Navegando por Autor "Moreira, Núbia Regina"
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- ItemCaderno 1: Colegiados escolares: planejamento e atação nas políticas curriculares(2021-03-19) Teixeira, Elielson; Moreira, Núbia Regina
- Item“Embaixo do pé do louco” políticas curriculares e a produção de material de apoio para a educação escolar qulombola em São Francisco do Conde/BA(2021-10-30) Gelard, Fabiana Pedreira; Oliveira, Iris Verena Santos de ; Lima, Maria Nazaré Mota de; Silva, Claudilene Maria da; Moreira, Núbia ReginaO Estado da Bahia é hoje o segundo maior estado em número de comunidades quilombolas certificadas, são cerca de 811 segundo dados da Fundação Palmares. A Educação Escolar Quilombola enquanto modalidade da educação teve suas diretrizes instituídas em 2002. Desde então, as pesquisas sobre educação escolar quilombola no Estado da Bahia apontam que as Diretrizes Curriculares Quilombolas não são implementadas pelas escolas situadas em quilombos. Utilizando como referencial analítico os estudos de Stephen Ball, Mag Maguire e Annette Braun (2016), em que se compreende que as políticas não são simplesmente atuadas pelas escolas, mas são por elas também produzidas, essa pesquisa tem como objetivo: compreender os processos de interpretação e tradução das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola feitos pela Escola José de Aração. Além disso, por se tratar de um mestrado profissional em educação, a pesquisa tem como produto educacional a criação de um material de apoio pedagógico com as histórias, os causos e a cultura da Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo. A pesquisa tem como fundamento epistemológico os estudos decoloniais (QUIJANO, 2009; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2009; 2014) e utiliza a Escrevivência (EVARISTO, 2020) como metodologia de pesquisa, uma vez que a mesma possibilita borrar os lugares entre pesquisadores(as) e pesquisados(as), em uma tentativa de fuga de simplificações que colocariam pesquisadores(as) como escribas das escrevivências quilombolas montenses. O processo de busca envolve encharcar-se com as vivências quilombolas monteses e também produzir narrativas sobre os afetos e trocas produzidas neste encontro. A conversa foi assumida como dispositivo de pesquisa e, através dela, houve uma tentativa abrir-se para o outro, com afeto, atenção e cuidado, que constitui esse movimento de troca, em que não há um ser que pergunta a espera de respostas muitas vezes esperadas e pré-concebidas (SAMPAIO; RIBEIRO; SOUZA, 2018). Na análise das informações foi (re)construído o caminho das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola até sua chegada na escola, nesse caminho novas atuações e sentidos vão sendo dados, o que demonstra que, atualmente, falar que a escola não implementa as Diretrizes pode não ser o meio mais eficaz de pensar sobre o trato das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na escola. A Escola José de Aragão Bulcão vem realizando ao longo de todo esse tempo de instituição das Diretrizes uma série de atividades tendo a Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo-BA com protagonista das ações. Em um contexto político educacional em que ainda há algumas incompreensões acerca da Educação Escolar Quilombola, ter uma escola que se preocupa em transformar em atividades as vivências da comunidade é um passo muito grande para o fazer político da Educação Escolar Quilombola.
- ItemIdentidade racial: um estudo a partir das relações entre alunos no ambiente escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Leal, Janete de Carvalho da Silva,; Costa, Glauber Barros Alves; Santana, José Valdir Jesus de; Moreira, Núbia ReginaEste estudo objetivou analisar como a identidade dos alunos negros é construída a partir das relações estabelecidas em uma escola de Guanambi, a fim de trazer reflexões a partir dos teóricos e junto às vivências narradas pelos alunos negros sobre a sua formação identitária enquanto negro. Para isso, inicialmente foi realizada a busca pela compreensão das categorias a serem investigadas. Assim, partiu-se dos referenciais teóricos que discutem a identidade e a negritude, bem como a educação para as relações étnico-raciais a partir da lei 10.639/2003. Baseou-se ainda no parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para as relações étnico-raciais na perspectiva de pensar uma educação antirracista e o entendimento de um currículo decolonial, delineando-se pela interculturalidade, rompendo assim com as bases que defendem o colonialismo do ser e do saber. Na intencionalidade de alcançar os objetivos propostos, utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa do tipo exploratória e tendo como dispositivo de produção de dados a roda de conversa realizada no campo empírico da pesquisa, que foi uma das escolas públicas municipais de Guanambi, tendo como protagonistas quatro alunos autodeclarados negros das turmas de oitavo ano. Durante a roda de conversa, os alunos revelaram os desafios que enfrentam na sua constituição e formação identitária enquanto negro e reconhecem que a forma como estes têm acontecido são causados pelo racismo estrutural. Além disso, apontaram a falta de representatividade nas posições de poder dentro do ambiente escolar e destacaram a ausência de livros de literatura e materiais didáticos escritos por autores negros ou que abordem a negritude como protagonista dentro deste espaço. Desse modo, o estudo evidencia que o racismo, entendido como uma condição estrutural e estruturante, tem deixado sua marca desde as bases curriculares que permeiam o sistema educacional, transformando-o em um campo de disputa. Essa disputa envolve a busca por um ensino que horizontalize os direitos, as vozes, histórias e culturas silenciadas que, embora constituam a maioria, são tratadas pelo sistema como minoritárias. Assim, a partir das narrativas dos alunos que compartilharam suas percepções sobre suas identidades e como estas têm sido influenciadas, foi desenvolvido um manual de subsídio na promoção da educação antirracista para os professores e coordenadores. O conteúdo deste manual se estruturou em forma de propostas e sugestões que visam protagonizar e ampliar a representatividade dos estudantes negros no ambiente escolar, bem como traçar caminhos rumo à luta por uma educação antirracista.
- ItemÍndice de desenvolvimento da educação básica (IDEB): gestão educacional e tomadas de decisões(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-19) Oliveira, Ronilda Rodrigues da Silva; Pimentel, Gabriela Sousa Rêgo; Mainardes, Jefferson; Moreira, Núbia Regina; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Bomfim, Natanael ReisEsta tese está vinculada à Linha de pesquisa 3 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável - do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Situa-se no campo das Políticas Educacionais, trazendo a relevância dos indicadores como propulsores no processo de tomada de decisões dos gestores educacionais. Está comprometida e imbricada nas discussões do grupo de pesquisa Educatio - Políticas Públicas e Gestão da Educação e com o Observatório de Avaliação Educacional e Accountability, que têm realizado diferentes trabalhos na área de Políticas Educacionais, demonstrando um compromisso com a difusão do conhecimento e a cientificidade no meio acadêmico. Nesta pesquisa investigou-se o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB): gestão educacional e tomadas de decisões, com o objetivo de analisar a influência do Ideb nos processos decisórios e nas Práticas de Gestão Educacional utilizadas pelos Dirigentes Municipais de Educação (DME). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, ancorada na Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) de Stephen Ball, na qual se trabalharam os contextos da influência, produção do texto e da prática. Quanto aos procedimentos metodológicos foram utilizados um Webinário para sensibilização da temática e questionários no Google Forms, enviados aos 24 DMEs que pertencem ao Território de Identidade (TI) do Sudoeste Baiano. Os dados foram analisados a partir da pergunta de partida: Qual a influência do Ideb nos processos decisórios e nas Práticas de Gestão Educacional nos municípios do TI do Sudoeste Baiano? Com a pesquisa constatou-se que os processos decisórios são ações que devem ser desencadeadas a partir dos resultados do Ideb, inferindo-se que não se pode fazer do Ideb o objetivo central da rede de ensino, mas aproveitar essas devolutivas para identificar aspectos que precisam ser melhorados na educação da rede municipal para tomar suas decisões. Os achados da pesquisa foram salutares para a compreensão de que a educação precisa ser vista enquanto vetor da melhoria da qualidade de vida das pessoas, portanto, o foco precisa ser na aprendizagem dos estudantes, na inclusão de todos os cidadãos e no respeito à diversidade. Desse modo, as influências do Ideb nos processos decisórios e nas práticas de gestão educacional nos municípios do TI do Sudoeste Baiano são diversas, mas a forma como os sujeitos implementadores das políticas usam esses resultados para potencializar suas redes de ensino, frente a aprendizagem dos estudantes, é que deve ser motivo de questionamentos e debates constantes.
- ItemO currículo e a sociologia no ensino médio: formação política e social das juventudes negras em escolas públicas de Vitória da Conquista- BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-28) Araújo, Valdívia; Sales, Mary Valda Souza ; Moreira, Núbia Regina; Faria, Ivan; Pimentel, Gabriela Sousa Rego; Bomfim, Natanael ReisA presente tese tem como objetivo analisar o currículo da disciplina de sociologia no Ensino Médio e suas intersecções no processo de formação social e política das juventudes negras. Esta proposta se constituiu, no primeiro momento, na identificação dos significados que estão nos documentos orientadores sobre a formação social e política das juventudes na disciplina de sociologia, marcados nas orientações curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sua recontextualização no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e o que de fato foi feito pelo processo educativo que se formou nas práticas curriculares dos professores de sociologia a partir dos relatos dos professores de sociologia e das narrativas dos próprios estudantes negros/as, chegando assim, ao contexto de seus resultados. Os sujeitos desta pesquisa foram três professores de sociologia, de três escolas públicas estaduais de Vitória da Conquista-BA; 24 estudantes negros/as, 8 de cada escola. O campo epistemológico, teórico e metodológico que sustenta a pesquisa tem como base teórica curricular a perspectiva híbrida, crítica e pós-crítica e como base metodológica, na análise dos dados, a fenomenologia interpretativa social. No âmbito da abordagem qualitativa, utilizou-se o método de estudo de caso comparativo para se analisarem as três escolas públicas de configurações territoriais diferenciadas – do campo, urbana central e urbana periférica noturna – e das técnicas de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos professores, de formulário do perfil, grupo-focal e memorial narrativo aplicados às juventudes negras, estudantes do Ensino Médio. O resultado interpretado sobre as narrativas desses/as interlocutores/as permite perceber que, a despeito de a sociologia ser um campo que possibilita a formação política e social dos/as estudantes – o qual inclui suas subjetividades e intersubjetividades, considerando suas relações de diversidades, diferenças, gêneros e pluralidade cultural, intrínsecas à especificidade desse saber científico, passível de atender às competências e habilidades contidas na BNCC, cuja orientação é tornar as juventudes protagonistas e autônomas – o formato da organização curricular trava o fluxo complexo desse componente curricular, limita sua carga horária a um tempo ínfimo, invisibiliza esse saber, torna precário o trabalho dos professores e consequentemente o das juventudes. Isso por não considerar as intersecções apresentadas nas trajetórias juvenis, nas ações necessárias para as permanências desses estudantes nos espaços escolares, os quais deveriam ser atendidas nas localizações identitárias, mediante as formulações biográficas constituídas no estoque de conhecimento adquiridos nas experiências vivenciadas e significadas, reverberadas nas condutas de ações políticas e sociais pautadas na ética, no respeito às diversidades, diferenças étnico-raciais, de gênero, classe, geracional e de território, viabilizando colaborar com a construção coletiva de projetos de nação que minimizem as desigualdades sociais e que garantam a equidade social e racial das juventudes negras.
- ItemPrática formativa na educação de jovens e adultos no município de Brumado - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2022-02-23) Santos , Jaciara de Oliveira Sant´Anna; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Barreto, Denise Aparecida Brito; Moreira, Núbia ReginaEsta pesquisa, intitulada “Prática Formativa na Educação de Jovens e Adultos no município Brumado – BA” tem como problema a seguinte questão: a prática formativa dos professores da EJA tem atendido as características e especificidades dessa modalidade de ensino? Para responder a essa questão, a pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma proposta de formação continuada, junto aos professores da EJA, no município de Brumado – Bahia. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa-ação, cujos aportes teóricos metodológicos baseiam-se nas investigações bibliográfica e documental. Os instrumentos de coletas de dados foram a análise documental e o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados em 10 professores da rede municipal de ensino que colaboraram nesta etapa. Para melhor compreensão da temática, buscamos subsídios do “estado da arte” em dissertações (de mestrado) do Programa de Pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos, de 2015 a 2020, e no referencial teórico de autores que discutem formação de professores. A pesquisa fundamentou-se em princípios, como tomada de consciência, emancipação humana, autonomia e colaboração para a valorização e a visibilidade dos professores da EJA. Os resultados desta pesquisa indicaram a necessidade de uma formação docente continuada, voltada para as especificidades da EJA. Como resultado, apresentamos uma proposta de formação continuada e esperamos assim contribuir com a melhoria da qualidade das práticas formativas e construção identitária dos professores que atuam na EJA.