Navegando por Autor "Paiva, Carla Conceição da Silva"
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- ItemIdentidade Forjada(2022-12-15) Santos, Pedro Henrique Miranda; Costa, Teresa Leonel; Paiva, Carla Conceição da Silva; Suarez, Joana Karla de Lima GomesEste trabalho busca entender como a cultura heteronormaltiva impacta a construção da identidade de pessoas LGBTQIA+ de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Para isso, foi utilizado o método exploratório e qualitativo de pesquisa, com entrevistas não-estruturadas, além do suporte da teoria queer. O formato em áudio foi escolhido pela capacidade de provocar experiências sensoriais ao ouvir histórias por meio de uma escuta atenta. Na produção de três episódios do podcast narrativo “Identidade Forjada” foi possível perceber as violências que os corpos dessas pessoas enfrentam ao longo do desenvolvimento de suas identidades, que são atravessadas pelas normas da heteronormatividade na região Nordeste e pelo preconceito desde a infância até a fase adulta.
- ItemMemorial documentário Casa Alada: Corpo, gênero e desejo na experiência de mulheres com deficiência física em Petrolina - PE(2022-07-27) Oliveira, Layla Gabriele Shasta de; Paiva, Carla Conceição da Silva; Nicoli, Letizia Osorio; Luz, Karla Daniele de Sá MacielA imbricação dos discursos e estigmas relacionados à deficiência e à feminilidade é geradora de opressão e de vulnerabilidade às mulheres com deficiência. O presente estudo priorizou analisar as principais autopercepções de mulheres com deficiência física de Petrolina- PE sobre corpo, gênero e desejo sexual. Para tal, a investigação de natureza qualitativa, utilizou- se dos estudos sobre gênero e o Modelo Social da Deficiência, como principais referenciais teóricos, e, à luz das metodologias feministas e da história de vida, realizou entrevistas em profundidade que resultaram na produção do documentário Casa Alada. Foi possível perceber que, em sua construção como indivíduos, as entrevistadas terminam por se apropriar das expectativas impostas pela sociedade que apontam desejos por se casar, ter filhos e manter o corpo dentro dos padrões de beleza como típicos do comportamento feminino. Porém, por estarem marcadas pela simbologia do "desvio", alcançar tais expectativas se torna difícil, o que acaba causando, de algum modo, sofrimentos.
- ItemRepresentação das mulheres negras na série documental a vida depois do tombo (2021)(2021-12-20) Santos, Mariane Ribeiro dos; Paiva, Carla Conceição da Silva; Sousa, Raiane Barboza de; Nicoli, Letizia OsórioO discurso cinematográfico é um reflexo intrínseco do local de fala do sujeito. Majoritariamente, no cinema brasileiro, a ausência de uma liderança compartilhada entre homens e mulheres, brancos e negros corrobora para que não haja igualdade na participação do mercado e para que os recortes sociais e as representações sociais das mulheres negras sejam as mesmas: empregadas domésticas, prostitutas, escravas etc. Essa linha discursiva demonstra que gênero e raça são linhas de força muito presentes nas disputas envolvendo identidade nacional brasileira. Face ao exposto, buscou-se diagnosticar que tipo de representações sociais estão sendo construídas das mulheres negras no documentário A vida depois do tombo (2021), a partir da personagem Karol Conká. Por meio da análise de conteúdo, foi possível constatar que se por um lado a série demonstra uma imagem humanizada da artista, mãe, filha e irmã que Karol Conka é, por outro, reforça muito mais a imagem negativa construída no mundo das telas pelo BBB21, reforçando representações sociais já consolidadas no audiovisual das mulheres negras e que o principal equívoco na construção da narrativa foi a tentativa em emular um cenário virtual, em que a personagem se vê enclausurada no erro, na culpa e na solidão.
- ItemA virtude como um signo primordial da nordestinidade: análise das representações da identidade social nordestina nos filmes o Pagador De Promessas (1962) e Sargento Getúlio (1983)(2006-03) Paiva, Carla Conceição da Silva; Lobo, Júlio César; Dias, Antônio; Lacerda, Aurélio; Tolentino, Célia Aparecida FerreiraOs filmes operam e categorizam uma multiplicidade de imagens marcadas e reconhecidas por estereótipos, fincados na dominação econômica e política. Nas representações do cinema brasileiro, o nordestino aparece associado a signos de nordestinidade como seca, pobreza e virtude ou Arete, em grego. Face ao exposto, à guisa da teoria das representações sociais e dos estudos sobre a identidade social nordestina e estereotipia, procuramos estudar os quadros sociais que serviram para compor a formação do homem nordestino no cinema brasileiro. Primeiro foi necessário distinguir a representação social dos nordestinos nos filmes O Pagador de Promessas (1962) e Sargento Getúlio (1983), em seguida diagnosticar que tipo de identidade social nordestina é construída, reconhecendo o valor positivo ou negativo da virtude como um signo de nordestinidade e, por último, analisamos quais as virtudes nordestinas e qual o tipo de virtude que os espectadores podem aprender a partir das imagens fílmicas estudadas, através de uma abordagem qualitativa, preocupada em colaborar para a integração entre educação e comunicação. Assim, foi possível concluir, em linhas gerais, que a maioria dos filmes de ficção de longa-metragem produzidos sobre o nordestino, seguindo uma tendência de homogeneização da imagem do Nordeste fincada na literatura brasileira, centra o seu discurso na figura de um mártir, de um sertanejo virtuoso que desenvolve sua existência numa dimensão trágica. É categorizada uma identidade social nordestina que opera como um sistema de reprodução cultural, promovendo nas pessoas o sentimento de participação (ou não) da idéia de ser nordestino.