Navegando por Autor "Silva, Obdália Santana Ferraz"
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- ItemCurrículo proposicional/hipertextual e tecnologia da informação: um estudo de caso na licenciatura em computação do IFBA – Campus Santo Amaro(2016-04-29) Sales, Eduardo Souto Maior; Lima Júnior , Arnaud Soares de; Abreu, Roberta Melo de Andrade; Leite Júnior, Jorge Costa; Rocha, José Claudio; Silva, Obdália Santana FerrazA ubiquidade da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está presente no cotidiano social, atuando praticamente em todas as atividades das áreas do conhecimentohumano. Na Educação pesquisas apontam as potencialidades das TIC como uma grande aliada no desenvolvimento de processos pedagógicos que contribuem com o ensino e a aprendizagem; no entanto, o que se percebe na prática é o uso instrumental da tecnologia para reprodução, assimilação e transmissão de conteúdos. A tese investiga a relação do currículo e TIC, em particular a Tecnologia da Informação (TI), por compreender que o uso instrumental e mecanicista da TI nos processos pedagógicos está atrelado à concepção curricular tradicional/moderna baseada na epistemologia racional científica. O trabalho está fundamentado na epistemologia proposicional, na abordagem curricular proposicional/hipertextual e na concepção de técnica e tecnologia baseada na perspectiva criativa e transformativa do conceito grego de teckné. Tem como objetivo principal compreender e explicitar as contribuições da abordagem curricular proposicional/hipertextual para o currículo, enfatizando as possíveis relações para o uso não instrumental da TI no âmbito da educação escolar. Para alcançar o objetivo foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com abordagem exploratória edescritiva na Licenciatura em Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Campus Santo Amaro. O processo de investigação se baseou na análise documental dos documentos relacionados com a elaboração do projeto pedagógico do curso (PPC) e de suas expressões curriculares, visando à compreensão da epistemologia e concepção de técnica/tecnologia que fundamentou sua construção. Com base na análise do estudo realizado foi constatado que o PPC é fundamentado e estruturado segundo a epistemologia científica moderna, da mesma forma, a TI segue os princípios científicos do uso instrumental e mecanicista incorporada nas práticas pedagógicas. Como contribuição, a pesquisa sugere indicadores qualitativos epistemológicos e curriculares, no sentido de aproximar a concepção/prática curricular de uma abordagem proposicional/hipertextual criativa e transformativa, pertinente com a emergênciatecnológica contemporânea, numa perspectiva informacional e comunicacional.
- ItemEja Conectada: A Pedagogia dos Multiletramentos nos Processos Educativos de Jovens e Adultos Escolarizados(2019-03-21) Carvalho, Maria Cezarela Oliveira; Silva, Obdália Santana Ferraz; Coscarelli, Carla Viana; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Faria, Edite Maria da Silva deEste estudo teve como objetivo conhecer as concepções dos sujeitos da EJA, docentes, discentes e gestores, quanto à possibilidade de operacionalização de práticas de multiletramentos, com o uso das Tecnologias Digitais, nos contextos pedagógicos. Realizou-se no cenário de uma Escola pública, norteado pela indagação: o que pensam e o que fazem os sujeitos da EJA, professores, alunos e gestores, quanto à possibilidade de operacionalizar praticas socioculturais de multiletramentos com o uso das Tecnologias Digitais no contexto pedagógico da EJA? Está fundamentado nas seguintes teorias e seus respectivos teóricos: Pedagogias libertadora, edificada por Paulo Freire, Sociointeracionismo de Vygostsky; Pedagogia dos Multiletramentos, criada pelo New London Group (GNL), a partir dos quais procuramos compreender a essência política e social de uma Pedagogia de Multiletramentos com projeções na vida de alunos e alunas da Educação de Jovens e Adultos. Nesse sentido, caracterizou-se como uma pesquisa de cunho qualitativo, desenvolvida a partir de um estudo de caso de inspiração etnográfica, com ênfase na colaboratividade. Os resultados deste estudo nos levam a concluir que o professor da EJA, no contexto da cultura digital, está diante de um grande desafio: atender um novo perfil de aluno, imerso num contexto global, que faz uso dos mais variados recursos tecnológicos, que para ele são caminhos atrativos e possíveis de aprendizagem. Assim sendo, o corpo docente da EJA prcisará formar-se continuamente, a fim de qualificar-se para o enfrentamento das novas realidades dos alunos, sujeitos do processo de ensinar e aprender, atores e autores das suas trajetórias de aprendizagem.
- ItemGamebook Guardiões da Floresta: Um Ambiente Interativo para Estimular as Funções Executivas(2018-09-19) Tourinho, Amanda; Alves, Lynn; Bonfim, Camila Barreto; Carvalho, Chrissle Ferreira de; Silva, Obdália Santana FerrazAs funções executivas (FE) nos permitem executar corretamente diversos comportamentos, pois englobam uma série de processos cognitivos que nos auxiliam a realizar atividades, das mais banais às mais complexas. Por conta do seu processo de maturação prolongada, a interação com o meio influencia diretamente as redes neurais atribuídas às FE moldando-as. Portanto, estas janelas no desenvolvimento podem proporcionar importantes oportunidades para a estimulação das FE visando uma arquitetura neuronal mais propícia para o estabelecimento destas funções. Distintas condições podem levar a um desenvolvimento deficitário das FE. Considerando a janela de desenvolvimento presente na maturação das FE e possíveis efeitos colaterais advindos do uso dos psicoestimulantes surge um campo fértil para novas possibilidades e alternativas de tratamento. Nessa perspectiva, a estimulação cognitiva a partir da mediação dos games surge como um importante espaço de intervenção e de promoção do desenvolvimento das funções executivas. A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial do Gamebook Guardiões da Floresta (GB) para a estimulação das funções executivas (memória operacional, controle inibitório e flexibilidade cognitiva) em crianças com déficit de funções executivas. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e foi dividida em três momentos: i) 1º ciclo de avaliação das FE (AV1), ii) estimulação com o GB e iii) 2º ciclo de avaliação das FE (AV2). Os processos de avaliação foram realizados mediante o uso de testes e atividades como WISC IV, FDT e Cubos de Corsi, para avaliar o desempenho das FE dos participantes. Para a etapa de estimulação, foi utilizado o Gamebook Guardiões da Floresta, mídia que reúne elementos de game e de appbook, desenvolvida especialmente para estimular as FE. Após a estimulação as crianças foram retestadas com os mesmos instrumentos para posterior comparação. Já os dados da interação com o GB foram analisados à luz da Teoria do Flow. Participaram da pesquisa 03 crianças de 07 a 10 anos, as quais foram avaliadas, estimuladas e reavaliadas no intervalo de 06 meses. Através dessa pesquisa pode-se comprovar que todos os participantes apresentaram melhoras com relação às suas pontuações gerais após a intervenção com o GB. Por outro lado, quando se analisam as pontuações em AV2 por teste de maneira separada, Juliana apresentou menor pontuação nos instrumentos que avaliavam controle inibitório e flexibilidade cognitiva. Pode ser que a estimulação com o GB não tenha apresentado nenhuma eficácia com Juliana ao estimular esses processos. Todos os sujeitos apresentaram melhora no rendimento de memória operacional após a intervenção. Quanto aos dados da interação com o GB, foram identificadas algumas propriedades de gamificação no GB as quais contribuem para atingir o estado de Flow, importante para a manter o sujeito motivado durante o jogo influenciando no resultado da reabilitação neuropsicológica.
- ItemGamificação e práticas pedagógicas: um estudo sobre a educação profissional no SENAI – BA(2019-03-25) Mendes, Daiane Amancio; Silva, Obdália Santana Ferraz; Carolei, Paula; Hetkowski, Tânia MariaEste estudo pretendeu, no campo das discussões teóricas sobre práticas pedagógicas, discutir sobre a gamificação e as práticas pedagógicas na educação profissional, tendo como locus de pesquisa o Senai BA. Teve como objetivo compreender como os professores se apropriam e/ou podem se apropriar, de modo autoral, da gamificação, para desenvolver suas práticas pedagógicas na educação profissional técnica do Senai DR BA, além de investigar como os professores compreendem a autoria no processo de gamificação, a partir da plataforma de gamificação do Senai BA, o Gamifica. Buscou-se também problematizar sobre o potencial pedagógico dos elementos presentes na gamificação para contribuir com práticas pedagógicas, visando ao ensino e à aprendizagem dos alunos da educação profissional técnica do Senai DR BA, e discutir a gamificação na reconfiguração das práticas pedagógicas dos professores dos cursos técnicos do Senai DR BA, baseadas no ensino por competências. Em termos teóricos, esta pesquisa está alicerçada nos estudos de Perrenoud (2000; 2002) que discute o ensino por competências; de práticas pedagógicas a partir do trabalho de Hetkowski (2004); de Silva (2006; 2012), que discute a noção de autoria; além os estudos de Deterding (20013), Minho e Alves (2016) e Werbach e Hunter (2012) que abordam o tema gamificação, cujas discussões ancoram essa pesquisa. Além destas ideias, a pedagogia da autonomia de Freire (2017) também fundamenta este estudo. Em termos metodológicos, funda-se nas bases da etnometodologia, subsidiada por Garfinkel (2018) e Coulon (2017), que contribuiu para analisar os métodos ou os procedimentos que os indivíduos utilizam para concretizar as diferentes ações que realizam no seu fazer pedagógico, e na análise interpretativa como instrumento de pesquisa para compreensão das falas dos sujeitos sobre o objeto em questão. Como resultados, concluiu-se que é possível discutir a gamificação na reconfiguração das práticas pedagógicas dos professores dos cursos técnicos do Senai DR BA, baseada no ensino por competências e que o professor pode usar a plataforma de gamificação como uma oportunidade de estreitamento entre as linguagens do aluno de hoje e as demandas próprias de uma escola técnica cada vez mais voltada para o desenvolvimento das tecnologias.
- ItemHipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública(Universidade do Estado da Bahia, 2023-05-25) Ferreira, João Luiz Pereira da Costa; Silva, Obdália Santana Ferraz; Bottentuit Júnior , João Batista; Anicieto, Úrsula Cunha; Cruz , Letícia Telles daEsta pesquisa tem como objeto de estudo o uso do hipervídeo para a aprendizagem da Língua Inglesa, por parte de estudantes de escola pública, a partir da relação entre as tecnologias digitais e os multiletramentos. A questão central desta pesquisa é: Como o hipervídeo pode potencializar a aprendizagem da Língua Inglesa para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, a partir dos multiletramentos? O objetivo geral é compreender como o uso do hipervídeo, ou vídeo interativo, como tecnologia digital, pode contribuir para a aprendizagem da Língua Inglesa, em uma escola pública estadual, sob a perspectiva dos multiletramentos. As atividades com vídeo foram realizadas, neste estudo, por meio do Edpuzzle, uma plataforma digital gratuita que consegue transformar o ato de assistir a vídeos, na Internet, em um evento ativo de reflexão e discussão, e que pode se constituir como uma metodologia da sala de aula invertida. Tendo a pedagogia crítico-libertadora de Paulo Freire como norteadora, esta investigação constitui uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, que se orienta, metodologicamente, pelos procedimentos da pesquisa-ação. Os dispositivos para construção das informações foram: a observação participante, o diário de campo, a roda de conversa e o questionário. Os participantes da pesquisa foram 30 estudantes do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como espaço de investigação o Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, localizado em um bairro periférico da cidade de Feira de Santana - BA. A análise e a interpretação das informações, realizadas a partir da Análise de Conteúdo, nos levaram a concluir que os elementos interativos e os recursos multimodais dos hipervídeos, na plataforma do Edpuzzle, podem promover uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa, pelos estudantes da escola pública. Após analisar a plataforma Edpuzzle e suas funcionalidades, foram propostas algumas estratégias para superar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Ademais, esta pesquisa permitiu compreender como o uso do hipervídeo pode promover, em sala de aula de Língua Inglesa, ações fundamentadas pela pedagogia dos multiletramentos. Embora esta pesquisa tenha sido realizada no âmbito das aulas de Língua Inglesa, as discussões e reflexões se estendem a professores de outras áreas do conhecimento, que também estão imersos no contexto de uso das tecnologias digitais na educação.
- ItemJuventudes conectadas: as marcas do letramento político dos jovens no facebook(2020-05-11) Cruz, Wânia Dias da; Silva, Obdália Santana Ferraz; Couto, Edvaldo Souza; Leiro, Augusto Cesar RiosO presente estudo pretende promover reflexões sobre como os debates no Facebook potencializam a construção do letramento político das juventudes. Nessa perspectiva, busca-se conhecer as formas de sociabilidades e interação das juventudes nessa rede social, identificar marcas discursivas que revelem o letramento político dos jovens, além de investigar como os sujeitos percebem a apropriação que a escola faz do letramento político construído pelos jovens nas redes. Nessa caminhar, esta pesquisa visa fomentar discussões sobre o letramento político revelado pelos jovens, no Facebook, refletindo sobre as perspectivas sociais contemporâneas que emergem das tecnologias digitais conectadas, a partir das teorias de Lévy (2000); Castells (2013), Pariser (2012); A discussão teórica desta pesquisa se dará a partir das seguintes categorias de análise: Redes Sociais na Internet (RECUERO, 2009); Juventudes (PAIS, 1990; DAYRELL, 2007; CARRANO, 2012); Letramento Político (COSSON, 2015). Definiu-se como loci de pesquisa o Facebook e como caminho metodológico a pesquisa de campo qualitativa, analítica e descritiva, inspirada nos princípios da netnografia (KOZINETS, 2014) e da etnografia (GEERTZ, 2001) e, para análise e interpretação dos dados, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os resultados desta pesquisa expressam que o Facebook apresenta características que são compatíveis com a construção do letramento político das juventudes. Clarificou-se que o ativismo e a prática política nessa rede social potencializam o letramento político dos sujeitos somados aos modos tradicionais de participação política, destacando a mixagem de aprendizagens e de espaços pedagógicos como fundamental para a construção do letramento político das juventudes. Nada acontece de forma isolada. É necessária uma atuação coletiva de todos os agentes de letramento.
- ItemLetramento digital: contribuições para potencializar a aprendizagem em leitura e escrita na EJA(2016-12-15) Gonçalves, Paulo César da Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Oliveira, Maria Olivia Matos; Silva, Obdália Santana FerrazNesta pesquisa intitulada Letramento digital: contribuições para potencializar a aprendizagem em leitura e escrita na EJA, partimos da concepção da Educação Online como potencializadora de aprendizagens, com ênfase na modalidade Semipresencial, tomando como parâmetro as atividades educacionais fomentadas nos encontros presenciais e online com discentes da EJA. Como objetivo geral, buscamos compreender como os conhecimentos relativos à leitura e à escrita, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Plataforma Moodle, em atividades semipresenciais, potencializaram a aprendizagem na EJA. Como objetivos específicos, procuramos investigar, através das práticas de leitura e da escrita, no ambiente virtual de aprendizagem, se os alunos da EJA, constroem autonomia leitora; também identificar ações colaborativas e interativas, nas atividades de leitura e de escrita desenvolvidas no AVA, pelos alunos da EJA; apresentar, por meio de uma pesquisa aplicada, o quanto a aprendizagem pode significar transformação coconstruída, a partir de novos desafios, a exemplo de atividades no AVA. Ademais, criar ações pedagógicas que possam resultar em aprendizagens, por meio da interatividade proporcionada pelas interfaces de conteúdo e de comunicação do AVA. A questão-problema desta pesquisa foi: como os conhecimentos relativos à leitura e à escrita, através Moodle, potencializam a aprendizagem na EJA? Os capítulos foram fomentados e construídos acerca de concepções de Educação Online, modalidade semipresencial, práticas de letramentos, história da EJA, suas implicações e possibilidades de mudanças através de práticas pedagógicas engajadas como políticas públicas no viés do autor Paulo Freire. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira, em Lauro de Freitas, Bahia. Os sujeitos desta pesquisa foram vinte e seis alunos da turma III, do 3º Tempo Formativo, Eixo 6, do Ensino Médio, da área do conhecimento em Humanas. A abordagem metodológica de pesquisa contemplou as análises qualitativa e quantitativa, pela instrumentalização do estudo de caso. Como base teórica, exploramos e entrecruzamos vários caminhos, a saber: reflexões sobre as experiências formativas das professoras online, (FERREIRA, 2008); possibilidades de leitura e produção textual nos cenários digitais (SILVA, 2006); perfil cognitivo do leitor imersivo (SANTAELLA, 2004); cenário, formação e questões didático-metodológicos da Educação Online (SILVA, PESCE & ZUIN, 2010); interatividade em sala de aula (SILVA, 2014); inclusão digital (BONILLA e PRETTO, 2011); letramentos sociais (STREET, 2014); multiletramentos e TIC na escola (ROJO, 2013); hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos (ROJO & BARBOSA, 2015), entre outros. Como resultado, percebemos que as categorias Educação online, interatividade, cocriação, inteligência coletiva, intratextos e hipertextos foram fundantes para a potencialização da leitura e escrita no AVA pelos estudantes da EJA. Ratificamos, também, que as práticas e os eventos dos multiletramentos escolares e não escolares são imprescindíveis à formação daqueles sujeitos. Notamos, ainda, que os discentes desenvolveram autonomia na coletividade, ao construírem, no AVA, textos com unidade em diversas interfaces, a exemplo do wiki, do fórum e do chat. Além disso, vimos que as aulas dialógicas, com ênfase no bidirecionamento emissor/receptor, são empoderadoras. Ademais, percebemos que os sujeitos, desta pesquisa, tiveram voz em todos em espaços comunicativos, descortinando, assim, a teoria de comunicação funcionalista que postula a comunicação como via de mão única.
- ItemLetramentos hipermidiáticos na educação profissional: outros caminhos de produção de conhecimento na formação docente(2020-12-18) Bonfim, Ana Márcia Prado Lima; Silva, Obdália Santana Ferraz; Eluf, Cristina Arcuri; Garcia, Rosineide Pereira MubarackEste estudo tem como objetivo compreender como as tecnologias digitais são integradas às práticas pedagógicas dos professores do Ensino Técnico Profissional do CETEP Sisal, Serrinha/BA, visando aos letramentos hipermidiáticos. Vivemos em um espaço-tempo em que as comunidades contemporâneas têm se apropriado de canais de criação cultural que convergem para múltiplos contextos, seja os das redes sociais, dos ambientes de aprendizagem, seja os dos aplicativos que conectam pessoas pelo uso dos diferentes dispositivos digitais e das linguagens que se constroem em torno do que denominamos mundo digital. A escola, como instituição para a qual os interesses da sociedade se voltam, precisará sintonizar-se com as demandas que a circundam, relacionadas com as formas de ser e de estar dos sujeitos no mundo. Nesse contexto, questionamos: como se dá a integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino profissional técnico do CETEP Sisal, visando os letramentos hipermidiáticos? Participarão desta pesquisa professores do Curso de Informática, da Educação Profissional Técnica Integrada, que trabalham na referida escola. O alicerce teórico compõe-se da discussão das seguintes temáticas: Letramentos Hipermidiáticos; Tecnologias Digitais; Educação Profissional; Formação Docente; Multiletramentos; Prática Pedagógica. Optamos pela abordagem colaborativa de Pesquisa, buscando apoio teóricometodológico na etnometodologia para a compreensão dos saberes que, nas interações, os professores produzem no cotidiano da sala de aula. Os resultados permitiram concluir que os professores utilizam as tecnologias digitais; contudo, a integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas dos professores da Educação Profissional Técnica do CETEP Sisal é um processo a ser ainda construído, necessitando de formação continuada e em serviço como caminho para a construção de novos letramentos e de novas aprendizagens. Como produto, construímos colaborativamente uma proposta didático-pedagógica cujo título é “Trilha colaborativa – letramentos Hipermidiáticos na sala de aula: das paredes às redes”, com o propósito de contribuir na formação dos professores acerca dos letramentos hipermidiáticos. A Trilha Colaborativa faz correlação entre conhecimento técnico para utilização de alguns aplicativos e sugestões de entrelaçamento desses com as práticas pedagógicas dos professores, ampliando as possibilidades dos letramentos hipermidiáticos estar presente no dia a dia de professores e alunos do CETEP Sisal e de qualquer outro espaço que tiver acesso a esta produção.
- ItemLetramentos políticos em assentamentos do MST: por outras pedagogias possíveis(2020-10-08) Silva, Marcos José de Oliveira; Silva, Obdália Santana Ferraz; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Garcia, Rosineide Pereira Mubarack; Regina, Anne Greice Soares LaEste estudo buscou compreender as práticas de letramentos políticos desenvolvidas pelas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito das escolas do MST situadas no entorno de Santo Amaro-BA. Quatro escolas, dos assentamentos Eldorado, Paulo Cunha, Bela Vista e Nova Suíça, respectivamente, constituíram locus de pesquisa: Escola Antônio Conselheiro, Escola Fábio Henrique, Escola Paulo Freire e Escola Ernesto Che Guevara. O estudo se desenvolveu a partir da seguinte inquietação: quais letramentos políticos, para uma aprendizagem mais significativa e para a formação de cidadãos críticos, são desenvolvidos pelas professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no âmbito das escolas do MST situadas no entorno de Santo Amaro-BA? Para a realização desta pesquisa, tomamos como referencial teórico estudos sobre Educação do MST; letramento político; letramento(s); multiletramentos; letramentos sociais; educação e emancipação; práxis docente; educação e liberdade; entre outros estudos que mexem com os temas em evidencia nesse texto. Como fundamentos teórico-metodológicos nos alicerçamos nos estudos voltados para uma abordagem qualitativa e colaborativa de pesquisa que focaliza o aspecto reflexivo como encaminhamento metodológico e prioriza como instrumentos para a construção de dados a entrevista, a observação e as sessões reflexivas. Toda a construção metodológica, sobretudo por meio das sessões reflexivas e oficinas, foi desenhada com vistas à produção de um documentário sobre as práticas de letramento das quatro escolas e à construção de um desenho didático que privilegie a leitura de imagem em sala de aula, considerando que esta pesquisa traz no seu bojo uma proposta de intervenção. Além disso, foi feita a proposição de um espaço na jornada pedagógica, realizada nos assentamentos, para se discutir o uso da linguagem visual na sala de aula. Entendemos que as educadoras das referidas escolas, por meio de atividades pedagógicas, discursos e projetos temáticos, desenvolvem experiências particulares de letramentos, num ambiente de projetos ideológicos e embates curriculares; correspondem, portanto, a conhecimentos, valores e práticas de um projeto de educação que, engajado na luta pela terra, evidencia outras possibilidades pedagógicas, as quais buscam promover a vida de sujeitos do campo no processo de ensino e aprendizagem e alimentam, de modo particular, a defesa de uma educação que problematize o chão onde os aprendentes pisam.
- ItemA linguagem que navega nesse infomar: letramentos multi-hipermidiáticos na formação inicial docente em língua portuguesa(2020-05-14) Santos, Thais Maia dos; Silva, Obdália Santana Ferraz; Boas, Fabíola Silva de Oliveira Vilas; Anecleto, Úrsula CunhaConsiderando o contexto da cultura digital e seus desafios, esta pesquisa teve por objetivo compreender como a formação inicial tem contribuído para os letramentos multihipermidiáticos dos futuros professores de Língua Portuguesa. Para tanto, tomamos como locus de interações socioculturais e pedagógicas o curso de Letras – Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa, do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I (UNEB). Os sujeitos foram os graduandos do referido curso, que se matricularam, no semestre 2019.2 na disciplina Prática Pedagógica III. Como base metodológica, este estudo ancorou-se nas seguintes abordagens: etnometodologia (GARFINKEL, 1967; COULON, 1995); pesquisa Colaborativa (DESGAGNÉ, 2007; IBIAPINA, 2008); e Análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006). Serviram de embasamento teórico os percursos conceituais e principais referências sobre letramentos (KLEIMAN, 2008; ROJO, 2009; SOARES, 1999); letramentos sociais (STREET, 2014); Pedagogia dos Multiletramentos (GNL, 1996); multiletramentos (SILVA; ANECLETO, 2018; ROJO; MOURA, 2012); letramentos digitais (SANTAELLA, 2012), letramentos digitais críticos (MONTE MOR, 2015); letramentos multi-hipermidiáticos (LEMKE, 2010; SIGNORINI, 2011), formação docente (IMBERNON, 2000; TARDIF, 2010; NÓVOA, 1992; GATTI, 2010); formação docente na cibercultura (SANTOS, 2005), entre outros. As proposições deste estudo contemplam uma análise crítico-reflexiva de como a formação docente em Língua Portuguesa pode valorizar uma abordagem multiculturalista, reconhecendo as diferentes culturas que estão presentes na sala de aula, além das concepções que perpassam as relações entre os sujeitos, no espaço escolar, de modo que, a partir de situações concretas e práticas situadas, possamos colaborar com a formação de professores que incentivem os alunos às produções autorais e críticas, no contexto da cultura digital; portanto, não somente consumidores das mídias de massa, mas autores, aptos para o uso social das diversas linguagens que navegam nesse infomar.
- ItemLivro Didático de Língua Portuguesa: Contribuições às Práticas de Multiletramentos no Ensino Médio(2018-09-18) Santana, Neidson Dionisio Freitas de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Teixeira, Cristina Maria D'ávila; Silva, Simone Bueno Borges da; Anecleto, Úrsula Cunha; Alves, Lynn Rosalina GamaEsta pesquisa teve como objetivo discutir sobre como o professor de Língua Portuguesa poderá promover os multiletramentos em sala de aula, a partir do trabalho com o livro didático. As práticas sociais que envolvem leitura e escrita, na sociedade atual, estão em constantes transformações, tendo em vista que os letramentos, na cultura digital, ampliam-se e se transformam em multimodais e multiculturais. Entretanto, o livro didático de Língua Portuguesa, como tecnologia impressa, continua sendo o principal recurso pedagógico a auxiliar as aulas do professor. Considerando esses fatos, esta pesquisa se desenvolveu a partir do seguinte questionamento: como o professor, ao preparar suas aulas de leitura e de escrita, com base nas propostas do livro didático, poderá, do impresso ao digital, ampliar o trabalho com essas práticas, a partir de textos multimodais e multissemióticos? Fundamentamos este estudo nos seguintes construtos teóricos: letramentos (KLEIMAN, 1995; 2005, LEMKE, 2010; SOARES, 1999, 2015; STREET, 2014;); multiletramentos na escola (ROJO, 2012; 2013); pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996); livro didático (BUZEN, 2005; 2009; D’ávila, 2013; DIONÍSIO; BEZERRA, 2003; LAJOLO, 1996; ROJO; BATISTA; 2003). Quanto aos fundamentos metodológicos, realizamos uma pesquisa colaborativa, a partir de encontros formativos reflexivos, que integraram compartilhamento de ideias, produção de saberes e formação docente (IBIAPINA, 2008; IMBERNÓN, 2009; 2011; TARDIF, 2014); e tomamos por base a Análise Textual Discursiva (MORAES E GALIAZZI, 2006) para análise e intepretação de dados. Os resultados desta pesquisa anunciam mudanças e permanências notáveis na produção e na recepção do livro didático de Língua Portuguesa. Entretanto, estes elementos constitutivos do livro que apontam para um trabalho com a linguagem verbo-visual, com as multissemioses e as multimodalidades, precisam ser ressignificados por prática docente que visem à formação de leitores, no Ensino Médio, com capacidades para responder aos desafios contemporâneos do ler e do escrever, de modo a posicionarse criticamente nas mais diversas situações e contextos socioculturais. Ainda como resultado desta pesquisa estabelecemos parceria entre Escola Básica pública e Universidade para a produção de novos conhecimentos e propostas de formação, que favoreceu a ampliação de saberes, mobilizou habilidades e competências docentes acerca do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa, tomando o livro didático como recurso pedagógico para a promoção dos multiletramentos.
- ItemLuz, câmera, form(ação): a produção audiovisual colaborativa e os multiletramentos no ensino médio(2020-05-25) Couto, Raqueline de Almeida; Silva, Obdália Santana Ferraz; Fantin, Mônica; Diniz, Leandro do Nascimento; Dias, Josemeire MachadoEsta pesquisa tem como objetivo compreender como a experiência com o trabalho colaborativo, a partir da produção audiovisual tem fomentado a ressignificação da prática pedagógica docente, bem como os processos formativos de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do município de São Francisco do Conde – BA. O foco deste estudo é a apropriação crítica das mídias digitais pelos professores da Educação Básica para o uso nas práticas pedagógicas, que envolvam a produção audiovisual colaborativa, pois inquietam-nos as práticas que emergem no seio da escola, em sua maioria, desconectadas do mundo tecnológico contemporâneo. Para tanto, esta pesquisa se desenvolveu a partir da seguinte questão: como a experiência com o trabalho colaborativo entre professores e alunos, a partir da produção audiovisual, poderá potencializar os multiletramentos de professores do Ensino Médio com vistas à formação continuada e em serviço? Para atingir o objetivo proposto e responder à questão central deste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) de abordagem qualitativa (ESTEBAN, 2010) com os professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Ensino Médio, tendo como metodologia de análise e interpretação dos dados a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016). Teoricamente, o estudo está fundamentado na discussão das seguintes categorias: produção audiovisual (FANTIN, 2012; FERRÉS, 1996, 1998; MORAN,2005); formação continuada e em serviço de professores (NÓVOA, 1992; 1995; 2001); (TARDIF, 2014); (IMBERNÓN, 2009; 2010; 2011); Multiletramentos e Pedagogia dos Multiletramentos (GNL,1996; ROJO, 2009; 2012; 2013). Considerando a formação como alicerce para práticas pedagógicas mais autorais, a temática em questão torna-se relevante, uma vez que reflete sobre processos de ensino e aprendizagem mais inventivos que emergem da prática pedagógica de professores que experienciam com seus alunos a produção audiovisual colaborativa, na perspectiva dos multiletramentos. O estudo levou à conclusão de que as tecnologias digitais são relevantes, no contexto da Educação Básica, para o desenvolvimento de práticas inovadoras que envolvem várias linguagens e culturas; que a formação continuada e em serviço, quando ocorre de modo colaborativo e reflexivo, considerando os saberes já construídos pelos professores, tem propiciado ressignificação da práxis pedagógica; que a produção audiovisual, como exercício de autoria, embasado nos princípios da pedagogia dos multiletramentos, possibilita a construção de espaços mais dialógicos entre professores e alunos, nas ações pedagógicas cotidianas de sala de aula, contribuindo para o fazer/pensar, o saber/fazer, com ênfase na pluralidade de saberes e de culturas, em que o professor é considerado como mediador do conhecimento e o aluno como sujeito construtor de suas aprendizagens.
- Item(Multi)letramentos críticos e práticas de redesigning em podcasts: vozes de hiperleitores em narrativas hipertextuais(2021-06-18) Dias, Geisa Araújo; Anecleto, Úrsula Cunha; Silva, Obdália Santana Ferraz; Barreiros, Patrício NunesEsta pesquisa tematiza a formação do hiperleitor a partir da prática com o redesigning de narrativas orais de moradores do campo do município de Monte Santo (BA) por discentes de uma turma de nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental com vistas a transformar esses textos em narrativas hipertextuais, veiculadas por Podcasts . Tem como objetivo geral compreender como o trabalho com o gênero discursivo Podcast, nas aulas de Língua Portuguesa, poderá contribuir para ampliar os (multi)letramentos críticos dos discentes, a partir do conhecimento e das práticas de redesigning de narrativas orais em hipertextuais. Trata-se de um estudo que enfatiza as narrativas orais, pouco utilizadas nas salas de aula de instituições de ensino no município, como objeto de ensino de Língua Portuguesa, com vistas a um currículo plural, no Colégio Municipal Professora Otacília Cardoso de Matos. Parte-se da seguinte questão de pesquisa: como o trabalho com Podcasts, na sala de aula, poderá contribuir para ampliar os (multi)letramentos críticos dos discentes, a partir do conhecimento e das práticas de redesigning de narrativas orais em hipertextuais, constituídas como identidade da cultura local? Metodologicamente, sustenta-se na abordagem qualitativa e na pesquisa participante. O desenvolvimento das ações interventivas partiu da pesquisa exploratória e teve como formato oficinas pedagógicas, delineadas a partir do dispositivo Sequência Didática. Para a reflexão das informações, construídas nos processos de pesquisa exploratória e na interventiva, optou-se pelo método Análise Textual Discursiva. No intuito de construir informações, também trilhamos pelo processo investigativo que partiu do dispositivo questionário on-line, da própria Sequência Didática e das Tertúlias Digitais Dialógicas síncronas e assíncronas para produção de Podcasts, realizadas por meio do aplicativo WhatsApp No concernente à natureza conceitual do trabalho, fundamenta-se nas concepções dos (Multi)letramentos críticos; no Hiperleitor; nas Narrativas orais e no gênero discursivo Podcast. Como produto, foi organizado, junto com os interlocutores da pesquisa, um audiobook com os Podcasts produzidos, intitulado “Memórias e vozes no ciberespaço: na trilha da cultura gLocal”, compartilhado nas redes sociais da instituição escolar. Enquanto resultado do processo investigativo, evidencia-se que o trabalho visibilizou o conhecimento dos discentes de narrativas orais do município e, ao promover o redesigned de narrativas hipertextuais, foi possível realizar um intercâmbio de memórias entre os sujeitos interactantes (estudantes hiperleitores e comunidade montessantense), através da prática de escuta dessas memórias, oportunizando sua propagação por meio do texto digital, na modalidade oral.
- ItemA pedagogia dos multiletramentos por uma práxis pedagógica na formação de professores(2021-09-30) Brotas, Josiane Argolo; Silva, Obdália Santana Ferraz; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Anecleto, Úrsula Cunha; Boas, Fabiola Silva de Oliveira VilasEste estudo tempor objetivo compreender como osmultiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, poderão, a partir da formação docente, potencializar a ação sociopolítica dos professores, visando a uma práxis pedagógica. Compreendendo a importância da discussão sobre as potencialidades dos diversos letramentos ligados a contextos socioculturais específicos, esta pesquisa propõe a seguinte questão: comoos multiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, podempotencializar a práxis pedagógicadosprofessoresedasprofessorasdosAnosIniciaisdoEnsinoFundamentalda Escola Normal de Camaçari?Trata-sedeumadiscussãoereflexãosobreaformaçãode professoresnoâmbitodaculturadigital, buscandoampliar odebatesobredemandasdo ensino e aprendizagem relevantes na sociedade atual. Abase teórica deste estudo é constituídapeladiscussãodasseguintestemáticas:multiletramentos; tecnologiasdigitais;a práxis pedagógica, ação sociopolítica e a formação de professor. A abordagem metodológicaénorteadapelospressupostosdapesquisacolaborativa,umadasvertentesda pesquisaqualitativa.Osresultadosdestapesquisademonstramqueotrabalhopedagógico orientadopelosmultiletramentos, ampliadospelas tecnologiasdigitais,aindaéumdesafio na formaçãodeprofessores.Aconstruçãodepropostasdidático-pedagógicas, sustentadas nospilaresdapedagogiadosmultiletramentoscontribuiparaqueprofessorascolaboradoras reflitamsobre a importância de se debater emsala deaulaquestões sociais e sobrea emergênciasdenovos aprendizados ea ressignificaçãodaspráticasdeensino.Portanto, concluímosqueumaeducaçãoqueatendaàsnovasdemandasdasociedadeéconstruída comuma formaçãodocentevoltadaparapráxispedagógicacomoaçãosociopolíticade transformação. Portanto, urgeacriaçãodeespaços formativosquepotencializemaação sociopolítica do professor e propiciem a sua atuação como agente de letramento e intelectual transformador.
- ItemPolítica de educação digital e formação docente: um estudo sobre as práticas pedagógicas (multi)letradas no munícipio de Salvador-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-28) Santos, Sirlaine Pereira Nascimento dos; Silva, Obdália Santana Ferraz; Marques, José Antônio Moreira; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Hetkowski, Tania MariaEste estudo tem como objetivo compreender como as propostas formativas do Programa Educação Digital contribuem para potencializar as práticas pedagógicas integradas pelas tecnologias digitais, no munícipio de Salvador – BA. Propõe-se uma investigação dos aspectos relacionados às políticas públicas de formação docente, de modo a mobilizar o coletivo para a reflexão sobre a implementação das iniciativas governamentais, envolvendo tecnologias digitais e educação, considerando o contexto de influência, contexto de prática e sua transformação, especialmente no munícipio de Salvador-BA. Nesse sentido, emerge a problemática que norteia o presente estudo: Como as ações formativas propostas pelo Programa Educação Digital contribuem para potencializar as práticas pedagógicas integradas às tecnologias digitais, no município de Salvador-BA? A evolução tecnológica e sua influência na sociedade contemporânea têm exigido da educação atitudes mais ativas e críticas, em relação ao uso das tecnologias digitais na sala de aula, faz-se necessária a implementação de políticas públicas educacionais como condição necessária ao desenvolvimento de um projeto de formação docente voltado para a melhoria das práticas pedagógicas dos/as professores/as da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador-BA. Os constructos teóricos-conceituais que ancoram as discussões, neste estudo, versam sobre Políticas Públicas, Formação docente, Tecnologias Digitais, Prática Pedagógica e Pedagogia dos Multiletramentos. Trata-se de uma pesquisa de campo, cuja base epistemológica é etnopesquisa-formação, uma vertente que se insere em uma abordagem qualitativa. Utilizou-se como dispositivos de pesquisa o questionário online, a entrevista, a roda de conversas online e o diário de campo além de análise documental. As análises e interpretação deste estudo indicam que as políticas públicas educacionais que incorporam os princípios dos multiletramentos reconhecem a complexidade do mundo atual e a necessidade de preparar os alunos para a cidadania global. Incorporar a pedagogia dos multiletramentos nas práticas pedagógicas significa reconhecer a interconexão entre cultura, linguagem e tecnologia. A implementação eficaz dessas políticas requer uma abordagem holística, considerando as mudanças no currículo, a formação de professores, a equidade, a avaliação e as comunidades. Portanto, trata-se de um processo complexo que demanda uma visão mais dinâmica e interativa que considere as instituições, as inter-relações entre Estado, política, economia e sociedade, que implica levar em conta os sujeitos, as ideologias, os interesses, as culturas. Entende-se, desse modo, políticas públicas como ações plurais, como atos de multiletramentos. Partindo desse ponto de vista, infere-se que o Programa de Educação Digital tem iniciativas que contribuem com os/as docentes nos desafios encontrados para a integração das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. Todavia, tais ações são insuficientes para que a política pública seja efetivada integralmente na Rede. É necessário que a SMED registre/atualize/documente a política de inclusão das tecnologias educacionais, a Educação Digital, sistematizando a concepção adotada pela rede, numa perspectiva de formação mais humana e contextualizada, assegurando que as tecnologias digitais se constituam em processos mediadores da aprendizagem, que possam ampliar e aprimorar a prática pedagógica, a partir de ações formativas que envolvam práticas multiletradas, situadas e, portanto, significativas, que contribuam para o exercício da cidadania, tanto por partes dos/as professores/as, quanto por parte de seus/uas alunos/as.
- ItemPolíticas de formação continuada de professores: internacionalização na educação básica da Bahia(2022-01-21) Teixeira, Ana Regina; Leiro, Augusto César Rios; Oliveira, Romualdo Luiz Portela de; Pimentel, Gabriela Sousa Rego; Silva, Obdália Santana FerrazA pesquisa Políticas de formação continuada de professores: internacionalização na educação básica da Bahia é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Esta, emergiu da observação de situações complexas, tais como a exposição do professor a língua, cultura, estrutura de ideias e conteúdos diferentes aos dele, que passaram a fazer parte da tarefa de ensinar e aprender na sala de aula, a partir do recebimento de estudantes estrangeiros. Tem como problema a seguinte questão: de que maneira as políticas públicas de internacionalização se inserem na formação continuada de professores da educação básica e contribuem para o desenvolvimento desse profissional? O estudo objetivou compreender como são estabelecidas as políticas públicas de internacionalização nos cursos de formação continuada e suas contribuições para o desenvolvimento de professores da educação básica do estado da Bahia. Para isso, foi feita a identificação das políticas de internacionalização presentes nos programas de formação continuada de professores do estado. Realizamos dois mapeamentos referentes a: programas de formação continuada e a presença de estudantes estrangeiros e explicitamos as possíveis correlações entre as políticas de internacionalização na educação e os programas de formação continuada de professores. Para tanto, este estudo de abordagem qualitativa-quantitativa se configura como do tipo exploratório, embasado no materialismo histórico-dialético. Foi delineado, devido à pandemia da Covid-19, de maneira on-line, a partir de documentos legais, bibliográficos, levantamentos estatísticos e os espaços a serem pesquisados foram os sites oficiais. Os resultados encontrados apontam para a criação de uma legislação baiana que trata da classificação, reclassificação e regularização da vida escolar do estudante em diferentes modalidades de maneira que ele possa se adaptar a nova realidade escolar, a qual deve ser realizada por uma equipe de professores designada pela direção escolar. É importante mencionar que deste ato legal, extraímos as especificidades ocasionadas pelo recebimento e permanência de estudantes estrangeiros, por requerer uma formação continuada internacional-intercultural dos professores, a qual perpassa pelo centro de idiomas, intercâmbio, estágios internacionais que não foram mencionados no cerne desta legislação. Dito isto, mediante as demandas contemporâneas educacionais emergentes, entendemos que é imprescindível desenvolver políticas públicas de formação continuada de professores com vistas para a internacionalização.
- ItemPráticas de letramento digital de alunos surdos no ambiente scratch(2015-03-30) Rodrigues, Patrícia Rocha; Alves, Lynn Rosalina Gama; Lodi, Ana Claudia Balieiro; Silva, Obdália Santana FerrazEsta pesquisa tem o objetivo de analisar a emergência das práticas de letramento digital de crianças surdas na construção de jogos digitais com o software Scratch. Esse recurso foi escolhido porque permite a criação de animações e jogos através da programação gráfica, além de permitir o compartilhamento de suas criações em uma comunidade de usuários que funciona como rede social. Justifica-se a relevância do trabalho pelo fato de apresentar uma análise aprofundada de letramentos ocorridos durante a pesquisa, trazendo contribuições importante para orientar as práticas pedagógicas destinadas a alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa participante, com a utilização da abordagem qualitativa, realizada em duas etapas. A primeira seguiu um roteiro de atividades para avaliação das práticas de letramento digital que os sujeitos já possuíam. A segunda, consistiu em oficinas de construção de jogos digitais utilizando o ambiente Scratch. Participaram da pesquisa seis crianças surdas do 4º ano do ensino fundamental que frequentam o AEE na APADA-BA, com idade entre 10 e 12 anos. A escolha do grupo considerou seu bom nível de comunicação em língua de sinais, e, o fato de estarem em processo inicial de aprendizado da modalidade escrita da Língua Portuguesa. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o diário de pesquisa e dois roteiros elaborados para esse fim. A análise interpretativa dos dados foi realizada a partir de duas categorias analíticas que marcaram o processo observado: letramento digital e autoria. Os resultados obtidos revelaram que as práticas de letramento digital que emergiram se caracterizavam a partir de especificidades relacionadas à construção de significados, leitura visual e reconhecimento de padrões. Nesse sentido, as crianças demonstraram uma atuação ativa e reflexiva a partir do uso de diferentes recursos de significação, disponíveis no ambiente Scratch, desempenhando processos de leitura visual e reconhecimento de padrões. A aproximação com a escrita foi favorecida pela multimodalidade típica dos ambientes digitais, além da mediação dialógica da Libras e da correspondência desse sistema simbólico aos interesses e objetivos das crianças. Os sujeitos apresentaram também práticas de autoria colaborativa, com destaque para as remixagens, revelando processos interativos de mobilização e edição de recursos de significação e de práticas de letramentos diversos. Dessa forma, foi possível concluir que as oportunidades de expressão e interação em práticas de letramento multimodais presentes no ambiente Scratch favoreceram a ampliação de habilidades de letramento digital e de autoria desses alunos. Por fim, as reflexões levantadas na pesquisa apontam para desafios e perspectivas para a educação, reconhecendo ser necessário uma aproximação desta com os ambientes digitais.
- ItemPráticas pedagógicas e tecnologias digitais móveis: entrelaçando saberes e fazeres(2017-09-22) Oliveira, Maria da Paixão de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Santos, Edmea Oliveira dos; Alves, Lynn Rosalina GamaA inserção das tecnologias digitais móveis nas escolas (tablets e smartphones) ampliou a problematização de como criar novas práticas pedagógicas que valorizem a autoria, a produção, o compartilhamento, a colaboração dentro e fora dos espaços escolares. Este novo movimento nos leva aos estudos da pedagogia dos multiletramentos como base para a ampliação e difusão desses processos nas escolas. Diante deste contexto, trazemos como objetivo desta pesquisa: compreender quais são os sentidos e significados que os professores do Ensino Fundamental II dão às tecnologias digitais móveis em sua vida e como isso reverbera em sua prática pedagógica, de modo a ajudálos a ressignificar os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual enveredamos pela etnopesquisa-formação (MACEDO, 2006; 2012) e pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008). O referencial teórico que nos orientou sobre a formação de professores (NÓVOA, 1995 e MACEDO, 2006), mobilidade (LEMOS 2003;2004;2009 e SANTAELLA, 2007) e multiletramentos (ROJO 2012; 2013 e SILVA, 2017). A experiência formativa com os professores da Escola Municipal Elysio Athayde revelou a importância de práticas formativas para a inserção das tecnologias digitais móveis nas práticas pedagógicas e a necessidade de aplicação da pedagogia dos multiletramentos para favorecer os processos de criação, compartilhamento e colaboração no processo de ensino e aprendizagem. Revelam-se como destaques nesta pesquisa o fazer pedagógico do professor como processo de mobilização para novas formas de ensinar e aprender.
- ItemPráticas pedagógicas e tecnologias digitais móveis: entrelaçando saberes e fazeres(2017-09-22) Moraes, Jucileide Santos de Jesus; Silva, Obdália Santana Ferraz; Santos, Edmea Oliveira dos; Alves, Lynn Rosalina GamaA inserção das tecnologias digitais móveis nas escolas (tablets e smartphones) ampliou a problematização de como criar novas práticas pedagógicas que valorizem a autoria, a produção, o compartilhamento, a colaboração dentro e fora dos espaços escolares. Este novo movimento nos leva aos estudos da pedagogia dos multiletramentos como base para a ampliação e difusão desses processos nas escolas. Diante deste contexto, trazemos como objetivo desta pesquisa: compreender quais são os sentidos e significados que os professores do Ensino Fundamental II dão às tecnologias digitais móveis em sua vida e como isso reverbera em sua prática pedagógica, de modo a ajudálos a ressignificar os processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual enveredamos pela etnopesquisa-formação (MACEDO, 2006; 2012) e pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008). O referencial teórico que nos orientou sobre a formação de professores (NÓVOA, 1995 e MACEDO, 2006), mobilidade (LEMOS 2003;2004;2009 e SANTAELLA, 2007) e multiletramentos (ROJO 2012; 2013 e SILVA, 2017). A experiência formativa com os professores da Escola Municipal Elysio Athayde revelou a importância de práticas formativas para a inserção das tecnologias digitais móveis nas práticas pedagógicas e a necessidade de aplicação da pedagogia dos multiletramentos para favorecer os processos de criação, compartilhamento e colaboração no processo de ensino e aprendizagem. Revelam-se como destaques nesta pesquisa o fazer pedagógico do professor como processo de mobilização para novas formas de ensinar e aprender.
- ItemPráxis pedagógica na perspectiva dos multiletramentos: Possibilidades e desafios nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2016-10-07) Santos, Sirlaine Pereira Nascimento dos; Silva, Obdália Santana Ferraz; Araujo, Liane Castro de; Xavier, Antonio Carlos dos Santos; Alves, Lynn Rosalina GamaO presente estudo objetiva analisar as práticas de multiletramentos que professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental tem (ou não têm) desenvolvido em sua práxis pedagógica, visando compreender e discutir os desafios por eles enfrentados. Sendo o professor sujeito que interage com os alunos, buscando, juntos, ressignificar e (re)construir concepções e práticas pedagógicas, precisa contemplar, em seu projeto de ensino, os desafios que a cultura digital propõe, principalmente, no que tange às práticas sociais de leitura e de escrita, que exigem do professor, que atua no contexto da cibercultura, das tecnologias digitais, o trabalho com a linguagem, a partir de seus usos sociais, envolvendo a convergência de diversos gêneros multimodais e multissemióticos, produzidos, colaborativamente, em rede. Trata-se da pedagogia dos multiletramentos, que diz respeito à multiplicidade – cultural e semiótica – de práticas letradas da nossa sociedade. A abordagem metodológica escolhida para a condução deste estudo foi a pesquisa colaborativa. O ato de pesquisar colaborativamente acontece a partir da mediação dos pesquisadores que aprendem e constroem o percurso juntamente com os partícipes, sendo, portanto, as duas partes atores e autores do processo de investigação cientifica. O desenvolvimento deste estudo demanda a discussão dos seguintes pressupostos teóricos: letramentos (KLEIMAN, 2008; SOARES, 2005; STREET, 2003; 2014) multiletramentos e pedagogia dos multiletramentos (ROJO, 2012; 2013; 2015; BUZATO, 2010; SAITO, 2011); pesquisa colaborativa (IBIAPINA; NUNES, 2010); formação de professor (NÓVOA, 1995; 2009; TARDIF, 2014), práxis pedagógica (SANCHES VÁZQUEZ, 2011; VASCONCELOS, 1998), tecnologias digitais (ALVES, 2012; 2016; PRETTO, 2008; 2013; SILVA, 2009;). Com a investigação concluída, foi possível inferir que os docentes, embora sejam usuários de dispositivos móveis e conectados em rede, portanto, membros da cultura digital, e compreendam a necessidade de apropriar-se criticamente das tecnologias digitais, na sala de aula, para o trabalho com multiletramentos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ainda priorizam práticas pedagógicas que não contemplam os artefatos tecnológicos como recurso didático que poderá potencializar o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, visando à formação de leitores e autores, a partir da pedagogia dos multiletramentos, das linguagens multimodais e multissemióticas, práticas já vivenciadas pelos alunos, fora da sala de aula. Constatou-se, ainda, que as professoras partícipes da pesquisa reconhecem as contribuições teórico-metodológicos dos multiletramentos na formação pessoal e profissional do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e compreendem que muitos são os desafios que precisam enfrentar, visando a um ensino e aprendizagem da leitura e das escritas que ponham em foco o desenvolvimento pessoal e ético de seus alunos, considerando suas trajetórias individuais de aprendizado.