Navegando por Autor "Ramos, Michael Daian Pacheco"
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- ItemA inclusão educacional dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal Baiano(2023-07-13) Lima, Tatiane da Silva; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Ramos, Michael Daian PachecoEste trabalho é uma pesquisa a nível de mestrado, ligada ao programa de PósGraduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGED/UNEB), cujo objetivo consistiu em analisar como vem ocorrendo a inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial dentro do IF Baiano na percepção dos coordenadores do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e das docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa apoiou-se no materialismo histórico dialético buscando uma compreensão elaborada, totalizante e crítica do objeto de estudo. A imersão em campo ocorreu de forma remota através da utilização das atuais ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).Teve como participantes da pesquisa 7 coordenadores do NAPNE e 8 docentes de AEE. Utilizou como dispositivos para a construção dos dados questionário, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados contruidos a partir desse três dispositivos foram tratados e analisados a partir da Análise por Triangulação proposta por Marcondes e Brisola (2014). Os resultados indicam que o IF Baiano tem procurado adequar suas normativas internas à legislação nacional voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Entre os documentos analisados, destacam-se o Regimento do NAPNE e o Regulamento do AEE. Porém, foi constatado que tais documentos, apesar de representarem avanços, necessitam passar por uma revisão no sentido de elucidar algumas questões destacadas pelos participantes. Reconhe-se que NAPNE e AEE possuem papeis distintos e complementares no processo de inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial (estudantes PAEE). Os desafios ao processo de inclusão desses estudantes no Instituto englobam as condições de acessibilidade arquitetonica dos campi mais antigos, falta de recurso financeiro para o NAPNE, escassez de profissionais especializados para compor as equipes multiprofissionais do NAPNE, falta de formação continuada para os profissionais integrantes dessas equipes e precaria articulação entre os NAPNEs e entre as próprias docentes de AEE o que leva a falta de unificação das ações. As potencialidades mais latentes referem-se a preconização nos documentos supracitados da presença de profissionais especializados para a atuação direta com os estudantes PAEE e os avanços promovidos pela atuação das docentes de AEE em cada campi. A finalização desse estudo possibilitou o entendimento de questões específicas do processo de inclusão dos estudantes PAEE no IF Baiano.
- ItemCondições de Trabalho Docente de Professores de Escolas Rurais do Território Piemonte da Diamantina Bahia(2020-03-16) Ramos, Michael Daian Pacheco; Souza, Elizeu Clementino de; Hypolito, Álvaro Luiz Moreira; Oliveira, Dalila Andrade; Portugal, Jussara Fraga; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA pesquisa analisa sob quais condições os professores de escolas públicas rurais da Educação Básica realizam o seu trabalho no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, considerando as transformações oriundas das recentes reformas educacionais e as políticas de globalização. Intenciona-se mapear condições de trabalho docente e perfil dos docentes da educação básica de escolas rurais do Território e apreender em que medida as políticas de globalização vêm afetando as condições de trabalho, bem como de que maneira esses sujeitos vêm respondendo ao conjunto de proposições de políticas educacionais atualmente. Configura-se como uma pesquisa quantitativa, através da realização de um Survey aplicando um questionário com docentes dos nove municípios do Território Piemonte da Diamantina-Bahia. O universo da pesquisa foi constituído de 800 professores e a amostra de 268 docentes. A amostragem por conglomerados configura-se em 48 estabelecimentos de ensino rurais, distribuídos em 36 comunidades e distritos do Território. A técnica de análise dos dados configura-se como análise estatística e descritiva, através da utilização do software gratuito PSPP para tabulação dos questionários do Survey. Os dados apontam para um contexto educacional de baixa escolaridade dos professores, grande número de escolas com nível socioeconômico baixo, alta rotatividade docente, elevadas taxas de reprovação e abandono e baixa taxa de aprovação, altos índices de distorção idade-série e pequena participação no Ideb somada ao baixo alcance das metas projetadas. As condições de trabalho vivenciadas pelos professores do Território estão permeadas: a) de processos de intensificação, com o aumento de novas funções e responsabilidades; b) de precários contratos de trabalho que acarretam uma constante mudança de escola; c) de uma sobrecarga de trabalho em atividades de planejamento, avaliação e gestão; d) de precárias instalações físicas das escolas que apresentam insuficientes equipamentos pedagógicos e inexistentes serviços básicos de infraestrutura, como rede de esgoto, coleta de lixo e internet, além do insuficiente auxílio no transporte e hospedagem e o convívio com insatisfatórias condições dos veículos e estradas. Essas condições de trabalho em ambientes precários têm acarretado o adoecimento dos profissionais contribuindo para o afastamento de suas atividades. Por fim, os resultados desta tese apontam que as políticas de accountability atreladas a uma cultura da performatividade, através da realização de avaliações em larga escala, a competição entre as escolas, a remuneração docente atrelada ao desempenho dos estudantes vêm sendo incorporada na percepção desses professores, corroborando com a incorporação da lógica da eficiência e eficácia no contexto dessas escolas rurais.
- ItemProfessores de Educação Física e atuação com alunos com deficiência em escolas públicas de Jacobina-BA(2023-03-31) Maturino, Elmo; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Ramos, Michael Daian PachecoO presente texto é uma pesquisa desenvolvida a nível de Mestrado no Programa de Pós – Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas – Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (PPGED/UNEB). Os objetivos foram a) Traçar um perfil dos professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência nas escolas públicas de Jacobina-BA. b) Analisar se o processo de formação acadêmica dos Professores de Educação Física, possibilita uma atuação efetiva, no que diz respeito ao ensino de alunos com deficiência nas escolas públicas. c) Verificar as principais dificuldades dos Professores da UNEB — DCH IV, com relação ao trabalho com alunos com Deficiência. d) Sistematizar e programar uma proposta de intervenção, relacionada a um Curso de Atualização em Educação Especial para Professores de Educação Física que atuam na rede pública de Jacobina, podendo ser estendida a outros municípios. A pesquisa se desenvolveu nas escolas públicas de Jacobina-BA. Os participantes do estudo são professores de Educação Física, formados na área, e que atuaram com alunos com deficiência nos anos de 2018 a 2022 nas escolas públicas de Jacobina – BA. Como instrumentos, utilizamos um questionário de múltipla escolha, contendo perguntas relacionadas à formação e a atuação dos professores de Educação Física nas escolas públicas de Jacobina, no que se refere ao trabalho com alunos com deficiência. O questionário foi construído através do aplicativo Google Forms e disponibilizado através de um link para os participantes acessarem e responderem. Os resultados indicaram que os docentes tem bom tempo de experiência docente, são concursados, já atuaram com uma grande quantidade de alunos com deficiência, apesar de terem assumido que não tiveram formação para tal e nem tem interesse em fazer cursos de Especialização na área de Educação Especial.
- ItemRefigurar a vida-profissão: (auto)biografia, condições de trabalho e adoecimento(2021-03-23) Sousa, Rosiane Costa de; Souza, Elizeu Clementino de; Assunção, Ada Ávila; Araújo, Tânia Maria; Sitja, Liege Maria Queiroz; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas; Ramos, Michael Daian PachecoEsta tese se inscreve no campo da pesquisa (auto)biográfica, tendo como centralidade discussões sobre a relação entre processos de adoecimento, condições de trabalho docente e refiguração da vida-profissão, e como objetivos: 1. analisar processos de adoecimento de professores(as) do Ensino Fundamental e suas relações com as condições de trabalho; e 2. discutir como esses(as) professores(as) refiguram a vida-profissão mediadas pelo método (auto)biográfico, através de disposições que constroem para conviver com a doença e dos cuidados de si. Optou-se pelo método (auto)biográfico, utilizando-se a escrita de si como dispositivo metodológico. Este estudo se tece com as narrativas de cinco professores(as) da Rede Pública Municipal de Ensino de Valença (BA). A partir de uma leitura interpretativa-compreensiva das narrativas, sete unidades temáticas ganham relevo: origem social, entrada na profissão docente, gênero, cotidiano docente, experiências do adoecer, necessidade de reconhecimento e estratégias de defesa. Essas narrativas revelam modos e significados de viver experiências do adoecer no território do exercício docente, com a apresentação de diversos determinantes, gerais e específicos, no que tange à relação entre processos de adoecimento e as condições de trabalho docente. Com a análise cruzada, identificou-se como as professoras e o professor relacionam processos de adoecimento às suas condições de trabalho e, também, os seguintes problemas de saúde: quadros de angústia, estresse, trombose, dor de cabeça, deslocamento de mandíbula, enjoo, problema de voz, hipertensão arterial, problemas mentais. Suas narrativas evidenciaram possíveis implicações que o adoecimento laboral suscita – solicitação de mudança para outra escola, desejo de abandono da profissão, afastamento para tratamento, desvio de função – e pistas de ações possíveis para enfrentamentos em situações de acometimento de doenças e sofrimento patológico. Por fim, com base num projeto de refiguração da vida-profissão, esta tese propõe modos de reexistir na vida e no território docente, mediante estratégias de convivência com a doença e disposições de cuidado de si.