Navegando por Autor "MARTINS, Debora Fonseca"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação do leitor literário no eixo VI do tempo formativo no centro noturno de Educação da Bahia, em Jacobina(2018-07) MARTINS, Debora FonsecaEste estudo teve por finalidade compreender como ocorre a formação do leitor literário na educação de jovens e adultos, no Centro Noturno de Educação da Bahia, em Jacobina, mais especificamente no eixo VI do tempo formativo. Para tanto, dialogamos com teóricos que discutem o papel fundamental da literatura na vida do sujeito (CANDIDO, 2002); a relevância da escola no ensino de literatura (YUNES, 2008) e a história da educação de jovens e adultos no Brasil (HADDAD & DI PIERRO, 2000), a fim de compreender esse segmento e as implicações sociais que o envolve. Além disso, consideramos importante delinear como acontece a estruturação desse ensino no estado baiano e no município de Jacobina, a partir dos documentos que os regem, tais como: as Constituições promulgadas no país: 1824, 1891, 1934 e 1988; as Leis de Diretrizes e Bases: 1961, 1971, 1996; os Planos de Educação a nível nacional, estadual e municipal e a Política de EJA da RedeEstadual. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo, inicialmente, como percurso metodológico a revisão de literatura, a análise documental do Planejamento de Língua Portuguesa nessa modalidade de ensino e a aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados, a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977).A análise documental contribuiu, de forma significativa, para o entendimento de como ocorre o ensino de literatura no eixo estudado. Aaplicação dos questionários para os educadores e educandos revelaram características comuns ao ensino da EJA, bem como as transformações que estão ocorrendo no segmento. Além disso, ficou evidente a presença do tradicional ensino de literatura e os percalços que o envolve, acompanhado do cuidado e da preocupação da instituição e dos educadores para a formação do leitor literário.