Navegando por Autor "Oliveira, Sayonara Miranda"
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- ItemAdministração de recursos humanos: um estudo de caso das políticas e práticas de gestão de pessoas da empresa cerâmica alves em Candiba-BA.(2012-12-19) Moreira, Joteílson Fernandes; Silva, Serginaldo Veiga da; Oliveira, Sayonara Miranda; Marques, Rogério Santos; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Leite, Carlos Fernando FariaO presente estudo aborda um tema de grande relevância para a Administração de Recursos Humanos, políticas e práticas de gestão de pessoas. Com o passar do tempo às empresas tem percebido a importância da Gestão de Pessoas no contexto empresarial, onde as metas só podem ser alcançadas quando todos os envolvidos têm pleno conhecimento e interesse em alcançá-las, então uma boa gestão de pessoas se faz necessária, principalmente no ramo industrial onde a utilização destas em atividades desgastantes é constante. Este estudo objetiva conhecer e analisar como as políticas e práticas de gestão de pessoas são utilizadas pela empresa industrial Cerâmica Alves. Para isso realizou-se uma pesquisa de campo, com corte transversal, de cunho qualitativo, sob a modalidade de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de uma entrevista realizada com o Gestor de Rh e de questionários aplicados aos colaboradores da empresa em estudo. A pesquisa revelou que a gestão de pessoas na empresa é pouco profissionalizada. As políticas e práticas de gestão de pessoas utilizadas atingem em parte aos objetivos da empresa e de seus colaboradores, resultando em insatisfação dos colaboradores e o não pleno atendimento dos objetivos organizacionais sendo necessário que a cerâmica avalie e reveja algumas das políticas e práticas utilizadas para que os objetivos da empresa sejam essencialmente atingidos, como também as necessidades dos colaboradores. Futuras pesquisas poderão ser realizadas para estudar melhor as políticas de gestão de pessoas nas empresas industriais da região.
- ItemA importância da gestão ambiental nos cursos de administração: Um estudo de caso na UNEB de Guanambi-BA(2012) Almeida, Júlio César Lemos de; Vânia Montalvão; Leite, Carlos Fernando; Marques, Rogério Santos; Oliveira, Sayonara MirandaAtualmente a Gestão Ambiental (GA) está inserida na rotina das empresas e instituições, sendo essencial para o desenvolvimento econômico consciente de que é preciso preservar os recursos naturais. Este trabalho é um estudo realizado na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XII, com o objetivo de verificar a importância da Gestão Ambiental nos Cursos de Administração a partir da análise da grade curricular prevista na Resolução nº 4 do Conselho Nacional de Educação de 13 de julho de 2005 e da análise do currículo do Curso de Administração do Campus XII. Neste trabalho foram discutidos os conceitos de GA, sua abrangência e a evolução do pensamento ambiental, a relação das Instituições de Ensino Superior (IES) e a GA, e esta, como diferencial estratégico na carreira dos futuros administradores, para o desenvolvimento sustentável nas organizações que vierem a atuar. Foi adotado uma metodologia de pesquisa bibliográfica com mérito qualitativo, com ênfase no conceito de GA e sua importância como componente curricular nos cursos de administração, onde se observou que a educação ambiental, no âmbito dos cursos de Administração, ainda se encontra em fase de maturação, sendo sua abordagem muitas vezes resumida em uma única disciplina.
- ItemMarketing de relacionamento e CRM: um estudo de caso no Banco do Brasil de Guanambi-BA(2012-12-20) Souza, Deibbe Dadiane Mendes; Ladeia, Roberta Alves Reis; Fagundes, Marcus Vinícius C.; Oliveira, Sayonara Miranda; Costa, Marcelo NevesEste estudo tem por objetivo verificar a aplicação do software CRM – Customer Relationship Management no Banco da Brasil agência de Guanambi-BA, analisando os benefícios que este proporciona no ambiente organizacional financeiro , afim de reter e satisfazer os clientes. Neste mesmo âmbito, também foi desenvolvido um estudo da visão dos funcionários em relação ao uso e adaptação do novo sistema no seu ambiente de trabalho. O CRM é visto com um dos métodos mais sofisticados e eficientes, que transformam a maneira como as empresas podem aumentar a rentabilidade dos clientes atuais, além de ajudar na conquista de novos. A pesquisa foi aplicada com fins exploratórios e descritivos, mediante estratégia de um estudo de caso. Utilizou-se de técnicas de pesquisas documentais e entrevista. Foram aplicados dois questionários. O primeiro deles foi realizado com os clientes, indo de questões que visam informar o perfil dos consultados a questões que buscam diagnosticar a sua satisfação frente ao atendimento oferecido pela agência. O segundo realizou-se com os funcionários, também caracterizando o perfil dos entrevistados e diagnosticando os benefícios do software frente ao uso da tecnologia no dia a dia de trabalho. A entrevista foi feita com o gerente geral da agência a fim de conhecer qual foi a proposta do CRM para a instituição estudada. Os resultados elucidam que a implantação do CRM trouxe pontos positivos quanto ao feedback no atendimento ao cliente, tornando este mais satisfeito, além de promover o desenvolvimento do trabalho dos seus colaboradores. Revelou-se também que a implantação do novo software esta em fase de transição obtendo melhoria contínua quanto aos objetivos proposto pelo sistema.
- ItemResponsabilidade social decifra-me ou te consumo: um estudo sobre as familias de antas e palmito.(2012-12-20) Silva, José Beniezio Eduardo de Carvalho da; Bittencourt, Euclides Santos; Leite, Carlos Fernando; Oliveira, Sayonara Miranda; Pinheiro Junior, AdirO presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a práxis dos projetos sociais propostos e/ou em execução pela empresa Bahia Mineração (Bamin) junto as comunidade de Antas e Palmito. Para materialização deste estudo realizamos aproximações com o método dialético com o objetivo de refletir, explicar e interpretar a realidade. Desenvolvendo neste sentido o estudo, interpretação e descrição das ações de responsabilidade social realizada pela Bamin, assim como as condicionantes colocadas pelo Instituto de Meio Ambiente (IMA) para a mesma, com vista a proporcionar reparações às famílias atingidas diretamente; bem como a aplicação de entrevistas semi estruturada as famílias das comunidades com o objetivo de identificar a existência e situação das ações identificadas pela empresa como práticas de responsabilidade social. Tendo como instrumento para análise dos documentos pesquisados a análise de conteúdo, e a análise de discurso das entrevistas realizadas com as famílias. Pode constatar que a empresa desde o primeiro contato com as famílias não apresentou nenhuma atitude correspondente ao que deveria ser responsabilidade social, no sentido de agir com ética junto aos grupos sociais, com os quais as empresa relacionam. Destaca ainda, a insatisfação das famílias com os cursos propostos pela BAMIN os quais caracterizam apenas por ações de capacitação, mas sem uma perspectiva de envolvimento comunitário, assim como ausente de propostas de transformação e melhoria das condições de vida nas comunidades impactadas pelo empreendimento. Neste contexto, ficou evidente que a responsabilidade social pregada pela empresa, trata-se de uma estratégia empresarial, visando à melhoria da imagem pública da empresa; as ações responsabilidade social tem características de movimentações fragmentadas que não proporcionam superação e modificação das atuais condições de fragilidade social enfrentadas pelas famílias.
- ItemSistemas de informação na gestão de empresas de materiais de construção em Guanambi-BA(2012-12-20) Pardinho, Edilson Pereira; Souza, Giovani Hebert Silva; Fagundes, Marcus Vinicius C.; Cardoso, Rogério Marques; Oliveira, Sayonara MirandaOs Sistemas de Informação são recursos fundamentais para as empresas que têm em seus objetivos se adaptarem e ampliarem os seus negócios de forma que consigam obter vantagens frente aos obstáculos impostos pelo mercado. Recursos esses que podem ser caracterizados por pessoas, tecnologias de informação – computadores, impressoras, bancos de dados, redes – internet, extranet, entre outros. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de sistemas de informação e de tecnologias da informação para a gestão das empresas de materiais de construção em Guanambi, município localizado no estado da Bahia. Ao mesmo tempo, apresenta os principais tipos de sistemas de informação existentes, que podem ser aplicados nos processos operacionais da organização para as tomadas de decisões e apoio gerencial, como forma de melhorar todas as atividades de rotina, maximizando o seu potencial diante do competitivo mercado de trabalho. As características e a estrutura dos sistemas foram pontos relevantes a serem demonstrados, para que se pudesse conhecê-las melhor e saber se estas empresas estão realmente aptas a inserirem-se no mercado e se estas vêm acompanhando as tendências propostas por esse segmento, visto que a cidade de Guanambi se tornou polo do comércio regional, atendendo as demais cidades circunvizinhas, mostrando assim o seu potencial na região. Assim sendo, o desenvolvimento desse estudo se mostra como um suporte para o mercado de Guanambi, pois o mesmo trará benefícios para a economia local e regional como um todo.