Navegando por Autor "Souza, Sueli Ribeiro Mota"
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- Item“Abaixo de deus só a senhora”: relações de poder entre mulheres privadas de liberdade e a equipe de gestão de uma unidade prisional do estado da Bahia(2018-11-23) Conceição, Alexandra Santos; Costa, Livía Alessandra da; Amorim, Rita da Cruz; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta pesquisa nasce do interesse em mapear dados sobre as relações de poder estabelecidas entre mulheres privadas de liberdade e a gestão de uma Unidade Prisional do Estado da Bahia. Para tanto, tomamos como objeto de análise os bilhetes enviados pelas presidiárias às trabalhadoras da gestão, responsáveis por receber as demandas, os lamentos, as queixas das mulheres que ali se encontram cumprindo pena. A pergunta que buscamos responder ao final deste texto é: como as relações de poder produzidas neste contexto produzem modos de subjetivação específicos do ambiente prisional? Dialogamos, sobretudo, com a obra de Michel Foucault (2016, 1997a, 2017b, 2004), filósofo francês que se dedicou a pesquisar como as relações de poder forjaram o sujeito moderno. Adotamos a cartografia como inspiração e prática de pesquisa considerando as peculiaridades do encontro entre o campo de pesquisa e a pesquisadora, possibilitando que a pesquisa se construísse à medida que o campo fosse explorado, constituindo simultaneamente pesquisa e pesquisadora, o que se mostrou como recurso mais adequado ao objeto de pesquisa: relações de poder e produção de subjetividades. Como resultado, podemos observar como autoras constroem uma forma de capturar suas interlocutoras por meio de algumas posições ocupadas: a desvalida, a negociadora, a filha, a injustiçada e barganhar seus atendimentos.
- ItemA aula mágica de Luis Alberto Warat: prática docente e ensino jurídico no Brasil(2019-09-23) Freitas, Vinícius Maia; Sitja, Liége Maria Queiroz; Alcântara, Rebeca Cerqueira Andrade de; Souza, Sueli Ribeiro MotaA presente dissertação realiza um levantamento do panorama geral da prática docente experienciada nos cursos de bacharelado em Direito no Brasil. Para tanto, segue a análise do percurso histórico que envolve a implantação da educação jurídica no país, passando pelas raízes do domínio da perspectiva positivo-normativista, como grande fonte de influência à clássica forma de pensar e agir dos seus docentes ainda hoje. A compreensão do fenômeno da educação jurídica ganha a marca da urgência em tempos de Lava Jato e de crescentes desigualdades sociais, acabando por exigir reflexões acerca do modo com que os docentes estão conduzindo suas ações pedagógicas nos espaços de ensinagem, diante da oportunidade de atuar face a face com estudantes, podendo despertar novos olhares, de forma criativa, crítica e significativa, indo além do raciocínio lógico-dedutivo que (a)funda a racionalidade jurídica em uma racionalidade instrumental. Este esforço de compreensão do fenômeno educacional jurídico contemporâneo é tecido à luz do subversivo professor Luis Alberto Warat, propositor da “aula mágica”, por meio da observação e análise de sua “epistemologia carnavalizada”. A pesquisa é desenvolvida sob uma perspectiva fenomenológica-hermenêutica, sendo movida pela dúvida, pelo provisório, marcada pela atenção às experiências vividas pelo ser docente, não pela apresentação de uma verdade formadora de um modelo a ser implantado. Nesse contexto, a presente construção se revela também como um exercício de resistência, que busca ser capaz de produzir um horizonte possível para avanços das ações pedagógicas praticadas nos cursos de Direito. Avaliou-se que é possível desestabilizar o conhecimento jurídico tradicional através da alteridade, do amor, do respeito à diferença, através de um exercício educacional com tato pedagógico emancipador.
- ItemA colonialidade do saber e a formação docente de Filosofia: cenários, experiências e desobediências epistêmicas(2021-11-30) Rosa, Francis Mary Soares Correia da; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Tavares, José Newton Tomazzoni; Araújo, Miguel Almir Lima de; Sitja, Liege Maria Queiroz; Santos, Luciano CostaEsta tese objetiva elaborar uma visão crítica amparada nas Epistemologias do Sul sobre as diretivas curriculares da formação de professores/as de Filosofia no Brasil, partindo do pressuposto que tal formação se apresenta como fundamentalmente eurocentrada. Tendo como fundo maior esse objetivo, buscamos estabelecer uma análise de como a colonialidade do saber atua no processo de formação de professores/as no curso de Licenciatura em Filosofia da UEFS- Universidade Estadual de Feira de Santana, por meio do estudo de caso. Dessa forma, direciono minha reflexão crítica à constituição da formação desses/as docentes no contexto brasileiro, especificamente na UEFS, com o objetivo maior de compor um mapa dos aspectos do currículo que contribuem para ou desafiam a perspectiva eurocêntrica. Para tal, se fez necessário a constituição de uma pesquisa bibliográfica objetivando constituir categorias conceituais e aporte teórico crítico necessário aos anseios da tese, como os aspectos críticos à modernidade europeia, a forma como se reproduz a matriz colonial do poder, assim como a colonialidade do saber na Filosofia Abissal. Assim, por meio dos referenciais críticos das Epistemologias do Sul, estabeleço uma análise do curso de Filosofia supracitado, seu currículo e projeto pedagógico, dialogando por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes da licenciatura em questão, egressos e ingressos. A partir disso, buscamos identificar por meio de metodologias ancoradas nas práticas decoloniais da pesquisa qualitativa em educação como o saber colonial e as desobediências epistêmicas estão atuando na formação filosófica dos discentes em formação do curso de licenciatura em Filosofia da respectiva universidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários semiestruturados.
- ItemEducação infantil e diversidade religiosa: um olhar a partir de um CMEI, do subúrbio ferroviário na cidade de Salvador(2015-05-22) Borges, Luana Vidal dos Santos; Santos, Luciano Costa; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Filho, Raphael Rodrigues VieiraEsta dissertação analisa qual o tratamento dado à religiosidade na educação infantil escolar, com ênfase no aspecto da diversidade religiosa e como as crianças se relacionam com a dimensão religiosa neste espaço, isso dentro do contexto de um CMEI- Centro Municipal de Educação infantil. A abordagem de inspiração etnográfica foi a escolha metodológica, tendo na entrevista-conversa um grande aliado apontado por Saramago (2001). Nos capítulos que compõem o texto iniciamos com uma revisão histórica para entendermos como chegamos aos CMEIs de hoje, além de perceber como a sociedade da época pensou e fez surgir as creches. Para isso contamos com a contribuição de Civiletti (1991), Dias e Macedo(2012), Rosemberg(1999). Esta última ainda nos possibilitou perceber a intersecção entre as desigualdades de raça e gênero na política de expansão das creches brasileira na década de 90. Ainda, tivemos autores como Krammer(2009); Abramowicz (2005); Kulmann Jr. (1998); Silva (2000); Pires(2010); Vanderbroeck(2013); Cavalleiro(2000) dentre outros compondo nosso quadro teórico. Os dados do campo foram colhidos através de observação da rotina, questionários, entrevistas, documentos institucionais e entrevista-conversa com as crianças nos permitiu compreender as questões propostas por este texto no que tange a diversidade religiosa no espaço do CMEI. O empoderamento das crianças de religiões cristã paralelo ao silenciamento das crianças de religiões de matriz africana é destacado na trajetória da pesquisa, sendo reforçado inclusive através da fala dos profissionais de educação que lidam com as crianças diariamente. Percebemos ainda os ganhos em se tratar de uma instituição de referência e também, as limitações causadas por uma formação deficiente acerca dos temas propostos nesta dissertação.
- ItemEducacão para os anawin brasileiros: a redemocratização do ensino superior no Recôncavo da Bahia(2020-03-27) Souza, Rony Henrique; Sitja, Liége Maria Queiroz; Soares, Emanoel Luis Roque; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta pesquisa centra-se no Processo de Redemocratização do Ensino Superior no Brasil e no Recôncavo Baiano a partir do ano de 2003. Processo este promotor de várias mudanças como a ampliação e a construção de novas Instituições de Ensino Superior que possibilitou a inserção de sujeitos que antes não eram vistos e contemplados pelo sistema: os anawin. Diante deste cenário, justifica-se a necessidade de estudos que busquem compreender como o impacto proporcionado por esta nova classe social que adentra Instituições de Ensino Superior reverberou no exercício da docência universitária. Torna-se, então, imprescindível o estudo sobre a pedagogia universitária, pois a mesma nos oferece nortes para vivenciarmos esta situação pedagógica contemporânea. Neste sentido visamos compreender como os docentes que vivenciaram o processo de Redemocratização do Ensino Superior no Brasil e no Recôncavo da Bahia ressignificaram o seu ser docente e como estas mudanças impactaram na criação de novos sentidos para a sua práxis. A pesquisa é de orientação fenomenológica, baseou-se nas contribuições do educador canadense Max van Manen e teve a colaboração de seis docentes que atuavam na docência universitária antes de 2003 e ainda permanecem em regência de classe. As narrativas desses docentes foram registradas a partir da entrevista fenomenológica que se subdividiu em quatro eixos fundamentais: o contexto da vivência da redemocratização do ensino superior (relações pedagógicas), a práxis docente (situação pedagógica), a formação a partir deste impacto (momento pedagógico) e as novas metodologias que emergiram das demandas instaladas no Ensino Superior neste período (ações pedagógicas). Durante o processo de análise, a hermenêutica caminhou na percepção dos fluxos de sentidos e das novas configurações do ser docente que emergiram a partir do contexto vivido. Esta dissertação está estruturada em cinco capítulos: o primeiro nos remete à História da Universidade e à compreensão da Redemocratização do Ensino Superior como um fenômeno contemporâneo. O segundo apresenta a Pedagogia Universitária como um caminho possível para responder às demandas da Docência no Ensino Superior na atualidade. O terceiro capítulo é o Quadriviun Teórico-Metodológico construído a partir da Pedagogia Compreensiva de Max van Manen. O quarto capítulo nos mostra os diferentes contextos da Redemocratização do Ensino Superior no Recôncavo Baiano. Já o quinto capítulo evidencia como este processo repercutiu dentro da sala de aula, levando o professor a repensar a sua prática, a buscar a formação continuada e a propor novas metodologias. Em síntese, esta pesquisa demonstrou a necessidade da formação continuada para professores, com a finalidade de proporcionar-lhes a compreensão desses novos sujeitos que adentram as Instituições de Ensino Superior a partir de uma Política de Cotas e da efetivação de programas federais de acesso e permanência como: REUNI, ProUni e FIES. Ficou evidenciada também a necessidade de estabelecermos novos espaços formativos para um aprofundamento sobre a Pedagogia Universitária com o objetivo de pensar e contribuir para a construção de novas metodologias que se adequem à realidade vigente. Enfim, o estudo enfatizou a importância desse audacioso processo de Redemocratização do Ensino Superior para a inclusão dos mais pobres dentro de um contexto histórico-político.
- ItemEducação, espiritualidade e sentido da vida: narrativas de voluntários do Instituto Allan Kardec de Estudos Espíritas (IAKEE)(2022-12-06) Silva, Lucas Gesteira Ramos da; Santos, Luciano Costa; Ferreira, Aurino Lima; Galeffi, Dante Augusto; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta dissertação se situa no contexto da crise civilizatória contemporânea, que pode ser observada em diversos campos, como na política, na saúde, no meio ambiente, na educação, etc.Junto aosfilósofos Boff (2013) e Lima Vaz (1994), consideramos que esta crise civilizatória possui sua raiz em uma crise do sentido da própria existência humana, que foi reduzido na modernidade capitalista ao acúmulo de capital e ao exercício do poder, sem qualquer comprometimento ético. Tal redução tem levado muitas pessoas à experiência do que Frankl (2011) denominou de "vazio existencial", quando não se consegue perceber sentido para a vida. Além disso, esta crise de sentido está produzindo as mais dramáticas consequências nos diversos campos da experiência humana, ameaçando a continuidade da própria vida dos seres humanos na Terra. Situada neste contexto, esta dissertação visa investigar a relação entre três categorias-chave, que são: educação, espiritualidade e sentido da vida. O objeto de estudo deste trabalho consiste nas narrativas de voluntários do Instituto Allan Kardec de Estudos Espíritas (IAKEE) sobre a influência da sua relação com a espiritualidade e com o sentido da vida nos seus processos de crescimento pessoal, isto é, de formação humana. Nosso objetivo geral consiste em investigar como a relação destas pessoas com a espiritualidade e com o sentido da vida tem influenciado em seus processos de crescimento pessoal, segundo estes narram. Nossa perspectiva é que, através de um estudo empírico sobre a relação entre estas três categorias, é possível pensar em estratégias que contribuam para a superação da crise civilizatória contemporânea desde a sua raiz, a partir de uma educação que contribua para o encontro de sentido para a existência, em favor da construção de uma vida digna para todos os seres. Para isto, realizamos a aplicação de questionários e uma série de entrevistas com os participantes da nossa pesquisa, utilizando o método fenomenológico, em especial, a sociologia fenomenológica de Alfred Schütz. Entre os achados da pesquisa, destacamos a forte relação observada entre as categorias-chave, que se mostraram profundamente convergentes e interdependentes. Também observamos uma forte influência da relação com a espiritualidade e com o sentido da vida na formação humana dos nossos entrevistados, especialmente no que diz respeito ao cultivo de atitudes saudáveis e de uma relação ética com as outras pessoas. A espiritualidade e o sentido da vida se revelam, assim, categorias altamente potentes para pensar e promover processos educativos que realizem o ser humano na sua essência, como seres eticamente responsáveis pelo exercício da sua liberdade.
- ItemEducação: autonomia e intelectualidade negra na fundação da igreja batista independente do garcia (1910-1930)(2020-07-03) Cruz, Gicélia da; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Silva, Elizete da; Brito, Gilmario MoreiraA presente pesquisa trata-se de um estudo de caso acerca da fundação da Igreja Batista Independente do Garcia com o objetivo de compreender como se deu o processo de educação, autonomia e intelectualidade negra nesta instituição, no período entre 1910-1930, na cidade de Salvador, visto serem seus fundadores um grupo de negros. A fim de compreender as origens e trajetórias dos fundadores desta congregação, buscou-se, especialmente no acervo da referida instituição, documentação histórica que auxiliasse a (re)construir essas histórias e trazê-las à tona. Assim, observou-se a necessidade de se ter um olhar multidisciplinar para compreender estes homens e mulheres a partir do contexto sócio-histórico no qual estavam inseridos, o pós-abolição da escravatura. Segundo a literatura especializada, esses negros transitavam entre o Catolicismo Romano e as Religiões de Matriz Africana. Entretanto, com a chegada de missionários estadunidenses na capital baiana, no final do século XIX, certa parcela dessa população passa a professar uma nova fé (Protestante). Ao longo da pesquisa, notou-se que o período em questão proporcionou diversos desafios para os fundadores da Igreja Batista do Garcia, entretanto, também forjou o caráter de seus fundadores de modo a fazê-los rejeitar os moldes e a mentalidade escravagista, especialmente na relação com os missionários brancos estrangeiros. Deste modo, pôde-se perceber o histórico protagonismo da população negro na memória da História do Protestantismo na Bahia, ainda que, muitas vezes, estes atores sejam invisibilizados.
- ItemA espetacularização da violência na escola: O Bullying e o suicídio como efeito devastador na educação(2020-08-12) Balogh, Iêda Rodrigues da Silva; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Câmara, Antônio da Silva; Abramovay, Miriam; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas; Costa, Patrícia Lessa SantosEsta investigação é sobre o bullying, cyberbullying e suicídio na escola, descreve como esses fenômenos são constituídos em filmes ficcionais e em videorreportagens disponíveis na internet, assim como, demonstra a forma como essas histórias podem colaborar para o debate e prevenção desses fenômenos na escola. Questiona-se: como os fenômenos bullying, nas suas variadas manifestações e o suicídio, no contexto da violência na escola, foram constituídos nos filmes ficcionais e videorreportagens pesquisados e de que forma essas histórias podem ser utilizadas como estratégias de discussão e enfrentamento desses problemas no contexto educativo? Em termos mais específicos, apresenta como os personagens fictícios, as vítimas, as famílias e as escolas experienciaram as variadas formas de bullying e suicídio. Mostra como o bullying e cyberbullying instigam o suicídio egoísta de vitimas adolescentes nas escolas, expõe as ações de combate a esses fenômenos mostradas no material estudado e a ocorrência dessas ações no contexto real. Destaca também as contribuições do cinema ficcional para as discussões sobre essas temáticas com o público juvenil. O estudo foi realizado à luz da fenomenologia na pesquisa em educação, que permite retratar o fato como ele é. Nas discussões epistemológicas contamos com os diálogos traçados nos estudos de Husserl (2008), Schutz (1979), Bicudo (1994), etc. Sobre a metodologia adequada ao estudo, contamos com Amado (2014), Bogdan e Biklen (2013), Loizos (2003), Rose (2003), acrescentando as contribuições de Gardies (2007), Ramos (2003), etc., sobre o cinema e as imagens como material de pesquisa. Nas discussões sobre a violência, o bullying e o cyberbullying alguns trabalhos de Abramovay (2002, 2012, 2015), Olweus (1993, 2006, 2013), Fante (2008, 2012), etc. fundamentaram a discussão dessa pesquisa. Nos estudos de Durkheim (2000) e outros pesquisadores, fundamentamos a nossa discussão sobre o suicídio. Verificamos, então, que a escola ocupa, cada vez mais, lugar de produtora e reprodução da cultura da violência, e vem se destacando nas mídias encenando verdadeiros espetáculos. A convivência entre alunos é marcada pelo confronto e agressividade, e o bullying e cyberbullying têm se tornado um dos fenômenos mais inquietantes da realidade educacional, portanto, é urgente formular ações de combate a essas violências que atingem os adolescentes dentro e fora da escola, isso refletirá na incidência de suicídios ocasionados por esse problema nessa fase da vida, garantindo que eles tenham um futuro. Filmes ficcionais e videorreportagens disponíveis na internet permitem acessar dados e informações sobre esses fenômenos e favorecem a ampliação das discussões. A escola precisa ser vista enquanto espaço qualificado para a discussão sobre essas temáticas, ela não pode ser tomada como um campo isolado da sociedade. Os adolescentes, com o suicídio, pretendem eliminar o sofrimento do qual são vítimas, reconhecer o problema do bullying e cyberbullying sofrido por eles e falar do suicídio enquanto possibilidade de caminho trágico é uma realidade.
- ItemEspiritualidade e Diálogo: Um Processo Educativo para a Diversidade Reconciliada(2018-06-18) Lima, Jose Roberto Amorim; Santos, Luciano Costa; Silva, Elizete da; Souza, Sueli Ribeiro MotaO diálogo é o tema de maior relevância na contemporaneidade. Dele depende a vida de qualidade da geração atual e a existência das futuras. Diálogo não pode ser confundido com fala, apenas palavras que produzam soluções consensuais passageiras ou imposições duradouras. O verdadeiro diálogo é fruto da abertura dos corações na direção do outro, nos dois lados da fronteira; do respeito às diferenças e do acolhimento do diferente; da convicção de que não detenho toda a verdade e de que é possível, por meio da troca, nos enriquecermos mutuamente. Cabe às religiões, por sua importância histórica e na vida das pessoas darem início ao diálogo entre si, estabelecerem a paz tensionada, duradoura e, dessa forma, pavimentarem o caminho da diversidade reconciliada e promoverem a Cultura da Paz. A Igreja Batista Nazareth revela a trilha percorrida para estabelecer o diálogo verdadeiro com a vida, o preço a ser pago institucional e pessoalmente, os resultados comunitários e o impacto gerado em outras pessoas, comunidades e na sociedade. Para tanto, utiliza-se de uma educação emancipadora, dialógica, engajada, cujo conteúdo contempla a vida e os direitos humanos como norteadores na construção da Cultura da Paz.
- ItemEstratégias de mediação realizada por estudantes: experiências religiosas no processo de aprendizado(2014-06-03) Magalhães, Rafaela Melo; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Lemos, Carolina Teles; Mota, Clarice Santos; Santos, Luciano CostaO trabalho visa compreender as estratégias que servem para mediar às experiências religiosas dos estudantes no processo de aprendizado, no IFBA - Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia, instituição de ensino técnico profissionalizante, no campus Salvador - Bahia. A religião é base constitutiva fundamental da vida em sociedade, à medida que fortalece a sociabilidade e constrói sentidos para a própria existência. A relação entre o campo da religião e da educação possibilita um universo de reflexões - interesse dessa investigação. A pesquisa desenvolvida é constituída de duas etapas, sendo a 1ª de base quantitativa (mapeamento das pertenças religiosas dos estudantes) e a 2ª etapa de cunho qualitativo (acompanhamento dos grupos religiosos existentes no IFBA e entrevistas). A observação participante nos grupos Cantinho/Shalom e Consideração-TJ nos permitiu compreender que os princípios e valores aprendidos na religião acompanham e moldam as posturas e condutas dos jovens enquanto estudantes e que os mesmos adotam estratégias diferenciadas para mediar as dificuldades, seja na divergência de conhecimentos, na relação com os professores e om os discentes de modo geral.
- ItemExperiências e educação: percepções acerca da formação intelectual de mc’s negros/as do recôncavo da Bahia(2019-07-01) Araújo Neto, Manoel Alves de; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Soares, Emanuel Luís Roque; Fornari, Liege Maria SitjaA presente pesquisa visa compreender como as experiências de pessoas pretas que desenvolvem atividades artísticas pelo canto-falado do RAP na região do Recôncavo da Bahia desvelam suas intelectualidades. Diante da diáspora contemporânea, constata-se no Recôncavo a elevação do número de pessoas pretas que vem produzindo a música RAP. Tem-se que, tencionados/as pelas condições sociais, desenvolvem certas percepções sobre o cotidiano, e como alternativa para sobreviver, adentram ao RAP para socializar suas experiências por narrativas insurgentes. Diante da inserção, desvelam um potencial de criticidade, criatividade, formação subjetiva e de sociabilidade. O RAP surge como veículo musical, e em certos contextos, torna-se um elemento educativo, introduz a partir de interpretações da práxis, linguagens gesticuladas em forma de arte e discurso, os quais são decodificação do contexto vivente, que conforme necessidades e tenções da realidade, direcionam enunciados reflexivos e de denúncia. Concomitante a isso, por base do método fenomenológico Schütz (1979), considerou-se o mundo da vida como caminho investigativo para compreensão do fenômeno. Para isto, foram entrevistados treze (13) artistas do gênero musical, situados em 04 (quatro) municípios da região. Foram analisadas as experiências dos sujeitos participantes nos seguintes aspectos: discurso e atividades socioeducativas ligadas à formação biográfica, percepção étnico-racial, relação com o RAP e interação comunitária. Como resultado, identificou-se que os/as artistas percebem e reconhecem suas heranças de matriz africana, criam formas de articulação comunitária, propiciam a aglutinação de saberes, e além disso, se relacionam com o RAP como prática contra-hegemônico e educacional como possibilidade de enfrentamento e para garantir suas sobrevivências. A intelectualidade é vista aqui como fruto sóciohistórico, sendo intrinsecamente formada pela autopercepção, inter-relação e percepção social. E como instrumento para empreender tais formas de pensar e atuar, percebeu-se que o RAP e as atividades socioeducativas são caracterizados pelos/as artistas como mecanismos necessários para atuar diante das contradições sociais, sobretudo, como porta voz da periferia na luta antirracista. Sendo assim, constatouse que tais práticas são formadas por articulações coletivas com vista a conduzir outros sujeitos e comunidades a desenvolver atitudes e posicionamentos circundados no discernimento, na criticidade, autopercepção, consciência racial, de gênero, classe, como meio de direcionar bases orgânicas e de reconhecimento intersubjetivo para [trans]formação social..
- ItemExperiências religiosas e práticas educativas: sociabilidades no percurso de formação de professores na Universidade do Estado da Bahia – UNEB(2018-08-23) Oliveira, Adauto Leite; Costa, Lívia Alessandra Fialho; Grossi, Gabriel; Gatinho, Andrio Alves; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta tese tem por objetivo estudar a relação existente entre as experiências religiosas trazidas de discentes e as práticas educativas identificadas no espaço universitário, em cursos de Letras, História e Pedagogia. Diante da inegável presença de alunos de diferentes matrizes religiosas, nota-se que, quando são tratados elementos sensíveis às suas crenças, há desafios postos para as escolas públicas no como lidar com a questão da diversidade religiosa e seus condicionantes (dogmas e hábitos), que interferem nas relações interpessoais e no rendimento escolar. O cenário torna-se mais preocupante, quando essas questões são refletidas em um país cuja Constituição o reconhece como Estado laico, mas apresenta, na composição do seu Congresso Nacional e no Senado Federal, o fortalecimento da chamada ―bancada evangélica‖, que vem trabalhando intensamente, nos tempos atuais, para impor seus dogmas à nação por meio de diversos projetos de lei e iniciativas parlamentares que se contrapõem à laicidade. O campo da pesquisa é a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, seus alunos são os principais colaboradores, conferindo ao trabalho um olhar intrainstitucional importante para pensar limites e alcances da formação universitária quando a diversidade religiosa entra no centro da discussão. A questão central que norteia essa tese é: compreendendo a dialética que envolve a relação entre as experiências religiosas dos discentes e as práticas educativas presentes na universidade, em que medida a UNEB contribui para a formação de professores numa perspectiva de escola laica? Tomou-se como recorte para estudo de caso três turmas nos cursos de Letras, História e Pedagogia, uma turma de cada curso, a partir do mote proporcionado pelas leis 10.639/03 e 11.645/08, que apontam as disciplinas de História, Literatura e Artes como campos privilegiados para o trabalho com os conteúdos de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. O estudo de caso etnográfico e análise qualitativa prevalente, sustenta-se em técnicas e instrumentos próprios para geração de seus dados, aliados a fontes terciárias de informações, com base na multirreferencialidade. Dentre esses elementos, as entrevistas ganham destaque, onde as experiências religiosas, a partir das histórias de vida expressas oralmente, sustentam as percepções dos colaboradores sobre o que vivenciaram no percurso de formação em seus respectivos cursos, considerando seus olhares no campo religioso. Como resultado, não se identificou uma preocupação sistemática e articulada em se estabelecer, na formação de professores da instituição, processos que contribuam para o trabalho dos futuros docentes que favoreçam, em suas práticas educativas, o princípio da laicidade. Há um sombreamento das realidades religiosas que tecem diálogos com a dinâmica acadêmica, revelando contornos peculiares. Estas sociabilidades são postas à margem das reflexões, enquanto componentes pertinentes ao currículo proposto pela UNEB, que fomentam as práticas educativas curriculares e extracurriculares que acontecem no seu espaço.
- ItemA formação de professores para a EJA: as estagiárias e minha trajetória acadêmica profissional no estágio supervisionado.(2019-09-27) Silva, Daniel Barbosa da; Dantas, Tânia Regina; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Souza, Sueli Ribeiro MotaA presente pesquisa tem como conhecer as contribuições do Estágio Supervisionado na formação dos/as estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia para atuar na condição de professores/as da Educação de Jovens e Adultos. Estuda a formação de professores/as no contexto do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia para atuar na Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa é desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB. O interesse pelo tema surgiu a partir do envolvimento com a Educação de Jovens e Adultos e o Estágio Supervisionado, como professor nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia. A questão norteadora desse é: Quais são as contribuições do Estágio Supervisionado na formação dos/as estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia para atuar como professores/as na Educação de Jovens e Adultos? Os dispositivos utilizados para a produção das informações foram: observações, questionários e entrevistas narrativas. Caracterizase como uma pesquisa social, faço opção por uma abordagem qualitativa e como método a narrativa (auto)biográfica, visto que, são as histórias de vida, tanto minhas como professor pesquisador, quanto das estudantes do Curso de Licenciatura Pedagogia em seus processos de Estágio Supervisionado. A análise das informações procedida com base na técnica interpretativa-compreensiva sistematizada. A compreensão das informações se se fundamenta em categorias que emergiram a partir dos objetivos específicos e dos dispositivos de produção de informações. Sendo assim, criei três categorias: I - trajetórias de vida e formação, II - enfrentamentos e desafios no contexto do estágio e III - aprendizagens e conquistas nos contexto do estágio da EJA.
- ItemInclusão educacional em movimento: humanização e garantia de direitos das pessoas com transtorno mental no bairro de Pau da Lima, Salvador - BA(2017-04-04) Amorim, Josilane de Oliveira; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Delgado, Josimara Aparecida; Costa, Lívia Alessandra Fialho daEsta pesquisa é resultado de um trabalho investigativo realizado na comunidade de Pau da Lima, Salvador, Bahia. A investigação analisou o processo educativo do atendimento em saúde mental no projeto De bem com a vida, baseado na Reforma Psiquiátrica, e se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: descrever historicamente o fenômeno de institucionalização do louco no modelo hospitalocêntrico; analisar o atendimento dos profissionais em saúde mental em relação ao processo educativo de mudança do modelo asilar para um modelo assistencial baseado na Reforma Psiquiátrica; identificar a importância do envolvimento da família no tratamento; contribuir com a democratização das informações sobre o transtorno mental, direitos e cidadania na comunidade. A metodologia utilizada para a presente investigação foi a abordagem qualitativa, utilizando-se da técnica de grupo focal, recolhimento de depoimentos e análise documental para a coleta de dados. Foi também realizada uma visita à instituição psiquiátrica para conhecimento histórico da instituição que passou do modelo hospitalocêntrico até a sua extinção e substituição para um modelo terapêutico. A pesquisa foi fundamentada nas análises dos seguintes autores: Foucault (1979, 2010); Goffman (1974, 2015); Basaglia (2005); Canguilhem (2015); Gohn (2011, 2012); Muchail, Fonseca e Neto (2013); Sawaia (2014); Amarante (1995), dentre outros. Os dados analisados no grupo focal evidenciam um processo educativo no conhecimento dos usuários e suas famílias do que seja o transtorno mental, uso da medicação e de seus direitos. Mostram também que a interação entre os participantes do projeto promove a construção de saberes e liberdade na relação com a equipe multiprofissional. O desafio da reforma é construir um espaço onde o doente não se veja mais como excluído, onde tenha um atendimento em que a família possa ser inserida no processo educativo e de um entendimento em relação à sua desinstitucionalização e consequentemente uma participação ativa no tratamento e garantia de direitos.
- ItemInclusão socioeducacional de educandos com deficiência intelectual: percepções de mães da APAE Salvador(2022-08-30) Jesus, Matheus Wisdom Pedro de; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Queiroz, Fernanda Matrigani Mercado Gutierrez de; Santos, Jaciete Barbosa dosA inclusão dos educandos com deficiência intelectual tem sido uma problemática que emerge diante de muitas políticas públicas contemporâneas que preconizam a necessidade de resguardar a pessoa com deficiência de eventuais discriminações, preconceitos e situações de violência. Mais especificamente, em evidência encontrase os aspectos relacionados à inclusão socioeducacional de discentes com deficiência que, com movimentos sociais, frequentam escolas regulares e simultaneamente os centros de atendimentos especializados. Contudo, vivendo diariamente a dialética em torno da inclusão e exclusão encontram-se as mães desses sujeitos que se dedicam quase que integralmente ao cuidado do filho com deficiência. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar o processo de inclusão dos educandos com deficiência intelectual a partir das percepções de mães da APAE. Como referencial teórico que norteia todo o trabalho, trago considerações de Diniz sobre o modelo social da deficiência, Adorno, Horkheimer e Crochik dialogando com a ética da alteridade proposta por Lévinas e as questões relacionadas à inclusão trazidas em evidência por Mantoan. O campo de pesquisa foi a APAE Salvador onde foram entrevistados mães e pais de crianças com deficiência intelectual assistidas pelos serviços educacionais da referida instituição. Norteado pelo conceito de experiência trazido por Larrosa, foi utilizada a metodologia fenomenológica trazida por Husserl como forma de trazer as percepções mais subjetivas dos interlocutores entrevistados. Como instrumento para coleta dos dados foram utilizados questionários sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas com vinte participantes onde, como recorte na análise dos dados, são trazidos alguns discursos específicos. Após as entrevistas, emergiram dos discursos categorias como luto familiar diante da chegada do filho com deficiência, ausência e omissão do cuidado compartilhado com a paternidade e a importância do suporte da instituição especializada para instrumentalização das famílias quanto a inclusão. A análise dos dados salienta a percepção das famílias sobre uma conjuntura social ainda excludente quanto aos filhos com deficiência, mas que percebe o suporte institucional especializado como fundamental para o desenvolvimento dos seus filhos e inclusão dos mesmos no âmbito socioeducacional.
- ItemJudaísmo, alteridade e educação em Emmanuel Levinas(2016-03-31) Dias, Rosangela dos Santos Figueredo; Santos, Luciano Costa; Almeida, Jorge Miranda de; Souza, Sueli Ribeiro MotaBusca-se nesta dissertação a contribuição do pensamento levinasiano para a educação, sobretudo no concernente à relação entre professor (a) e estudantes. O percurso investigativo pauta-se nas obras do autor, principalmente “Totalidade e Infinito” e “Difícil Liberdade”, e em textos de comentadores especializados em seu pensamento. A pertença religiosa judaica de Levinas é um dos alicerces do trabalho, bem como o percurso de sua formação, evidenciando-se, ainda, o seu arcabouço filosófico de matriz fenomenológica. A ética da alteridade, pautada na relação inter-humana, é o fio condutor da abordagem do grande desafio educacional. Para tanto, explicita-se reiteradamente o conceito de alteridade tomada como instância constituidora de sentido: a ética, enquanto não indiferença pela diferença do Outro, é a ótica do humano ou filosofia primeira. Tal perspectiva traz nova compreensão do aprendizado e da construção de si a partir do rosto do Outro, cuja palavra ensina o sujeito a abertura, acolhimento e responsabilidade por quem o interpela. A educação judaica, para Levinas, é também um meio possível de perpetuar a atualidade da tradição, desde a formação dos professores, embora sejam reais as constantes mudanças e avanços nas diversas áreas da vida. Portanto, as distintas gerações devem encontrar-se em convivência na comunidade educacional, a fim de se manterem vivos os rituais educativos necessários à formação humana, os quais conservam a revelação milenar do sentido ético do humano transmitida pela tradição judaica, além de garantir que a singular vocação do povo do Livro não seja esquecida.
- ItemLições para ordenar Salvador: práticas de cura de Dona Analia nas páginas do Diário de Notícias em 1940(2021-08-16) Soares, Luana Vanessa Costa; Brito, Gilmario Moreira; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Souza, Christiane Maria Cruz de; Batista, Ricardo dos SantosEsta pesquisa tem como objetivo compreender os motivos que levaram o jornal Diário de Notícias a visibilizar e desqualificar as práticas de cura ministradas pela médium Analia Ferreira dos Santos, apelidada como “Dona Analia”, moradora do bairro da Fazenda Garcia, Salvador, Bahia, entre os meses de março e abril de 1940. No curso da investigação, inquiriram-se quais as relações entre a grande visibilidade conferida à médium, em discursos que tentavam folclorizar e desqualificar as suas práticas de cura, e as pretensões do referido periódico em apoiar um processo de ordenamento da sociedade soteropolitana, de modo a adequá-la aos padrões de desenvolvimento desejados pelas classes dominantes da Bahia em 1940. Tal ordenamento se desenvolveu por diversas estratégias, entre elas ações nas áreas da educação e da saúde com a finalidade de apontar referências que julgava necessárias para educar o cotidiano das classes populares e com o propósito de promover a supressão de elementos e manifestações culturais que se consideravam indesejadas para o contexto local. Entre essas práticas, se incluíam as relacionadas ao espectro da cura, como as efetuadas por Dona Analia e adotadas por seus consulentes.
- ItemMemórias de idosas da EJA: práticas de letramento e (re)invenção de identidades(2019-11-11) Mercês, Leidinalva Amorim Santana das; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Kleiman, Angela Del Bustos Romero de; Beltrão, Lícia Maria Freire; Pereira, Áurea da Silva; Souza, Elizeu ClementinoEsta tese apresenta as práticas de letramento de dez mulheres, com idades entre 61 e 80 anos, (ex-)estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas públicas da cidade de Salvador, Bahia. O objetivo foi contribuir para que o ensino nas salas de aula da EJA promova práticas de letramento que auxiliem os(as) estudantes idosos(as) nos seus projetos de (re)invenção. Especificamente, intentou: traçar o perfil de identidade das mulheres; registrar os modos pelos quais essas senhoras experienciam a velhice; analisar as práticas de letramento presentes nas memórias. Em outras palavras, verificar os usos, significados e sentidos das práticas de letramento para as (ex-)estudantes idosas da EJA. Esta tese tomou como ponto de partida o pensamento freireano, associado ao sociointeracionismo bakhtiniano; mas também se apropriou de aspectos da História Cultural e, principalmente, da Teoria Social do Letramento. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com a metodologia de base etnográfica, pautada na Abordagem (Auto)Biográfica, que se caracterizou pela observação e pelo cruzamento das narrativas das histórias de vida, registradas a partir de ateliês biográficos. Esses dispositivos são capazes de desencadear narrativas orais e escritas, ao colocar as senhoras em situações favoráveis à evocação de suas memórias. Os resultados revelaram as diferentes práticas de letramento apropriadas por essas mulheres no cotidiano, em diferentes fases da vida, ao interagir com textos e com outros sujeitos. Em adição, descortinaram particularidades do processo histórico-social opressivo e as táticas utilizadas por essas senhoras para subverter as suas condições, associadas, sobretudo, ao uso da leitura e da escrita, aqui denominadas de práticas de letramento de (re)invenção.
- ItemA morada da beleza: educação popular, estética e libertação a partir da experiência do acervo da laje(2020-05-15) Moreira, Andreane Pereira; Santos, Luciano Costa; Santos, José Eduardo Ferreira; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Nascimento, Antônio DiasA presente dissertação investiga o sentido e importância da dimensão estética na promoção de uma educação libertadora de pessoas que vivem em contexto de marginalização social, tendo como base a experiência do Acervo da Laje, situado no Subúrbio Ferroviário de Salvador-BA. Em diálogo com estudiosos da educação e do pensamento popular, inscritos no campo das epistemologias do Sul, discutimos o papel da cultura popular (sistematicamente relegada a posição periférica e subalterna), com seu inesgotável repertório de outros saberes, memórias e criações, como via de insurgência e libertação social, de maneira a possibilitar a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade. O Acervo da Laje foi concebido pelo casal de educadores populares José Eduardo Ferreira Santos e Vilma Santos, no âmbito de uma pesquisa destinada a fazer o levantamento das mais diversas manifestações de beleza surgidas e criadas no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a fim de contribuir para retirar o território suburbano de sua relativa invisibilidade, e desvincula-lo do estigma de violência e precariedade que historicamente lhe foi fixado. A partir dessa iniciativa inaugural, e com as potentes ações culturais, artísticas e educacionais que lhe sucederam, o Acervo da Laje veio a adquirir sua configuração atual, única no mundo, de Casa-Museu-Escola: Casa, como lugar de hospitalidade, partilha e socialização; Escola, como dispositivo de formação e ensinoaprendizagem; e Museu, como acervo guardião da memória do Subúrbio Ferroviário de Salvador, e de exposição de obras de grandes artistas do Subúrbio, da Bahia e do Brasil. O foco principal desta dissertação é investigar a efetividade educacional das ações culturais promovidas pelo Acervo da Laje, que se propõem a compartilhar conhecimentos e experiências junto aos moradores suburbanos, tendo como principal referência existencial a vida dentro do território, sem distinção de formação ideológica, acadêmica ou de qualquer ordem. Na construção desta investigação, também se destacaram: o especial protagonismo desempenhado pelas mulheres no espaço do Acervo; a articulação estratégica deste com outras comunidades periféricas de Salvador; e sua constituição como espaço de bem-viver, que concilia o sentido da beleza (estética) e o sentido do bem (ética). A pesquisa que resultou nesta dissertação é de cunho qualitativo, com abordagem teóricometodológica fenomenológica, de caráter exploratório, mediante a realização de entrevistas narrativas, iniciadas após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, apresentando o consentimento formalizado através do TCLE. Os sujeitos da pesquisa são os/as fundadores/as do Acervo da Laje e algumas artistas que participam ativamente das atividades do espaço.
- Item“Nada na nossa vida acontece por acaso”: professoras do atendimento educacional especializado (AEE) e suas experiências com os estudantes com deficiência intelectual em Ipirá-BA.(2015-06-17) Mota, Érica Pimentel; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Santana, Nivaldo Vieira; Silva, Luciene Maria daEsta pesquisa intitulada “Nada na nossa vida acontece por acaso: Professoras do Atendimento Educacional Especializado e suas experiências com o estudante com deficiente intelectual em Ipirá-Ba” buscou refletir sobre as experiências das professoras do Atendimento Educacional Especializado – AEE de estudantes com deficiência intelectual (DI) que frequentam as salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Ipirá. O lócus de ação deste estudo foram três salas de recursos multifuncionais, implantadas em três escolas municipais. A escolha por essas salas se deu por ser o único espaço educativo legalmente implantado no município para o atendimento especializado aos estudantes com deficiência intelectual. Tratase de uma pesquisa qualitativa de natureza fenomenológica, que descreve e reflete sobre as experiências das professoras do AEE com o estudante com deficiência intelectual na relação professor-aluno. Para tanto, utilizei como principais referencias para o estudo sobre fenomenologia Souza (2012), Martins e Bicudo (2006) e Merleau-Ponty (2011). Esta pesquisa teve como proposta metodológica, além da pesquisa bibliográfica, a observação e entrevista centrada na pessoa. A investigação revelou que as experiências de vida das professoras do AEE em Ipirá-Ba, são tomadas como guia para o direcionamento das ações educativas que auxiliam no desenvolvimento dos estudantes com deficiência intelectual. E que dizem muito sobre a experiência de vida dessas mulheres nas suas relações sociais e familiares. A pesquisa apontou, também, que as professoras entrecruzam os conceitos de experiência, corpo, doença, saúde, deficiência e cuidado como categorias indissociáveis e partes constituintes de suas experiências pessoais e profissionais.