Navegando por Autor "Müller, Daniel Nehme"
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- ItemCittà e Kimera: trajetórias do desenvolvimento de jogos digitais educacionais(2019-08) Hetkowski, Tânia Maria; Müller, Daniel Nehme; Silva, André Luiz Souza daA educação neste novo milênio apresenta os desafios da forte correnteza da tecnologia digital frente aos métodos tradicionais e estacionários de ensino. Saber ler este movimento de transição é crucial para a compreensão do nosso momento enquanto civilização que escala em direção a uma planície mais elevada de consciência e conhecimento. A cultura digital derruba os muros do conhecimento fragmentado e altamente especializado, exigindo uma visão multidisciplinar. Nesta obra buscamos compartilhar com o leitor nossas experiências de cinco anos de pesquisa científica acadêmica construída nas salas de aula do Rio Grande do Sul e da Bahia. Trazemos como bagagem o conhecimento do desenvolvimento dos jogos digitais educacionais e dos métodos de estímulo à imaginação, ao simulacro e à autonomia do cidadão em construção.
- ItemProcedimentos Analíticos para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais: Uma Experiência Baseada no Desenvolvimento do Kimera(2015-12-11) Dias, Josemeire Machado; Hetkowski, Tânia Maria; Müller, Daniel Nehme; Machado, Maria Cristina Gomes; Alves, Lynn Rosalina Gama; Silva, André Luiz Souza daO jogo sempre foi discriminado e associado à violência, o que tenta fazer acreditar os noticiários ao associar o gosto dos infratores por determinados jogos, que teriam servido como inspiração às suas ações. Apesar de persistirem as associações do jogo com a violência, um grande trabalho de desmistificação dessa associação foi realizado graças a autores como Jones (2004), Alves (2005), Prensky (2010), dentre outros, que colaboraram para a inserção e aceitação do jogo digital no ambiente escolar, evidenciando os benefícios que estes jogos podem proporcionar ao processo de ensino e aprendizagem. Ver as inúmeras horas de diversão transformadas, também, em possibilidades de apreensão de um conteúdo inerente ao currículo escolar, provavelmente seja o sonho de muitos pais e educadores. Portanto, o jogo surge como uma das alternativas de mobilização dos sujeitos para um processo de aprendizagem que alie o desejo por diversão às possibilidades de apreensão dos conteúdos contidos na sua estrutura. Mas o Jogo Educacional Digital ainda se apresenta com muitos problemas ocasionados, provavelmente, pelo seu distanciamento dos sujeitos, públicos-alvo. Assim, o objetivo dessa pesquisa é a definição de Procedimentos Analíticos para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais, que promovam a aproximação dos jogos com os seus sujeitos. Diante da complexidade do Jogo Educacional Digital, elegemos a Pesquisa Participante como estratégia metodológica, apoiada nos processos colaborativos inerentes ao processo de desenvolvimento do Kimera. Os sujeitos envolvidos nessa pesquisa foram: alunos do Colégio da Polícia Militar, Unidade Dendezeiros, alunos da Escola Municipal Álvaro da Franca Rocha e as equipes de desenvolvimento do Jogo-simulador Kimera - Cidades Imaginárias. O Kimera, um dos projetos articuladores do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, serviu de base para a definição dos Procedimentos Analíticos, oportunizando a experiência em vivenciar o desenvolvimento de um jogo desde a sua ideia inicial, em dezembro de 2010, à liberação da sua primeira versão, em dezembro de 2014, experiência essa que juntamente com ações nas escolas, contextualização da temática, dentre outros, permitiram o fortalecimento da seguinte tese: Os Procedimentos Analíticos para Avaliação de Jogos Educacionais Digitais promovem maior aproximação dos sujeitos para os quais, esses jogos foram desenvolvidos.