sexualidade contribui para a reprodução do preconceito e da LGBTfobia. A técnica de pesquisa utilizada para de coleta de dados foi a realização de entrevistas com sete professoras/res de uma escola de Salvador. Os resultados da pesquisa apontam para o fato da escola ainda ser um ambiente hostil para pessoas LGBT, bem como para a necessidade de capacitação da comunidade escolar para lidar com temas ligados a gênero, sexualidade e diversidade no ambiente escolar.