Navegando por Autor "Oliveira, Moisés Batista Santos de"
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- Item"Para que estudar, se no final todo mundo vai morrer?": experiências de enlutamento no cotidiano escolar de jovens Pretxs(2022-03-21) Oliveira, Moisés Batista Santos de; Souza, Sueli Ribeiro Mota; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Santos, José Eduardo Ferreira; Almeida, Vanessa Sievers de; Santos, Luciano CostaEsta tese buscou compreender o cotidiano escolar de jovens pretxs impactadxs pelo processo de luto decorrente da morte de pessoas amadas envolvidas com o tráfico de drogas. Visando a compreensão proposta acima, problematizei: como essxs educandxs pretxs elaboram emoções perpetradas pelas perdas de entes queridos? Quais são as estratégias utilizadas por elxs no processo de elaboração do luto na permanência escolar? Para tanto, adotei a abordagem qualitativa de cunho fenomenológico-interpretativo, situada em campo educacional, intercruzando-a com procedimentos etnometodológicos. Assim, utilizei técnicas como amostragem aleatória, questionário, entrevista individual, grupo focal, além da observação, da escuta e da percepção. Por conta do surgimento da Covid-19 e consequente fechamento da escola (entre 2019 e 2021), passei a fazer uso também da ferramenta WhatsApp pelo celular. Na primeira etapa da pesquisa (amostragem aleatória), contemplei 139 educandxs, na faixa etária de doze a vinte anos, a fim de reconhecer dados socioeconômicos e dar vazão à partilha de seus sonhos, perspectivas de futuro e existência ou não de familiares e/ou amigxs mortxs por envolvimento com o tráfico de drogas. Essa foi uma estratégia de seleção e convite para participação do grupo focal de sete educandxs com cotidianos escolares impactados pela vivência com o processo de luto. No início da segunda etapa da pesquisa, três pessoas saíram do grupo, seja por determinação dxs responsáveis e/ou por decisão própria, permanecendo como participantes quatro pessoas. A cada etapa concluída no processo da pesquisa, compreendia que nem sempre os sinais revelados eram de dor, de tristeza, de arrependimento, de raiva, de dúvida, de desesperança, mas também de alegria, de esperança, de sonho por um futuro melhor e o desejo em continuar vivendo era pulsante e mergulhado entre o triste e o alegre, a esperança e a desesperança, o estar bem e o estar mal, entre o choro e o sorriso.
- ItemProcesso formativo educacional de jovens envolvidos com tráfico de drogas, cumprindo medida socioeducativa em regime de internação na CASE - Salvador(2017-05-15) Oliveira, Moisés Batista Santos de; Santos, Luciano Costa; Santos, José Eduardo Ferreira; Cappi, Riccardo; Costa, Lívia Alessandra Fialho daEsta dissertação objetiva compreender a intencionalidade pedagógica do/a professor/a em sala de aula do Anexo Escolar Roberto Santos, na Comunidade de Atendimento Socioeducativo em Salvador (CASE-SSA). Esta é uma instituição correcional voltada para a recuperação psicossocial de jovens envolvidos com o “mundo das drogas” e que, em consequência desse envolvimento, praticaram outros atos infracionais, tendo que cumprir medida socioeducativa em unidade de internação. Norteada pelo recorte teórico-metodológico fenomenológicoetnográfico, a investigação envolve áreas do conhecimento como sociologia, história, justiça restaurativa, educação, criminologia, antropologia e filosofia. As principais categorias estudadas foram: violência, juventude/s, medida socioeducativa para jovens em privação de liberdade, mundo das drogas, escolarização e intencionalidade pedagógica. Dos 17 (dezessete) profissionais da educação existentes no Anexo Escolar, foram entrevistados 4 (quatro), com a idade de 27 (vinte e sete) a 50 (cinquenta) anos, de contextos socioeconômicos diversificados. Aqui, destaca-se a importância da escola no processo de ressignificação do projeto de vida dos jovens envolvidos com atos ilegais, assim como a falta de compromisso político dos poderes públicos do Estado da Bahia em compreender a complexidade do fenômeno da educação no Brasil contemporâneo, e seu decisivo papel no processo de ressocialização de jovens pobres, negros e periféricos, em regime de internação. A proposta pedagógica vivenciada no espaço do Anexo Escolar Roberto Santos, longe de ser emancipadora e de crítica sociopolítica, não permite que educadores/as tematizem conteúdos que tenham como referência o contexto sociopolítico cultural do/a educando/a, necessitando de discussão e encaminhamento de construção de um projeto escolar alternativo para o processo socioeducativo na CASE – Salvador.