Navegando por Autor "Viana, Viviane Rocha"
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- ItemConcepções e práticas pedagógicas de dança na formação de professores de educação física(2014-02-06) Viana, Viviane Rocha; Leiro, Augusto Cesar Rios; Lara, Larissa Michelle; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios; Marchesi, Regina SandraAs últimas décadas têm sido marcadas por efervescentes discussões em torno dos caminhos da formação de professores no Brasil. Assim, têm sido dados diferentes enfoques às concepções e práticas pedagógicas relativas ao fazer docente e estimulado o aprofundamento de pesquisas, em distintas áreas de conhecimento, no nosso caso, na área de Educação Física. Este estudo se inscreve no esforço investigativo que entrecruza o conhecimento dança com a formação de professores de Educação/Educação Física. A dança é tomada como linguagem cultural, situada historicamente e reconhecida como prática pedagógica da cultura corporal de movimento. A pesquisa objetivou analisar as concepções e práticas pedagógicas do ensino da dança na formação de professores de Educação Física, presentes nas disciplinas de Dança e Estágio Supervisionado em Educação Física. No presente estudo, a dança na formação em Educação Física é analisada a partir do Estágio Supervisionado e se caracteriza pela natureza qualitativa do tipo descritiva. O levantamento documental de dois cursos de Licenciatura em Educação Física da cidade de Salvador-Bahia e entrevistas com professores de Dança e de Estágio Supervisionado em Educação Física destes cursos constituíram-se nos principais procedimentos metodológicos. Para a análise dos documentos, assim como das falas das entrevistas, utilizamos a análise de conteúdo. À luz dos aportes teóricos e das informações levantadas ao longo da pesquisa, ficou evidente que os docentes dos cursos pesquisados compreendem a importância do conteúdo dança na formação discente, porém acreditam que dentre as questões observadas e discutidas, a experiência pessoal do professor contribui significativamente na formação e intervenção da dança na escola.
- ItemPrograma academia da saúde adaptações ocorridas durante a Covid 19.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Lima, Fabiana Meneses Campos de; Rocha, Luís Carlos; Viana, Viviane Rocha; Estrela, Rafael Leal DantasIntrodução: A pandemia da COVID 19 tem se apresentado como um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século. As medidas adotadas pelas autoridades competentes, incluindo o distanciamento social e o fechamento das academias de ginástica, centros de treinamento e demais ambientes utilizados para a realização das atividades, embora tenha sido necessário, contribuiu para um aumento no tempo despendido em comportamento sedentário e trouxe limitações em especial, para a atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), repercutindo em diminuição na prevenção e controle de determinadas condições. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo mapear os núcleos do Programa Academia da Saúde e suas metodologias de ensino no período da Pandemia COVID19. Problema: Quais as metodologias de ensino adotadas pelos núcleos do Programa Academia da Saúde no período da Pandemia COVID19? Método: Trata se de um trabalho com abordagem qualitativa, exploratório realizado através de pesquisa bibliográfica em bases eletrônicas de dados como Google acadêmico, Google books, Vigitel e Datasus, foram utilizados descritores como Programa Academia da Saúde e COVID19, em língua portuguesa. Sendo coletados 97 trabalhos relacionados com esses descritores e após leitura foi feita uma seleção para análise criteriosa de 28 trabalhos publicados no período de 2020 à 2023. Foram excluídos trabalhos científicos em outros idiomas e sem relevância para o tema. Considerações finais: Os resultados mostraram o impacto da pandemia para esses estabelecimentos de saúde uma vez que a suspensão da oferta de ações ocorreu em 70% dos polos. Para aqueles estabelecimentos com manutenção das atividades, os resultados reforçam a relevância do PAS na RAS por configurar -se como equipamento de saúde com capacidade de adaptar-se às distintas realidades sanitárias, absorvendo temáticas relativas à Covid19 e à atenção às condições pós Covid19. Além disso, demonstraram a resiliência dos profissionais e gestores do SUS na formulação das readequações que foram necessárias pelo período pandêmico.