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Navegando Pós-Graduação por Palavras-chave "Educação inclusiva"
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- ItemDesafios e possibilidades do núcleo de apoio psicopedagógico NAPP: diálogo com a educação especial na perspectiva inclusiva(2023-03-20) Queiroz, Deralúcia Oliveira Nascimento; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Cruz, Amália Catharina SantosA presente pesquisa “Desafios e Possibilidades do Núcleo de Apoio Psicopedagógico: Diálogo com a Educação Especial na perspectiva inclusiva, está vinculada a linha de pesquisa: Cultura, Docência e Diversidade. Teve como objetivo compreender como o Núcleo de Apoio Psicopedagógico pode corroborar para a inclusão educacional dos estudantes com deficiências e ou transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, com os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar o trabalho do Núcleo de Apoio Psicopedagógico para a inclusão dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; 2) Mapear os desafios que os profissionais do Núcleo de Apoio Psicopedagógico enfrentam para a inclusão educacional; 3) Apresentar uma proposta interventiva que corrobore para o trabalho da educação especial na perspectiva inclusiva. Foi desenvolvida por meio do estudo de caso com abordagem qualitativa, ancorou-se no paradigma do materialismo histórico dialético, em favor da discussão crítica da educação especial inclusiva, frente a organização social capitalista que engessa o cotidiano educacional. Teve caráter exploratório e como foco principal: desenvolver, elucidar e (des)construir conceitos e ideias já cristalizadas, podendo servir também para levantar hipóteses ou formular problemas para futuras pesquisas. Foi apresentado um plano de formação educacional inclusiva, como produto da pesquisa, para a equipe do Núcleo de Apoio psicopedagógico, com vistas para integrar forças e maximizar o diálogo em favor da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Concluiu-se que é relevante potencializar o serviço do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, para a ampliação do espaço físico e formação de uma equipe multiprofissional que possa melhorar a qualidade do atendimento das demandas escolares da educação especial inclusiva.
- ItemProfessores de Educação Física e atuação com alunos com deficiência em escolas públicas de Jacobina-BA(2023-03-31) Maturino, Elmo; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Ramos, Michael Daian PachecoO presente texto é uma pesquisa desenvolvida a nível de Mestrado no Programa de Pós – Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (PPGED/UNEB). Os objetivos foram a) Traçar um perfil dos professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência nas escolas públicas de Jacobina-BA. b) Analisar se o processo de formação acadêmica dos Professores de Educação Física, possibilita uma atuação efetiva, no que diz respeito ao ensino de alunos com deficiência nas escolas públicas. c) Verificar as principais dificuldades dos Professores da UNEB — DCH IV, com relação ao trabalho com alunos com Deficiência. d) Sistematizar e programar uma proposta de intervenção, relacionada a um Curso de Atualização em Educação Especial para Professores de Educação Física que atuam na rede pública de Jacobina, podendo ser estendida a outros municípios. A pesquisa se desenvolveu nas escolas públicas de Jacobina-BA. Os participantes do estudo são professores de Educação Física, formados na área, e que atuaram com alunos com deficiência nos anos de 2018 a 2022 nas escolas públicas de Jacobina – BA. Como instrumentos, utilizamos um questionário de múltipla escolha, contendo perguntas relacionadas à formação e a atuação dos professores de Educação Física nas escolas públicas de Jacobina, no que se refere ao trabalho com alunos com deficiência. O questionário foi construído através do aplicativo Google Forms e disponibilizado através de um link para os participantes acessarem e responderem. Os resultados indicaram que os docentes tem bom tempo de experiência docente, são concursados, já atuaram com uma grande quantidade de alunos com deficiência, apesar de terem assumido que não tiveram formação para tal e nem tem interesse em fazer cursos de Especialização na área de Educação Especial.