Navegando por Autor "Sousa, Clara Maria Miranda de"
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- ItemAs angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão(2021-12-16) Ribeiro, Elissandra da Cruz; Lopes, Tathiana da Silva Souza; Martins, Josemar da Silva; Sousa, Clara Maria Miranda de; Carvalho, Luzineide DouradoEste memorial tem por intuito apresentar o caminho percorrido por nós na construção de um podcast, o qual é produto midiático do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que tem como tema as angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão. Tem como problemática compreender de que forma as demandas laborais, a desvalorização da profissão docente e as pressões burocráticas contribuem para o adoecimento dos professores da escola contemporânea? Assim, busca-se conhecer este cenário de escola atarefada onde se intitula o professor como principal responsável de fazer com que esta instituição atarefada tenha sucesso. Foram feitas a priori pesquisas com autores que estudam a temática do mal-estar na educação, adoecimento docente, síndrome de Burnout entre outras. Posteriormente elaboramos um questionário semiestruturado onde nele se aborda questões sobre o adoecimento de professores no exercício do magistério, as questões englobam causas e consequências do adoecimento, como também, como os docentes lidam com a doença e a tratam. Duas professoras se propuseram a participar da entrevista, seus nomes são fictícios e ambas estavam vivenciando no momento da pesquisa um processo de adoecimento devido a grande carga laboral que tem de ser realizada, diariamente, no cotidiano escolar.
- ItemDesenvolvimento cognitivo de um Aluno autista no processo de aprendizagem da leitura: Estudo de caso(2022-12-20) Silva, Bruno Pereira da; Sousa, Clara Maria Miranda de; Paixão, Gilvânia Patricia do Nascimento; Almeida, Antonilde SantosO Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido amplamente discutido sobre as formas de diagnóstico e características que apontam para como a pessoa com autismo pode desenvolver. O autismo é uma condição que afeta algumas camadas do cérebro como cerebelo e a amígdala e compromete funções como raciocínio, atenção, planejamento, importantes para o desenvolvimento, o que condiciona efeitos duradouros durante o amadurecimento da região cognitiva no ambiente escolar e social. Desta forma, objetivou-se analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas no processo de aquisição da leitura de um aluno autista do ensino fundamental no contexto escolar. Este estudo se constitui de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A realização deste trabalho foi feito através de levantamento bibliográfico e estudo de campo para coleta de dados. Tendo como participantes: a mãe, a professora, a psicopedagoga e o atendente terapêutico. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com cinco perguntas e relatórios semestral escrito pelo próprio pesquisador, sendo o atendente terapêutico, sobre o desenvolvimento do aluno com autismo. Sendo assim, esse trabalho analisou o processo de desenvolvimento cogntivo do aluno com TEA dentro da escola, mudanças de hábitos, rotina, novos comportamentos em situação de sala de aula e a leitura. Ao final deste trabalho esperou-se que o material de pesquisa ajude os profissionais da área em questão, pais e afins, a identificarem maneiras adequadas, a partir do relato de experiência, de como realizar um trabalho eficaz para o desenvolvimento cognitivo da leitura de crianças autista no ambiente escolar.
- ItemExperiências, vivências e aprendizagens sobre o autismo através de um olhar familiar(2022-12-20) Costa, Nêmora Claudiane Café Pereira da; Almeida, Antonilde Santos; Benevides, Sílvia Lucia Lopes; Sousa, Clara Maria Miranda deA escrita desta pesquisa objetivou descrever a escuta de uma família sobre como ocorreram a descoberta do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista – TEA no filho mais velho, as adaptações e mudanças que os familiares tiveram que fazer e os desafios enfrentados, no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem nos ambientes (familiar e escolar). O trabalho foi desenvolvido por meio de leituras bibliográficas relacionadas ao tema: Braga (2018), Mayer (2020), Cunha (2017) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5 - 2014) como fonte metodológica para o desenvolvimento dos resultados foi usado Bardin (2016). Essas fontes trouxeram a importância de conhecer a pessoa autista e sobre o que ocorre com ela, além de compreender como a afetividade é salutar no contexto familiar ou escolar. Através da abordagem qualitativa, essa escrita permeou um estudo de caso com observações para a identificação dos desafios e das adaptações que a família enfrentou, a importância dos profissionais especializados no atendimento e o diagnóstico precoce. Este estudo também mostra que o Transtorno do neurodesenvolvimento é descrito como um espectro, pois as características variam e podem comprometer o desenvolvimento do indivíduo, o convívio social, o comportamento e a comunicação, causando desafios específicos na aprendizagem em dois importantes ambientes para o desenvolvimento da criança: familiar e escolar. Esse trabalho pode ser uma contribuição para acadêmicos que desejam conhecer um pouco sobre a temática e o desenvolvimento educacional de crianças com TEA, tanto para a comunidade como para todas as famílias que desejam aprender através de uma descrição de uma experiência familiar. Experiência essa que foi discorrido de forma sensível e real, trazendo uma vivência que pode se desenvolver em outros estudos e pesquisas, e sobre o quanto a família se torna um porto seguro e ao mesmo tempo a porta voz da criança/pessoa com TEA.
- ItemA formação do pedagogo para lidar em situações de abuso sexual infantil: A percepção de formandos(2022-12-21) Bonfim, Niquele Macedo; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Sousa, Clara Maria Miranda de; Almeida, Antoneide SantosO abuso sexual infantil é considerado uma temática delicada e pouco discutida, porém esse tipo de violência acontece com frequência. Pensando nessa complexidade torna-se necessário buscar formas de prevenir tais ações. Nesse sentindo o presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção de estudantes de pedagogia sobre as ferramentas adquiridas no curso para lidar com situações de abuso sexual infantil e a importância do professor no papel de agente de prevenção, identificação e condução de casos de violência sexual. A pesquisa foi dividida em duas partes, inicialmente com a revisão bibliográfica e em secundário a pesquisa de campo realizada com graduandos do último período do curso de pedagogia. O estudo integrou 18 participantes, 95,55 % do sexo feminino e 4,45% masculino com faixa etária entre 22 a 38 anos, entre eles 33,33% se consideraram pretos, 55,55% pardos e 11,11% brancos. Após a organização dos dados, emergiram as seguintes categorias a seguir - percepção sobre o que é abuso sexual, 2- aspectos importantes para se identificar uma criança que sofre abuso sexual, 3- direcionando uma situação de abuso sexual infantil. Os resultados mostraram que durante o curso de pedagogia há lacunas que necessitam ser preenchidas. Os participantes apontaram que durante a formação, a temática não havia sido trabalhada, demonstrando a ausência da habilidade para conduzir uma situação de abuso sexual infantil.
- ItemA (i)maturidade infantil na aquisição da leitura: Estudo sobre as percepções de Mães-Educadoras(2022-12-20) Silva, Jamile Soares da; Sousa, Clara Maria Miranda de; Lima, Emanoela Souza; Martins, Adeilda Ana da SilvaEssa pesquisa buscou analisar a percepção de mães-educadoras de uma escola da rede privada de Petrolina– PE, acerca da (i) maturidade infantil na aquisição de leitura. Teve o intuito de conhecer as capacidades de uma criança e sua maturidade e respeito ao tempo da leitura. Para compreender melhor o fenômeno, buscou-se conhecer tanto o ponto de vista escolar com as mães-educadoras quanto de autores que falam sobre o desenvolvimento da criança que indica quando ela estará preparada para realizar várias funções no estudo e na vida social. Esta pesquisa foi de abordagem qualitativa do tipo de pesquisa de campo. A análise do aspecto de (i)maturidade na aquisição da leitura na primeira infância foi feita através de uma entrevista com professoras e mães de alunos de uma escola privada de Petrolina-PE e também através do que adquirimos nos fundamentos teóricos encontrados ao longo do curso de graduação que nos dão uma grande bagagem didática e de conhecimento. No total foram feitas quatro entrevistas no ambiente escolar e onde elas exercem sua profissão. Com a coleta dos dados, atribuiu-se quatro categorias: O respeito as fases de desenvolvimento da criança, Estímulos para a aquisição da leitura, Práticas profissionais que promovem o desenvolvimento da leitura, Relação familiar na aquisição da leitura. A pesquisa foi de grande valia para o nosso conhecimento acadêmico e entendemos que a aprendizagem inicia a partir do estímulo ao movimento da criança é satisfatória, pois trabalhando as funções motoras, perceptivas, sócio motor e afetivas, possibilita a criança explorar ambientes, expressar-se com maior naturalidade, experimentar situações concretas que desenvolvem o seu intelecto.
- ItemImpactos na Escolarização da Criança com doença crônica: O que dizem as pesquisas(2022-12-19) Braz, Laisna Martins Santos Ferreira; Silva, Antoneide Santos Almeida; Castro, Antonilma Santos Almeida; Sousa, Clara Maria Miranda deEsta pesquisa trata a respeito dos impactos na escolarização da criança com doença crônica, esses representam prejuízos no desenvolvimento do indivíduo e geram perdas no contexto escolar. Patologias crônicas possuem características de longa duração, existem consequências biopsicossociais, onde a saúde e a doença são compreendidas como resultado dos fatores biológicos do organismo, bem como do ambiente no qual vive e suas relações sociais. O objetivo da pesquisa foi investigar, a partir de pesquisas realizadas, os impactos que podem gerar o processo de adoecimento crônico na vida do sujeito em idade escolar. A metodologia seguiu em direção para a pesquisa qualitativa, no que diz respeito a uma abordagem exploratória. As fontes de dados utilizados foram: teses, dissertações artigos e trabalho de conclusão de curso. Foram feitas leituras flutuantes de textos que abordam a temática numa revisão bibliográfica narrativa. As leituras realizadas possibilitaram vislumbrar textos que mostraram os impactos da doença crônica no processo de escolarização, bem como as ações pedagógicas que são ou não feitas pela escola/professor para garantir a aprendizagem da criança com adoecimento crônico. O estudo teórico possibilitou a produção de um quando de referencia com principais achados no decorrer da pesquisa por meio da visita ao material bibliográfico que foi consultado, o qual foi de relevância para construção do desenho descrito. Os estudos revelaram que as eventuais crises, baixa autoestima, o absenteísmo escolar e a dificuldade do acompanhamento do currículo, são fatores que comprometem a permanência da criança com doença crônica na escola regular. Em contrapartida, as buscas revelam que é possível viabilizar o processo de escolarização; fazendo adaptações no currículo, incentivando a busca da garantia das classes hospitalares dentro dos ambientes de saúde, bem como, organização pedagógica/ administrativa que busque uma postura no ambiente escolar que construa a perspectiva de escolas promotoras de saúde. Constataram ainda que, a presença da família na manutenção do tratamento é essencial e refletem bons resultados no aspecto educacional. Esses achados possibilitam a percepção a respeito das dificulades presentes no processo do adoecimento crônico nos periodos de escolarização, sendo demonstradas/sugeridas ações que colaboram com o desenvolvimento do individuo nos momentos de crises, além disso, a pesquisa garante o dispertar sobre saúde no campo educacional.
- ItemIntervenção Escolar inclusiva para Alunos com TEA na Educação Infantil(2022-12-23) Cerqueira, Ruana Tecia Duarte; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Almeida, Antonilde Santos; Sousa, Clara Maria Miranda deO presente estudo se propôs investigar a intervenção escolar voltada para as crianças com TEA nas classes comuns, identificando as dificuldades e possibilidades para promoção de um ambiente de educação inclusiva. Parte das seguintes questões de pesquisa: como tem se dado a inserção e acompanhamento escolar das crianças com transtorno do espectro autista (TEA) na educação infantil? Quais as dificuldades e possibilidades encontradas pelos docentes para promoção de um ambiente de educação inclusiva? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como aporte metodológico pesquisa bibliográfica, tendo por referências principais: Almeida; Neves (2020), Mantoan (2003), Capellini (2004). Recorreu-se ainda, a resultados de pesquisas empíricas que abordaram práticas escolares voltadas para crianças com TEA, tendo como base de dados o Portal de Periódicos Capes/MEC (Teses e Dissertações) e a BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações), a partir dos descritores: “Educação Infantil, “Inclusão” e “Transtorno do Espectro Autista”. Foram utilizadas como fontes, as pesquisas realizadas por: Batista (2021); Braga (2021) e Santos (2019). Os resultados encontrados apontam que a inserção e acompanhamento das crianças com TEA na Educação Infantil, tem sido marcado por vários desafios, dentre eles, a necessidade de estudos mais aprofundados sobre o tema, na formação inicial e continuada dos docentes; necessidade de práticas pedagógicas interventivas que considerem e respeitem as demandas formativas e necessidades especificas das crianças com TEA; escassa participação dos alunos autistas no AEE e dificuldade na promoção de um espaço verdadeiramente inclusivo nas dependências da escola. No entanto, foi possível verificar um avanço, ainda que tímido, no que diz respeito às políticas públicas voltadas para as pessoas com TEA. Outro ponto que merece destaque é o aumento pela procura de vagas na educação infantil para crianças com autismo, além da ampliação considerável nas produções teóricas e acadêmicas, tanto na área da saúde quanto da educação sobre a problemática que envolve o TEA. Essas produções têm tensionado e favorecido discussões, construções e desconstruções de concepções, práticas sociais e escolares voltadas para as crianças com TEA.
- ItemLudicidade como prática pedagógica na educação infantil: experiências de professoras de uma comunidade salitreira(2022-07-21) Souza, Eliene Fraga de; Sousa, Clara Maria Miranda de; Martins, Adeilda Ana da S.; Lima, Emanoela SouzaEste estudo buscou compreender a ludicidade em espaço de aprendizagem, visto que o lúdico é um dispositivo que auxilia na sala de aula para os professores da educação infantil, reconhecendo que o brincar é direito de toda a criança, e com o mesmo a criança vai desenvolver sua criatividade e imaginação, seus limites, o desenvolvimento da linguagem e convivência em sociedade. Nesse sentido, é brincando que a criança aprende a respeitar regras, ampliar os relacionamentos sociais e a respeitar a si mesmo e ao outro. Este trabalho tem como objetivo compreender as experiências pedagógicas em torno da ludicidade na Educação Infantil desenvolvidas por professoras em uma escola do campo na região do Salitre no Município de Juazeiro – BA. Fora realizado aplicação de questionário com as participantes, sendo que, foi identificado que as professoras utilizam o lúdico como instrumento de aprendizagem na sala de aula. Esse estudo está embasado com os teóricos Rau, que diz a respeito da ludicidade na educação enquanto uma atitude pedagógica; Bacelar que confirma os benefícios da ludicidade na educação infantil e sua importância no ensino na aprendizagem da criança, assim como outros autores. Conclui-se que esse estudo baseado na ludicidade, sinaliza para dispositivos de aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades motores das crianças, através do lúdico integrado ao cotidiano escolar. A escola pode sempre valorizar as atividades lúdicas na educação infantil, de forma a contribuir para um bom desenvolvimento da criança e de suas habilidades motoras.
- ItemLudicidade na Educação Infantil: Experiências de Professoras no Ensino Remoto Emergencial(2022-07-21) Pereira, Cicera Aline França; Souza, Kamila de Oliveira; Silva, Terezinha Alves da; Almeida, Antonilde Santos; Sousa, Clara Maria Miranda de; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente estudo objetivou investigar o processo da ludicidade na educação infantil vivenciado por professoras no ensino remoto de uma Escola Municipal de Juazeiro- BA e, de modo complementar, buscou-se identificar as atividades lúdicas que as professoras desenvolveram com as crianças no período das aulas remotas para, a partir das conversas, descrever as experiências da prática pedagógica de forma lúdica. Desse modo, falar sobre Ludicidade na Educação Infantil: experiências de professoras no Ensino Remoto Emergencial foi compreender como fizeram essa experiência e saber qual legado ficou no final. O estudo em questão foi de natureza qualitativa do tipo pesquisa de campo e como instrumento da coleta de dados foi utilizada entrevista semiestruturada, apoiada por um questionário previamente organizado. As participantes da pesquisa foram duas professoras da educação infantil que ministraram aula no infantil V. Como produto da pesquisa foi elaborada uma série de Podcasts com o intuito de demonstrar através da pesquisa o que foi utilizado pelas professoras e com quais finalidades. Os resultados obtidos mostraram que trabalhar com educação infantil no ensino remoto emergencial trouxe muitos desafios ao exercício docente, como aquisição de equipamentos e se habilitar para utilizar mídias e programas nas aulas, entre outros, e a inclusão da ludicidade nas práticas pedagógicas foi uma forma de garantir aulas e atividades atrativas e proveitosas. Através desse estudo foi possível compreender a importância da ludicidade nas práticas pedagógicas, e dessa forma contribui para o estado da arte do tema em questão.
- ItemTDAH: percepções e práticas no contexto da escola(2022-12-23) Santos, Cleide Mara Macedo dos; Santos, Kleyanne Pereira dos; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Sousa, Clara Maria Miranda de; Almeida, Antonilde SantosO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), é na atualidade, um dos transtornos mais presentes nos espaços escolares e é associado com frequência aos problemas de aprendizagem. Considerando esse fator, o presente trabalho objetiva investigar como as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o TDAH impactam na realização do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de entrevista estruturada, tendo como participantes sete professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública da cidade de Juazeiro-Ba, que já tivessem trabalhado ou estavam trabalhando no momento da pesquisa, com alunos(as) com diagnóstico ou suspeita de TDAH. A análise dos dados foi inspirada na análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011), a partir de categorias de análise definidas em função do problema e dos objetivos da pesquisa. A discussão teórica fundamentou-se em documentos legais voltados para o TDAH e em autores como: Mantoan (2003), Glat e Blanco (2007), Guarido (2007), Barkley (2008), Michels (2011), Moysés e Collares (2013), Sousa (2015), dentre outros. Os resultados da pesquisa sinalizam que o entendimento das professoras sobre o TDAH, está motivada de maneira geral, pela forma de pensar do senso comum e pelo discurso clínico, sem haver, entretanto, um domínio teórico a respeito do tema. Essas percepções impactam na realização do trabalho pedagógico com alunos(as) com TDAH diante do despreparo dos professores sobre o tema, tanto na formação inicial como na ausência de formação continuada. Estes resultados embasaram a construção de uma cartilha com o objetivo de provocar reflexões de professores(as), alunos(as) e comunidade em geral, sobre os principais conceitos sobre o TDAH como forma de esclarecer e desmistificar algumas concepções equivocadas a respeito deste tema.