Navegando por Autor "Torres, Henderson Carvalho"
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- ItemGestão do conhecimento no processo dos serviços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens – Instituto Federal Baiano(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-08) Damasceno, Milena Dias; Pimenta, Lidia Boaventura; Machado, Célia Tanajura; Parente, Juliano Mota; Torres, Henderson CarvalhoEste trabalho tem como temática o conhecimento e seu processo na prestação dos serviços fornecidos no Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV), localizado na Diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A pesquisa buscou estruturar uma proposta de guia para a criação de ferramenta de Gestão de Conhecimento, a Wiki, como instrumento norteador das atividades prestadas no setor supracitado. Nesse sentido, tendo como núcleo central a questão problema, como a Gestão do Conhecimento contribui na prestação de serviços no Núcleo de Direitos e Vantagens do Instituto Federal Baiano, este trabalho tem como objetivo geral: contribuir para o desenvolvimento dos ser viços prestados no Núcleo de Direitos e Vantagens, localizado na Diretoria de Gestão de Pes soas do Instituto Federal Baiano, à luz da Gestão do Conhecimento, ramificado em três objetivos específicos que nortearam a consecução do trabalho, versando sobre os referenciais necessários: (I) estudar a Gestão de Pessoas na Administração Pública, em especial no âmbito do Instituto Federal Baiano; (II) investigar a Gestão do Conhecimento e seu uso na Gestão de Pessoas; (III) verificar quais as possibilidades de aproximação dos elementos da área de Gestão do Conhecimento que podem ser aplicados no âmbito do Núcleo de Direitos e Vantagens (NUDV). Versou-se então, sobre os modelos da Administração Pública, a história e criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; a Gestão de Pessoas, sua evolução histórica, suas fases no Brasil, atuação no setor público, composição e estrutura do NUDV e a Gestão do Conhecimento, sua aplicação no serviço público e como ferramenta estratégica na Gestão de Pessoas. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, que utilizou da estratégia de estudo de caso, em parceria com a pesquisa bibliográfica e documental, alicerçada em procedimentos típicos da abordagem qualitativa e técnica de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, apresenta-se uma proposta de guia para a criação de uma ferramenta de Gestão do Conhecimento, Wiki. Acredita-se que, além de atender ao objetivo geral deste trabalho, esta pesquisa também propiciará a prestação de serviços de forma aprimorada pelo núcleo estudado.
- ItemPolíticas de formação de diretores(as) escolares e internacionalização da educação básica: Salvador/Brasil e Recoleta/Chile(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-31) Araújo, Jomária Alessandra Queiroz de Cerqueira; Leiro, Augusto Cesar Rios; Miranda Jaña, Christian Esteban; Fernandes, Vanessa Cristina Meneses; Torres, Henderson Carvalho; Pimentel, Gabriela Sousa Rego; Hetkowski, Tania MariaEvidências acadêmicas apontam a ação do(a) diretor(a) escolar como um fator-chave para assegurar a qualidade da educação, especialmente nos estabelecimentos públicos de ensino, onde as tensões sociais e políticas são ainda mais manifestas, já que estes espaços representam a imagem de um Estado, a defesa de parâmetros democráticos e a possibilidade de transformação social. Nestes termos, ao investigar como a literatura, os documentos oficiais, a observação participante e os diretores(as) escolares descrevem as configurações das políticas de formação do(a) diretor(a) em diferentes contextos, numa perspectiva da internacionalização da Educação Básica, o estudo objetivou: contrastar as políticas de formação de diretores(as) escolares nas Redes Públicas Municipais de Ensino de Salvador, Brasil, e de Recoleta, Chile sob influência do Banco Mundial (BM) (geral); identificar elementos das proposições dos organismos internacionais, especialmente do BM para a educação mundial; descrever os sistemas educacionais, os contextos históricos, geopolíticos e os contornos da gestão pública e da formação de diretores (as) escolares em cada rede; examinar as relações entre as políticas de formação, manifestas pelas atribuições, condições de trabalho e pelos mecanismos de valorização de diretores(as) escolares e as orientações do BM; e aquilatar as possíveis distinções entre as políticas de formação de diretores(as) escolares em governos municipais com perfis ideológicos diferenciados (específicos). Como a investigação transita numa zona de tensão, sobre a qual pairam as políticas de formação de educadores, no que diz respeito aos objetivos educacionais construídos durante o processo de estabelecimento de políticas educacionais e às referências de gestão assumidas pelos Estados, o problema foi abordado sob o contorno qualitativo, contrastivo, descritivo e exploratório, numa perspectiva construtivista interacionista e de inspiração dialética, com o uso da estratégia de estudo de casos múltiplos e de análise de conteúdo. Neste percurso, buscamos responder à principal questão da pesquisa: como se configuram as ações públicas de formação de diretores(as) escolares, considerando as recomendações do BM nas Redes Públicas Municipais de Ensino de Salvador/Brasil, e Recoleta/Chile?, bem como as questões secundárias desta demanda. Dessa maneira, ao analisar as impressões de diretores(as) escolares e técnicos educacionais (sujeitos) sobre as políticas formativas, identificamos que, ademais de as políticas nacionais do Chile representarem quase que fielmente algumas orientações de gestão pública orientadas pelo BM, a comuna de Recoleta impõem-se como espaço de resistência à dominação neoliberal, na direção de apresentar desenhos de políticas formativas não restritivas às formas instrumentais, nem aos processos de responsabilização exclusiva dos profissionais de educação. Por outro lado, no sistema soteropolitano, identificamos uma acelerada adoção destas categorias dentro dos parâmetros de um governo defensor do neoliberalismo. Por fim, verificamos as muitas similitudes que a história da educação e das políticas formativas assumem no contexto da América Latina
- ItemProcesso de Gestão Acadêmica dos Cursos de Bacharelado em Administração na Universidade do Estado da Bahia(2016) Torres, Henderson CarvalhoA presente dissertação tem como propósito, analisar o processo de gestão dos colegiados de Cursos de Administração da Universidade do Estado da Bahia, e para tanto, promove inicialmente um resgate histórico da educação superior a partir dos primeiros cursos ofertados no Brasil e mais especificamente no Estado da Bahia, que teve seu início ainda no período colonial, nos colégios jesuítas, e mais tarde, com a transmigração da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808, passam por um momento importante de expansão da oferta e mudança no caráter de profissionalização dos mesmos. Através de pesquisa bibliográfica e documental foi possível caracterizar o surgimento e a expansão das primeiras universidades na Europa, no continente americano e, tardiamente no Brasil, em contraponto ao movimento de criação de universidades em diversos países vizinhos do continente, o que em parte se explica pelo cenário de resistências à criação dessas instituições, por parte da oligarquia e das classes dominantes, até o ano de 1920, com a criação da Universidade do Rio de Janeiro, que se estabeleceu e se firmou, dando início a um processo de surgimento de várias outras instituições, como as universidades de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e de São Paulo. A Universidade da Bahia foi criada em 1946, e passou pelo processo de federalização transformando-se na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1950. O estado adotou a iniciativa estratégica de criação do sistema estadual de educação superior, formado por quatro universidades estaduais, a partir da década de 1970: a Universidade Estadual de Feira de Santana, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a Universidade do Estado da Bahia e a Universidade Estadual de Santa Cruz. Outra questão analisada foi o desenvolvimento da administração da Educação no Brasil a partir da apropriação de conceitos, técnicas e ferramentas aplicadas pela Administração de Empresas, com ênfase nas teorias relativas ao universo da Administração, apesar de inúmeros pontos de divergências em termos de objetivos e resultados esperados pelos distintos modelos de organização, em consonância com as diversas transformações ocorridas no cenário político, econômico, social e cultural no país, ao longo do século XX, com o intuito de compreender o processo de amadurecimento e evolução da gestão da educação superior, em específico em cursos de graduação em Administração no país e no estado da Bahia, antes de ater-se ao estudo da Gestão Acadêmica, tanto na perspectiva universitária quanto em colegiados de cursos superiores, além do atual processo de gestão dos cursos de bacharelado em administração pertencentes à Universidade do Estado da Bahia, com o intuito de apresentar um documento de referência para a gestão dos colegiados de cursos de Administração da Universidade do Estado da Bahia com base nas atribuições previstas em seu regimento geral tanto para os colegiados de cursos, quanto para os próprios coordenadores de colegiados.