Navegando por Autor "Silva, Elis Rejane Santana da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMatemática divertida: os jogos como facilitadores no ensino da matemática na educação infantil(2022-12-19) Silva, Cláudia Pereira da; Souza, Janete Pereira de; Souza, Simone Araújo de; Silva, Elis Rejane Santana da; Silva, Francisco de Assis; Almeida, Antoneide SantosEste artigo traz o relato de experiência, onde se trabalha com a metodologia Pedagogia de Projetos com o tema Matemática Divertida: Os jogos como facilitadores no ensino da Matemática na Educação Infantil, aplicado no CMEI José Almeida da Silva na cidade de Petrolina - PE, onde as autoras, durante o curso de Pedagogia verificaram as dificuldades que muitos professores enfrentam ao trabalharem com a disciplina de Matemática, pois, existe um estereótipo de que a matemática é uma disciplina difícil e assim muitos alunos/as criam uma barreira em aprender, principalmente na Educação Infantil. O projeto tem como objetivo principal repensar a prática pedagógica utilizando os jogos matemáticos, onde esses foram confeccionados, reutilizando materiais recicláveis de baixo custo, e ao aplicá-lo trazer o lúdico para a sala de aula, pois, muitos professores não trabalham a ludicidade, sendo que essa prática pedagógica quando utilizada com o objetivo de trazer aprendizagem e diversão para o discente, amplia o conhecimento e as habilidades da criança. A Educomunicação faz parte da elaboração do projeto, pois, esse recurso faz uma ligação entre a educação e a comunicação, para isso foi criado um canal no YouTube e a construção de um E-book, cuja finalidade foi divulgar os vídeos e como confeccionar os jogos matemáticos. A construção teórica se baseou nos teóricos Vygotsky e Jonh Dewey, e a estrutura metodológica fundamentou-se na pesquisa qualitativa e na Pedagogia de Projetos.
- ItemRádio Comunitária De Curaçá/BA: perspectivas e mecanismos utilizados para a educação comunitária(2022-07-20) Franco, Larice Assis; Silva, Elis Rejane Santana da; Silva, Francisco de Assis; Silva, Elis Rejane Santana daO trabalho de conclusão do curso RÁDIO COMUNITÁRIA DE CURAÇÁ/BA: Perspectivas e mecanismos utilizados para a educação comunitária, teve como objetivo identificar a relação da educação e da comunicação no espaço da radiodifusão, desenvolvido no município de Curaçá/BA com a rádio comunitária Curaçá FM e ouvintes da localidade. Tendo como referencial teórico o estudo da formação de uma rádio comunitária e como entrelaça na sociedade, interlaçando com as educações sociais, comunitária e populares, compreendendo assim o papel desta junção no âmbito da educomunicação. A Rádio Comunitária por muitas vezes é vista apenas como um meio de comunicação, porém ela interpassa esse valor, como uma maneira de ajudar comunidade ao mesmo tempo de educar. Tendo como produto pedagógico o podcast, ele trará as narrativas dos locutores e ouvintes, descrevendo sua trajetória e como eles entende a educação popular e comunitária. Concluise que o uso deste meio tecnológico, proporciona para a comunidade uma voz que jamais poderá ser calada, dando a cada ouvinte o seu espaço na sociedade, respondendo que existe educação nas rádios comunitárias.