Navegando por Autor "Vieira, Josenilton Nunes"
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- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemAtuação do pedagogo e o processo educomunicativo em espaço não formal: Reflexões sobre experiências desenvolvidas em Juazeiro - Bahia(2022-12-28) Silva, Selmara Caroline Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Rita Cristina Novais; Castro, Rosangela CostaA Educomunicação se apresenta como um estudo a partir da relação entre a Comunicação e a Educação, mediante a inserção de elementos comunicacionais no espaço de aprendizagem. A presente pesquisa, tem como objetivo investigar o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como espaços de pesquisa, as experiências vividas em dois projetos desenvolvidos na casa de acolhimento Rosa Menina, relacionando os conhecimentos entre os projetos socias Casa Dom Jose Rodrigues e Projeto Social Lions Club desenvolvido pelo professor de música Wellington, todos configurados como espaços não formal, que exerce um trabalho pedagógico, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é composto por reflexões sobre essas quatro experiências pedagógicas citadas, ao longo do texto, foi possível responder ao problema central da pesquisa, evidenciando, qual é o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas, em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como base teórica alguns autores específicos da área, que conceituam espaços não formais, o que é educomunicação, infância e o papel do pedagogo sobre a educação. A metodologia utilizada no trabalho, seguiu o caminho de uma abordagem qualitativa e, se configura num estudo de campo. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram, a observação participante, diário de bordo, entrevistas, análise documental e anotações em geral. Através das experiências, foi possível constatar, a capacidade de ressignificar os valores e vidas nestes espaços, assim como também, perceber o poder da educomunicação para transformar o dia a dia dessas crianças e adolescentes. Ressaltou-se que a pedagogia e a educomunicação estão presentes em ambientes não formal de educação e exerce um papel transformativo, ajudando a constituir modos de ver, perceber, sentir, conhecer, reorientando práticas, e configurando padrões de sociabilidade.
- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) Vieira, Sibeli Marinho Siqueira; Vieira, Josenilton Nunes; Barbosa, Ingrid Torres; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemAs contribuições do programa residência pedagógica (PRP) para a formação docente no curso de pedagogia do Departamento de Ciências Humanas – DCH III da Universidade Do Estado Da Bahia – (UNEB)(2021-12-15) Amorim, Ana Carolina Vieira; Freitas, Valéria Oliveira de; Sá, Francisca De Assis de; Silva, Regivaldo José da; Vieira, Josenilton Nunes; Martins, Josemar da SilvaEste memorial demonstra, a partir de relatos de experiência de estudantes residentes do Curso de Pedagogia no Programa Residência Pedagógica (PRP), através de um podcast, as contribuições desse Programa para a complementação e aperfeiçoamento da formação dos residentes. É uma ação do Governo Federal, conveniado com as Universidades Públicas, que oferecem cursos de Licenciatura, tendo como objetivo inserir e aperfeiçoar os estudantes em sua formação docente. Na UNEB foi implantado através do edital de nº 078/2018 da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Ciências Humanas – DCH III. No decorrer do texto encontram-se os Editais que fomentam o Programa e a narrativa de como se desenvolveu no DCH III. O programa contou com a parceria de 03 escolas no município de Juazeiro-Ba, sendo elas, escola Profª Helena Araújo Pinheiro, Judite Leal Costa e Anália Barbosa onde os residentes foram inseridos para a realização das práticas. Foram feitas perguntas a nove residentes relacionadas às experiências e aprendizagens, bem como os desafios encontrados durante a sua permanência em sala de aula. As respostas foram positivas, inclusive destacando-se a questão do aprendizado da teoria na Academia e da prática pedagógica na sala de aula. Este memorial conta com 05 episódios que explica o PRP. O 1º episódio possui um tempo de 10min18s onde introduz o tema e conta com a participação do coordenador do PRP Prof. Josemar Martins (Pinzoh), o 2º episódio tem 09min17s e conta com a participação de 05 residentes, o 3º possui 08 min15s e dar continuidade com a participação de mais residentes, o 4º com o tempo de 13min53s traz as experiências das autoras (Ana Carolina e Valéria) e o 5º e último episódio possui 6min28s onde se faz as considerações finais com algumas conclusões do assunto abordado. Para aprofundamento sobre a formação docente ajudaram na reflexão: NÓVOA, PIMENTA E LIMA, CANDAU, FREIRE, entre outros.
- ItemFamília e escola: o incentivo para as crianças avançarem na educação(2021-12-13) Mesquita, Patrícia dos Santos; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares, José Flávio; Vieira, Josenilton NunesO presente trabalho aborda o incentivo da família e da escola para as crianças avançarem na educação. Considerando que este foi e continua sendo um tema relevante no processo ensino-aprendizagem, foi realizada uma pesquisa sobre o mesmo que redundou neste TCC. O presente estudo teve como objetivo compreender o processo educativo das crianças da rua Sete do Bairro Antônio Guilhermino na relação família-escola-família. Para a realização desta monografia foi feito um estudo bibliográfico das obras de importantes estudiosos do tema abordado destacando-se entre eles Gabriel Chalita (2001), Maria Silva de Araújo (2016), M. F. A. Enguita (1989), dentre outros. Com relação ao tipo de pesquisa, foi adotado o estudo fenomenológico, com uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, com procedimento de uma pesquisa de campo, que juntos delinearam e resolveram a problemática sobre quem mais tem incentivado as crianças da rua em questão a seguir no processo ensino-aprendizagem. Foram adotadas como técnicas a observação, além de entrevistas informais e formais a quatro jovens que assim como eu, conseguiram avançar na educação. Mediante o uso das técnicas de pesquisa foi identificado que embora a escola tenha papel importante e seja indispensável, a família é a maior incentivadora para a criança avançar na educação. Foi comprovado que os familiares mesmo dispondo de pouco tempo, são capazes de participar ativamente da educação das crianças, demonstrando interesse, atuando com o incentivo mesmo quando não conseguem ajudar nas atividades.
- ItemA formação docente e suas implicações no processo educativo em dois municípios do território Sertão do Francisco(2022-07-20) Barbosa, Hanna Karoliny Feitosa; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Ádma Hermenegildo; Vieira, Josenilton NunesA presente pesquisa realiza o levantamento e a análise dos indicadores da Adequação da Formação Docente e Oferta de Formação Continuada dos municípios de Juazeiro – BA e Campo Alegre de Lourdes – BA, localizados no Território de Identidade Sertão do São Francisco, no norte baiano. Para essa finalidade, foram realizados estudos e buscas de dados em sites de livre acesso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Observatório do Plano Nacional de Educação (OPNE) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) sobre a Adequação e Oferta da Formação Continuada e suas nuances, como os indicadores de aprendizagem dos alunos. Possui natureza quanti-qualitativa e é parte das pesquisas que alimentam o “Observatório dos Indicadores de Gestão Educacional no Território do Sertão do São Francisco (OBSERVE-TSSF)”, com o objetivo de levantar e analisar as informações dos 02 (dois) municípios, bem como sugerir algumas proposições no que se refere às lacunas encontradas nos indicadores de formação e Adequação da Formação dos profissionais das redes com as áreas em que atuam. Os resultados indicam que, mesmo reconhecendo a complexidade dos processos do ensino e da aprendizagem, atravessados por fatores diversos como o social, econômico, biológico, cultural etc., a garantia da Oferta da Formação Continuada como direito e atualização permanente dos docentes influencia positivamente no desempenho da aprendizagem e quando esse direito é negligenciado, o impacto se dá negativamente no desempenho dos estudantes. Assim, os resultados podem auxiliar na definição de políticas públicas, contribuindo para a melhoria da educação nos municípios pesquisados e nos demais que compõem o TSSF.
- ItemHistória e memória do Departamento de Ciências Humanas: Contribuições ao desenvolvimento da Educação no Território do Sertão do São Francisco(2022-12-28) Mota, Guilherme Alves; Silva, Hyuri Jhonatan Pereira da; Lima, Aurilene Rodrigues; Macedo, Odomaria Rosa Bandeira; Vieira, Josenilton NunesEste memorial tenta traçar o percurso da pesquisa sobre a História e a memória do Departamento de Ciências Humanas – DCH III, que teve início em atividade de IC e culminou com a produção de um E-book intitulado "MARCAS DE UMA ELEIÇÃO - DIREÇÃO, LUTA E DEMOCRACIA". Esta eleição, na nossa visão, possibilitou todos os processos democráticos que se sucederam até então. Tem como questionamento: “como o DCH III tem contribuído com o processo educacional no Território Sertão do São Francisco?”, buscando Compreender o modo como o DCH III vem se consolidando historicamente na educação no TSSF. Foi realizada a análise qualitativa das informações a partir de contribuições de Michel de Certeau (2008), que recomenda proceder à operação historiográfica, compreendida na relação entre um lugar onde se instauram os métodos; os interesses e a organização dos documentos; os procedimentos de análise – a interpretação; e a construção de um texto em escritura. Entende-se a importância da difusão da História e Memória institucional do DCH III enquanto consciência do seu compromisso político, sociocultural e institucional.
- ItemA importância do brincar livre (do pega-pega a boneca)para as meninas e meninos da Casa Dom José Rodrigues: memórias em revista(2022-07-22) Souza, Lívia Pricila Xavier de; Carvalho, Marília Aparecida Evangelista de; Silva, Antoneide Santos Almeida; Vieira, Josenilton Nunes; Lins, . Claudia Maisa AntunesO atual momento da história evidencia o quão é importante o convívio social, principalmente o contexto das brincadeiras livres para as crianças. Entretanto, o distanciamento social devido à pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, doença que se manifesta por meio da COVID-19, que teve ínicio no ano de 2019 e que ainda permanece até o presente momento em 2022, impedindo que a realização de muitas brincadeiras livres nas ruas, nas escolas, nos clubes e em outros espaços sociais, em especial nos espaços socioeducativos. Diante deste cenário, o presente memorial, traz a problematização sobre a importância do brincar livre para as meninas e meninos da Casa Dom José Rodrigues e, como esta se faz constante na linguagem no cotidiano da infância. A partir dessa compreensão, a problemática deste memorial se debruçou a entender como ficaram as brincadeiras antes, durante e após a flexibilização da pandemia. Para tal, nos debruçamos na literatura de Ariès(1986), Maturana- Zöler (2004), Kishimoto (2009), (2017), Fortuna (2004), entre outros pesquisadores desta temática. Como percurso metodológico, de cunho qualitativo, optamos pelo estudo de caso, por meio da escuta sensível, na perspectiva fenomenológica. Os resultados desta pesquisa estão presentes na produção de um produto pedagógico, desenhado no formato de uma revista de brincadeiras, construída a partir das escritas e das narrativas das meninas e meninos acerca das suas brincadeiras livres preferidas. As vozes das crianças revelam que as brincadeiras livres, independente do contexto social em que se encontram, ainda são presentes em suas infâncias.
- ItemA iniciação científica na formação da pedagoga: quando a experiência e as memórias de si vão forjando a profissional(2022-07-20) Azevedo, Jackeline Maciel de; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Ádma Hemenegildo; Vieira, Josenilton NunesO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é uma das principais formas de acesso à pesquisa na Universidade, uma vez que faz parte do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão). Assim, durante a graduação, o sujeito tem a oportunidade de estudar e investigar questões que vão além da matriz curricular, possibilitando assim, durante a formação, a ampliação das discussões, da visão de mundo e do espírito científico. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as implicações da Iniciação Científica na formação da Pedagoga na Universidade do Estado da Bahia/DCH – III, em Juazeiro -BA, a partir da própria experiência como bolsista de IC, além de descrever as contribuições na formação como Pedagoga e das oportunidades advindas do programa, no que diz respeito à pesquisa e escrita acadêmica, compreendendo sua importância também para a formação da Pedagoga no que se refere a sua atuação na docência. Assim, a partir de uma pesquisa autonarrativa, este trabalho se dá em uma abordagem qualitativa, utilizando aspectos da fenomenologia para respaldar esta discussão da experiência na Iniciação Científica e suas contribuições para “meu eu Pedagoga”. A partir dessa investigação foi possível perceber a notoriedade do papel da IC como uma experiência propulsora de conhecimento dentro do espaço universitário, em que fomenta a criticidade e autonomia da graduanda enquanto pesquisadora, desenvolve a produção científica, permitindo investigar inúmeras temáticas de interesse durante seu processo formativo.
- ItemMemorial de projeto experimental: documentário “a politização dos estudantes de pedagogia da Universidade Do Estado Da Bahia- UNEB/DCH III”(2021-07-13) Santos, Eliana Souza; Vieira, Josenilton Nunes; Guedes, Neuma de Sá; Vieira, Josenilton NunesEsse Memorial de projeto experimental, foi produzido para Trabalho de Conclusão de Curso no formato vídeo documentário expondo o tema a politização dos alunos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia UNEB/DCH III, a partir de relatos de experiências de estudantes do curso de pedagogia. Tem como objetivo compreender as configurações dos processos de participação de estudantes de pedagogia da UNEB nos movimentos e lutas no campo das políticas educacionais propostas entre os períodos de 2015 a 2019. Na introdução, é traçada uma breve apresentação do trabalho atrelada a minha trajetória universitária no período que me atento às ações políticas dos estudantes de pedagogia, na sequência são apresentadas as justificativas e os objetivos para a produção do produto midiático, no formato documentário abordando o tema da pesquisa. A pesquisa é embasada teoricamente, com os conceitos de Formação Política e Formação Universitária a partir de Silva (2016), Zirger (2013), Castro (2015) e Vieira (2002). O referencial de Formação Política dos Estudantes de Pedagogia e Movimento Estudantil, abordado a partir de Silva (2016) e Santos (2011). Ainda no referencial é exposta a apresentação do Documentário, conceituado a partir de Ruaro (2007), Zandonade; Fagundes (2003), Gregolin; Sacrini; Tomba. (2002), Ramos (2008). Para isso, utilizo uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva e exploratória para levar em consideração a compreensão do comportamento dos estudantes referente às questões políticas durante a formação universitária, em contexto com a conjuntura do país, as quais estão expostas nas considerações finais.