Navegando por Autor "Nascimento, Fabiana dos Santos"
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- ItemEstudo da Formação de Redes de Coletivos de Jovens do Subúrbio Ferroviário de Salvador-Bahia: Contribuições às Práticas Socioeducativas em Periferias Urbana(2021-04-16) Santana, Jeanne Lopes; Bomfim, Natanael Reis; Bomfim, Natanael Reis; Correia, Silvia Leticia Costa Pereira; Nascimento, Fabiana dos Santos; Santos, Oton Magno Santana dos; Nunes, Eduardo José FernandesEste estudo realizado no contexto do Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS) – Bahia, buscou explicar o processo de formação e articulação dos coletivos de jovens e sua relação com as contribuições significativas das práticas socioeducativas para o desenvolvimento da educação em periferias urbanas. Nesse sentido, colocamos em relevo quatro concepções: A primeira que agrupa estudos que discutem sobre em relevo quatro concepçoesa construção da imagem do jovem como problema social e fase de risco (ABRAMO, 2007; NOVAES, 2003). A segunda que traduz conceitos relacionados a um novo olhar sobre a imagem do jovem, ou seja, como sujeito social (SPOSITO, 2007; DAYRELL, 2003; CHARLOT, 2000). A terceira que aproxima pesquisas que se destinam a construir um conceito sociológico de “juventudes” no sentido de estruturação de políticas públicas (PAIS, 2001; CASTRO 2009). Finalmente, a quarta concepção que agrupa pesquisas que entrelaçam saberes e práticas sociais como forma de perceber a expressividade e a voz dos jovens, bem como suas representações nos espaços sociais (SANTOS, 2017; SILVA, 2011; SPOSITO 2009). Optamos por essa concepção, pois nos remete a pensar na formação de redes sociais e práticas de jovens no seu espaço vivido, e implica em evocar as relações sociais, culturais, educativas. Nessa linha de pensamento, buscamos na investigação: ampliar o mapeamento dos coletivos de jovens; analisar as características e estrutura das redes sociais formadas pelos jovens que constituem os coletivos; interpretar o processo formativo das redes sociais a fim de apreender as práticas sociais desenvolvidas nos espaços educativos; e avançar na construção do conceito de Práticas Socioeducativas para o desenvolvimento da Educação em Periferias Urbanas. Para tal, o estudo empírico foi desenvolvido com 10 (coletivos) de Plataforma, Periperi, Paripe, Alto do Cabrito, Lobato, São Tomé de Paripe e Fazenda Coutos, onde optamos pela técnica da amostragem em “snowball sampling” (BIERNARCKI, P. E WALDORF, D, 2018) ou “bola de neve”. Por meio de contato por telefone/watsapp, aplicamos o questionário/entrevista individual, que foi analisado pelo método do conteúdo do discurso de Bardin (2011) e pela Teoria e Métodos das Representações Sociais, complementado pelas informações do Facebook e Instagram. Esses dados, do ponto de vista empírico, foram tratados pelo GEPHI/Cfinder e analisados pelo método de perspectivista de redes sociais (MALINI, 2016). Os resultados apontam conexões representativas que amalgamam o espírito de solidariedade de uma comunidade que vive marcada pelo pragmatismo das atividades sociais e pela simbologia destes lugares. Nessas redes que os grupos desenvolvem Práticas Socioeducativas significativas para o processo formativo de seus participantes, bem como para a visibilidade e fortalecimento de suas identidades como bases fundantes para o desenvolvimento da Educação em Periferias Urbanas.
- ItemGoogle for education: implantação do projeto escolab no município de Salvador/BA(2020-07-30) Cilindro, Taise Passos; Hetkowski, Tânia Maria; Couto, Edvaldo Souza; Nascimento, Fabiana dos Santos; Bitencourt, Elias CunhaEsta dissertação atenta para o crescente fenômeno que ocorre nas instituições de ensino público, privado, nas escolas e universidades, acerca das parcerias com os serviços corporativo Google for Education, em escala mundial. No município de Salvador/BA, três Escolas Laboratório (EscoLabs) foram inauguradas se apresentando como parceiras do Google. A partir disso, o estudo trouxe como questionamento: Como foi implantada a proposta do Google for Education nas EscoLabs e os processos formativos, operacionais e de infraestrutura para a implementação na Rede Pública de Salvador? A temática envolve discussões sobre Políticas Públicas, Tecnologias Digitais na escola e as Redes Públicas de Educação Básica, trazendo à tona o cenário vigente da cultura digital que abarca a Plataformização, Dataficação, Performatividade Algorítmica e o Capitalismo da Vigilância. Por isso, o objetivo da pesquisa foi compreender os propósitos do Google for Education e sua implementação através das EscoLabs no Município de Salvador/BA analisando o uso das ferramentas digitais nos processos educativos. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso Descritivo, na EscoLab Boca do Rio, e foram realizadas observações direta e entrevistas semiestruturada com professores, gestores e um funcionário da Secretaria Municipal da Educação do Salvador. A implantação da proposta do Google for Education nas EscoLabs se configurou em uma política pública verticalizada, pois, as tomadas de decisões dos elaboradores não partiram das discussões junto com a comunidade escolar, e os serviços corporativos nos processos educativos serviram como repositório de conteúdo. O estudo aponta para a necessidade de formações docentes que discutam conceitos sobre o cenário da cultura digital que envolvem a Plataformização, Dataficação, Performatividade Algorítmica e o Capitalismo da Vigilância, além do monopólio das corporações de TI e o seu fenômeno abrangente nas instituições de ensino.
- ItemMundos virtuais no minecraft: dinâmicas geotecnológicas no espaço da escola pública(2019-06-28) Correia, Leandro Coelho; Hetkowski, Tânia Maria; Ramos, Rosemary Lacerda; Nascimento, Fabiana dos Santos; Dias, Josemeire Machado; Alves, Lynn Rosalina GamaO desenvolvimento da capacidade crítica pelos estudantes rumo a uma postura autônoma e transformadora da sua própria realidade é um elemento fundamental para a formação de uma sociedade cidadã e eticamente fundamentada. A concepção social do espaço geográfico é uma perspectiva importante que permite a reflexão sobre a realidade do espaço do aluno pelo próprio aluno. As geotecnologias e os jogos digitais têm se mostrado importantes tensores nesse contexto, potencializando experiências reflexivas sobre o espaço da/na escola. O Minecraft é um jogo comercial, baseado nos conceitos de mundos virtuais e jogos de mundo aberto (sandbox) que vem sendo utilizado em contextos educacionais desde seu lançamento, em 2009. O jogo se destaca pelo alto grau de flexibilidade de atuação oferecido ao jogador e pela complexidade da rede de produção de representações que o compõe. Esta pesquisa analisou o potencial geotecnológico do Minecraft, sua capacidade de promover uma reflexão crítica sobre o espaço, com alunos do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública do Munícipio de Salvador-BA. A abordagem metodológica se fundamentou na pesquisa participante e foi efetivada através de encontros formativos, com os alunos, na escola. Os resultados alcançados evidenciaram que os estudantes puderam, através do Minecraft, vivenciar, refletir e discutir questões de natureza socioespacial, confirmando o potencial geotecnológico do Minecraft.
- ItemPráticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana(2018-10-10) Nascimento, Fabiana dos SantosA cidade como temática abordada por diversos campos da Ciência, se revela como uma fonte de saber, objeto de pesquisa ou como campo de atuação de áreas como a Geografia, História, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), Educação, entre outras. Diante disso, busco promover a partir desse trabalho, uma discussão acerca da cidade como lócus e fenômeno de estudo no campo educacional, considerando a mesma um espaço de ações, um palco da vida dos sujeitos e um cenário versátil, capaz de potencializar processos formativos, mas principalmente de revelar-se como/na criação humana. Assim, o objetivo desse estudo é evidenciar que as práticas pedagógicas realizadas na escola, em consonância com as experiências vivenciadas através de práticas (sociais, políticas, culturais, etc), podem possibilitar uma consciência dos sujeitos citadinos sobre a importância da valorização da cidade como patrimônio concebido e constituído por meio da práxis humana. Esta pesquisa opta por uma abordagem metodológica caracterizada por trajetórias de pesquisa e de formação e fundamentadas nos preceitos da bricolagem. Ao assumir esse viés metodológico busco abarcar a heterogeneidade das ações e sujeitos da pesquisa, assim como o meu olhar sob os diferentes percursos de pesquisa instaurados no GEOTEC e nos meus caminhos como pesquisadora e, ao meu ver, possibilitar um entendimento da cidade como práxis humana, principal finalidade dessa tese. A pesquisa envolve dados, narrativas e experiências de aproximadamente 10 anos da fundação do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, envolvendo alunos e professores partícipes/atores/autores dos seguintes projetos: TIC e Geoprocessamento: explorando novas metodologias de ensino; A Rádio da Escola na Escola da Rádio; Kimera: Cidades Imaginárias e; K-LAB: Laboratório de Projetos e Processos Educacionais e Tecnológicos. Por meio da criação colaborativa e participação ativa nos projetos acima, assim como na vivência das diferentes práticas pedagógicas realizadas nas escolas parceiras do GEOTEC, por meio de ações e intervenções a respeito das dinâmicas, peculiaridades e movimentos presentes na cidade, foi possível entender seu caráter diverso, mutante e latente, o que me levou a evidenciar a essência e âmago humano na natureza das cidades, ou seja, compreendê-la como práxis humana. Palavras Chave: Cidade. Práxis Humana. Práticas Pedagógicas. Escola. Dinâmicas
- ItemPráticas psicopedagógicas: ações transformadoras do instituto ALUMI mediadas pelas tecnologias digitais(2022-12-06) Conceição, Airí Brandão Pereira; Hetkowski, Tânia Maria; Pereira, Débora Silva de Castro; Nascimento, Fabiana dos Santos; Pereira, Inaiá Brandão; Bomfim, Natanael ReisEsta pesquisa, com início no ano de 2021 no Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), está atrelada a linha 4, Educação, Currículo e Processos Tecnológicos e, tem como objetivo analisar as potencialidades das tecnologias digitais nas Práticas Psicopedagógicas, on-line, realizadas no Instituto ALUMI. Tais práticas vêm sendo desenvolvidas pelo grupo de Voluntárias do Projeto TransformAção, da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp, sessão Bahia) no Instituto Social Minervina e Aluísio Pereira (ALUMI). Cabe-nos destacar que partindo do cenário pandêmico da não presencialidade das aulas e dos atendimentos psicopedagógicos, as Tecnologias Digitais se fizeram essenciais no andamento das atividades, no contato com as famílias desses sujeitos atendidos pelo Instituto, porém faz-se necessário enfatizar que muitas crianças e adolescentes ficaram sem atendimento devido aos problemas com a falta de acesso aos instrumentos tecnológicos, a rede de internet e uso destes nos processos escolares. Com o intuito de analisar essas circunstâncias, utilizou-se a metodologia da Pesquisa Participante, baseada nos pressupostos de Paulo Freire (1996) e Carlos Brandão (2006), na qual foram escutadas, através de Encontros Dialógicos e Entrevistas Individuais, as Psicopedagogas Voluntárias, as famílias e as crianças, o que resultou na análise das questões que permearam os atendimentos na intervenção psicopedagógica comunitária, realizada pelo ALUMI.
- ItemRepresentações sociais e cotidiano escolar: metáforas no/do/com/o espaço vivido e sua tessitura com o currículo praticado(2020-03-24) Correia, Silvia Letícia Costa Pereira; Bomfim, Natanael Reis; Portela, Mugiany Oliveira Brito; Nascimento, Fabiana dos Santos; Santos, Oton Magno Santana dos; Sales, Mary Valda Souza; Representações SociaisO presente trabalho buscou problematizar a produção dos currículos no cotidiano escolar, a partir do conteúdo das representações sociais do espaço vivido, construídas por alunos do 5º ano de escolarização do ensino fundamental I, e suas implicações no fazer pensar compartilhado nas práticas pedagógicas dos praticantes pensantes da escola, norteada pela seguinte questão de pesquisa: Quais conhecimentos práticos inseridos no conteúdo das RSE, construídas por alunos do 5º ano de escolarização do ensino fundamental I, e suas implicações no fazer pensar compartilhado nas práticas pedagógicas dos praticantes pensantes da escola? Para tal, esta pesquisa foi desenvolvida a partir de uma multimetodologia distribuída em três percursos que envolveu a utilização do que chamei de dispositivos implicados da pesquisa como a evocação livre de palavras, hierarquização de itens, mapas afetivos, grupo focal, narrativas e sobreposição das informações coletadas que possibilitou a reiteração do entendimento do currículo como redes de conhecimentos e expressão da vida cotidiana. Adotando uma postura epistemológica de abordagem fenomenológica em que vivências e experiências são basilares, destacando, ainda, o envolvimento e participação constante do grupo de professoras e alunos da Escola, praticantes pensantes com a pesquisa, numa perspectiva de constante redimensionamento dos encaminhamentos do estudo. O campo da pesquisa foi a Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha, localizada no bairro da Engomadeira, periferia da cidade de Salvador/BA. Interlocutores principais como Bomfim (2004, 2012), Alves (1998, 2001, 2002, 2003, 2007, 2008, 2015), Oliveira (2003, 2012, 2016), Ferraço (2000, 2003, 2008, 2011), Garcia (2003, 2010), Certeau (2014), Certeau, Giard, Mayol (2013), Bomfim (2010), Tuan (1980, 1983) e Moscovici (2012, 2013), entre outros estudiosos, são referências que, indispensavelmente, sustentam o fundamento teórico desta Tese. As informações coletadas e produzidas com o estudo evidenciam a emersão dos conhecimentos do senso comum tributários das Representações Sociais do Espaço Vivido, entendidos como conhecimentos práticos, dentro da escola, reformulando os currículos praticados por alunos e professoras. Estes conhecimentos, por sua vez, compõem redes de conhecimentos, ampliadas constantemente de forma prospectiva e que impactam nos currículos escolares uma vez que das representações sociais dos alunos sobre o bairro da Engomadeira, emergiram conhecimentos como solidariedade, violência moradia, histórias, tráfico, entre outros representativos do grupo social, que relacionam-se e ilustram metáforas por eles elaboradas em seus mapas afetivos como as do conflito, do contraste, do formigueiro, da cidadezinha e da montanha russa. De todo este processo, derivam algumas contribuições inseridas nas dimensões política, ética, estética, epistemológica e pedagógica, prenunciando alguns questionamentos e lacunas para estudos futuros, a partir da investigação aqui iniciada.