Navegando por Autor "Teixeira, Lucélia Lôbo"
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- ItemO Português Que Não Se Vê: As Implicações no Ensino de Ortografia Para o Aluno Com Deficiência VisuaI(2022-04-11) Teixeira, Lucélia LôboA pesquisa intitulada “O português que não se vê: as implicações no ensino de ortografia para o aluno com deficiência visual” insere-se nas discussões sobre as práticas de ensino no contexto educacional na rede básica de ensino, e está vinculada ao Programa de PósGraduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Linha de pesquisa II – Ensino, Saberes e Práticas Educativas. O trabalho procurou contribuir no campo de conhecimento da Educação Inclusiva e das Práticas de Ensino na rede básica de ensino para uma reflexão sobre a inclusão de alunos com deficiência visual. E assim, formulou-se a seguinte questão da pesquisa: como desenvolver estratégias educacionais diferenciadas no ensino de ortografia para alunos com deficiência visual no contexto das aulas de Língua Portuguesa? Então, o estudo baseou-se em fundamentos teóricos no contexto da Educação Inclusiva sustentada em documentos legais e em autores que fundamentam o desenvolvimento e a aprendizagem em contextos educacionais inclusivos. Para tanto, a pesquisa tem como alicerce as concepções do trabalho colaborativo envoltos nos princípios da interdisciplinaridade como possibilidade de transformação das práticas pedagógicas no ensino de ortografia para aluno com deficiência visual. Este estudo teve como objetivo geral propor uma prática inclusiva do ensino de ortografia para alunos com deficiência visual por meio do “Protocolo de Planejamento e Orientações Didáticas para o ensino de ortografia para alunos com deficiência visual” que possibilite reduzir as ocorrências de erros ortográficos evidenciadas em suas escritas. Este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se fomentou no estudo de caso, tendo como participantes três alunos que são assistidos pelo Centro Estadual de Educação Especial de Caetité – BA, três professores do Ensino Fundamental e três do Ensino Médio que fazem parte da rede pública de ensino de Caetité. Os dados foram produzidos com base em questionários para os alunos e professores e de uma breve amostragem das dificuldades ortográficas nas produções dos alunos (pertencem ao banco de dados da pesquisadora) para compor a reflexão sobre a ortografia e sobre o trabalho entre o professor do ensino comum com o professor do atendimento educacional especializado. Como resultado da pesquisa, destacam-se, além da importância do cuidado pedagógico nas relações do ensino e aprendizagem da ortografia para o aluno com deficiência visual, a cultura da colaboração e a necessidade da formação de professores, tanto inicial quanto contínua, numa perspectiva profissional e inclusiva.
- ItemProtocolo de Planejamento e Orientações Didáticas : Ensino de Ortografia para Alunos com Deficiência Visual(2022-04-11) Teixeira, Lucélia LôboEste protocolo tem como objetivo subsidiar o trabalho de professores que atuam na Educação Básica possuem alunos com deficiência visual, alfabetizados e usuários do Sistema Braille. Para tanto, sugere-se uma prática inclusiva para o ensino de ortografia por meio de planejamento e de orientações didáticas, que possibilitem reduzir as ocorrências de erros ortográficos evidenciadas em suas escritas. Deve ser utilizado em planejamento, como autoformação, mas pode-se também em capacitações para formação continuada docente. Apresentam-se neste protocolo, alguns elementos que asseguram a estes alunos o acesso a um ensino equitativo e acessível como: informações gerais a respeito da deficiência visual, a importância do trabalho colaborativo com o professor de atendimento educacional especializado, sugestões para o planejamento de ensino com orientações didáticas, adequações para o ensino remoto, um adendo sobre as séries iniciais e uma breve abordagem sobre audiodescrição que garantem a participação desses alunos nas aulas de ortografia. Modelos de ficha para sondagem, ficha para a avaliação do planejamento, ficha para o perfil do estudante e também estão inclusos modelos de atividades adaptadas, exemplos de audiodescrição e leituras complementares. Ao longo dos 5 blocos, que subdividem o Protocolo, o professor poderá acessar o material pelo QR CODE (Quick Response Code) que se apresenta em forma de uma etiqueta ilustrada com um código digital.