Navegando por Autor "Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco"
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- ItemAstúcias das diadorins-professoras-gestoras: narrativas sobre docência e gênero no sertão mundo IFBA(2020-05-28) Santos, Celina Rosa dos; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Givigi, Ana Cristina Nascimento; Sitja, Liege Maria QueirozEste estudo tem como objetivo compreender o processo formativo de professoras da Educação Profissional e Técnica, a partir de suas experiências em cargos de gestão no IFBA, dos sentidos atribuídos a estes modos-de-ser e aos desafios enfrentados diante de tal circunstância. O trabalho orientou-se pelas teorias da fenomenologia hermenêutica de Heidegger que auxiliaram na compreensão das narrativas que constituem a construção/projeto de si, no processo de formação enquanto devir constante, desde a educação não formal, a formação inicial, continuada e em exercício, bem como a especificidade da formação para a docência na Educação Profissional e Técnica, que abordam as dimensões pessoais, profissionais e organizacionais. A questão de gênero e a utilização da categoria mulher é refletida tendo como base as teorias da fenomenologia e do feminismo que permitem pensar as experiências vivenciadas e a luta contra as desigualdades de gênero, inclusive no ambiente profissional da docência. A pesquisa se inscreve nos estudos (auto)biográficos e tem como dispositivo as narrativas orais que foram analisadas à luz da hermenêutica compreensiva. Foram entrevistadas seis professoras-gestoras que ocuparam os cargos de gestão entre 2008 a 2018 no IFBA. Os resultados dessa investigação apontaram para uma compreensão ampliada de formação, não circunscrita à formação inicial e/ou continuada, mas como resultante de todo o percurso vivido pelas Diadorins-professoras-gestoras, pois nem todas tiveram formação para a docência, algo imprescindível para essa função. Desvelaram também que não há uma preocupação com a formação para a gestão, apesar de ser uma atividade docente, e que a atuação nos cargos de gestão é formativa, pois permite compreender melhor o funcionamento da instituição, melhorar as práticas docentes, a relação com os/as alunos/as e os/as servidores/as. Assinalaram também que a gestão é um espaço de corporificação masculina, mas que há formas astutas de se mover dentro dessa lógica.
- ItemBastidores da política de formação de Salvador- BA: lampejos de experiências e narrativas docentes(2021) Santos, Milca Maiara Mendes dos; Souza, Elizeu Clementino de; Catani, Denice Barbara; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Vicentini, Paula PerinA pesquisa analisa a política de formação da Rede Municipal de Salvador- BA, dialogando com conceitos da sociologia da educação e das políticas educacionais, adotando princípios da pesquisa narrativa. Utiliza materiais biográficos secundários: legislação e mecanismos que institucionalizam a política, Referenciais Municipais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2015, 2017) e materiais biográficos primários: escritas narrativas de professoras e coordenadoras, nas quais se analisa compreensivamente como esses sujeitos vivenciam e incorporam ou não disposições da política municipal na sua prática cotidiana. Apresenta uma proposta de confluência metodológica, saída empírica encontrada para o contexto da pandemia da Covid-19, aliando os pressupostos da pesquisa narrativa aos do Ciclo de Política. Para tanto, seguem três elos específicos que compõem a confluência: 1) Contexto da influência: o que narra a legislação sobre a política? 2) Contexto da produção de textos: o que narram os referenciais municipais? Contexto da prática: O que narram as professoras e coordenadoras A pesquisa é, por si, uma crítica política às formas e conjunturas nas quais as políticas de formação têm sido pensadas, implementadas e executadas no país, no estado e, especialmente, no Munícipio de Salvador, refletindo sobre a necessidade de recolocar a formação como centralidade, através da (re)afirmação da professora e da coordenadora como sujeitos principais desse processo contínuo, permanente e de vida que é a formação. A partir da análise compreensiva-interpretativa foi possível perceber incidências da política na identidade profissional das professoras e coordenadoras, uma tentativa de regulamentação homogeneizante, desmantelo da professora/coordenadora enquanto coletivo, burocratização do trabalho pedagógico, além da ausência de tempo suficiente para a formação em serviço. As narrativas revelam mecanismos de resistências que as professoras e coordenadoras encontram e fomentam nos seus cotidianos profissionais e formas outras de garantir a formação dentro das suas unidades escolares, demonstrando a necessidade de visibilização dessas profissionais na implementação e avaliação da política e não só na execução.
- ItemBem me quer, mal me quer: sofrimento psíquico do professor-sujeito na escola contemporânea(2013-09-24) Silva, Edileide Maria Antonino da; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Batista, Douglas Emiliano; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEsta escritura nomeada Bem me quer, mal me quer: sofrimento psíquic o do professor sujeito na escola contemporânea brota de um campo farto por onde circulam professor, aluno e os prazeres e desprazeres de um mundo que gira cada dia mais rápido: a escola. Nesta escrita se discute o que é o exercício docente na contemporaneidade e qual é o lugar do professor numa era em que facilmente se associa a docência à doença, mal-estar e sofrimento. O bem me quer, mal me quer emerge no instante em que o desejo do professor se mobiliza e se transforma em (re)ação às incertezas que se instala no espaço escolar. A pesquisa faz uma escuta ao professor numa investida que busca perceber os afetos prazerosos e desprazerosos do seu ofício, na tentativa de entender os principais elementos que fazem o professor permanecer na prática docente mesmo diante dos aspectos sinalizadores de mal-estar na escola, especialmente as que compõem a Rede Municipal de Ensino de Salvador. A escrita introdutória revela a pesquisadora e faz um apanhado geral de outros pesquisadores sobre temas relacionados, desveland o a importância da letra freudiana-lacaniana para este estudo e faz um contraponto com o texto de Bauman sobre o mal-estar na pós-modernidade, em um passeio pelos conceitos contemporâneos sobre a civilização, modernidade e pósmodernidade, discutindo também a crise de autoridade dentro e fora da escola. O texto busca perceber qual é o lugar do professor na sociedade contemporânea, diante de um sofrimento psíquico que o atinge e que, por vezes, faz confundir docência com doença. Traço a rota metodológica da pesquisa, desde a apresentação do lócus e sujeitos, até os instrumentos de colheita de dados para, então, fazer uma análise dos achados da pesquisa, saindo da garatuja para um possível desenho que revela um professor de afetos ambivalentes, pendulante entr e o bem me quer e o mal me quer. Em um ensaio (in)concluso desta escrita, vê -se restar o bem me quer e o mal me quer, afetos ambivalentes presentes nesta pesquisa que abre portas para novas rotas investigativas, atingindo um ponto que não é final; afinal, tal qual a leitora da carta do quadro de Goya, é na letra que se deposita a espera, já que é da falta que nasce o desejo.
- ItemA casa, a universidade e a escola: travessias de leitura de professores da cidade de Euclides da Cunha(2016-04-11) Pereira, Cleide Selma Alecrim; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Moreno, Luciana Sacramento; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEsta pesquisa analisa as histórias de leitura, da infância aos dias atuais, de seis professores egressos do curso de Letras Vernáculas do campus XXII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na condição de docentes do Ensino Médio. O objetivo geral é investigar como se constituíram estas histórias de leitura na vida e profissão desses professores e quais as implicações na atividade docente no Ensino Médio para a formação do leitor. A pesquisa fundamenta-se na ideia de que a formação leitora do professor contribui para fazer deste um mediador de leitura que estimula nos alunos o gosto pela leitura literária. De natureza qualitativa, o trabalho utiliza-se da abordagem autobiográfica na perspectiva de Ferraroti (2010) e Souza (2006, 2008), dentre outros, como método de investigação e para isto faz uso da entrevista narrativa para a coleta dos achados da pesquisa. A base teórica desse trabalho fundamenta-se também em autores que abordam a Sociologia da Leitura e as suas práticas culturais em diferentes espaços sociais, tais como Chartier (2011), Lafarge e Sagré, (2010) e Abreu (2006). Para a concepção de literatura e do ensino da Literatura, ancora-se Cândido em (1995), Todorov (2010) Paulino (2008,2004), Cosson (2014), Lajolo (2001) e Cordeiro (2006, 2015). E a discussão sobre a formação docente ampara-se em Nóvoa (1989), Tardif (2012,2014) e Antunes (2011). A análise dos dados colhidos aponta uma forte tendência dos docentes às práticas tradicionais do ensino de literatura em que o foco é na leitura obrigatória do texto/obra para fins avaliativos. Os resultados também assinalam um descompasso entre os estudos oferecidos na universidade e o que os professores na escola podem articular entre a teoria e a prática no ensino médio. Evidencia-se ainda a necessidade de ampliação da discussão sobre a formação dos docentes, a leitura como prática cultural e o fortalecimento da pesquisa nos cursos de graduação voltada ao ensino de literatura e à formação do leitor.
- ItemCondições de trabalho de mulheres coordenadoras pedagógicas na/da educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-18) Santos, Arielma Galvão dos; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Silva, Fabricio Oliveira da; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa teve como objetivo compreender as condições de trabalho de professoras coordenadoras pedagógicas de unidades escolares da Educação Básica, no município de Salvador. O estudo foi desenvolvido com Coordenadoras Pedagógicas do Núcleo Territorial 26 – NTE 26, do polo Brotas. A Conversa foi adotada como metodologia de pesquisa, tendo como dispositivo as rodas de conversa, como espaços narrativos com o objetivo de propiciar e revelar as interpretações das professoras coordenadoras pedagógicas sobre as condições de trabalho e questões de gênero. O trabalho utilizou a abordagem hermenêutica para analisar de forma interpretativa-compreensiva os discursos colhidos durante a pesquisa de campo. Os resultados revelaram as condições de trabalho das professoras coordenadoras pedagógicas e que a opressão de gênero também se materializa através de precárias condições de trabalho. As coordenadoras pedagógicas compreendem que existem desigualdades e preconceitos de gênero e que as mulheres são atravessadas pelas questões de gênero na vivência das condições de trabalho na/da educação básica. É preciso melhorar as condições de trabalho docente, reconhecer as diferenças, bem como combater a precarização e as desigualdades social e historicamente construídas entre homens e mulheres.
- ItemCondições de Trabalho Docente de Professores de Escolas Rurais do Território Piemonte da Diamantina Bahia(2020-03-16) Ramos, Michael Daian Pacheco; Souza, Elizeu Clementino de; Hypolito, Álvaro Luiz Moreira; Oliveira, Dalila Andrade; Portugal, Jussara Fraga; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA pesquisa analisa sob quais condições os professores de escolas públicas rurais da Educação Básica realizam o seu trabalho no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, considerando as transformações oriundas das recentes reformas educacionais e as políticas de globalização. Intenciona-se mapear condições de trabalho docente e perfil dos docentes da educação básica de escolas rurais do Território e apreender em que medida as políticas de globalização vêm afetando as condições de trabalho, bem como de que maneira esses sujeitos vêm respondendo ao conjunto de proposições de políticas educacionais atualmente. Configura-se como uma pesquisa quantitativa, através da realização de um Survey aplicando um questionário com docentes dos nove municípios do Território Piemonte da Diamantina-Bahia. O universo da pesquisa foi constituído de 800 professores e a amostra de 268 docentes. A amostragem por conglomerados configura-se em 48 estabelecimentos de ensino rurais, distribuídos em 36 comunidades e distritos do Território. A técnica de análise dos dados configura-se como análise estatística e descritiva, através da utilização do software gratuito PSPP para tabulação dos questionários do Survey. Os dados apontam para um contexto educacional de baixa escolaridade dos professores, grande número de escolas com nível socioeconômico baixo, alta rotatividade docente, elevadas taxas de reprovação e abandono e baixa taxa de aprovação, altos índices de distorção idade-série e pequena participação no Ideb somada ao baixo alcance das metas projetadas. As condições de trabalho vivenciadas pelos professores do Território estão permeadas: a) de processos de intensificação, com o aumento de novas funções e responsabilidades; b) de precários contratos de trabalho que acarretam uma constante mudança de escola; c) de uma sobrecarga de trabalho em atividades de planejamento, avaliação e gestão; d) de precárias instalações físicas das escolas que apresentam insuficientes equipamentos pedagógicos e inexistentes serviços básicos de infraestrutura, como rede de esgoto, coleta de lixo e internet, além do insuficiente auxílio no transporte e hospedagem e o convívio com insatisfatórias condições dos veículos e estradas. Essas condições de trabalho em ambientes precários têm acarretado o adoecimento dos profissionais contribuindo para o afastamento de suas atividades. Por fim, os resultados desta tese apontam que as políticas de accountability atreladas a uma cultura da performatividade, através da realização de avaliações em larga escala, a competição entre as escolas, a remuneração docente atrelada ao desempenho dos estudantes vêm sendo incorporada na percepção desses professores, corroborando com a incorporação da lógica da eficiência e eficácia no contexto dessas escolas rurais.
- ItemCondições de trabalho docente nas escolas rurais de Capim Grosso – BA(2020-05-29) Souza, Gildison Alves de; Souza, Elizeu Clementino de; Vicentini, Paula Perin; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Meireles, Mariana Martins deA presente pesquisa investiga questões relacionadas as Condições de Trabalho docente nas escolas rurais de Capim Grosso, município situado no interior da Bahia a cerca de 280km da capital Salvador. Busca-se analisar a relação das condições de trabalho dos professores das escolas rurais de Capim Grosso com suas trajetórias formativas. Para que essa análise fosse possível, parti de uma contextualização histórico-legislativa sobre as condições de trabalho docente no Brasil, com ênfase nas políticas públicas estabelecidas pelas leis promulgadas a partir da Constituição Federal de 1988, além da revisão de literatura sobre condições de trabalho docente em escolas rurais no Brasil. Do ponto de vista metodológico, utilizei princípios do método (auto)biográfico e como dispositivo de pesquisa a entrevista narrativa, realizada com quatro professoras. A análise das narrativas evidenciou que há grande similaridade na trajetória das professoras colaboradoras, tanto no que se refere ao início quanto na progressão de suas carreiras, a formação docente e a forma como as professoras percebem a valorização profissional. Além disso, suas histórias frequentemente se cruzam com a luta pelo reconhecimento e apoio do poder público municipal para a melhoria das condições de trabalho e, por conseguinte, do lugar ocupado pelas escolas rurais de Capim Grosso no contexto do sistema municipal de educação.
- ItemContribuições da segunda licenciatura em pedagogia para o exercício docente de professoras da Rede Pública Municipal de Feira de Santana-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-28) Rosa, Marcos da Silva da; Sitja, Liege Maria Queiroz; Silva, Fabrício Oliveira da; Anjos, Marineuza Matos dos; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEssa dissertação objetivou perceber as mudanças epistemológicas, de atitudes e valores que foram construídas a partir das experiências vividas no curso da segunda licenciatura em Pedagogia, e que provocaram impacto na prática das professoras colaboradoras da investigação. Pretendeu-se compreender as transformações de sensibilidade pedagógica oportunizadas pela epistemologia do campo pedagógico, alcançadas através da segunda licenciatura em Pedagogia. Afinal, partiu-se da premissa que o ato formativo experienciado neste novo itinerário formativo teve relevância suficiente para marcar sua trajetória e prática profissional. Para tanto foram entrevistadas quatro professoras da rede municipal de Feira de Santana, já licenciadas, mas recorreram a uma segunda graduação em Pedagogia. Os objetivos específicos, foram três: a) compreender as motivações que levaram essas professoras a cursar uma nova licenciatura na área de educação; b) perceber, a partir da manifestação das colaboradoras da pesquisa, a contribuição da segunda graduação em Pedagogia para atuação nas diferentes etapas e segmentos da educação básica, seja do ponto de vista teórico, como prático; c)compreender as percepções e análises críticas que essa nova experiência formativa proporcionou às docentes, especialmente quanto aos sentidos da escola e da educação. A caminhada metodológica sustentou-se na fenomenologia por entender que esta permite a melhor percepção e compreensão dos fenômenos experenciados conscientemente. E teve em Max van Manen (1942) seu pilar principal, pedagogo, considerado o pioneiro da pedagogia fenomenológica e da pedagogia hermenêutica enquanto metodologia de pesquisa educacional. Seu interesse está voltado para a determinação do sentido, importância pedagógica e natureza dos fenômenos educacionais vivenciados no cotidiano. A Análise de Conteúdo e a entrevista fenomenológica completaram o arcabouço teórico-metodológico da pesquisa.
- ItemCorpo-território-LGBT+: imagens e narrativas de professores/as transviados/as na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-13) Cordeiro, Janivaldo Pacheco; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Bento, Berenice Alves de Melo; Thiengo, Edmar Reis; Miranda, Eduardo Oliveira; Vieira, Claudia Andrade; Cardoso , Cláudia PonsEste estudo buscou compreender e analisar os atravessamentos que forjam identidades pessoais e profissionais de pessoas LGBTQIA+ na docência e que, por conta do gênero e da sexualidade dissidentes, provocam ressignificação de suas práticas pedagógicas, fabricam comportamentos e performances para o exercício do magistério e, de alguma forma, criam contextos para pensar os movimentos de representação e representatividade. De natureza qualitativa, o trabalho foi desenvolvido com base na Pesquisa Narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2015), apoiando-se nas narrativas de (re)existências (RIOS, 2021) que surgiram nas Entrevistas Narrativas e nas escritas de autorretratos, sendo analisadas utilizando a interpretação-compreensão proposta por Ricoeur (2019) e a “leitura em três tempos” sistematizada por Souza (2014, 2017). A pesquisa contou com a participação de sete colaboradores/as autodeclarados LGBT+ docentes da Educação Básica da Bahia. Nesse bojo, a discussão teórica das identidades e diferenças (RIOS, 2008; SILVA,2014) foram enriquecidas pela discussão em torno das identidades de gênero e sexualidade (BENTO 2017a, 2017b, 2018, 2021a, 2021b; BUTLER 2017, 2018a, 2018b, 2019b, 2019b, 2022; LOURO, 2014), sexualidade e as relações de poder e opressão (FOUCAULT, 2010a, 2010b, 2013, 2019), que docilizam os corpos-transviados, os classificam e reafirmam a diferença hierarquizada, demarcando-a de maneiras diferentes e de acordo com suas singularidades, e possibilitando, assim, o (re)conhecimento do corpo-território (MIRANDA, 2014, 2021). Nesse aspecto, o corpo-território foi incorporado na (e pela) tese, unificou-se e se corporificou nas discussões, imagens e narrativas, performances e corporalidades que não apenas atravessam este trabalho, o encarna, o desnuda e o constitui. De acordo com os resultados, os/as professores/as transviados/as são assujeitados/as ao cistema heternormativo que os/as vigiam, silenciam e invisibilizam as suas existências, forjando neles/nelas identidades voltadas à (auto)vigilância, ao (auto)silenciamento e à (auto)invisibilização como forma de sobrevivência no espaço escolar, mas também mostram indícios de que suas representações e representatividades são de extrema importância no combate ao preconceito, à discriminação e à visibilidade LGBTQIA+ . Assim, a tese defendida é que professores/as transviados/as encontram-se atravessados/as pela cis heteronormatividade que os/as (re)posicionam de forma que estes/as forjam suas identidades pessoais e docentes em suas imagens e narrativas construídas cotidianamente.
- ItemDa leitura de si para a leitura em si: narrativas e práticas leitoras de professoras de classes multisseriadas do município de Amargosa/BA(2016-02-12) Orrico, Nanci Rodrigues; Souza, Elizeu Clementino de; Pinho, Ana Sueli Texeira de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fornari, Liege Maria SitjaA presente pesquisa tem como objetivo investigar percursos de formação e atuação de professores, no âmbito da constituição de leitores em escolas rurais, a partir da articulação entre memórias, docência e narrativas. Contextualiza-se no debate contemporâneo sobre ruralidades e formação de professores e intenciona apreender, a partir das narrativas de vida e de leitura, pistas que caracterizam os percursos formativos de leitura de quatro professoras de classes multisseriadas que atuam no município de Amargosa/Bahia. Espera-se relacionar as trajetórias e práticas docentes de leitura das colaboradoras, no entendimento de como estas profissionais se formam como leitoras e como formam leitores. O estudo pauta-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorando-se metodologicamente nos pressupostos da abordagem (auto)biográfica, com ênfase nas narrativas docentes. Como dispositivos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas narrativas e observação de experiências pedagógicas com a leitura no contexto das classes multisseriadas. A análise foi realizada na perspectiva interpretativa-compreensiva, a partir de princípios da hermenêutica (RICOUER, 1976) e das contribuições de Schütze (2010) e conclui o quanto é relevante a escuta dos docentes e das suas histórias de vida e de leitura para que as universidades repensem os currículos dos cursos de licenciatura, no que diz respeito especialmente à formação leitora dos professores, pois esta tem sido insuficiente para que o professor assuma a responsabilidade com a mediação pedagógica de seus alunos em torno da leitura. Fica evidente, ainda assim, que os professores das classes multisseriadas criam estratégias de enfrentamento diário aos desafios relacionados ao ato de ler e reconstroem suas práticas de modo que estas valorizem os processos identitários de quem habita, estuda e trabalha na roça. Reconhece-se, ainda, que a leitura de si promoveu, nas professoras colaboradoras, (auto)conhecimento e ressignificação das suas concepções e práticas, implicando-as no repensar dos seus percursos como docentes e leitoras.
- ItemDe práticas pedagógicas inovadoras às experiências formativas: desafios para os docentes universitários(2018-11-08) Miranda, Dayse Lago de; Soares, Sandra Regina; Cunha, Maria Isabel da; Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira; Martins, Ediva de Sousa; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo se insere no campo da pedagogia universitária e assumiu como objetivo compreender o papel da reflexão sobre a própria prática pedagógica para o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes e docentes na visão dos participantes da pesquisa. Adotou como questões de pesquisa investigar quais as principais contribuições da prática pedagógica inovadora para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes e quais as principais aprendizagens construídas pelos docentes participantes no processo de realização das práticas pedagógicas relatadas na Série Práxis na elaboração do relato analítico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O referencial teórico contemplou os conceitos sobre práticas pedagógicas inovadoras, experiência e desenvolvimento profissional docente com base em autores como: Cunha (2005 2011); Lucarelli (2004); Soares e Cunha (2010); Day (2001); Masetto (2003); Nóvoa (1997); Vieira (2009, 2014); Pimenta e Anastasiou (2002); Pozo e Pérez Echeverría (2009); Santos (2010); Sanz Acedo Lizarraga (2010). Ancorou-se na metodologia qualitativa, utilizando para a construção de dados e para a análise documental e entrevista semiestruturada e para o tratamento dos dados construídos a análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 1977). Os sujeitos da pesquisa foram sete docentes que publicaram na Série Práxis e Docência Universitária, Coletânea anual produzida pela Universidade do Estado da Bahia. Dentre os resultados, destacam-se as motivações dos docentes para desenvolverem as práticas pedagógicas: a ruptura da lógica de ensino tradicional; a busca de formação de profissionais críticos e autônomos, as necessidades formativas dos estudantes e o desejo e a disposição pessoal de inovar a docência. Sobressaem os objetivos de ensino voltados para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais e políticas dos estudantes; a inserção destes no contexto da prática profissional e a participação ativa no desenvolvimento das práticas pedagógicas; a adoção de abordagens interdisciplinares e a concepção da docência como uma prática social e política. E ainda, as aprendizagens dos próprios docentes no âmbito pessoal, da condução das práticas, apresentando fatores dificultadores e desafiantes para a realização a partir de reflexões sobre pensar, agir e sentir.
- ItemDesafios dos processos de ensino e aprendizagem e experiências de formação pedagógica assumidas por professores de uma instituição de ensino superior privada(2017-09-28) Barreiro, Mariana Soledade; Soares, Sandra Regina; Bruni, Adriano Leal; Cunha, Maria Isabel da; Ribeiro, Marinalva Lopes; Fialho, Nadia Hage; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo se insere no campo da formação de professores, em especial dos docentes do ensino superior. A formação pedagógica desses docentes tem sido objeto de crescente interesse, considerando a ampliação dos desafios para esse nível de ensino, no atual contexto de sua expansão. Assumiu como objetivo compreender a relação que professores de uma Instituição de Ensino Superior privada estabelecem entre os desafios vividos no processo de ensino-aprendizagem e as experiências de formação docente por eles assumidas. Adotou como questões de pesquisa: investigar em que medida o cenário de complexidade e incerteza orienta as concepções e práticas de formação profissional dos participantes da pesquisa; e, na visão dos participantes, se as experiências formativas vivenciadas contribuíram para ressignificação de suas representações e práticas docentes. O referencial teórico da pesquisa contemplou reflexões e conceitos sobre a formação de profissionais, sobre saberes docentes, sobre formação de professores universitários e desenvolvimento profissional docente, com base em autores como: Almeida (2012); Cunha (2010); Soares e Cunha (2010); Trillo (2000); Masetto (2003); Korthagen (2009); Vieira (2014); Zabalza (2000); Pozo e Pérez Echeverría (2009); Monereo e Pozo (2009a, 2009b); Sanz de Acedo Lizarraga (2010) e Tardif (2010, 2012). Como percurso metodológico, a investigação envolveu uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas como técnicas a entrevista semiestruturada e o questionário, constituído por perguntas abertas e fechadas. Os dados de natureza qualitativa foram tratados pela Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os dados quantitativos foram tabulados através do programa Statistical Package for Social Science (SPSS). Dentre os resultados, destaca-se que o cenário de complexidade e incerteza parece estar pouco presente na reflexão e condução das práticas dos docentes investigados, pois revelam uma concepção de profissional simplista e centrada na racionalidade instrumental. Por conseguinte, assumem práticas pedagógicas, incluindo as de avaliação da aprendizagem, com uma forte vinculação com o paradigma hegemônico de ensino. Embora algumas poucas iniciativas relatadas tenham o potencial de desenvolver competências, atitudes e valores dos discentes, o propósito fundamental continua sendo a aquisição e reprodução de conteúdos por parte deles. Os professores reconheceram que não possuíam saberes importantes para assumir a docência universitária e que necessitariam investir em percursos formativos para superar tais deficiências. Todavia, ainda havia uma representação sobre saberes e formação para a docência em uma perspectiva instrumental e tecnicista. Reconheceram o Núcleo de Assessoramento pedagógico (NASPED) como um lugar de acolhimento, com potencial para ajudá-los a transformar suas práticas de ensino-aprendizagem. Entretanto, o Núcleo não consegue gerar um nível de reflexão profundo, que possibilite uma mudança significativa em suas práticas. Contudo, a análise dos dados traz evidências de que tanto os docentes quanto o NASPED estão passando por uma transição paradigmática, pois apresentam uma contradição com o paradigma hegemônico de ensino-aprendizagem, ainda que de forma tímida e incipiente, mas com possibilidades de avanços futuros.
- ItemDesafios político-pedagógicos da formação docente da EJA em escolas rurais(2020-10-30) Pereira, Marília Regina Souza; Dantas, Tânia Regina; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo trouxe como tema a formação continuada docente, o seu objeto concentrou-se na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos em escolas rurais. Teve como objetivo geral compreender os processos de formação continuada vivenciados pelos docentes da EJA no âmbito das escolas rurais, evidenciando os desafios político-pedagógicos a partir de suas narrativas. O estudo emergiu da seguinte questão problematizadora: Quais são as condições objetivas da formação continuada docente na Educação de Jovens e Adultos e que desafios político-pedagógicos são gerados nesse processo, particularmente no contexto rural em Seabra-Bahia? Almejando identificar e analisar as condições objetivas da formação continuada da EJA, foi configurado o objetivo principal dessa investigação e questionar quais são os desafios político-pedagógicos vivenciados pelos docentes que atuam na EJA nas escolas rurais de Seabra-BA; problematizar os aspectos político-pedagógicos da formação docente para a EJA e como se evidenciam na prática. Para tanto, busquei a análise documental na LDB nº 9.394/96; no Parecer CNE nº 11/2000; nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos nº 11/2000; no Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024; fundamentação teórica referente a formação docente em Freire (1996), Nóvoa (2009), Dantas (2012, 2016a), Alves (2016), Arroyo (2006), Laffin (2018) e Pereira e Rios (2015); as bases conceituais da formação contínua de Nóvoa (2002), que sustentaram o trabalho; e no que tange à metodologia, em Souza (2006), Delory-Momberger (2012), Clandinin (2015), Abrahão (2004), Josso (2004). A abordagem metodológica teve como base a pesquisa qualitativa, especificamente (auto)biográfica, e teve como dispositivo as entrevistas narrativas. A análise foi interpretativa-compreensiva com base em Ricouer (1996) e Souza (2004). Foram entrevistados cinco docentes que atuam na modalidade EJA em duas escolas municipais no âmbito do contexto rural de Seabra, destacando a trajetória de vida e formação, a relação deste percurso profissional/pessoal com o processo de construção da identidade profissional, contribuindo através das narrativas (auto)biográficas dos professores para ampliar a discussão sobre esse campo de atuação, assim como a ressignificação da identidade desse profissional, sua formação e atuação pedagógica. O estudo indicou os desafios político-pedagógicos vivenciados pelos docentes da EJA em escolas rurais, apontando para a necessidade de maiores investimentos nos processos de formação continuada de professores, articulada numa relação com a prática diária.
- ItemDocência na Ilha de Maré: formação continuada e maritimidades(2019-06-17) Macêdo, Ziziane Oliveira De; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Hage, Salomão Antonio Mufarrej; Araujo, Sandra Regina Magalhães de; Fornari, Liege Maria SitjaEsta pesquisa busca compreender os modos como a formação continuada é vivenciada pelas docentes na relação com as maritimidades da Ilha de Maré, tendo em vista, o levantamento de possíveis singularidades do trabalho docente no contexto marítimo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem (auto)biográfica, cuja opção teórico-metodológica assenta-se nas contribuições de Nóvoa, Souza, Rios, Delory-Momberger, Josso, entre outros. Neste sentido, o trabalho se desenvolve a partir de entrevistas narrativas de seis professoras de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Salvador que atuam na Educação Básica, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Ilha de Maré. Este estudo identificou os modos de atravessamentos das maritimidades nas Ilhas de Salvador no processo de formação das professoras da Ilha, bem como as ruralidades que envolvem o universo escolar identificadas nas condições de trabalho e nas temporalidades específicas da Ilha, em especial as questões relacionadas às demandas das classes multisseriadas, com os seus diferentes tempos e ritmos de aprendizagem. E revela que a formação continuada é vivenciada pelas professoras na busca por ressignificar a formação oferecida pela Rede Municipal de Ensino, adequando as especificidades da docência na Ilha. Inclusive como estas professoras vêm experimentando, juntamente com os estudantes das comunidades rurais da Ilha, possibilidades criativas e desafiadoras em seu fazer pedagógico, bem como a metodologia utilizada com as classes multisseriadas com agrupamentos produtivos de alunos de diferentes séries/anos. Assim, as professoras investem tempo e recursos, ainda que de forma individualizada, em seu próprio desenvolvimento profissional em detrimento da formação continuada promovida pela instituição a qual estão vinculadas.
- ItemDocência nas águas: diversidade cultural, maritimidade e travessias na ilha de Itaparica(2015-05-29) Costa, Silvano Sulzart Oliveira; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Hage, Salomão Antônio Mafarrej; Souza, Elizeu Clementino; Araújo, Sandra Regina Magalhães deEsta investigação busca compreender os modos como a docência é desenvolvida pelos docentes, no contexto da maritimidade da Ilha de Itaparica, e como estes dialogam com a diversidade cultural presente no universo escolar em que atuam. O estudo pauta-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, sendo ancorado nos pressupostos da abordagem autobiográfica, a partir das análises desenvolvidas por Nóvoa (1988), Souza (2008), Souza (2014), Delory-Momberger (2012) e Rios (2012), dentre outros. Ao escrever sobre a docência na Ilha de Itaparica, delineio também a minha própria trajetória docente, desvelando minhas memórias de aluno e professor que experimentou a educação no contexto das águas. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, opto pela entrevista narrativa, seguindo as orientações de Bertaux (2010), Jovchelovitch e Bauer (2010). Para compreender a questão da diversidade cultural na Educação, busco, nos estudos de McLaren (2000), Gonçalves e Silva (2006), Gomes (2007) e Williams (1992), subsídios para entender os múltiplos aspectos culturais que permeiam os processos educacionais e, principalmente, a docência. Com o desenvolvimento da pesquisa, pude constatar que a travessia representa, para os docentes da água, um “rito de passagem”, não somente na esfera física do deslocamento, mas também no aspecto simbólico. A maritimidade que circunda a Ilha faz com que os docentes incorporem as práticas culturais do mar a suas vidas cotidianas, porém estes demonstram, ainda, dificuldades em transformálas em práticas pedagógicas, uma vez que possuem dificuldades em lidar com a diversidade cultural e a cultura das águas, ambas presentes em suas salas de aula.
- ItemEntre fronteiras: diferenças culturais e práticas educativas em narrativas de professores/as do ensino fundamental (anos finais)(2018-06-14) Santos, Maria Helena da Silva Reis; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fontoura, Helena Amaral da; Costa, Livia Alessandra Fialho daEsta dissertação de mestrado buscou compreender como professores/as do Ensino Fundamental (anos finais), da rede municipal de Lauro de Freitas, na Bahia, significam as diferenças culturais no contexto de suas práticas educativas. O estudo pautou-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorado nos pressupostos da abordagem (auto)biográfica, com ênfase nas narrativas docentes. Foram utilizados como dispositivos de colheita de informações: entrevista narrativa, diários das práticas educativas e ateliê biográfico, atividade inspirada em DeloryMomberger (2008), analisados a partir das contribuições fenomenológicas interpretativas de Schütze (2010), sobre a análise das narrativas, articulado com os Estudos Culturais. O estudo das narrativas docentes apontou que a experiência com as diferenças culturais no interior da escola se articula em um movimento de mudanças sociais e culturais nos quais os/as professores/as estão inseridos/as, fazendo parte de uma teia de significados trançada por embates e conflitos, afirmação e negação, negociações entre as diferenças, os diferentes. Esses sentidos docentes atribuídos às práticas educativas no trabalho com as diferenças culturais, quando observados sob o campo dos Estudos Culturais e sob a abordagem intercultural – articulação teórica desta pesquisa –, desvelam limitações e potencialidades nas quais as práticas docentes se isentam do confronto e do conflito, primando pelo caráter monocultural, por meio da homogeneização, da negação ou da conformação das diferenças. Além disso, buscam promover espaços em que as diferenças sejam acionadas, confrontadas e problematizadas, criando brechas nas quais ocorram possibilidades de deslocamento de sentidos e representações, reconhecendo a diversidade dos sujeitos nas múltiplas formas de ser e estar na escola. Esta investigação se configura uma efetiva contribuição à formação de professores da Educação Básica, na medida em que ela possibilita pensar o lugar da docência e compreender o papel da prática educativa, além de refletir de que forma está sendo realizada essa tarefa, em particular, os sentidos a ela atribuídos por docentes da rede pública, no âmbito das diferenças culturais, no exercício da sua profissão em sala de aula.
- ItemEntre mitos e narrativas: a docência na educação profissional técnica(2015-03-26) Menezes, Graziela Ninck Dias; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fartes, Vera Lúcia Bueno; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Luciano CostaEste trabalho tem por objetivo analisar como as experiências de vida, formação e profissão tecem a constituição da docência, inclusive no que tange aos modos como os professores estão produzindo/vivendo a profissão e como os sentidos de trabalho e de técnica atravessam a produção da docência na Educação Profissional Técnica. O trabalho de campo foi desenvolvido no Instituto Federal da Bahia/Campus Ilhéus, envolvendo seis professores (três bacharéis e três licenciados) que atuam nos dois cursos de Ensino Médio Integrado. O estudo tem natureza qualitativa e se desenvolveu a partir da abordagem (auto)biográfica, utilizando-se de entrevistas narrativas como dispositivo de pesquisa. A análise de dados fundamentou-se na vertente fenomenológica-hermenêutica, com o intuito de compreender as leituras produzidas pelos sujeitos sobre o contexto em que vivem e sobre suas trajetórias, aderindo à proposição de que as experiências pessoais não se dissociam dos processos profissionais. O estudo revelou de que modo as experiências pessoais, formativas e profissionais implicaram nos modos como os professores constituíram a identidade docente. Além disso, apontou os principais desafios para o trabalho docente diante da realidade vivida na Educação Profissional Técnica - especificamente, no Campus de Ilhéus - , e como esse trabalho é atravessado pelos sentidos de técnica e trabalho presentes no contexto da contemporaneidade. Revelou, ainda, a importância da atitude reflexiva como fundamento para a formação docente. O trabalho traz como consideração a necessidade de constituição de um projeto formativo, ético e político para a docência na Educação Profissional Técnica como fundamento para a defesa da profissão docente e constituição da identidade profissional nessa modalidade educacional.
- ItemExperiências, narrativas e experimentações: o estágio supervisionado do curso de ciências biológicas em classes de educação de jovens e adultos(2015-06-11) Reis, Patrícia Santana; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fontoura, Helena Amaral; Carmo, Edinaldo Medeiros; Dantas, Tânia ReginaEste trabalho de investigação procura compreender as práticas docentes de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, nas turmas de Educação de Jovens e Adultos, assim como as contribuições desta experiência para a formação de professores. Para isto, a pesquisa buscou examinar as seguintes questões: quais as contribuições que o estágio supervisionado realizado em classes de Jovens e Adultos traz para a formação dos professores de Ciências Biológicas? Como atuam os estudantes de Ciências Biológicas em turmas de Jovens e Adultos, durante o Estágio Supervisionado? O caminho trilhado fundamenta-se na abordagem (auto)biográfica, ancorada na pesquisa qualitativa, tendo como dispositivo de investigação os memoriais de formação, as entrevistas narrativas e as observações das aulas de estágio. Estes instrumentos foram utilizados como recursos para compreender o processo de formação e autoformação vivenciado pelos licenciandos, no desenvolvimento do conhecimento de si proporcionado pelo uso das narrativas de formação. Os colaboradores desta investigação foram seis alunos que cursaram os componentes curriculares Estágio Supervisionado I e Estágio Supervisionado II na Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, município de Caetité, interior da Bahia. Ao analisarmos os memoriais e as entrevistas narrativas, percebemos a relevância da experiência pessoal e profissional dos docentes, em sua formação inicial, a partir das narrativas e experimentações feitas pelos futuros professores de Ciências Biológicas nas turmas de EJA. Percebemos que as angústias e superações vividas na escolha e na prática inicial da docência, assim como a contribuição do Estágio Supervisionado nas classes de EJA, a partir do perfil destes alunos, da relação com o professor tutor e das práticas desenvolvidas durante as regências no estágio, oferecem condições para uma atuação adequada e reflexiva nestas turmas, já que a experiência pessoal e formativa é intensificada durante o desenvolvimento do Estágio Supervisionado. Assim, o espaço da EJA é um lugar de produção de sentidos para a docência, fundamental para os futuros professores de Ciências e Biologia.
- ItemFormação continuada de professores da educação básica: implicações para a prática pedagógica docente(2016-08-22) Silva, Enoilma Simões Paixão Correia; Dantas, Tânia Regina; Pinho, Ana Sueli Teixeira de; Souza, Elizeu Clementino de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo consiste em uma pesquisa qualitativa de abordagem (auto)biográfica, cujo objetivo foi analisar as implicações da proposta de formação continuada oferecida pelo Projeto GESTAR na Escola na prática pedagógica docente, no contexto da Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino em Salvador. O objeto de estudo são as implicações da formação continuada na prática pedagógica do professor. Foram realizadas entrevistas narrativas, observação do campo de atuação profissional dos professores e análise de documentos do planejamento utilizados pelos professores. As narrativas evidenciaram que a formação docente não oferece subsídios suficientes para o professor exercer seu trabalho em sala de aula; e a formação continuada se apresenta como uma possibilidade de dar continuidade aos estudos da formação inicial. No bojo das implicações da formação continuada do Projeto GESTAR na Escola, os sujeitos buscam os subsídios para a sua prática pedagógica e apresentam aspectos favoráveis e alguns elementos da formação que o Projeto precisa aprimorar. Ficam evidentes algumas premissas para que a formação continuada tenha implicações na prática pedagógica do professor: o desejo em mudar a prática; a abertura para implementação de inovações; o apoio da escola na garantia das condições adequadas à efetivação de inovações, o que leva o Projeto GESTAR na Escola a repensar, no bojo de suas ações, os aspectos que favoreçam a autonomia do professor na organização de sua própria formação.
- ItemFormação continuada de professores no cotidiano escolar: reinvenções e aprendizagem(2016-07-14) Almeida, Valcineide Santos de; Dantas, Tânia Regina; Cida, Denise Moura de Jesus; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na área de formação de professores, com o objetivo principal de investigar como o processo de formação continuada de professores concretiza-se no interior de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Salvador, tendo em vista saber se este ambiente educativo funciona como um lócus de aprendizagem para os professores. O problema de pesquisa, no entanto, surge da inquietação em relação aos cursos e palestras para os quais os professores da rede municipal são convidados a participarem, os quais, muitas vezes, não respondem às exigências de uma reflexão coletiva sobre a prática docente, se distanciando, cada vez mais, da ideia de ver a escola como um lugar de formação e os professores como protagonistas ativos do processo de formação continuada. Assim, cabe questionar se o cotidiano escolar funciona como um espaço de aprendizagem para os professores. O estudo é ancorado nos referenciais teóricos desenvolvidos pelos seguintes autores: Candau (2011); Dantas (2012); Imbernón (2010; 2011); Garcia (1992; 1999); Nóvoa (1992; 1995; 1999; 2002); Josso (2006; 2014); Pais (2003); Certeau (2014); Ferraço (2006; 2008) e Freire (1996), dentre outros. O estudo de caso foi adotado como metodologia, por melhor possibilitar a investigação do processo de formação continuada dos professores, em profundidade e no seu próprio contexto: a escola. Para a coleta de dados e informações, os principais dispositivos utilizados foram a entrevista semiestruturada e observações. Com o estudo, foi possível perceber que o cotidiano escolar caracteriza-se como espaços e tempos em que os professores aprendem e reinventam a sua profissão tornando-se sujeitos e protagonistas do seu próprio processo de formação. Mediante os resultados apresentados, nota-se que os professores reconhecem a formação continuada como um instrumento necessário para a renovação da sua prática pedagógica, e consideram importante estar a todo o momento passando por processos de formação e autoformação. Também atribuem maior importância às aprendizagens que acontecem no cotidiano da escola, tais como, a acolhida, o planejamento, as trocas diárias com os colegas, os encontros pedagógicos, as trocas no grupo do whatsapp. Nas conclusões destaca-se que os professores encontraram vários desafios os quais não os impedem de criar condições para realizar e fortalecer os momentos coletivos, no cotidiano da escola, e, com as suas artes de fazer, reinventaram outros tempos de formação.
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