Navegando por Autor "Martins, Josemar da Silva"
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- ItemAs angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão(2021-12-16) Ribeiro, Elissandra da Cruz; Lopes, Tathiana da Silva Souza; Martins, Josemar da Silva; Sousa, Clara Maria Miranda de; Carvalho, Luzineide DouradoEste memorial tem por intuito apresentar o caminho percorrido por nós na construção de um podcast, o qual é produto midiático do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que tem como tema as angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão. Tem como problemática compreender de que forma as demandas laborais, a desvalorização da profissão docente e as pressões burocráticas contribuem para o adoecimento dos professores da escola contemporânea? Assim, busca-se conhecer este cenário de escola atarefada onde se intitula o professor como principal responsável de fazer com que esta instituição atarefada tenha sucesso. Foram feitas a priori pesquisas com autores que estudam a temática do mal-estar na educação, adoecimento docente, síndrome de Burnout entre outras. Posteriormente elaboramos um questionário semiestruturado onde nele se aborda questões sobre o adoecimento de professores no exercício do magistério, as questões englobam causas e consequências do adoecimento, como também, como os docentes lidam com a doença e a tratam. Duas professoras se propuseram a participar da entrevista, seus nomes são fictícios e ambas estavam vivenciando no momento da pesquisa um processo de adoecimento devido a grande carga laboral que tem de ser realizada, diariamente, no cotidiano escolar.
- ItemAs contribuições do programa residência pedagógica (PRP) para a formação docente no curso de pedagogia do Departamento de Ciências Humanas – DCH III da Universidade Do Estado Da Bahia – (UNEB)(2021-12-15) Amorim, Ana Carolina Vieira; Freitas, Valéria Oliveira de; Sá, Francisca De Assis de; Silva, Regivaldo José da; Vieira, Josenilton Nunes; Martins, Josemar da SilvaEste memorial demonstra, a partir de relatos de experiência de estudantes residentes do Curso de Pedagogia no Programa Residência Pedagógica (PRP), através de um podcast, as contribuições desse Programa para a complementação e aperfeiçoamento da formação dos residentes. É uma ação do Governo Federal, conveniado com as Universidades Públicas, que oferecem cursos de Licenciatura, tendo como objetivo inserir e aperfeiçoar os estudantes em sua formação docente. Na UNEB foi implantado através do edital de nº 078/2018 da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Departamento de Ciências Humanas – DCH III. No decorrer do texto encontram-se os Editais que fomentam o Programa e a narrativa de como se desenvolveu no DCH III. O programa contou com a parceria de 03 escolas no município de Juazeiro-Ba, sendo elas, escola Profª Helena Araújo Pinheiro, Judite Leal Costa e Anália Barbosa onde os residentes foram inseridos para a realização das práticas. Foram feitas perguntas a nove residentes relacionadas às experiências e aprendizagens, bem como os desafios encontrados durante a sua permanência em sala de aula. As respostas foram positivas, inclusive destacando-se a questão do aprendizado da teoria na Academia e da prática pedagógica na sala de aula. Este memorial conta com 05 episódios que explica o PRP. O 1º episódio possui um tempo de 10min18s onde introduz o tema e conta com a participação do coordenador do PRP Prof. Josemar Martins (Pinzoh), o 2º episódio tem 09min17s e conta com a participação de 05 residentes, o 3º possui 08 min15s e dar continuidade com a participação de mais residentes, o 4º com o tempo de 13min53s traz as experiências das autoras (Ana Carolina e Valéria) e o 5º e último episódio possui 6min28s onde se faz as considerações finais com algumas conclusões do assunto abordado. Para aprofundamento sobre a formação docente ajudaram na reflexão: NÓVOA, PIMENTA E LIMA, CANDAU, FREIRE, entre outros.
- ItemA educação mediada pela cultura hip-hop e o saber da experiência de rappers do Vale do São Francisco(2021-12-20) Brito, Yêgo Ravel Ribeiro de Araújo; Lima, Aurilene Rodrigues; Martins, Josemar da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroEste memorial apresenta o percurso de uma pesquisa que resultou no produto midiático em formato podcast “Rap em curso”. A pesquisa buscou discutir e refletir sobre aspectos históricos e atuais do rap e perceber seus sentidos educativos através do olhar (voz) de rappers do Vale do São Francisco. Para isso usou-se da abordagem metodológica qualitativa e pesquisa participante, dialogando com as contribuições teóricas sobre educação de Carlos Rodrigues Brandão (1981), o conceito de mediação de Jesus MartínBarbero (1997), e o conceito de saber da experiência de Larrosa Bondía (2002). Ao explorar a discussão acerca do rap foi possível perceber a reafirmação dessa música/cultura como instrumento de luta política e como um lugar onde se pode existir e falar, e que, sendo arte e local de liberdade, não se pode enquadrar os/as artistas e consumidores em qualquer forma de fazer ou apreciar.
- ItemEducação Sexual: Estudo das percepções e práticas desenvolvidas por uma instituição de apoio Infanto-Juvenil(2022-12-21) Alves, Hyandra Goreth Rodrigues; Sousa, Clara Maria Miranda De; Martins, Josemar da Silva; Almeida, Antoneide SantosA presente pesquisa tem como finalidade retratar as perspectivas e as práticas desenvolvidas na instituição de apoio infanto-juvenil local de estudo dessa pesquisa, com a intenção de conhecer o espaço e corpo pedagógico, como compreender as concepções e as práticas acerca da Educação Sexual. Bem como as divergências acerca das leis e parâmetros educacionais com essas práticas desenvolvidas pelos educadores e a instituição. Foram convidadas para participar do estudo 4 professoras do Ensino fundamental, três especificamente do 3.º e 4.º anos do ensino fundamental. Uma percorre em todas as turmas do Ensino fundamental e a coordenadora do Ensino fundamental da Instituição. A investigação foi feita a partir de estudos textuais e entrevistas semiestruturadas, usando o método de Bardin na análise de conteúdo, compreendendo as considerações dos educadores a respeito de uma formação carente no que se refere a Educação Sexual no ensino do professor. É possível perceber que as percepções dos educadores estão voltadas ao corpo educado, restringindo a ES as questões biológicas e físicas do corpo, e as suas práticas são desenvolvidas em sala apenas quando o aluno resolve questionar sobre ou na disciplina de ciência quando surge o assunto de cuidado com o corpo, higiene ou as partes íntimas do corpo e o professor aborda a temática muitas vezes com receio.
- ItemMemorial: Estratégias e desafios docentes para lidar com as tecnologias e aulas remotas em tempos de pandemia(2022-12-27) Santos, Adriana Carvalho dos; Silva, Aline dos Santos; Martins, Josemar da Silva; Paixão, Gilvânia Patricia do Nascimento; Benevides, Silvia Lucia LopesAs mudanças provocadas no cotidiano escolar diante do contexto da pandemia do Covid -19, despertaram o interesse em conhecer as experiências docentes durante o momento pandêmico: as dificuldades encontradas para ministrar aulas remotas e estratégias utilizadas para gerar resultados satisfatórios utilizando recursos tecnológicos. Essa pesquisa tem como objetivo compreender a realidade vivida pelo professor em sala de aula virtual. Para isso, realizamos um estudo comportamental, através de entrevistas online, a partir de um questionário respondido por áudios que serão apresentados em forma de um Podcast. Esse estudo contribuiu para o reconhecimento do importante papel do docente em meio aos desafios impostos pelo isolamento social e a inserção das novas tecnologias desenvolvidas para suprir a necessidade emergencial de dar continuidade à educação.
- ItemNo meio do caminho tinha uma pedra: práticas de letramento literário no ensino fundamental de uma escola pública de Petrolina-PE(2024-03-21) Damasceno, Leomara Coelho; Santos, Cosme Batista dos; Martins, Josemar da Silva; Bunzen Júnior, Clecio dos SantosEsta pesquisa visa identificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelas professoras para a efetivação do letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Patrícia Duarte Ribeiro, localizada em Petrolina–PE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual utilizou o estudo de caso etnográfico da prática escolar, conforme André (2005). Para o levantamento de dados, a investigação contou com o uso de entrevistas semiestruturadas, questionário aberto e observação participante. Para a análise dos dados, utilizou-se a triangulação. Como referencial teórico, a pesquisa norteia-se nos seguintes estudos: cultura escolar, segundo Julia (2001), no intuito de fundamentar os processos de transformação dos saberes literários no contexto escolar; prática pedagógica, tecida por Vazquez (2005); saberes docentes e formação do professor na perspectiva de Tardif (2012) e Nóvoa (1997); alfabetização e letramento, segundo Soares (2009; 2020); letramento literário e leitor literário, segundo Cosson (2014; 2021); a literatura na escola e a formação do leitor literário, de acordo com Colomer (2007; 2017), Zilberman (2003); entre outros. Os resultados desta pesquisa apontam para a precariedade na formação inicial e continuada do professor. O analfabetismo foi apontado como uma das principais “pedras” no caminho no processo de formação do leitor literário. Espera-se que este estudo contribua com a ressignificação da formação docente, com a perspectiva de que o poder público educacional forneça aos professores uma formação condizente com a realidade das escolas. Além disso, enfatizar a necessidade de um olhar atento acerca das práticas de ensino-aprendizagem dos professores, utilizando a leitura literária a fim de formar leitores autônomos e críticos. Com isso, almejamos que os saberes docentes os permitam ir além do prescrito nos cronogramas e orientações curriculares, transformando os desafios em resultados positivos para a formação sociocultural dos discentes.
- ItemAs nuances da condição pós-moderna e suas idiossincrasias na Educação: Sobre o discurso e suas implicações no território epistemológico da Pedagogia(2022-12-20) Conceição, José Adriano de Freitas; Martins, Josemar da Silva; Borges, João José Santana; Lima, Irailde GonçalvesA pesquisa está voltada para a análise e produção de ilações acerca das nuances do discurso pós-modernista e suas reverberações no âmbito epistemológico da pedagogia através de pesquisa de cunho exploratório. Buscou-se, pois, refletir, através de uma pesquisa bibliográfica, sobre os primórdios, desenvolvimento e estabelecimento da condição pós-moderna, a semântica de seus conceitos e sua semiótica, dando-lhe uma caracterização geral. Bem como voltou-se para pesquisar a inquietação que o pós-moderno causa no discurso epistemológico moderno para buscar contemplar a formação da área pedagógica e sua relação com o saber na condição pós-moderna, analisando as reverberações, implicações e possibilidades de reflexão no discurso pós-moderno no terreno epistemológico da pedagogia. Para isso, foi recorrido a autores que abordam o tema em sua profundidade como Anderson, Harvey, Lyotard, Lipovetsky, Bauman, Bachelard, Santos, Silva, Foucault, Kuhn, Cambi, Brandão, Avelino e Libâneo. Analisando o conhecimento gerado acerca, buscou-se fazer ilações com o saber pedagógico. Portanto, a pesquisa aborda questões como o que é a condição pós-moderna, como surge e se desenvolve, como migra para o território epistemológico, como essas implicações alteram o paradigma moderno e como tais implicações se estendem pelo território pedagógico. Acerca do âmbito pedagógico, é focado nas possibilidades de mudanças e alterações que o pós-moderno proporciona; enfocando na possibilidade de uma abertura epistemológica para futuras pesquisas.