Navegando por Autor "Silva, Ana Lúcia Gomes da"
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- ItemAteliês de Pesquisa - formação de professores(as)-pesquisadores(as) e métodos de pesquisa em educação(2020-10) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Costa, Váldina Gonçalves da; Pereira, Diego CarlosEste livro se dirige a pesquisadores e pesquisadoras do campo da educação, estudantes de pós-graduação, graduação e interessados na área de metodologia da pesquisa que, como nós, são movidos pela paixão de suscitar distintos caminhos metodológicos próprios e apropriados da educação e sua dinâmica na realidade. O livro reúne diversos temas de interesse da área, apresentando abordagens metodológicas consideradas pioneiras, por tratarem de modo inventivo e peculiar, implicado e engajado, a pesquisa em educação. Pretende, pois, contribuir para que as pesquisas dessa área ousem criar, arriscar, rompendo grades, apontando atalhos, como estratégias que nos convocam a refletir sobre o significado da ciência que fazemos e experimentar esses conhecimentos ancorados no real. E não era para ser diferente!
- ItemImagensnarrativas das práticas pedagógicas em perspectiva de gênero: tessituras cotidianistas(2020-09-16) Carvalho, Graciele Mendes; Silva, Zuleide Paiva da; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Souza, Milena Cristina Aragão Ribeiro deLocalizada no campo dos estudos feministas de gênero, esta pesquisa tem o propósito de compreender como as práticas pedagógicas referentes às questões de gênero são produzidas nos/com os cotidianos da educação infantil. Para tanto, foi produzido um estudo cartográfico com educadoras de uma instituição de educação infantil localizada no município de Olindina/BA. O mergulho nos/com os cotidianos foi inspirado pelos objetivos específicos: a) refletir os saberesfazeres sobre gênero; b) identificar fios do dentrofora escolar que participam das produções das práticas pedagógicas; c) mapear as invenções e/ou reproduções das práticas pedagógicas referentes às questões de gênero e, d) produzir projeto de intervenção visando (re) criar práticas pedagógicas em perspectiva de gênero. Com abertura aos aconteceres cotidianos, “bebendo de todas as fontes”, “virando de ponta cabeça”, “narrando a vida e literatizando à ciência”, as imagensnarrativas produzidas foram cartografadas a partir dos dispositivos Ateliê de Pesquisa e Diário de Campo, sendo compartilhadas àquelas que se caracterizam como rastros das práticas pedagógicas referentes às questões de gênero. Devido à impossibilidade de cartografar a totalidade das produções nos/com os cotidianos e como as imagensnarrativas são ficcionais e não uma representação de uma “realidade”, as compreensões tecidas se caracterizam como um mapa aberto. As conexões ficcionais evidenciam que as práticas pedagógicas são produzidas por muitos fios que se embaraçam, onde tramas são formadas e desatadas em um movimento complexo. Mesmo havendo produção de práticas pedagógicas que intentam a constituição de uma base sólida para controle dos corpos infantis em torno das padronizações de gênero, a aprendizagemensino com as crianças e outros aconteceres cotidianos possibilitam deslocamentos que criam outro (s) território (s). A partir das conexões ficcionais e anseios do coletivo a prepositiva de (re) invenção “Ateliê de leitura nos/dos/com os cotidianos da educação infantil”, intenta a construção de um espaço dinâmico para germinação de olhares em perspectiva de gênero e de caminhos que se deslocam para uma educação mais igualitária para as crianças da educação infantil.
- ItemModos de ser professor/a na educação profissional técnica integrada: o tecer da vida-profissão(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-19) Silva, Lúcia Maria Menezes; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Prado, Guilherme do Val Toledo; Menezes, Graziela Ninck Dias; Silva, Ana Lúcia Gomes daEsta pesquisa busca compreender os modos como se constituem as identidades docentes dos professores bacharéis que atuam na Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da Bahia. A pesquisa analisou como as experiências de vida, formação e profissão contribuíram na tessitura dos modos de ser professor, a partir da constituição das identidades docentes, na trajetória de formação profissional, na inserção no mercado de trabalho e na atuação na Educação Profissional. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira (CEEPSV), em Salvador, envolvendo duas professoras e três professores bacharéis. O estudo tem natureza qualitativa e foi desenvolvido a partir da Pesquisa Narrativa, utilizando-se de entrevistas narrativas como dispositivo da pesquisa. A análise dos dados fundamentou-se nos pressupostos hermenêuticos com a finalidade de compreender os sentidos produzidos pelos professores colaboradores da pesquisa, sobre suas trajetórias de vida-profissão e no contexto da docência. O estudo revelou que em suas trajetórias de vida-formação-profissão, os docentes bacharéis chegaram à docência pelos movimentos da vida-trabalho, não por uma construção formativa para a referida profissão, e, com o tempo, tornam-se de fato professores e constituem a sua identidade docente a partir das diversas socializações realizadas/construídas no cotidiano da escola, ficando em formação permanente, aliado às oportunidades familiares, às experiências profissionais e sociais de cada docente, aliados aos seus próprios processos internos de construção das suas identidades contribuíram com a constituição das identidades pessoal e profissional. Revelou, ainda, que os docentes das disciplinas técnicas são selecionados para exercer as suas atividades na Educação Profissional Técnica por meio de contratação temporária, podendo permanecer ou não em uma mesma escola. Nesse sentido, no movimento das identidades, atravessam do não-lugar para o entre-lugar, às vezes ocupando duas profissões, duas formações. Ser e não ser professor. O estudo também demonstrou como os marcadores sociais das diferenças agregaram às composições da identidade docente desveladas pela constituição de si como docente. Diante das narrativas dos docentes, o estudo revela a necessidade de adensar a formação continuada para os/as docentes que atuam nesta modalidade de educação. Há necessidade de estabelecer um plano de formação continuada para esses profissionais, uma vez que em seus contextos as escolas que ofertam educação profissional integrada assumem identidades próprias, conectadas aos Territórios de Identidade as quais fazem parte.
- ItemMultiplicidades estudantis na superfície da licenciatura em filosofia: formação docente interrogada(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-15) Silva, Ramires Fonseca; Sitja, Liége Maria Queiroz; Galeffi, Dante Augusto Galeffi; Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira; Reis, Leonardo Rangel dos; Santos, Luciano Costa; Silva, Ana Lúcia Gomes daA tese discute a formação docente do curso de filosofia da Universidade do Estado da Bahia e suas repercussões na atuação profissional dos(as) futuros(as) professores(as), considerando as contribuições do corpo discente na composição da processualidade. O objetivo angular é compreender os sentidos construídos-atribuídos pelos(as) estudantes através das expressividades em devires e revires durante o itinerário (trans)formativo, tanto nas suas espessuras discursivas-conceituais quanto nas dinamicidades empíricas do contexto escolar. Uma pesquisa em que o devir-estudante se destaca na complexa trama do percurso, pois, são colocados nas linhas argumentativas contribuições inventivas do segmento estudantil que deslocam discursos curriculares transmissores de pretensões hegemônicas. Essa deslocação faz emergir um conjunto de forças produtoras de multiplicidades expressivas propícias de gerar uma inédita abordagem sobre a presencialidade e seus efeitos na composição formativa. Trata-se, pois, de um estudo nas territorialidades formativas, onde os atravessamentos discentes encharcados de subsídios sócio-culturais compõem arranjos pedagógicos instituintes desmontando uma certa idealidade instituída de feições canônicas. Prevalece a abordagem metodológica de cunho epistemológico, a cartografia, na sua versão qualitativa em educação. Os processos formativos foram veiculados fora da dinâmica do binarismo numa dimensão dilatada da pesquisa; descrever e acompanhar os processos foram eixos caminhantes durante o pensar-sentir-experienciar com os(as) estudantes. O jogo cartográfico apresentou fluxos compreensivos e momentos de incompletude dentro de um quadro de multiplicidades desvinculadas de pretensões unificadoras. Aderindo, com isso, a uma disposição de exercitar o pensamento pedagógico pela filosofia da diferença cujo horizonte sinaliza uma valorização dos agenciamentos conceituais encarnados nas superfícies da licenciatura em filosofia. As entrevistas abertas e as observações participantes foram veículos procedimentais no acompanhamento do processo bem próximo de um plano comum em que singularidades são construídas diante de situações aprendentes. Essa investigação fez com que compreendêssemos, por um lado, como a interdição de vozes estudantis através de vários dispositivos curriculares-docentes esvazia a discussão mais ampliada de fenômenos contemporâneos na processualidade formativa, e, por outro lado, mesmo experimentando o abismo existente entre escola básica e academia, ainda predominante, as expressividades estudantis que mostraram uma circularidade de signos potencializados com a possibilidade de serem absorvidos pelos mecanismos formativos capazes de redimensionar discussões sobre a formação docente dos(as) professores(as) de filosofia na superfície dessa licenciatura.
- ItemSer-na-roça: ruralidade da presença e experiência do ser-docente(2022-03-21) Mota, Charles Maycon De Almeida; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Guimarães, Carlos Roberto; Silva, Fabricio Oliveira da; Vazquez, Luis Gabriel Porta; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Sitja, Liege Maria QueirozEsta pesquisa está ancorada na Pesquisa Narrativa com ênfase no movimento biográfico-narrativo por trazer sua centralidade a partir dos processos de vida das pessoas que vivem em contextos rurais, propondo-se um movimento de compreensão que leve em conta suas subjetividades pessoais. Busco entender como professores/as que atuam em escolas da roça constituem a presentificação do ser-na-roça para significar sua existência, bem como, produzem experiências de ser-docente numa perspectiva de afirmar uma vida autêntica que é manifestado no ente que habita espaços rurais. O estudo utiliza como método a Pesquisa Narrativa associada à abordagem qualitativa por possibilitar pensar a respeito da construção de uma concepção de ruralidade da presença que institui o ser-na-roça a partir dos estudos de Heidegger (2015) e das poesias de Manoel de Barros (1999, 2001, 2009, 2015, 2016, 2018). Este estudo ancora-se nas bases da fenomenologia e da hermenêutica por buscar compreender o ser em seu contexto de vida e os sentidos atribuídos à sua condição de existir em contextos rurais. A pesquisa foi desenvolvida nas escolas rurais do município, a partir de entrevistas narrativas e etnografias da roça constituídas por registros realizados ao longo da pesquisa com minhas narrativas sobre a experiência. Estes são dispositivos de pesquisa que trouxeram condições para a compreensão dos modos de ser-viver-na-roça a partir da presentificação do ente que constitui o ser-na-roça. Cada processo desenvolvido para a recolha das narrativas com os respectivos dispositivos de pesquisa foram possibilidades para pensar narrativamente o habitar a roça e a profissão docente neste espaço. Esta pesquisa desencadeou questões provocativas em relação aos sentidos e significâncias atribuídas aos modos de ser-na-roça, considerando como relevante o movimento de autobioformação como espaço que possibilitou repensar nosso processo de vida-formação-profissão no sentido que possa valorizar os modos de habitar a roça. Esta pesquisa contou com quatro professores/as colaboradores/as, sendo estes/as professores/as do Ensino Fundamental de escolas rurais e moradores/as das comunidades rurais. Concluiu-se que a ruralidade da presença representa o assenhoramento de diversas ruralidades que as pessoas da roça produzem e que as experiências do ser-docente vão sendo produzidas conforme os modos que cada professor/a mobiliza e traduz os sentidos dos acontecimentos que os/as envolvem nesse processo de habitar a roça, possibilitando condições para trans-ver o rural habitado e a profissão docente na roça.
- ItemTecnologias e ações autorais na formação docente: narrativas de HQs digitais como letramentos de reexistência(2021-09-22) Santana, Simone Carvalho de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Castro, Antonilma Santos Almeida; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Sousa, Denise Dias de CarvalhoEsta pesquisa tem como objetivo compreender como professores do Ensino Médio, em processo de formação, podem potencializar suas práticas pedagógicas realizando ações autorais com narrativas de HQs digitais, visando aos letramentos de reexistência. Para tanto, a questão que se propõe é: como potencializar, a partir da formação docente, práticas pedagógicas de professores do Ensino Médio, visando a ações autorais com narrativas de HQs digitais como letramentos de reexistência? Nessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa colaborativa, de abordagem qualitativa, com cinco professores do Ensino Médio da rede pública, tendo como metodologia de análise e interpretação dos dados a Análise Textual Discursiva (ATD). Teoricamente, o estudo está fundamentado na discussão das categorias: tecnologias digitais, HQs digitais; formação de professores e letramentos de reexistência. Os resultados levam a concluir que a construção de narrativas autorais, a partir das HQs digitais como prática pedagógica potencializa o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando (re)contar histórias sem apagar as vivências e saberes dos sujeitos envolvidos. Concluímos, ainda, que a construção do conhecimento, em tempos de redes digitais interativas e dinâmicas implica em processos participativos e colaborativos. As tecnologias digitais possibilitam novas visões e práticas sociais, o que significa que, articuladas a um projeto político pedagógico, comprometido com a cidadania e emancipação social, alteram as dinâmicas escolares e societárias, não apenas nas formas de se pensar, mas na abertura das possibilidades múltiplas de (re)existência.