Campus I - Departamento de Ciências da Vida (DCV) - Salvador
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Navegando Campus I - Departamento de Ciências da Vida (DCV) - Salvador por Palavras-chave "Adolescência"
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- ItemAs relações cotidianas e de saúde reprodutiva dos adolescentes portadores de anemia falciforme: Revisão bibliográfica.(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Jesus, Daiane Lima de; Carvalho, Lucimeire SantosTrata-se de um estudo bibliográfico de caráter exploratório, descritivo que tem como objetivo principal explorar as produções científicas publicadas no período de 1993 a 2009 sobre a anemia falciforme relacionados com o cotidiano e a saúde reprodutiva dos adolescentes falcêmicos. Os dados foram obtidos a partir de uma pesquisa realizada nas bases de dados SciELO e LILACS, no período de 1993 a 2009, guiada pelos seguintes descritores: anemia falciforme, adolescentes, adolescência, cotidiano e sexualidade. Os artigos foram analisados e categorizados em: percepção histórica da anemia falciforme; repercussões da anemia falciforme no cotidiano dos adolescentes; atendimento nos serviços de saúde dos adolescentes portadores de anemia falciforme e o aconselhamento genético e os aspectos da saúde reprodutiva. Os estudos mostraram que a anemia falciforme é considerada um marcador racial desde os primórdios das civilizações; a anemia falciforme associada à adolescência configura se um problema de saúde muito mais amplo, por causa das várias transformações tanto físicas quanto psicológicas, ocorridas nessa fase; a doença afeta as atividades escolares, as atividades remuneradas e as relações familiares; a anemia falciforme não é impeditiva de gravidez, mas pelo alto risco, a mãe e o feto precisam de atenção especial; o aconselhamento genético objetiva a prevenção da doença, discursando sobre a não reprodução e o tratamento dado aos portadores da doença é centralizado, direcionado para os centros de hematologia e hemoterapia. Conclui-se que há escassez de produções científicas sobre os aspectos da sexualidade e reprodução/adolescentes na anemia falciforme; torna-se indispensável a implantação de políticas que atendam as pessoas doentes em todos os níveis do SUS; a família constitui-se num poderoso alicerce para o enfrentamento da doença; faz-se necessário o aumento nas redes de apoio aos pacientes falcêmicos e seus familiares, além da criação de políticas afirmativas que insiram o falcêmico na sociedade.
- ItemExperiências de iniciação sexual na adolescência sob uma perspectiva de gênero: implicações para saúde sexual e reprodutiva.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Codeço, Manuela Maciel Souza; Sousa, Laio Magno Santos de; Kauth, Daniela Riva; Brasil, Sandra AssisIntrodução: A adolescência representa um período de descobertas e experimentações e está culturalmente vinculada às experiências de sexualidade. Essas experiências envolvem a produção de afeto, desejos, preferências e intimidade e são atravessadas por relações de gênero que produzem hierarquias baseadas no poder. Objetivos: Analisar as experiências de iniciação sexual de adolescentes sob uma perspectiva de gênero em um bairro popular de Salvador/Ba, desenvolver oficinas sobre sexualidade, relações de gênero e educação sexual na adolescência para discutir com professores de uma escola pública de um bairro popular em Salvador/Ba e compreender as motivações, conhecimentos e comportamentos envolvidos na iniciação sexual de adolescentes em um bairro popular de Salvador/Ba. Metodologia: Essa pesquisa foi um recorte de estudo guarda-chuva intitulado “Contextos de vulnerabilidade ao HIV entre jovens de camadas populares: um estudo multicêntrico em cinco cidades do Brasil - Espaços Jovens”, que teve como objetivo geral compreender os contextos de exposição ao HIV e outras ISTs entre adolescentes e jovens, com idade de 15 a 19 anos, no âmbito comunitário e identificar a diversidade regional no nível do próprio território, em comunidades localizadas capitais brasileiras de Porto Alegre, São Paulo, Salvador, Manaus e Rio de Janeiro. Neste trabalho, foram considerados o material empírico produzido na cidade de Salvador, referente a 36 entrevistas e 4 grupos focais, realizados entre maio/2021 e maio/2022. O material foi transcrito e analisado através da análise de conteúdo a partir das seguintes categorias temáticas: gênero, iniciação sexual, práticas sexuais, vulnerabilidade, educação sexual e contexto familiar. Resultados: Os resultados da dissertação foram apresentados em dois produtos: artigo de pesquisa com abordagem qualitativa e um produto técnico. No artigo, observou-se que as experiências de iniciação sexual se dão de formas múltiplas e complexas, articuladas com a produção e a reprodução de aspectos sociais. O papel do gênero foi importante para analisar essas experiências. Apesar das meninas expressarem uma maior liberdade sexual e busca do prazer, ainda persistem preocupações com o julgamento social conservador. Os meninos, por sua vez, vivenciam a sexualidade de forma mais livre, motivados pelo desejo sexual, refletindo os mandatos da masculinidade hegemônica. Ademais, o distanciamento na relação com os pais impactou no estabelecimento de espaços para educação sexual. O produto técnico ofertará subsídios que possam colaborar com o acolhimento e orientação dados aos adolescentes no âmbito escolar. Conclusão: Dessa maneira, são evidentes as desigualdades de gênero presentes nas experiências de sexualidade, que contribuem para potencializar as vulnerabilidades e produzir barreiras ao acesso à educação sexual. Dessa forma, recomenda-se que os serviços de saúde busquem intervenções educativas mais abrangentes, para prevenir comportamentos de risco e promover práticas sexuais saudáveis, e que reconheçam a necessidade dos profissionais de saúde e educação em aperfeiçoar o processo de trabalho intersetorial.
- ItemGravidez na adolescência e evasão escolar: relatos de adolescentes(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Rocha, Maria Cristina Santana; Galvão, Mary Lúcia Souto; Bispo, Tânia Christiane Ferreira; Pereira, Maria Margarida Moraes AlvesAtualmente a gravidez na adolescência constitui um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Esse processo é apontado como fator determinante para a evasão escolar. Assim, este estudo buscou identificar os fatores determinantes para as altas taxas de evasão escolar em adolescentes grávidas. Foram colhidos relatos de adolescentes entre 14 e 19 anos, usuárias do acompanhamento de pré-natal de uma Unidade de Saúde da Família do Distrito da Liberdade no município de Salvador, que comprovaram gravidez e/ou maternidade. Os objetivos foram: identificar os fatores determinantes para as altas taxas de evasão escolar em adolescentes grávidas, bem como verificar os sentimentos das adolescentes em relação á gravidez e seu futuro; a percepção a cerca da importância dos estudos, o nível de conhecimento sobre seus direitos e a atitude de professores de ensino fundamental e médio frente á gravidez na adolescência. A metodologia utilizada foi abordagem qualitativa através do Grupo Focal. Foram organizados dois Grupos Focais nos mês de março de 2009, onde doze adolescentes apresentaram seus relatos que foram classificados em categorias, os quais foram analisados a luz do referencial teórico. Os resultados obtidos através da análise de dados indicam que a evasão escolar tem como fator determinante, o sentimento de vergonha da gravidez, demonstrada pelo temor gerado com as transformações do corpo. Verificou-se também que as adolescentes não têm perspectiva de futuro e desconhecem seus direitos.