Navegando por Autor "Soares Neto, Paulo Ribeiro"
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- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) Vieira, Sibeli Marinho Siqueira; Vieira, Josenilton Nunes; Barbosa, Ingrid Torres; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemDa educação rural/educação do campo à educação contextualizada – a trajetória de evolução conceitual nos cursos de pedagogia do Departamento De Ciências Humanas, CAMPUS III, Juazeiro-BA(2022-12-28) Quirino, Taylane Ferreira; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Adma Hermenegildo; Soares Neto, Paulo RibeiroO estudo tem como tema “O Percurso evolutivo da Educação Contextualizada no curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus III (DCH III), em Juazeiro – BA, dessa forma, o objetivo geral é compreender este processo de evolução conceitual, como ele aconteceu, quais influências ele sofreu para chegar até os dias atuais, sempre se atentando e realizando os objetivos específicos de identificar as etapas da trajetória, analisar como as etapas aconteceram em relação aos documentos curriculares, identificar as influências gerais e específicas que contribuíram nesse percurso evolutivo e documentar toda a trajetória para servir de aporte para pesquisas futuras. Os Conceitos chave são a Pedagogia, Currículo, Educação Rural, Educação do Campo, Educação Contextualizada e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Já na metodologia, o método utilizado na pesquisa foi o Materialismo Dialético, com abordagem qualitativa, contendo estudo descritivo, pesquisa documental, revisão de literatura e pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados a entrevista semiestruturada, levantamento de dados e análise de documentos. Os resultados obtidos pela pesquisa se mostram promissores quando conseguem traçar toda a trajetória, observando os marcos temporais que aconteceram no percurso e as suas influências que reverberam no currículo do curso de pedagogia fazendo com que o DCH III seja um lugar de formação de pedagogos com o pensamento crítico, politizado e contextualizado acerca dos movimentos que ocorrem na nossa sociedade, dando força para que haja uma mudança transformadora na educação.
- ItemA educação mediada pela cultura hip-hop e o saber da experiência de rappers do Vale do São Francisco(2021-12-20) Brito, Yêgo Ravel Ribeiro de Araújo; Lima, Aurilene Rodrigues; Martins, Josemar da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroEste memorial apresenta o percurso de uma pesquisa que resultou no produto midiático em formato podcast “Rap em curso”. A pesquisa buscou discutir e refletir sobre aspectos históricos e atuais do rap e perceber seus sentidos educativos através do olhar (voz) de rappers do Vale do São Francisco. Para isso usou-se da abordagem metodológica qualitativa e pesquisa participante, dialogando com as contribuições teóricas sobre educação de Carlos Rodrigues Brandão (1981), o conceito de mediação de Jesus MartínBarbero (1997), e o conceito de saber da experiência de Larrosa Bondía (2002). Ao explorar a discussão acerca do rap foi possível perceber a reafirmação dessa música/cultura como instrumento de luta política e como um lugar onde se pode existir e falar, e que, sendo arte e local de liberdade, não se pode enquadrar os/as artistas e consumidores em qualquer forma de fazer ou apreciar.
- ItemA Lei 10.639/03 e o DCHIII: Uma reflexão acerca de sua implementação no Curso de Licenciatura em Pedagogia(2022-12-27) Silva, Ingrid Santos; Soares Neto, Paulo Ribeiro; Lima, Aurilene Rodrigues; Lins, Claudia Maisa AntunesO presente Trabalho de Conclusão de Curso “A Lei 10.639/03 e o DCHIII: uma reflexão acerca de sua implementação no Curso de Licenciatura em Pedagogia” deu seus primeiros passos a partir de uma reflexão crítica acerca dos desafios histórico-pedagógicos para a abordagem do ensino da história afro-brasileira. Através da análise da implementação da lei Nº 10.639/03 - que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para a inclusão da “História e cultura afro-brasileira” em currículos das redes de ensino médio e fundamental em todo o território nacional -, este estudo tem como objetivo promover uma reflexão acerca da dimensão histórica da lei Nº 10.639/03 dentro da Universidade do Estado da Bahia, mais especificamente, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia do Departamento de Ciências Humanas (DCHIII), Campus Juazeiro-BA, através do estudo teórico, diálogo com discentes, e análise documental, tanto da legislação quanto de projetos pedagógicos do mencionado curso para a historicização de ações acadêmicas que estiveram à frente do debate interracial em seu currículo de formação(ações estas que se apresentam como um indicativo teórico-metodológico imprescindível para sua implementação), assim como refletir sobre a promoção da Lei dentro do curso de Licenciatura em Pedagogia, assumindo a responsabilidade histórica e social da escola na luta antirracista.
- ItemO potencial comunicativo da literatura e do poema no contexto Escolar(2022-07-22) Silva, Rafael De Santana; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Soares Neto, Paulo RibeiroO presente memorial é resultado da pesquisa intitulada O Potencial Comunicativo da Literatura e do Poema no Contexto Escolar, realizada na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada em um bairro periférico da cidade de Juazeiro-BA. Teve, como um dos objetivos centrais, observar e vivenciar o potencial comunicador da literatura e do poema e a presença desta linguagem no ambiente escolar de forma sensível, crítica e reflexiva. A experiência desta pesquisa deu-se com a realização de oficinas literárias e poéticas com crianças do 5º (quinto) ano do ensino fundamental, onde foi apresentado e experienciado o produto autoral desta pesquisa, qual seja, um livro infanto-juvenil chamado Pedrinho e seu livro: viagens e aventuras (2021), além de contos de outros autores como Manoel de Barros e Clarice Lispector. Ainda, como produto resultante desta pesquisa, foi produzido um segundo livro (volume 2) infanto-juvenil chamado Pedrinho e seu livro: ressignificando o mundo (2022), que traz um conjunto de reflexões advindas de todas as vivências durante o desenvolvimento desta pesquisa na escola e da relação com as crianças. Numa abordagem sensível, “comunicadora de beleza” (Lins, 2020: 212) e crítica, a linguagem literária/poética foi apresentada às crianças e com elas vivida. Dessa forma, a perspectiva e abordagem discursiva que esta pesquisa traz, bem como os produtos resultantes dela, que poderão ser utilizados e experimentados pelas escolas, pelas próprias crianças, abrem espaço para muitas outras pesquisas nesse sentido.