Navegando por Autor "Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento"
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- ItemAtuação do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão narrativa da literatura(2022-07-21) Oliveira, William da Cunha; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Sousa, Clara Maria M.; Lins, Cláudia Maísa AntunesO presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia tem como objetivo de analisar a pesquisa bibliográfica como metodologia, e relatar sobre o desempenho do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista, mostrando a importância do professor durante a realização das aulas para esses alunos e a intervenção de profissionais, para o desenvolvimento da criança, principalmente no âmbito educacional. O objetivo do trabalho é analisar a atuação do professor frente ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de uma revisão narrativa da literatura. Para a realização deste estudo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando identificar os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas de professor no processo de ensinoaprendizagem de estudantes autistas, mostrando resultados e apontando as dificuldades encontradas pelos professores que buscam alternativas para atender as características do ensino para alunos autistas, inseridos na escola pública. A partir dos resultados obtidos na revisão bibliográfica, observa-se que as escolas devem se adequar e buscar capacitação de seus profissionais para que esses alunos possam estar em um lugar que se adapte a ele para o seu próprio bem-estar, e que se sinta acolhido por todos sem se sentirem discriminados, e que aconteça a igualdade na escola e na sociedade, pois através do estudo, nota-se que o professor exerce um importante papel no desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista.
- ItemO cuidado às pessoas em sofrimento psíquico e suas repercussões na família(2022-03-25) Lisboa, Leíza Nazareth Torres; Silva, Rudval Souza da; Santos, Liliana; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Souza, Márcio Costa deIntrodução: O cuidado à pessoa em sofrimento psíquico pode ser desafiador para a família, que foi afastada desse convívio durante muito tempo, já que o manicômio era o lugar destinado àqueles considerados “loucos”. Com a reforma psiquiátrica, o modelo da assistência às pessoas em sofrimento psíquico foi modificado, o cuidado passou a ser prestado em serviços extra hospitalares e comunitários e a família tornou-se fundamental tanto para efetividade das intervenções quanto para a reabilitação e a reinserção psicossocial destas pessoas. Dentre estes serviços, destacam-se os CAPS que são serviços de saúde destinados a atender diariamente pessoas em sofrimento psíquico no território. Objetivo: Compreender as repercussões do cuidado à pessoa em sofrimento psíquico na vida do familiar. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva de abordagem mista e, em relação a atribuição de peso, a prioridade foi concedida a abordagem qualitativa. O público alvo foram quinze familiares de pessoas em sofrimento psíquico grave que frequentavam o CAPS III Sede de Camaçari, Bahia. Foram definidos como critérios de inclusão: ser cuidador da pessoa com em sofrimento psíquico e ser maior de 18 anos. E como critérios de exclusão o cuidador familiar que recebe alguma remuneração pelo cuidado prestado. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas semiestruturada, audiogravadas e transcritas na íntegra e posteriormente pela aplicação da escala Zarit Burden Interview (ZBI), composta por 22 itens relacionados aos seguintes campos: saúde, situação financeira, emocional, bem-estar, relações pessoais e vida social e pessoal do participante. Os resultados foram organizados a partir da Técnica de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin. Resultados: Os resultados foram apresentados em dois artigos. No primeiro artigo intitulado “Tipologias de cuidados da família para com a pessoa em sofrimento psíquico” teve como resultados a caracterização do perfil dos familiares cuidadores como mulheres, negras e mães, residentes do mesmo domicílio que a pessoa com sofrimento psíquico. Foram identificados como principais tipos de cuidados: 1) cuidado de vigilância; 2) cuidado parental; 3) cuidado superprotetor; 4) cuidado permissivo. O segundo artigo “O cuidado às pessoas em sofrimento psíquico e suas repercussões na família” possibilitou estruturar os resultados a partir de três contextos, a saber: 1) Contexto sociodemográfico do cuidador; 2) Contexto circunstancial do cuidador e 3) Contexto da pessoa com sofrimento psíquico, além de apresentar os níveis de sobrecarga objetiva e subjetiva com respectivas repercussões dos cuidados na vida dos familiares. Conclusão: Conclui-se que a o cuidado às pessoas em sofrimento psíquico tem sido realizado predominantemente por mulheres negras, refletindo as desigualdades de gênero e raça ocupando esse lugar. A família cuida das pessoas em sofrimento psíquico de acordo com suas possibilidades e fatores como a falta de conhecimento, estigmas e preconceitos interferem negativamente no processo de reabilitação e autonomia do sujeito em sofrimento psíquico. O processo de cuidar envolve sentimentos e expectativas ambivalentes, níveis diferenciados de sobrecarga, necessidade de suporte social e do Estado. Para que a desinstitucionalização seja efetiva, torna-se relevante a compreensão de que o cuidado em saúde mental permeia a intersetorialidade, não sendo exclusivo dos CAPS.
- ItemA formação do pedagogo para lidar em situações de abuso sexual infantil: A percepção de formandos(2022-12-21) Bonfim, Niquele Macedo; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Sousa, Clara Maria Miranda de; Almeida, Antoneide SantosO abuso sexual infantil é considerado uma temática delicada e pouco discutida, porém esse tipo de violência acontece com frequência. Pensando nessa complexidade torna-se necessário buscar formas de prevenir tais ações. Nesse sentindo o presente trabalho tem o objetivo de analisar a percepção de estudantes de pedagogia sobre as ferramentas adquiridas no curso para lidar com situações de abuso sexual infantil e a importância do professor no papel de agente de prevenção, identificação e condução de casos de violência sexual. A pesquisa foi dividida em duas partes, inicialmente com a revisão bibliográfica e em secundário a pesquisa de campo realizada com graduandos do último período do curso de pedagogia. O estudo integrou 18 participantes, 95,55 % do sexo feminino e 4,45% masculino com faixa etária entre 22 a 38 anos, entre eles 33,33% se consideraram pretos, 55,55% pardos e 11,11% brancos. Após a organização dos dados, emergiram as seguintes categorias a seguir - percepção sobre o que é abuso sexual, 2- aspectos importantes para se identificar uma criança que sofre abuso sexual, 3- direcionando uma situação de abuso sexual infantil. Os resultados mostraram que durante o curso de pedagogia há lacunas que necessitam ser preenchidas. Os participantes apontaram que durante a formação, a temática não havia sido trabalhada, demonstrando a ausência da habilidade para conduzir uma situação de abuso sexual infantil.
- ItemQualificação da assistência pré-natal para redução da sífilis congênita em Camaçari, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2022-03-22) Carneiro, Fernanda Nassiff Neves; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Estrela, Fernanda Matheus; Merces, Magno Conceição das; Campos, Luana MouraIntrodução: A Sífilis congênita é consequência da transmissão vertical, cuja disseminação do treponema pallidum se dá por via placentária, podendo ocorrer no curso da gestação ou durante o trabalho de parto. A ocorrência de sífilis congênita reflete as fragilidades da assistência pré-natal, uma vez que os meios para diagnóstico estão amplamente difundido, assim como a penicilina benzatina, que é o mais eficiente fármaco para tratamento da sífilis. Objetivos: Qualificar a assistência pré-natal para redução dos casos de sífilis congênita em Camaçari/Ba; sendo os objetivos específicos: avaliar a assistência pré-natal prestada nas unidades de saúde com casos confirmados de sífilis congênita; Identificar as fragilidades na assistência pré-natal; Elaborar um protocolo interativo para manejo da sífilis na gestação. Metodologia: Tratou-se de um estudo que foi realizado em dois momentos, onde o primeiro foi uma pesquisa observacional, ecológica, de natureza aplicada, descritiva, documental e quantitativa; no segundo momento, tratou-se da intervenção. Inicialmente, delimitou-se os casos de sífilis congênita, a partir das fichas de notificação registradas de 2017 a 2020, de gestantes residentes em Camaçari; coleta dos dados de interesse a partir das fichas de notificação, prontuários e outros instrumentos de registro; organização e sistematização dos dados coletados, os quais foram organizados no banco de dados “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS), versão 22.32, além da utilização do Microsoft Excel e Word para construção de tabelas; elaboração do protocolo interativo para manejo da sífilis na gestação, de acordo com os protocolos e manuais oficiais, e por fim, apresentação em espaços diversos da atenção primária. Esta pesquisa considerou todos os aspectos éticos que envolvem pesquisas com seres humanos, tendo como norte a Resolução 466, de 12 de dezembro de 2012. Resultados: Foram notificados 127 casos de sífilis congênita em Camaçari/Ba no período de 2017 a 2020, de modo que 54,4% das mulheres tinham idade acima de 35 anos, 73% com grau de escolaridade de ensino fundamental (completo ou incompleto), 91% pardas e 73% donas de casa. Em relação a realização do pré-natal, 81,8% foram assistidas, sendo que 72,7% foram diagnosticadas no 2º trimestre de gestação, 54,5% foram submetidas ao teste rápido para sífilis na primeira consulta. Em relação ao tratamento para sífilis, 36,4% das gestantes foram tratadas, sendo que não houve nenhum registro de tratamento em parceria. Baseado no resultado da pesquisa e levando em consideração os protocolos técnicos oficiais, foi elaborado um protocolo interativo para manejo da sífilis na gestação que será compartilhado como os profissionais de saúde que prestam assistência pré-natal no município. Considerações finais: A pesquisa revelou necessidade de intervenções para qualificação dos profissionais que prestam assistência pré-natal, de modo que se possa iniciar o pré-natal o mais precoce possível, ampliar a oferta de testes rápidos para que o diagnóstico e tratamento ocorram em tempo oportuno e assim, possa alterar o cenário epidemiológico relacionado a sífilis congênita no município. O resultado final desta pesquisa, assim como o protocolo interativo foram apresentados na Câmara Técnica Municipal de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, HTLV, Sífilis e Hepatites B e C.
- ItemUNIMÃE: Vivências de Mães Universitárias da Universidade do Estado da Bahia(2022-12-23) Silva, Emilly Rayanne Soares da; Barbosa, Josiane Nunes; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Lins, Claudia Maisa A.; Silva, Francineide SantanaO presente trabalho tem como enfoque principal, discutir as vivências de mulheres que se tornaram mães durante o curso universitário e os desafios enfrentados ao continuarem estudando. Relatos sobre as vivências e os desafios que surgem durante o percurso, até a conclusão do curso. Para a nossa discussão teórica trouxemos artigos sobre maternidade, rede de apoio, e políticas públicas. Nossa pesquisa é de cunho qualitativa-exploratória, que se deu por entrevistas individuais e grupal, com mães estudantes da Universidade do Estado da Bahia, no colegiado de pedagogia, departamento de ciências humanas. As entrevistas foram realizadas virtual e presencialmente, visto que a rotina cansativa e cheia das mulheres não possibilitou que todas fossem corpo a corpo; já a roda de conversa se deu virtualmente através de uma plataforma digital. A técnica metodológica para tratar os dados foi Análise de conteúdos, onde nos debruçamos na descrição minuciosa das falas, em seguida filtramos o que se relacionava às vivências universitárias e o que não tratava do tema; por último, organizamos as respostas das mulheres por categoria, referindo as falas mais impactantes. O trabalho está organizado em tópicos de discussão e de etapas da construção da pesquisa. O primeiro, introdução onde se refere aos direitos que a mulher tem ao se tornar mãe, licença maternidade e outros; no segundo tópico, é feito a abordagem sobre a maternidade e seus impactos na vida da mulher; no terceiro tópico se encontra o percurso metodológico do produto pedagógico, uma descrição minuciosa das entrevistas; por fim destacamos a importância de um olhar de empatia dos professores e da Universidade em si, para com estas mães, as quais enfrentam desafios diariamente para continuarem estudando, em busca de uma realização pessoal e profissional. Na esperança que o nosso trabalho possa contribuir como fonte de inspiração para estas mães e para as novas mães que iniciaram o curso.