Navegando por Autor "Leal, Ione Oliveira Jatobá"
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- ItemA educação ambiental dialógico-problematizadora nas escolas públicas no município de Jaguarari-BA: conexões com a reserva natural Maria Maria(2023-10-05) Costa, Márcia Regina de Souza; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Pinho, Maria José Souza; Saito, Carlos HirooEsta pesquisa traz uma discussão para o fomento da Educação Ambiental Dialógicoproblematizadora tendo como referencial uma Unidade de Conservação da Natureza. Buscouse compreender o potencial da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora em conexão com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Maria Maria. Os objetivos específicos foram: apresentar o conceito de Educação Ambiental Dialógico-problematizadora para as coordenadoras pedagógicas de ensino; instigar saberes coletivos, construções e debates de uma Educação Ambiental voltada aos conflitos socioambientais; evidenciar os potenciais da RPPN Maria Maria para a Educação Ambiental Dialógico-problematizadora; e, por fim, construir uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser trabalhada na rede pública de ensino. A metodologia trouxe o paradigma do pensamento freireano, e, como método, este estudo priorizou o procedimento da pesquisa-formação. Como dispositivo, foram realizadas oficinas-formação colaborativas, e as fontes para a construção dos dados foram os procedimentos construídos no processo de intervenção a partir do uso de questionários e diário de campo da pesquisadora. As participantes da pesquisa foram as coordenadoras dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do município de Jaguarari – Bahia. Como resultado, com base nos temas geradores e nas problematizações, foram levantados, a partir de aspectos contextuais, elementos críticos da Educação Ambiental em espaços formativos. O diagnóstico dos problemas socioambientais feito de forma participativa favoreceu o engajamento das participantes da pesquisa na proposta de ações afirmativas em processos investigativos acerca de sua realidade. Ao propor-se uma Unidade de Conservação da Natureza como potencial para o fundamento de uma Educação Ambiental crítica, percebeuse que o ato de sensibilizar e despertar o interesse das pessoas pode ser um início para o fomento da Educação Ambiental Dialógico-problematizadora nas escolas. Contudo, é preciso mais, a exemplo de investimentos em pesquisas e em políticas públicas eficazes, bem como de engajamentos que permitam a divulgação e a atuação nas questões de ordem educacional socioambientais. Como produto resultado desta pesquisa, foi elaborada, de forma coletiva, uma sequência didática em Educação Ambiental Dialógico-problematizadora a ser apresentada aos professores que trabalham na rede de ensino, para discussão e aplicação nas escolas do município de Jaguarari-Bahia.
- ItemA educação infantil e o projeto Proinfância: uma análise das condições do trabalho docente em Várzea do Poço – Bahia(2019) Carneiro, Ana Carla Pimenta de Oliveira; Silva, José Carlos de Araújo; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Luz, José Augusto RamosA presente investigação tem como objetivo geral analisar as condições de trabalho docente das professoras da educação infantil, avaliando se ocorreram mudanças após o encerramento do projeto de assessoramento pedagógico na unidade do Proinfância de Várzea do Poço - Bahia. Teve ainda os seguintes objetivos específicos: 1) analisar a constituição histórica da infância e a particularização de um espaço específico para sua formação antes da escola de ensino fundamental; 2) analisar o contexto histórico do trabalho docente na educação infantil; 3) compreender como o Projeto Proinfância se estabeleceu como política pública necessária e urgente para a qualificação dos docentes nas instituições de educação infantil; e 4) investigar o perfil formativo dos profissionais que atuam no Proinfância do município de Várzea do Poço-Bahia. Desse modo, esse estudo buscou responder à seguinte pergunta de investigação: quais são as condições de trabalho docente e como se realiza o atendimento cotidiano na unidade do Proinfância após o encerramento das atividades de assessoramento pedagógico? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que se ancorou em um estudo de caso com recursos do tipo etnográfico a partir do qual buscou-se uma maior convivência no espaço da pesquisa para uma ampla apropriação das percepções dos indivíduos. A entrevista semiestruturada, o questionário e a observação participante foram elencados como instrumentos de construção de dados. Esta pesquisa traz como referencial teórico Kramer (2005), Oliveira (2011), Ariès (2011), Kuhlmann Jr. (2010), dentro outros, para refletirmos a respeito da constituição histórica da educação infantil. Além disso, destacamos os autores Vieira (2016), Micarello (2011), Ostetto (2011) e outros que abordam sobre o trabalho docente na educação infantil. Para refletir sobre a criação de um espaço para crianças, o Proinfância, destacamos Bahia (2012) como referencial teórico. Este estudo se justifica pela necessidade de se investigar o perfil das trabalhadoras na instituição do Proinfância em Várzea do Poço – Bahia, bem como as condições físico-materiais cotidianas em que se realiza o trabalho docente em uma instituição como esta que se destina a expandir e melhorar o acesso das crianças à educação infantil. Os resultados desta investigação revelaram a ausência de oportunidades de formação continuada para as professoras e apontaram uma ruptura em relação às concepções e à especificidade da educação infantil. Como desdobramento desta pesquisa, construiu-se um plano de formação continuada para as professoras com o intuito de contribuir com a qualidade do ensino e da aprendizagem na educação infantil, tendo a açãoreflexão-ação como perspectiva que pode contribuir para a ampliação da profissionalidade docente destas professoras. Como produto, apresentaremos o relatório das oficinas que serão realizadas a partir desta proposta de formação. Este trabalho possui um referencial crítico em relação às categorias Proinfância, políticas públicas, trabalho docente na educação infantil e educação infantil e poderá contribuir com o campo acadêmico e científico, bem como com a educação básica no que se refere às condições do trabalho docente na unidade do Proinfância em Várzea do Poço - Bahia, possibilitando, assim, a construção de uma educação infantil pública de qualidade.
- ItemEquipe gestora e currículo inclusivo: reflexões sobre a inclusão do/a estudante com deficiência na rede municipal de Jacobina-BA(2018) Jesus, Luciana Pereira ; Salvadori, Juliana; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Pimentel, Susana CoutoA presente pesquisa “Equipe gestora e currículo inclusivo: reflexões sobre a inclusão do/a estudante com deficiência na rede municipal de Jacobina/BA”, vincula-se a linha de pesquisa 1: Formação, Docência e Diversidade, do Programa de Pós-graduação em Educação e Diversidade, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB / Campus Jacobina-BA). Esta teve como objetivo investigar como a equipe gestora de uma unidade escolar da rede municipal pode contribuir para a construção de um currículo inclusivo comprometido com a inclusão escolar da pessoa com deficiência. Apresentou, assim, os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar como tem acontecido a relação entre gestão escolar e currículo inclusivo numa unidade de ensino escolar no município de Jacobina/BA; 2) Desenvolver através de um trabalho colaborativo com a equipe gestora o estudo e a reflexão sobre a presente temática, assim como a compreensão e relevância do seu papel na construção de um currículo inclusivo comprometido com a inclusão escolar de educandos/as com deficiência com o propósito de fornecer subsídios que orientem e fortaleçam suas ações posteriores junto aos demais profissionais da escola 3) Propor produto/intervenção em parceria com os/as colaboradores da pesquisa que sirva para orientar o trabalho de mediação da equipe gestora da escola na construção de um currículo inclusivo junto aos professores. A metodologia da investigação consistiu na pesquisa-ação colaborativa alicerçada numa abordagem do tipo qualitativa. Para o levantamento dos dados foram utilizados os seguintes dispositivos de pesquisa: observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e grupos dialogais/sessões formativas. A proposta do caminho investigativo envolveu cinco etapas: Fase Exploratória, Fase colaborativa; Fase de Análise e Interpretação dos dados; Fase da elaboração do produto final da pesquisa, Elaboração do texto final da dissertação. Portanto, teve como principais categorias e referenciais teóricos: Gestão Escolar (LIBÂNEO, 2015; LUCK, 2013; WITTMAM; KLIPPEL 2010; Currículo (SACRISTÁN, 2000; SILVA, 2002; GOODSON, 1995; LOPES; MACEDO, 2010, 2011; PIMENTEL, 2013; CANEN, 2007), Currículo Inclusivo (CARVALHO, 2012, 2014, FIGUEIRA, 2013; MINETO, 2008; TEZANI, 2004; MANTOAN, 2011; PIMENTEL, 2013; EMÍLIO, 2008; CARVALHO, 2012, 2014; AMARAL, 1998). Este estudo foi orientado pelos princípios da educação especial a partir da perspectiva da educação inclusiva (BRASIL, 2015; BRASIL, 2005; BRASIL, 2001; BRASIL, 1996; BRASIL, 1986; BRASIL, 1948; TAILÃNDIA, 1990; ESPANHA, 1994). O produto da pesquisa consistiu na elaboração de um plano de ação pensado e elaborado com a equipe gestora da escola que sirva como uma proposta orientadora do seu trabalho de mediação de construção de um currículo inclusivo junto aos professores. Por conseguinte, demonstrou que o trabalho de mediação realizado pela equipe gestora no processo de construção e desenvolvimento de um currículo inclusivo junto aos/as professores/as da sala comum é de fundamental importância para garantir uma educação de qualidade e uma aprendizagem significativa aos/as estudantes com deficiência. Todavia, a mesma equipe também carece ser melhor orientada e subsidiada nesse processo, a fim de que possa ter segurança para planejar e executar as ações voltadas para o desenvolvimento desse currículo na escola. Apontou também as principais dificuldades colocadas à prática dos/as profissionais da equipe gestora no desenvolvimento do currículo inclusivo na escola, entre estas: a falta de conhecimento acerca do assunto, o excesso de demandas burocráticas, as barreiras atitudinais e a falta de apoio da rede de ensino. Além disso, os resultados demonstraram que atual lógica da política de inclusão escolar adotada pelo município, centralizada na sala de recursos multifuncional e nos/as profissionais que atuam nesse ambiente, tem se mostrado pouco eficaz em atender as diversidades e diferenças presentes nas unidades de ensino.
- ItemPercepção dos diretores acerca da gestão das escolas municipais de Jacobina-BA(2016-07-12) Leal, Ione Oliveira Jatobá; Novaes, Ivan Luiz; Gomes, Celma Borges; Freitas, Kátia Siqueira de; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Fialho, Nadia HageA gestão das escolas públicas municipais vem passando por mudanças a partir de legis-lações que proporcionaram certa autonomia aos municípios para organizarem seu pró-prio sistema de ensino, bem como pela determinação de que estes implementem a ges-tão democrática em suas unidades escolares, visando à participação dos diversos seg-mentos nas decisões da escola. Entende-se que, de um lado, as normas procuram sinto-nia com as mudanças que vêm ocorrendo mundialmente na maneira de gerir as escolas; por outro lado, a LDB/96 ensejou múltiplas demandas e atribuições para a gestão da escola, particularmente para os diretores, o que vem gerando dificuldades para colocá-las em prática. Diante do cenário evidenciado, sugere-se analisar como diretores perce-bem as atribuições formais e não-formais que lhes são demandadas para desenvolver a gestão das escolas municipais de Jacobina-Bahia. Os objetivos específicos que auxilia-ram nessa investigação foram: (1) Analisar como diretores percebem as atribuições formais e não formais que lhes são demandadas para desenvolver a gestão das escolas municipais de Jacobina-Bahia; (2) realizar um levantamento das bases teóricas sobre gestão no âmbito das organizações em geral, para fundamentar o estudo da gestão a partir do ponto de vista da escola pública, visando fazer uma vinculação com a gestão de escolas municipais de Jacobina-Bahia; (3) entender a estrutura e o funcionamento das escolas municipais de Jacobina e como se configuram as atribuições formais do diretor; (4) traçar o perfil dos diretores, através de levantamento das informações pessoais e profissionais; e, (5) identificar e analisar as principais atribuições de gestão inerentes ao cargo de diretor e qual a percepção dos diretores das escolas municipais de Jacobina-Ba em relação às atribuições do dia a dia da escola. Como metodologia de estudo, adotou-se o estudo de caso, envolvendo o universo de 22 diretores que atuam no ensino funda-mental das escolas municipais de Jacobina-Ba. O instrumento de coleta de dados para a pesquisa empírica foi o questionário. As respostas dos questionários e demais dados levantados, confrontados com a fundamentação teórica apresentada, embasaram as pro-posições direcionadas para o desenvolvimento de uma abordagem da gestão escolar no contexto das atribuições dos diretores. Os resultados possibilitaram elaborar o perfil dos diretores das escolas municipais de Jacobina-Bahia e mapear a percepção destes acerca de suas atribuições nas dimensões administrativa, pedagógica, política e as atribuições não formais, inclusive com considerações sobre os avanços e dificuldades que perpas-sam o cotidiano dos diretores para exercer a gestão das escolas municipais de Jacobina.
- ItemO protagonismo das mulheres agricultoras no Piemonte Da Diamantina/BA: experiências dos quintais às cadernetas agroecológicas(2022-02-22) Lacerda, Tamara Rangel de; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Lima, Jamille da Silva; Ferreira, Maria Jucilene Lima; Jalil, Laeticia MedeirosPartindo da compreensão das desigualdades sociais de gênero, raça e classe refletidas na vida das mulheres, e de como o capital se apropria de seus trabalhos, a presente pesquisa participante se estruturou no paradigma materialista histórico-dialético e nas teorias feministas (SILIPRANDI, 2008; SILVA, 2020), trabalho teve como objetivo sistematizar o processo de construção, participação e fortalecimento das protagonistas – agricultoras e técnicas –, através da metodologia das Cadernetas Agroecológicas (CA) no território do Piemonte da Diamantina/BA. A metodologia político-pedagógica das CA’s foi desenvolvida por organizações feministas ligadas ao movimento agroecológico para visibilizar e valorizar os trabalhos das agricultoras, que não costumam ser considerados pela economia clássica, capitalista e patriarcal (TELLES, 2018; CARDOSO et al., 2020). Baseada na economia feminista, portanto, as CA’s tem demonstrado que as agricultoras, além de garantirem segurança e soberania alimentar das famílias, são as guardiãs da agrobiodiversidade e detém conhecimentos fundamentais para a reprodução dos agroecossistemas (JALIL et al., 2019). Olhando por esse viés, de que formas a metodologia político-pedagógica da CA contribuiu para alterar realidades na autonomia das mulheres agricultoras na região do Piemonte da Diamantina na Bahia? Para responder a essa questão, a pesquisa buscou aprofundar os conhecimentos acerca do feminismo e da agroecologia para superação das desigualdades; analisar a contribuição da metodologia das CA’s no assessoramento técnico da COOPESER no âmbito do projeto Pró-Semiárido; sistematizar como se expressam as narrativas das mulheres sobre as relações sociais de gênero e de trabalho no agroecossistema familiar. Foram discutidos os dados sistematizados das CA’s de 32 agricultoras durante um ano, seus mapas da sociobiodiversidade e questionários socioeconômicos, juntamente aos relatos e experiências registradas no diário de bordo, no grupo das agricultoras no whatsapp e nas rodas de conversas online com a equipe técnica. Foi possível identificar que as agricultoras se tornaram mais empoderadas sobre a gestão do agroecossistema e sobre si próprias, despertando maior autoestima e ampliando as participações políticas em seus territórios. Ao analisar o agroecossistema e a divisão sexual do trabalho, foi concluído que todas as agricultoras ocupam a maioria dos subsistemas que produzem renda, em comparação aos seus companheiros. Além disso, são elas que garantem a maior parte das atividades realizadas para a reprodução da vida, como o trabalho doméstico e de cuidados. Mesmo diante de alguns desafios com as anotações, proveniente da sobrecarga de trabalhos, as mulheres demonstraram que desenvolvem o saber-fazer agroecológico principalmente através de seus quintais, onde garantem o autoconsumo familiar, criam redes de solidariedade e se reconhecem enquanto agricultoras. Por outro lado, seu trabalho não se limita apenas ao quintal, sendo preciso garantir que exerçam autonomia em todos os espaços no agroecossistema, na família, nas organizações sociais e nas políticas públicas. A pesquisa também demonstrou como as CA’s beneficiam as agricultoras na abordagem de um assessoramento técnico pautado na pedagogia feminista. A equipe técnica da COOPESER relatou que o trabalho com a metodologia ampliou os olhares para aqueles espaços que sempre estiveram ocupados pelas agricultoras, mas que na dinâmica do ATER convencional ficavam invisibilizadas ou secundarizadas. Como produto de intervenção, etapa inerente ao mestrado profissional, foi proposto o Intercâmbio Feminista Agroecológico para que as agricultoras possam fortalecer sua auto-organização na luta contra as violências machistas e patriarcais nos territórios.
- ItemSaúde na cultura escolar: análise dos discursos de coordenadoras pedagógicas do ensino médio na cidade de Jacobina – Bahia(2020) Brasileiro, Maria Florência Dias Bezerra; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Almeida, Carla Verônica Albuquerque; Mattos, Nicoleta Mendes de; Sousa, Denise Dias de CarvalhoNão há como promover saúde sem que paralelamente haja uma preocupação em desenvolver processos educativos para a saúde. Nesse sentido, a escola se constitui em um espaço privilegiado para falar sobre o tema. Porém, como as práticas pedagógicas são construídas vai depender dos paradigmas que no campo da saúde se ressignificaram ao longo da história. Assim, essa pesquisa visou compreender a memória discursiva sobre a temática na cultura escolar a partir da análise dos discursos de Coordenadoras Pedagógicas do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina com a finalidade de poder contribuir para deslocar as práticas pedagógicas em direção à construção social da saúde. Para tanto, se ocupou de duas questões norteadoras: qual a memória discursiva das Coordenadoras Pedagógicas sobre o tema saúde? Como as formações discursivas das Coordenadoras Pedagógicas podem ressignificar o ensino de saúde na educação básica? Tem como objetivo geral: identificar a memória discursiva das participantes sobre o tema saúde na educação básica. E como objetivos específicos: explicitar como o processo histórico-ideológico de construção da educação em saúde brasileira contribuiu para a formação da memória discursiva das participantes; analisar como as formações discursivas das coordenadoras ressignificam o ensino de saúde na educação básica e organizar e mediar encontros formativos online sobre promoção da saúde no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada no paradigma interpretativo e na pesquisa social que traz a Análise de Discurso francesa, à luz de Orlandi, como método de investigação e como dispositivo de análise e discussão dos dados produzidos por uma pesquisa de campo. De forma a responder aos objetivos da pesquisa, foram aplicados questionários, entrevista narrativa, rodas de conversa e diário de bordo. Os resultados sugerem que a memória discursiva das participantes mantém relação direta com a história dos paradigmas que fundamentam as políticas de saúde e ainda com o cotidiano do tema vivenciado na cultura escolar. Os encontros formativos revelaram que apesar da coexistência de paradigmas positivistas e sociais de conceber saúde entre as coordenadoras, as práticas, nas escolas, permanecem estacionadas no modelo de educação tradicional biologicista, centrado na figura do profissional da saúde e na mudança do comportamento humano desvinculada da análise sobre os condicionantes e determinantes do processo saúde-doença. Como proposta inicial de intervenção, os encontros formativos buscaram provocar deslocamentos nas práticas pedagógicas em direção ao modelo social de saúde mediante a reflexão sobre os condicionantes e determinantes estruturais do processo saúde-doença.
- ItemVisibilizar para somar: contribuições dadas à gestão para o reconhecimento da matripotência na vida escolar(2021-08-30) Rios, Lenizan Passos; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Lima, Jamille da Silva; Galrão, Paula da Luz; Almeida, Carla Verônica AlbuquerqueEsta pesquisa, de abordagem qualitativa e realizada sob a perspectiva do método participante, propôs um estudo investigativo acerca de como ocorre a relação entre a gestão e a família dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal em Jacobina – Bahia. Tal estudo fez-se necessário mediante a constatação da importância da escola e da família, tanto na construção do conhecimento escolar quanto como garantia do princípio da gestão democrática para autonomia escolar. Somado a isso, buscamos a compreensão de como a gestão escolar percebia esta relação, e, em contrapartida, a ótica dessas famílias acerca de sua participação na escola. Conduziu-se este estudo pela observância de que a participação da família na escola, do modo como vem ocorrendo, se dá, majoritariamente, pela participação da mulher neste processo. A ancestralidade reconhece o saber feminino como essência da vida, como fonte da própria vida. E, por este viés, procurou-se, também, analisar o processo históricosociocultural que perpetuou a divisão sexual do trabalho, e, em consequência disso, estabeleceu a ideia de que é à mulher que cabe, exclusivamente, as obrigações com os trabalhos do lar e a responsabilização pela educação dos filhos. Neste intento, diante de tantas atribuições destinadas à mulher-mãe, e estando ciente de que é ela quem está à frente deste processo de acompanhamento escolar, ainda que de maneira (e porque é) considerada insuficiente, objetivou-se investigar como a equipe gestora de uma escola municipal de Jacobina poderia contribuir para o processo de reconhecimento e a valorização da mulher-mãe na vida escolar dos educandos. Como resultado deste estudo, realizamos a rede de escuta e apoio, espaço para o diálogo genuíno entre gestoras e mães, a fim de que constitua, a partir desta ação inicial, um espaço consolidado para esta parceria.