Navegando por Autor "Santos, Luciano Costa"
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- ItemA colonialidade do saber e a formação docente de Filosofia: cenários, experiências e desobediências epistêmicas(2021-11-30) Rosa, Francis Mary Soares Correia da; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Tavares, José Newton Tomazzoni; Araújo, Miguel Almir Lima de; Sitja, Liege Maria Queiroz; Santos, Luciano CostaEsta tese objetiva elaborar uma visão crítica amparada nas Epistemologias do Sul sobre as diretivas curriculares da formação de professores/as de Filosofia no Brasil, partindo do pressuposto que tal formação se apresenta como fundamentalmente eurocentrada. Tendo como fundo maior esse objetivo, buscamos estabelecer uma análise de como a colonialidade do saber atua no processo de formação de professores/as no curso de Licenciatura em Filosofia da UEFS- Universidade Estadual de Feira de Santana, por meio do estudo de caso. Dessa forma, direciono minha reflexão crítica à constituição da formação desses/as docentes no contexto brasileiro, especificamente na UEFS, com o objetivo maior de compor um mapa dos aspectos do currículo que contribuem para ou desafiam a perspectiva eurocêntrica. Para tal, se fez necessário a constituição de uma pesquisa bibliográfica objetivando constituir categorias conceituais e aporte teórico crítico necessário aos anseios da tese, como os aspectos críticos à modernidade europeia, a forma como se reproduz a matriz colonial do poder, assim como a colonialidade do saber na Filosofia Abissal. Assim, por meio dos referenciais críticos das Epistemologias do Sul, estabeleço uma análise do curso de Filosofia supracitado, seu currículo e projeto pedagógico, dialogando por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes da licenciatura em questão, egressos e ingressos. A partir disso, buscamos identificar por meio de metodologias ancoradas nas práticas decoloniais da pesquisa qualitativa em educação como o saber colonial e as desobediências epistêmicas estão atuando na formação filosófica dos discentes em formação do curso de licenciatura em Filosofia da respectiva universidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários semiestruturados.
- ItemEducação (im)possível: escuta do professor-sujeito na educação contemporânea(2017-09-26) Caires, Samuel Belarmino; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Soares, Moema Ferreira; Santos, Luciano Costa; Dantas, Tânia ReginaEsta pesquisa nomeada Educação (im)possível: escuta do professor-sujeito na educação contemporânea tem como objeto de estudo a Educação (im)possível. Os objetivos propostos nesta dissertação estão assim delineados: o objetivo geral é investigar de que forma a escuta do professor-sujeito na educação contemporânea pode contribuir para a construção da Educação (im)possível. Os objetivos específicos se configuram em número de três: identificar dispositivos fundantes para a Educação (impossível); Escutar as possibilidades de como o professor-sujeito se constitui nesta Educação (im)possível; c) Buscar no professor-sujeito as (im)possibilidades junto à educação contemporânea. Com relação ao problema, este se desenha a partir da seguinte formulação: Que lugar e posição ocupa o professor-sujeito na implicação de uma Educação (im)possível e quais as contribuições que esta educação oferece para a educação contemporânea, em que o aluno-sujeito possa desejar produzir o conhecimento que possibilita o passe da repetição à criação? Os principais teóricos convidados para sustentar as formações discursivas desta pesquisa, são: Freud (1911, 1937); Lacan (1991, 1972-1973/1982); Kupfer (2006, 2007, 2010) Ornelas (2014; 2016;2017), Voltolini (2011, 2016); Pereira (2003; 2013, 2016); Morgado (2002); Galimberti (2009, 2010); Agamben (2009). A pesquisa é eminentemente teórica e se funda na metodologia de cunho bibliográfico com vistas a aprofundar a episteme da temática. Os resultados enunciam que a Educação (im)possível pode-se construir tanto no campo da possibilidade como da impossibilidade; a condição do professor assumir o lugar e posição de professor sujeito, lhe outorga o exercício de Sujeito Suposto Saber (SsS); o manejo da escuta flutuante adotada pelo professor-sujeito, possibilita advir o aluno-sujeito; o professor-sujeito escuta os afetos ambivalentes manifestos e latentes que circulam na relação transferencial; o estilo do professor como a possibilidade de obturar a falta do outro; o professor percebe que não é todo mas faltante, barrado e incompleto; o professor trabalha para rever sua função e deixar emergir o avesso do modelo, revendo sua condição idealizada, e, portanto, concebendo-se a partir de sua subjetividade e singularidade. É possível pensar que a educação contemporânea tenha a temporalidade como um dispositivo relacionado ao processo dessa Educação (im)possível, sobretudo no tempo da experiência à qual está submetido o sujeito. Portanto, a pesquisa expressa-se a partir de quatro atos: Ato I: Abrir-se à fenda (im)provável, Ato II: Educação (im)possível, a quem serve?, Ato III: Professor-sujeito: (in) completo? e Ato IV: Educação (con)temporânea: confusão paradigmática, os quais não se constituem estanques, mas a costura se enoda em cada um deles, mostrando a urdidura do tear, ao tempo em que denuncia o modelo de educação vigente e inaugura a possibilidade de se pensar a Educação (im)possível como aposta para uma educação referente e comprometida com o desejo de ensinar e aprender.
- ItemEducação infantil e diversidade religiosa: um olhar a partir de um CMEI, do subúrbio ferroviário na cidade de Salvador(2015-05-22) Borges, Luana Vidal dos Santos; Santos, Luciano Costa; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Filho, Raphael Rodrigues VieiraEsta dissertação analisa qual o tratamento dado à religiosidade na educação infantil escolar, com ênfase no aspecto da diversidade religiosa e como as crianças se relacionam com a dimensão religiosa neste espaço, isso dentro do contexto de um CMEI- Centro Municipal de Educação infantil. A abordagem de inspiração etnográfica foi a escolha metodológica, tendo na entrevista-conversa um grande aliado apontado por Saramago (2001). Nos capítulos que compõem o texto iniciamos com uma revisão histórica para entendermos como chegamos aos CMEIs de hoje, além de perceber como a sociedade da época pensou e fez surgir as creches. Para isso contamos com a contribuição de Civiletti (1991), Dias e Macedo(2012), Rosemberg(1999). Esta última ainda nos possibilitou perceber a intersecção entre as desigualdades de raça e gênero na política de expansão das creches brasileira na década de 90. Ainda, tivemos autores como Krammer(2009); Abramowicz (2005); Kulmann Jr. (1998); Silva (2000); Pires(2010); Vanderbroeck(2013); Cavalleiro(2000) dentre outros compondo nosso quadro teórico. Os dados do campo foram colhidos através de observação da rotina, questionários, entrevistas, documentos institucionais e entrevista-conversa com as crianças nos permitiu compreender as questões propostas por este texto no que tange a diversidade religiosa no espaço do CMEI. O empoderamento das crianças de religiões cristã paralelo ao silenciamento das crianças de religiões de matriz africana é destacado na trajetória da pesquisa, sendo reforçado inclusive através da fala dos profissionais de educação que lidam com as crianças diariamente. Percebemos ainda os ganhos em se tratar de uma instituição de referência e também, as limitações causadas por uma formação deficiente acerca dos temas propostos nesta dissertação.
- ItemEducação popular no território de Itaparica-BA/PE: narrativas sobre lutas, subjetividades e construção histórica no Vale do São Francisco(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Rodrigues, Elilia Camargo; Nascimento, Antônio Dias; Hage, Salomão Antônio Mufarrej; Santos, Luciano Costa; Santos, Fábio Josué Souza; Hetkowski, Tânia MariaO presente estudo tem como objetivo principal apresentar a realidade de participação narrada pelas lideranças que atuam em organizações populares de luta dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, tendo em vista o desenvolvimento de uma Educação Popular no Território Itaparica-BA/PE. A investigação atende ao aporte fenomenológico no âmbito das investigações qualitativas, diante da significação dessas lideranças, sujeitos da pesquisa e narradores das suas realidades. Nesse sentido, as memórias de participação foram conhecimentos relevantes que auxiliaram na descrição da realidade e consistem em resultados da condução de entrevistas narrativas como procedimento metodológico de investigação. Na fundamentação teórica do trabalho destacam-se as contribuições de Merleau-Ponty (1999), na compreensão fenomenológica teórico-metodológica da investigação; Dussel (1977, 1995, 2012), Walsh (2013), Mbembe (2018, 2021) e Quijano (2005), como referências no debate sobre o contexto social da colonialidade e sua desconstrução atribuída como decolonialidade e descoloniazação; Ricoeur (2010), no diálogo que envolve histórias, tempos e narrativas; Saquet (2007) e Saquet e Spósito (2008), nos conceitos de território, territorialidade e desterritorialização; além de Paulo Freire (1987, 2011) e Oscar Jara (2020), no debate da Educação Popular. As considerações dessa realidade implicam em problemáticas sociais vivenciadas diante dos impactos na população atingida e na sociedade com repercussões em nível local e nacional das negligências cometidas com a implantação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) no território. As reações dos sujeitos perante as consequências dessas problemáticas respondem pela aderência a um contexto favorável para a organização da luta e da resistência, apoiada pela atuação da Teologia da Libertação, impulsionando a intensificação da cultura de participação vigente no território. Os resultados estão voltados ao reconhecimento de uma Educação Popular no território e constituem campo epistemológico e disciplinar que remete à formação da consciência política e à libertação dos sujeitos frente às injustiças da sociedade capitalista e da exclusão social.
- ItemEducação, desenraizamento e contemporaneidade em Simone Weil(2017-05-04) Queiroz, Hamilton Barreto; Santos, Luciano Costa; Puente, Fernando Eduardo de Barros Rey; Matta, Alfredo Eurico RodriguesÀ luz do conceito de enraizamento desenvolvido pela filósofa, militante, educadora e mística francesa Simone Weil (1909-1943), este trabalho se propõe pensar o sentido da educação na contemporaneidade. A partir de um sucinto relato biográfico da singular travessia existencial da autora, com destaque para sua experiência como operária em uma fábrica automobilística, reconstituímos sua reflexão crítica da sociedade industrial capitalista, bem como sua livre discussão com o pensamento marxista, ressaltando-se os conceitos de opressão, alienação, malheur e liberdade. No encalço dessa reflexão, analisamos a possibilidade de uma educação enraizada na vida do educando, a partir da própria experiência da filósofa militante, que soube, como poucos intelectuais, maturar a filosofia no chão da fábrica e na terra do campo, junto aos trabalhadores de sua época, propondo um método pedagógico que ela mesma denominou de “tradução”. O trabalho conclui refletindo sobre outros aspectos da vida/pensamento de Simone Weil, como mística, beleza, atenção e a filosofia como atividade espiritual, articulando suas implicações para o campo educacional.
- ItemEducação, espiritualidade e sentido da vida: narrativas de voluntários do Instituto Allan Kardec de Estudos Espíritas (IAKEE)(2022-12-06) Silva, Lucas Gesteira Ramos da; Santos, Luciano Costa; Ferreira, Aurino Lima; Galeffi, Dante Augusto; Souza, Sueli Ribeiro MotaEsta dissertação se situa no contexto da crise civilizatória contemporânea, que pode ser observada em diversos campos, como na política, na saúde, no meio ambiente, na educação, etc.Junto aosfilósofos Boff (2013) e Lima Vaz (1994), consideramos que esta crise civilizatória possui sua raiz em uma crise do sentido da própria existência humana, que foi reduzido na modernidade capitalista ao acúmulo de capital e ao exercício do poder, sem qualquer comprometimento ético. Tal redução tem levado muitas pessoas à experiência do que Frankl (2011) denominou de "vazio existencial", quando não se consegue perceber sentido para a vida. Além disso, esta crise de sentido está produzindo as mais dramáticas consequências nos diversos campos da experiência humana, ameaçando a continuidade da própria vida dos seres humanos na Terra. Situada neste contexto, esta dissertação visa investigar a relação entre três categorias-chave, que são: educação, espiritualidade e sentido da vida. O objeto de estudo deste trabalho consiste nas narrativas de voluntários do Instituto Allan Kardec de Estudos Espíritas (IAKEE) sobre a influência da sua relação com a espiritualidade e com o sentido da vida nos seus processos de crescimento pessoal, isto é, de formação humana. Nosso objetivo geral consiste em investigar como a relação destas pessoas com a espiritualidade e com o sentido da vida tem influenciado em seus processos de crescimento pessoal, segundo estes narram. Nossa perspectiva é que, através de um estudo empírico sobre a relação entre estas três categorias, é possível pensar em estratégias que contribuam para a superação da crise civilizatória contemporânea desde a sua raiz, a partir de uma educação que contribua para o encontro de sentido para a existência, em favor da construção de uma vida digna para todos os seres. Para isto, realizamos a aplicação de questionários e uma série de entrevistas com os participantes da nossa pesquisa, utilizando o método fenomenológico, em especial, a sociologia fenomenológica de Alfred Schütz. Entre os achados da pesquisa, destacamos a forte relação observada entre as categorias-chave, que se mostraram profundamente convergentes e interdependentes. Também observamos uma forte influência da relação com a espiritualidade e com o sentido da vida na formação humana dos nossos entrevistados, especialmente no que diz respeito ao cultivo de atitudes saudáveis e de uma relação ética com as outras pessoas. A espiritualidade e o sentido da vida se revelam, assim, categorias altamente potentes para pensar e promover processos educativos que realizem o ser humano na sua essência, como seres eticamente responsáveis pelo exercício da sua liberdade.
- Item(En)cantos e (re)existências quilombolas: : turismo de base comunitária enquanto práxis educativa decolonial e transmoderna(2022-12-02) Simões, Cardoso Tássio; Bomfim, Natanael Reis; Santos, Luciano Costa; Irving, Marta de Azevedo; González, Martha Lilia de Alba; Nunes, Eduardo José Fernandes; Santana, Carlos Eduardo Carvalho deEsta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas socioculturais existentes no território quilombola do Quingoma (BA), contribuindo para a reflexão acerca do Turismo de Base Comunitária (TBC) enquanto práxis educativa decolonial e transmoderna. Para tal, por meio da pesquisa qualitativa e de abordagem etnográfica, foi constatado, a partir das vozes quilombolas, que o Samba de Roda, a Contação de História e a plataforma política de reivindicações da comunidade, dentre outras, constituem práticas socioculturais decoloniais que podem ser articuladas a projetos comunitários, tais como: Ciclo Turismo de Base Comunitária; Saraus; Oficina de Educação Popular Quilombola e cursos de História Local e (Afro) empoderamento. Logo, este mosaico de ações pode contribuir com o florescimento de um Turismo de Base Comunitária enquanto práxis educativa decolonial e transmoderna. Nesta tese, esta prática contra-hegemônica foi nomeada de Turismo de Semeadura, um canto de (re)existência quilombola, um movimento fecundo de renovação do mundo a partir da criação de políticas de embelezamento da existência. Portanto, conclui-se que o TBC protagonizado pela comunidade do Quingoma é uma práxis turística cujos processos educativos, além de serem distintos e antagônicos em relação à hegemonia da matriz colonial, posto que estão baseados numa cosmogonia ancestral afro e indígena, possibilitam a interaçãocrítica e ética entre culturas diferentes - do turista e da comunidade receptora - favorecendo o diálogo intercultural crítico, fundamental para a construção de ações de encantamento do mundo e uma visão transmoderna da contemporaneidade.
- ItemO ensino de filosofia diante do desafio da escola sem partido uma análise à luz do pensamento de Paulo Freire(2019-08-22) Oliveira, Webert Ribeiro de; Santos, Luciano Costa; Sombra, Laurenio Leite; Queiroz, Delcele MascarenhasEsta dissertação aborda o desafio do ensino de filosofia em face do movimento Escola Sem Partido. A partir do contexto colonial latino americano, discute-se o “mito sacrifical” de inferioridade da cultura popular, que promove a imposição normativa da cultura do conquistador sobre povos e grupos oprimidos, consolidando o conformismo cognitivo que oblitera os saberes do Sul e cria obstáculos epistemológicos ao pensamento crítico. Na Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire apresenta de modo crítico essa cultura do conquistador em suas estratégias de invasão cultural, manipulação e massificação das culturas populares, propondo como indispensável o retorno às matrizes populares do fazer educativo. Em um breve recorrido histórico, mostra-se a formação do movimento Escola Sem Partido no Brasil em 2004, e sua forte repercussão nacional a partir de 2014. Em vista das atuais circunstâncias políticas de censura aos educadores e educadoras, propõe-se uma releitura do pensamento fecundo de Paulo Freire enquanto convite à ousadia do pensar. Nesse sentido, Freire, como filósofo andarilho da esperança e patrono da educação brasileira, constitui uma fonte originária de sentido da prática educativa. Com base no pensamento freireano, visa-se a compreensão crítica dos fundamentos da educação através da ética da alteridade, demonstrando os equívocos gnosiológicos da educação bancária, com sua suposta neutralidade na transmissão do conhecimento docente. Tal posição configura uma tentativa de retorno ao antigo modelo colonial da “cultura do silêncio”, expressa, no âmbito do movimento Escola Sem Partido, pela estigmatização da pedagogia subjacente aos movimentos de emancipação social. À luz do pensamento de Freire, reflete-se sobre o desafio do ensino de filosofia, em sua tarefa crítica de interpelação hermenêutica da cultura popular, face ao reconhecimento das identidades de gênero, étnico-raciais e de classes.
- ItemEntre mitos e narrativas: a docência na educação profissional técnica(2015-03-26) Menezes, Graziela Ninck Dias; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fartes, Vera Lúcia Bueno; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Luciano CostaEste trabalho tem por objetivo analisar como as experiências de vida, formação e profissão tecem a constituição da docência, inclusive no que tange aos modos como os professores estão produzindo/vivendo a profissão e como os sentidos de trabalho e de técnica atravessam a produção da docência na Educação Profissional Técnica. O trabalho de campo foi desenvolvido no Instituto Federal da Bahia/Campus Ilhéus, envolvendo seis professores (três bacharéis e três licenciados) que atuam nos dois cursos de Ensino Médio Integrado. O estudo tem natureza qualitativa e se desenvolveu a partir da abordagem (auto)biográfica, utilizando-se de entrevistas narrativas como dispositivo de pesquisa. A análise de dados fundamentou-se na vertente fenomenológica-hermenêutica, com o intuito de compreender as leituras produzidas pelos sujeitos sobre o contexto em que vivem e sobre suas trajetórias, aderindo à proposição de que as experiências pessoais não se dissociam dos processos profissionais. O estudo revelou de que modo as experiências pessoais, formativas e profissionais implicaram nos modos como os professores constituíram a identidade docente. Além disso, apontou os principais desafios para o trabalho docente diante da realidade vivida na Educação Profissional Técnica - especificamente, no Campus de Ilhéus - , e como esse trabalho é atravessado pelos sentidos de técnica e trabalho presentes no contexto da contemporaneidade. Revelou, ainda, a importância da atitude reflexiva como fundamento para a formação docente. O trabalho traz como consideração a necessidade de constituição de um projeto formativo, ético e político para a docência na Educação Profissional Técnica como fundamento para a defesa da profissão docente e constituição da identidade profissional nessa modalidade educacional.
- ItemEspiritualidade e Diálogo: Um Processo Educativo para a Diversidade Reconciliada(2018-06-18) Lima, Jose Roberto Amorim; Santos, Luciano Costa; Silva, Elizete da; Souza, Sueli Ribeiro MotaO diálogo é o tema de maior relevância na contemporaneidade. Dele depende a vida de qualidade da geração atual e a existência das futuras. Diálogo não pode ser confundido com fala, apenas palavras que produzam soluções consensuais passageiras ou imposições duradouras. O verdadeiro diálogo é fruto da abertura dos corações na direção do outro, nos dois lados da fronteira; do respeito às diferenças e do acolhimento do diferente; da convicção de que não detenho toda a verdade e de que é possível, por meio da troca, nos enriquecermos mutuamente. Cabe às religiões, por sua importância histórica e na vida das pessoas darem início ao diálogo entre si, estabelecerem a paz tensionada, duradoura e, dessa forma, pavimentarem o caminho da diversidade reconciliada e promoverem a Cultura da Paz. A Igreja Batista Nazareth revela a trilha percorrida para estabelecer o diálogo verdadeiro com a vida, o preço a ser pago institucional e pessoalmente, os resultados comunitários e o impacto gerado em outras pessoas, comunidades e na sociedade. Para tanto, utiliza-se de uma educação emancipadora, dialógica, engajada, cujo conteúdo contempla a vida e os direitos humanos como norteadores na construção da Cultura da Paz.
- ItemEstratégias de mediação realizada por estudantes: experiências religiosas no processo de aprendizado(2014-06-03) Magalhães, Rafaela Melo; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Lemos, Carolina Teles; Mota, Clarice Santos; Santos, Luciano CostaO trabalho visa compreender as estratégias que servem para mediar às experiências religiosas dos estudantes no processo de aprendizado, no IFBA - Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia, instituição de ensino técnico profissionalizante, no campus Salvador - Bahia. A religião é base constitutiva fundamental da vida em sociedade, à medida que fortalece a sociabilidade e constrói sentidos para a própria existência. A relação entre o campo da religião e da educação possibilita um universo de reflexões - interesse dessa investigação. A pesquisa desenvolvida é constituída de duas etapas, sendo a 1ª de base quantitativa (mapeamento das pertenças religiosas dos estudantes) e a 2ª etapa de cunho qualitativo (acompanhamento dos grupos religiosos existentes no IFBA e entrevistas). A observação participante nos grupos Cantinho/Shalom e Consideração-TJ nos permitiu compreender que os princípios e valores aprendidos na religião acompanham e moldam as posturas e condutas dos jovens enquanto estudantes e que os mesmos adotam estratégias diferenciadas para mediar as dificuldades, seja na divergência de conhecimentos, na relação com os professores e om os discentes de modo geral.
- ItemEubiose - Educação para paz e diversidade na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-04) Almeida, Márcio Nery de; Santos, Luciano Costa; Ferreira, Aurino Lima; Borghi, Giorgio; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Silva, Francisca de Paula Santos daA complexidade característica da Contemporaneidade impacta diretamente os processos socioeducativos, instigando-nos a buscar formas de elaboração do saber que promovam a Paz e o respeito à Diversidade. Nesse contexto se inserem os ensinamentos do professor baiano Henrique José de Souza, fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose, Colégio Iniciático que, há um século, vem formando gerações de brasileiros numa perspectiva espiritualista humanista voltada para construção da sociedade futura pautada num novo estado de consciência. A pesquisa, articulada em torno do sentido e relevância da Espiritualidade na construção dos processos formativos que respondam os complexos desafios da sociedade contemporânea, caracteriza a Eubiose como instituição promotora de processos socioeducativos não-escolares voltados para a formação de pessoas numa perspectiva da Cultura de Paz e de respeito à Diversidade na Contemporaneidade. O capítulo um da Tese discorre acerca da educação além do espaço escolar propriamente dito e dos processos formativos que se dão em outros espaços além daqueles tradicionalmente consagrados a ensino-aprendizagem. Partindo da abordagem metodológica de base etnográfica, associada a observação participante, contexto comportamental imersivo no qual a observação é utilizada como instrumento para coletar dados, o capítulo dois levanta a questão da posicionalidade do pesquisador envolvido no campo de pesquisa. No capítulo três, a Eubiose é descrita em seus aspectos históricos, filosóficos e iniciáticos, sendo apresentada como patrimônio cultural e marco civilizatório. No capítulo quatro, o campo é caracterizado numa perspectiva “desde dentro” abordando, em profundidade, aspectos que envolvem o processo seletivo e socioeducativo para admissão de novos membros. Por sua vez, o capítulo cinco aborda os eubiotas face aos desafios da Contemporaneidade, mediante seus posicionamentos diante de temas considerados sensíveis tais como: meio ambiente, veganismo, avanços da ciência, vacinas, racismo, preconceito, desigualdade social, direitos reprodutivos, união homoafetiva e diferentes modelos de família, além das contribuições da Eubiose no processo de formação de pessoas numa perspectiva de Paz e de respeito à Diversidade.
- ItemA gestão educativa na perspectiva governamental: uma leitura antropológica pedagógica(2016-04-08) Gaviria, Ricardo Antonio Castaño; Nunes, Eduardo José Fernandes; Peña, Andres Klaus Runge; Bonafé, Jaume Martinez; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Luciano CostaA tese intitulada, Gestão educativa na perspectiva governamental: Uma leitura antropológica e pedagógica é um estudo que tem o propósito de apresentar uma aproximação teórica e empírica ao processo e trajetórias que levaram ao discurso da gestão a consolidar−se no campo educativo. O estudo apresenta as trajetórias de modelação e controle da formação do sujeito moderno em chave antropológica e pedagógica, isto é, enxergando nas mudanças do modelo liberal e neoliberal as variações na concepção e nas práticas de formação [bildung] dos sujeitos e como desde lá se constitui um paradigma de governo nas instituições de educação superior. A universidade pública aparece como um dos espaços sociais onde se consolidam todas essas mudanças na contemporaneidade, sobre seus processos administrativos e curriculares acaba−se impondo um modelo geral de educação para que ela mude seu caráter e estratégia e seja colocada no patamar da qualidade e a avaliação permanente, homologando desta forma as estruturas e funções da corporação empresarial, este procedimento discursivo e de novas práticas constitui para nós o fundamento crítico de nossa tese, a gestão educativa como uma forma governamental contemporânea que se bem afastando da reflexão pedagógica e da função social da educação. Estas questões que são abordadas na primeira parte do texto em perspectiva teórica, logo tomaram a forma de crítica imanente, pois são levadas como pergunta no contexto do programa de Regionalização da Universidade de Antioquia, Colômbia; nesse contexto se estudou o processo de reorganização da Universidade, suas formas de gestão e suas dificuldades, colocando o aparato conceitual a trabalhar na análise. Achamos que o processo da Regionalização se mostra consistente como uma estratégia de reorganização territorial, que o papel da Universidade nas regiões no consiste só em levar oferta educativa, mas também em ser um ator político importante e um vetor governamental e de desenvolvimento. A perspectiva da investigação narrativa das trajetórias dos professores nos ajuda a compreender os efeitos e complexidades dessas mudanças no plano da formação da identidade profissional docente, eixo que constata o caráter antropológico pedagógico da transformação governamental contemporânea na dimensão educativa mais também das possibilidades de reinterpretação e apropriação conceitual necessárias.
- ItemO inusitado (des)espera: amódio na docência contemporânea(2017-03-14) Brandão Neto, Bionor Rebouças; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Pereira, Marcelo Ricardo; Farias, Larissa Soares Ornellas; Santos, Luciano CostaDissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que versa sobre a ambivalência afetiva docente. O trabalho discute a ambivalência como marca de nossos tempos, reconhece que os desafios à docência estão postos na realidade e aposta na capacidade do professor de ressignificar o exercício docente com vistas a encontros mais éticos do que técnicos no ato educativo. A proposta aqui abordada manifesta-se contra a ilusão hedônica presente em nossa sociedade. Trata-se de pesquisa qualitativa, de abordagem clínica, nos moldes da análise de práticas profissionais de orientação psicanalítica, na qual se utilizou a conversação como dispositivo de pesquisa-intervenção. Recorreu-se à teoria freudiana das pulsões e ao neologismo lacaniano do amódio, para subsidiar o entendimento de que a ambivalência afetiva é parte constituinte do sujeito e necessária à formação de laço social. O lócus da pesquisa foi um colégio estadual de Salvador e os sujeitos foram 10 professores dessa instituição que se encontravam semanalmente em espaço de livre discurso com base na associação livre, no qual falavam de seus afetos associados ao fazer docente. A análise dos dados visou aspectos inconscientes presentes nos discursos e estratégias singulares de manejo da ambivalência. Foi possível observar que o inusitado desespera, e que parece necessário que cada professor se questione: “O que é que eu estou fazendo aqui?”, em um processo de implicação, inserindo o desejo dos mesmos, e transformando suas queixas (significados) em questões (significantes) a serem respondidas. A pesquisa aponta para a necessidade de uma educação que consinta a falta.
- ItemJudaísmo, alteridade e educação em Emmanuel Levinas(2016-03-31) Dias, Rosangela dos Santos Figueredo; Santos, Luciano Costa; Almeida, Jorge Miranda de; Souza, Sueli Ribeiro MotaBusca-se nesta dissertação a contribuição do pensamento levinasiano para a educação, sobretudo no concernente à relação entre professor (a) e estudantes. O percurso investigativo pauta-se nas obras do autor, principalmente “Totalidade e Infinito” e “Difícil Liberdade”, e em textos de comentadores especializados em seu pensamento. A pertença religiosa judaica de Levinas é um dos alicerces do trabalho, bem como o percurso de sua formação, evidenciando-se, ainda, o seu arcabouço filosófico de matriz fenomenológica. A ética da alteridade, pautada na relação inter-humana, é o fio condutor da abordagem do grande desafio educacional. Para tanto, explicita-se reiteradamente o conceito de alteridade tomada como instância constituidora de sentido: a ética, enquanto não indiferença pela diferença do Outro, é a ótica do humano ou filosofia primeira. Tal perspectiva traz nova compreensão do aprendizado e da construção de si a partir do rosto do Outro, cuja palavra ensina o sujeito a abertura, acolhimento e responsabilidade por quem o interpela. A educação judaica, para Levinas, é também um meio possível de perpetuar a atualidade da tradição, desde a formação dos professores, embora sejam reais as constantes mudanças e avanços nas diversas áreas da vida. Portanto, as distintas gerações devem encontrar-se em convivência na comunidade educacional, a fim de se manterem vivos os rituais educativos necessários à formação humana, os quais conservam a revelação milenar do sentido ético do humano transmitida pela tradição judaica, além de garantir que a singular vocação do povo do Livro não seja esquecida.
- Item“ La calle, La Plaza, La Palabra”: educação popular, contemporaneidade e experiência da Universidade das Madres de la Plaza de Mayo(2020-11-09) Silva, Ivandilson Miranda; Santos, Luciano Costa; Rebuá, Carlos Eduardo; Santos, Stella Rodrigues dos; Nascimento, Antônio Dias; Souza, Elizeu Clementino ; Silva, Tattiana Tessye Freitas daEsta tese estuda a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo como prática de educação popular na contemporaneidade na América Latina. Nossa pesquisa se preocupou em entender a lógica político/epistêmica de organização dessa instituição. É importante destacar que, do ponto de vista do objetivo geral, buscou-se conhecer a experiência da Universidade das Madres de la Plaza de Mayo, que completa vinte anos em 2020, estabelecendo uma conexão de sentidos dessa práxis educativa com o conceito de educação popular na contemporaneidade. Por isso, a pergunta de partida da pesquisa é a seguinte: Em que sentido a Universidade das Madres de la Plaza de Mayo se constitui como uma iniciativa de educação popular na contemporaneidade? A pesquisa se utiliza do método fenomenológico e da entrevista narrativa como um dispositivo de produção e análise de dados para a pesquisa, produzida a partir das idas à Associação das Madres de Mayo, no mês de janeiro de 2019, em Buenos Aires, para conhecer a Associação e o trabalho realizado na Universidade Popular (hoje Instituto Universitário Nacional de Derechos Humanos Madres de Plaza de Mayo). A fenomenologia privilegia a descrição do sentido das coisas e não a explicação do fato. Aquilo que é percebido constitui um conjunto de intencionalidades significativas que possuímos das coisas, dos fenômenos. A Entrevista Narrativa se caracteriza por aprofundar aspectos específicos das histórias de vida do entrevistado, o qual remonta, a partir das suas memórias, aos acontecimentos fundamentais de sua história. A narrativa, sendo pensada como dispositivo de produção de dados/corpus para o método fenomenológico, nos direciona para a experiência, que será um conceito de grande importância para pensar a relação Fenomenologia e Entrevista Narrativa. A narração é uma experiência humana que se consolida através do relato, da lembrança que reconstrói um passado, uma particularidade. Faz-se necessário a discussão do conceito de experiência, pois não se compreende fenomenológica e narrativamente sem considerar a necessária relevância da experiência das pessoas. A experiência das universidades populares tem se constituído como possibilidade/realidade ante o processo do não (re) conhecimento e/ou legitimação do acesso da maioria da população pobre ao conhecimento científico/filosófico/social em suas dizibilidades contemporâneas. A expectativa com os resultados da pesquisa é que, a partir do cruzamento da experiência da Universidade Popular das Madres com as ideias de Paulo Freire e Enrique Dussel, possamos pensar/agir na perspectiva de uma educação libertadora que alimente possibilidades de se buscar um “outro mundo”.
- ItemMedicalização e psicologização na escola contemporânea: a arte de docilizar corpos(2014-09) Quinto, Danilo Carvalho; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Moysés, Maria Aparecida Affonso; Santos, Luciano CostaNos últimos trinta e cinco anos, reforçou-se uma tendência das sociedades pósmodernas a pensarem todos os seus dilemas, conflitos, dificuldades e questões existenciais em termos médicos-farmacológicos, sobretudo a partir da influência da psiquiatria biológica e de uma noção de saúde baseada na performance. No campo educacional, as escolas também reproduzem essa prática através de seus agentes educacionais quando diagnosticam e estigmatizam alunos inquietos ou com dificuldades de aprendizagem como desviantes ou portadores de algum distúrbio, geralmente caindo no lugar comum de diagnosticar o aluno como portador de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Tomamos como eixo de análise a teoria da psicologia sócio-histórica para estabelecer o fio condutor da relação entre o modelo higienista do século XX com as formas de subjetivação do sujeito contemporâneo na composição do cenário educacional que tende a patologizar as condutas desviantes a partir do discurso institucionalizante de seus agentes educacionais. Usando o modelo da observação participante como metodologia de campo, este trabalho pretendeu investigar como se estabelece e a quem serve a medicalização no discurso pedagógico contemporâneo de uma escola pública a ponto de atravessar as práticas educativas e legitimar uma categoria de acusação como elemento explicativo e exorcizador.
- ItemA morada da beleza: educação popular, estética e libertação a partir da experiência do acervo da laje(2020-05-15) Moreira, Andreane Pereira; Santos, Luciano Costa; Santos, José Eduardo Ferreira; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Nascimento, Antônio DiasA presente dissertação investiga o sentido e importância da dimensão estética na promoção de uma educação libertadora de pessoas que vivem em contexto de marginalização social, tendo como base a experiência do Acervo da Laje, situado no Subúrbio Ferroviário de Salvador-BA. Em diálogo com estudiosos da educação e do pensamento popular, inscritos no campo das epistemologias do Sul, discutimos o papel da cultura popular (sistematicamente relegada a posição periférica e subalterna), com seu inesgotável repertório de outros saberes, memórias e criações, como via de insurgência e libertação social, de maneira a possibilitar a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade. O Acervo da Laje foi concebido pelo casal de educadores populares José Eduardo Ferreira Santos e Vilma Santos, no âmbito de uma pesquisa destinada a fazer o levantamento das mais diversas manifestações de beleza surgidas e criadas no Subúrbio Ferroviário de Salvador, a fim de contribuir para retirar o território suburbano de sua relativa invisibilidade, e desvincula-lo do estigma de violência e precariedade que historicamente lhe foi fixado. A partir dessa iniciativa inaugural, e com as potentes ações culturais, artísticas e educacionais que lhe sucederam, o Acervo da Laje veio a adquirir sua configuração atual, única no mundo, de Casa-Museu-Escola: Casa, como lugar de hospitalidade, partilha e socialização; Escola, como dispositivo de formação e ensinoaprendizagem; e Museu, como acervo guardião da memória do Subúrbio Ferroviário de Salvador, e de exposição de obras de grandes artistas do Subúrbio, da Bahia e do Brasil. O foco principal desta dissertação é investigar a efetividade educacional das ações culturais promovidas pelo Acervo da Laje, que se propõem a compartilhar conhecimentos e experiências junto aos moradores suburbanos, tendo como principal referência existencial a vida dentro do território, sem distinção de formação ideológica, acadêmica ou de qualquer ordem. Na construção desta investigação, também se destacaram: o especial protagonismo desempenhado pelas mulheres no espaço do Acervo; a articulação estratégica deste com outras comunidades periféricas de Salvador; e sua constituição como espaço de bem-viver, que concilia o sentido da beleza (estética) e o sentido do bem (ética). A pesquisa que resultou nesta dissertação é de cunho qualitativo, com abordagem teóricometodológica fenomenológica, de caráter exploratório, mediante a realização de entrevistas narrativas, iniciadas após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, apresentando o consentimento formalizado através do TCLE. Os sujeitos da pesquisa são os/as fundadores/as do Acervo da Laje e algumas artistas que participam ativamente das atividades do espaço.
- ItemMultiplicidades estudantis na superfície da licenciatura em filosofia: formação docente interrogada(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-15) Silva, Ramires Fonseca; Sitja, Liége Maria Queiroz; Galeffi, Dante Augusto Galeffi; Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira; Reis, Leonardo Rangel dos; Santos, Luciano Costa; Silva, Ana Lúcia Gomes daA tese discute a formação docente do curso de filosofia da Universidade do Estado da Bahia e suas repercussões na atuação profissional dos(as) futuros(as) professores(as), considerando as contribuições do corpo discente na composição da processualidade. O objetivo angular é compreender os sentidos construídos-atribuídos pelos(as) estudantes através das expressividades em devires e revires durante o itinerário (trans)formativo, tanto nas suas espessuras discursivas-conceituais quanto nas dinamicidades empíricas do contexto escolar. Uma pesquisa em que o devir-estudante se destaca na complexa trama do percurso, pois, são colocados nas linhas argumentativas contribuições inventivas do segmento estudantil que deslocam discursos curriculares transmissores de pretensões hegemônicas. Essa deslocação faz emergir um conjunto de forças produtoras de multiplicidades expressivas propícias de gerar uma inédita abordagem sobre a presencialidade e seus efeitos na composição formativa. Trata-se, pois, de um estudo nas territorialidades formativas, onde os atravessamentos discentes encharcados de subsídios sócio-culturais compõem arranjos pedagógicos instituintes desmontando uma certa idealidade instituída de feições canônicas. Prevalece a abordagem metodológica de cunho epistemológico, a cartografia, na sua versão qualitativa em educação. Os processos formativos foram veiculados fora da dinâmica do binarismo numa dimensão dilatada da pesquisa; descrever e acompanhar os processos foram eixos caminhantes durante o pensar-sentir-experienciar com os(as) estudantes. O jogo cartográfico apresentou fluxos compreensivos e momentos de incompletude dentro de um quadro de multiplicidades desvinculadas de pretensões unificadoras. Aderindo, com isso, a uma disposição de exercitar o pensamento pedagógico pela filosofia da diferença cujo horizonte sinaliza uma valorização dos agenciamentos conceituais encarnados nas superfícies da licenciatura em filosofia. As entrevistas abertas e as observações participantes foram veículos procedimentais no acompanhamento do processo bem próximo de um plano comum em que singularidades são construídas diante de situações aprendentes. Essa investigação fez com que compreendêssemos, por um lado, como a interdição de vozes estudantis através de vários dispositivos curriculares-docentes esvazia a discussão mais ampliada de fenômenos contemporâneos na processualidade formativa, e, por outro lado, mesmo experimentando o abismo existente entre escola básica e academia, ainda predominante, as expressividades estudantis que mostraram uma circularidade de signos potencializados com a possibilidade de serem absorvidos pelos mecanismos formativos capazes de redimensionar discussões sobre a formação docente dos(as) professores(as) de filosofia na superfície dessa licenciatura.
- Item"Para que estudar, se no final todo mundo vai morrer?": experiências de enlutamento no cotidiano escolar de jovens Pretxs(2022-03-21) Oliveira, Moisés Batista Santos de; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Santos, José Eduardo Ferreira; Almeida, Vanessa Sievers de; Santos, Luciano CostaEsta tese buscou compreender o cotidiano escolar de jovens pretxs impactadxs pelo processo de luto decorrente da morte de pessoas amadas envolvidas com o tráfico de drogas. Visando a compreensão proposta acima, problematizei: como essxs educandxs pretxs elaboram emoções perpetradas pelas perdas de entes queridos? Quais são as estratégias utilizadas por elxs no processo de elaboração do luto na permanência escolar? Para tanto, adotei a abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-interpretativo, situada em campo educacional, intercruzando-a com procedimentos etnometodológicos. Assim, utilizei técnicas como amostragem aleatória, questionário, entrevista individual, grupo focal, além da observação, da escuta e da percepção. Por conta do surgimento da Covid-19 e consequente fechamento da escola (entre 2019 e 2021), passei a fazer uso também da ferramenta WhatsApp pelo celular. Na primeira etapa da pesquisa (amostragem aleatória), contemplei 139 educandxs, na faixa etária de doze a vinte anos, a fim de reconhecer dados socioeconômicos e dar vazão à partilha de seus sonhos, perspectivas de futuro e existência ou não de familiares e/ou amigxs mortxs por envolvimento com o tráfico de drogas. Essa foi uma estratégia de seleção e convite para participação do grupo focal de sete educandxs com cotidianos escolares impactados pela vivência com o processo de luto. No início da segunda etapa da pesquisa, três pessoas saíram do grupo, seja por determinação dxs responsáveis e/ou por decisão própria, permanecendo como participantes quatro pessoas. A cada etapa concluída no processo da pesquisa, compreendia que nem sempre os sinais revelados eram de dor, de tristeza, de arrependimento, de raiva, de dúvida, de desesperança, mas também de alegria, de esperança, de sonho por um futuro melhor e o desejo em continuar vivendo era pulsante e mergulhado entre o triste e o alegre, a esperança e a desesperança, o estar bem e o estar mal, entre o choro e o sorriso.