Navegando por Autor "Nicolin, Janice de Sena"
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- ItemArtebagaço odeart ecos que entoam a mata africano-brasileira do cabula(2007) Nicolin, Janice de Sena; Luz, Narcimária Correia do Patrocínio; Santos, Inaicyra Falcão dos; Silva, Ana Célia da; Nunes, EduardoArtebagaço Odeart são perspectivas de linguagens mítico-poéticas que apelam para a episteme africano-brasileira, com o intuito de superar o etnocentrismo que alicerça as políticas públicas de Educação. A pesquisa parte da análise da experiência vivida pelo Grupo Teatral Artebagaço Odeart, num colégio público de Ensino Médio, na área de Língua Portuguesa, no bairro do Cabula em Salvador, Bahia. O Cabula é a territorialidade onde moram os fundadores do Grupo Teatral Artebagaço Odeart, a saber: três educadores, que, ao longo de 16 anos da experiência educacional, conseguiram reunir, aproximadamente, mil estudantes. A temática que caracteriza a pesquisa Ecos que entoam a mata africano-brasileira exprime a origem das distintas linguagens da territorialidade em estudo, que comunicam a experiência concebida e recriam um cenário artístico teatral que aborda a história e a tradição cultural africanobrasileira plantada no Cabula. Assim, a pesquisa se constitui num mosaico pluricultural que afirma a África recriada e resguardada na “mata africano-brasileira”, caracterizada pelas comunalidades tradicionais e suas dinâmicas de sociabilidade no Cabula. A abordagem teórico-metodológica é composta por autores cujas produções acadêmicocientíficas têm como referência o patrimônio africano-brasileiro, e que permite também o acesso a categorias analíticas fundamentais, a saber: arkhé, eidos, ethos, territorialidade, comunalidade, alteridade, civilização africano-brasileira, educação pluricultural. Adotou-se a abordagem etnográfica para atender à dinâmica espaçotemporal da territorialidade do Cabula, o que permitiu utilizar procedimentos metodológicos envoltos nas perspectivas “desde dentro para desde fora” e “vividoconcebido”, que enfatizam as elaborações mais profundas do conhecimento acumulado pelas comunalidades, e estabelecer um modelo operacional de análise e interpretação, intercambiando com os códigos de valores da territorialidade do Cabula e os códigos de valores da sociedade urbano-industrial etnocêntrica. Como principais resultados alcançados, destacam-se: as proposições pedagógicas que apelam para o repertório civilizatório africano-brasileiro, estabelecendo linguagens criativas para o cotidiano escolar, visando a promoção do direito à alteridade própria dos jovens do Ensino Médio; sua afirmação no âmbito do currículo escolar especialmente na área de Língua Portuguesa e suas perspectivas transdisciplinares, a exemplo daquelas relacionadas às áreas de História e Artes, capazes de promover os valores que estruturam as dinâmicas das comunalidades africano-brasileiras do Cabula.
- ItemEducação, saúde e memória: narrativas e saberes das parteiras tradicionais no território do Cabula(2020-12-29) Galvão, Mary Lúcia Souto; Silva, Francisca de Paula Santos da; Ramos, Ticiana Osvald; Nunes, Isa Maria; Nicolin, Janice de Sena; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Souza, Elizeu Clementino deEste trabalho tem como objetivo principal analisar como o saber de Parteiras Tradicionais pode contribuir para a formação de enfermeiras, discutindo a importância da Educação em Saúde e das ações extensionistas nesse processo. A tese se vincula teoricamente à discussão sobre colonialidade do saber e seus efeitos no cuidado em saúde, sobretudo na construção do modelo de assistência ao parto hegemônico no Brasil, e teve como pressuposto as discussões que apontaram que a institucionalização e a medicalização do parto representada pelo desenvolvimento da biomedicina transformou o processo paturitivo em um procedimento médico, de consumo de tecnologias e intervenções, inscrevendo-o numa linha de produção masculina, desenvolvendo e reproduzindo assimetrias e desigualdades de gênero. Em termos metodológicos, o trabalho se pautou em pesquisa bibliográfica, análise documental (projetos pedagógicos, ementas dos componentes curriculares, projetos de extensão, programas e planos de saúde federais, estaduais e municipais), análise de dados socioeconômicos e indicadores epidemiológicos e em entrevistas-narrativas construídas com mulheres mais velhas do bairro do Cabula em Salvador para resgatar as memórias que elas guardam das Parteiras Tradicionais que atuaram naquele território. Considerando esse corpus, a tese sustenta que, através de mudanças na formação dos/as profissionais de saúde, é possível contribuir para a transformação do modelo de assistência à saúde e seus determinantes sociais. Concluí, assim, que o saber das Parteiras Tradicionais constitui um conhecimento valioso que deve ser reconhecido e valorizado na formação das profissionais de saúde.
- ItemKipovi cabuleiro um tom da memória do Cabula(2016-01-08) Nicolin, Janice de Sena; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Santos, Inaicyra Falcão; Oliveira, Nadri Nóbrega; Silva, Ana Célia da; Luz, Narcimária Correia do PatrocínioKipovi Cabuleiro é uma perspectiva de linguagem poética de educação pluricultural, fruto dos estudos de memória da ancestralidade de uma territorialidade sociabilizada por africanos e seus descendentes da Bahia, das formas e modos de linguagem de o contador de história da tradição oral africana narrar o passado ancestral. Cabula é a territorialidade do estudo e topônimo da língua africana quicongo que imprime o sentido da presença inaugural da arkhé congo-angola no lugar. A pesquisa apelou para a episteme africano-brasileira, que valoriza estudos com aprofundamentos nos legados africano e africano-brasileiro e favoreceu o conhecimento da história do Cabula e do símbolo contador de história da tradição oral africana. O objetivo do estudo foi compreender a dinâmica de um contador de história da tradição oral africana para recriá-lo como um contador da história do Cabula, o Kipovi Cabuleiro. Com abordagem metodológica própria, o movimento agachado, foi possível acompanhar a dinâmica das narrativas da memória do Cabula e as elaborações mais profundas da memória da pesquisadora ao dialogar com os procedimentos das perspectivas metodológicas ―desde dentro para desde fora‖ e a dialética do ―vivido-concebido‖. Os impactos das projeções de linguagens analisadas do Kipovi Cabuleiro chegam à compreensão de que a consciência para a valorização da memória de uma territorialidade africano-brasileira, em cenários de educação pluricultural, restitui e renova o sentido de afirmação da ancestralidade fundadora e das alteridades africano-brasileiras; e que carece de disposição política nas instituições de educação básica no sentido de criar iniciativas de enfrentamento ao etnocentrismo e ao racismo no Estado da Bahia.
- ItemUJAMAA: educação afrocentrada de economia coletiva no Cabula(2021-10-29) Araújo, Juliana Monique de Souza de; Silva, Francisca de Paula Santos da; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Nicolin, Janice de Sena; Almeida, Gabriel Swahili Sales deEsta pesquisa buscou refletir sobre a economia coletiva através de uma proposta educacional afrocentrada, partindo da análise da experiência do povo negro, antes da maafa, para reavivar as heranças ancestrais que sobreviveram ao longo do tempo e estão presentes nos saberes e fazeres contemporâneos. O Quilombo Cabula é a referência territorial que nos apresenta os elementos para a uma educação centrada em África e acolhe nosso objetivo. Ao adotarmos Ujamaa como conceito que caracteriza a proposta educacional, expressa o posicionamento de reconhecer e desenvolver conhecimentos a partir do nosso berço cultural, assim reafirmamos a Afrocentricidade como teoria e metodologia de pesquisas sobre as experiências africanas. Assim, a pesquisa se constitui um mergulho nas práticas ancestrais, criadas e recriadas para estabelecer conexões instituídas pelas comunalidades tradicionais e suas dinâmicas de sociabilidade do Cabula no seu histórico processo de resistência, tendo o trabalho como vetor. Na abordagem teórico-metodológica buscamos dialogar com autoras e autores cujas produções acadêmicocientíficas revelam a experiência africana positivamente, e que permitiu acumular elementos que contribuem diretamente na autodeterminação, contudo, escolhemos a pesquisa de desenvolvimento e seus procedimentos metodológicos para construção da aplicação/solução permeado pelos conceitos basilares da pesquisa: educação afrocentrada e economia coletiva. É através da construção e compreensão do contexto, a elaboração do conceito de economia coletiva e a implementação da metodologia interventiva, por meio dos ciclos iterativos, promovemos a análise e avaliação do processo. Os resultados alcançados se apresentam pela ampliação do repertório civilizatório africano na diáspora, a experimentação de recursos e ferramentas para a práxis pedagógica, do reconhecimento do Cabula e suas práticas econômicas quanto seus aspectos ancestrais, a capacidade colaborativa e o potencial de continuidade, como pressupõem todo processo educacional de ser consciente e contínuo.