Campus I - Departamento de Ciências da Vida (DCV) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Ciências da Vida (DCV) - Salvador por Palavras-chave "Adolescente"
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- ItemAssociação entre baixo rendimento escolar de adolescentes, variáveis socioeconômicas, sexuais e o consumo de bebidas alcoolicas(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Jesus, Jórdan Santos de; Bispo, Tânia Christiane FerreiraIntrodução: O sistema educacional brasileiro enfrenta vários desafios, dentre eles, o baixo desempenho escolar, que culmina em altas taxas de reprovação e evasão dos escolares. É crucial a discussão em torno da reprovação e seus efeitos deletérios sobre a trajetória dos adolescentes bem como sua influência na evasão e na intensificação das desigualdades educacionais. Objetivo: Verificar associação entre baixo rendimento escolar, variáveis socioeconômicas, sexuais e consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo corte transversal. Realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada em um bairro periférico da cidade de Salvador, Bahia, com 239 adolescentes. Foi realizada analise descritiva e inferencial. Para investigar a as associações entre as variáveis foram utilizadas tabelas de contingência com qui quadrado (x2). Para estes cálculos foi utilizado o programa Stata versão 12. Resultados: O estudo revelou associação positiva e com significância estatística entre reprovação escolar com as seguintes variáveis: o consumo de bebidas alcoólicas (p= 0,02), já ter tido a primeira experiência sexual (p= 0,00) e não fazer uso regular de preservativo (p= 0,02). Conclusão: A reprovação escolar tem associação com o consumo de bebida alcoólicas, com a iniciação sexual e a não utilização de preservativos. É urgente a necessidade de adoção de ações de promoção da saúde no ambiente escolar com orientações sobre educação sexual e alcoolismo, trazendo uma discussão do ponto de vista da responsabilidade do adolescentes e práticas sexuais seguras.
- ItemItinerários terapêuticos de crianças e adolescentes com doença falciforme no interior da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-27) Oliveira, Suzana Bittencourt de; Pereira, Ana Paula Chancharulo de Morais; Carvalho, Evanilda Souza de Santana; Cordeiro, Rosa Candida; Rossi, Thais Regis AranhaA doença falciforme causa um impacto significativo na vida dos portadores, bem como de suas famílias, sobretudo no que se refere a crianças e adolescentes, pois por ser considerada uma condição crônica permanente, exige cuidados por toda a vida, que comumente são realizados na esfera familiar. A família inicia a mobilização na busca por cuidados a partir do momento que compreende o diagnóstico da doença e as suas implicações, quando se depara com diferentes práticas em saúde e sistemas de cuidado, onde são desenhadas múltiplas trajetórias. O presente estudo teve como objetivo: analisar os itinerários terapêuticos de famílias de crianças e adolescentes com doença falciforme, considerando as repercussões da doença em suas vidas. Trata-se de estudo exploratório de abordagem qualitativa que utilizou a Teoria dos Sistemas de Cuidado de Kleinman e o conceito de itinerário terapêutico como aporte teórico e como método, o estudo de caso. A amostra foi composta por quatro mães de crianças e adolescentes com doença falciforme residentes no município de São Gonçalo dos Campos – Bahia. Os dados foram coletados com a utilização de duas técnicas projetivas, o teste associação livre de palavras e o desenho estória com tema, e uma técnica discursiva, a entrevista em profundidade, além da aplicação de um questionário de perfil socioeconômico e demográfico e da construção de um diário de campo. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática, o que possibilitou a identificação de duas categorias temáticas: a descoberta da doença e a busca pelo cuidado. Os resultados revelaram que o diagnóstico da doença falciforme traz um misto de sentimentos para a família, que precisa se reorganizar para lidar com as necessidades do filho adoecido e que nesse cenário as mães são as principais cuidadoras. Seus itinerários terapêuticos são construídos a partir das concepções das mães acerca do processo de adoecimento dos seus filhos e da interligação entre os três subsistemas de cuidado, apesar de o subsistema formal de saúde assumir posição central. Considera-se que compreender a subjetividade que envolve a condição crônica da doença falciforme e como tal condição interfere na dinâmica familiar é ação necessária na promoção de um cuidado humanizado e centrado nas necessidades do usuário/família. Por outro lado, demanda do profissional e equipe a utilização de outros saberes para além da clínica médica.
- ItemO adolescente e saúde: percepções de educadores sobre sexualidade em uma escola pública em Salvador-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Rios, Luana Cunha Carneiro; Portella, Sandra Dutra Cabral; Albuquerque, Liliane Almeida; Sampaio, Elieusa SilvaEste estudo tem como questionamento central elucidar a seguinte inquietude: a opinião dos educadores de ensino fundamental e médio sobre o conteúdo programático de Orientação Sexual nas escolares? Para tanto, buscou-se verificar a existência dos seguintes itens: a programação curricular, a descrição sobre como se desenvolve esse conteúdo e, por último identificar a percepção dos educadores sobre Orientação Sexual para adolescentes. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, utilizando para a análise dos dados referências condizentes com a temática e objetivos abordados. O sujeito do estudo constituiu de 10 educadores de um colégio estadual, localizada em um bairro de periferia no município do Salvador, Estado da Bahia. A coleta de dados foi realizada através de um questionário semi estruturado composto por seis questões subjetivas, na qual foi respondida de forma individual e livre, sendo analisadas de forma empírica, articulando-a com o referencial teórico. Com os resultados obtidos pode-se verificar a fragilidade dos educadores em desenvolverem Orientação Sexual, bem como a falta de articulação entre unidade de saúde e a escola, na busca pela saúde sexual dos adolescentes. Desta forma, evidenciasse a necessidade de formação complementar para uma reflexão sobre as práticas de Educação em Saúde, em especial a Orientação Sexual dentro da escola, sugerindo uma abordagem ampla da saúde em todo seu contexto, incluindo a temática sexualidade, para que seja possível efetivar políticas públicas para o “ser adolescente” na busca por saúde plena.