Navegando por Autor "Guedes, Neuma de Sá"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEfeitos do projeto "enturmação" na Educação de Jovens e adultos da Escola Municipal Argemiro José da Cruz(2022-12-28) Araujo, Sidinei Honorato Santos de; Oliveira, Wesley Jamay Matias de; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Simeia Martins dos Santos; Guedes, Neuma de SáO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo verificar quais os efeitos do projeto "Enturmação" na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Argemiro José da Cruz, localizada na Cidade de Juazeiro– BA. Sendo este um Projeto com intuito de sanar o déficit de aprendizagem onde a Escola teve que aprovar automaticamente seus alunos, nos anos de 2020 e 2021, correspondentes ao período da Pandemia da Covid-19. Seguindo a orientação do Ministério da Educação (MEC) que aprovasse os alunos independentemente do seu desenvolvimento, sua aprendizagem e contexto. A pesquisa tem a abordagem qualitativa exploratória, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, assim como a construção de um podcast como produto midiático, realizado com as alunas da Escola Mul. Argemiro José da Cruz, com a professora alfabetizadora e a Coordenadora pedagógica, produto esse que surge com o intuito de evidenciar os impactos e desafios que foram identificados pela escola e soluções para as problemáticas encontradas. Com a elaboração do posdcast teve-se a oportunidade de poder ver e sentir de perto, do quanto foi satisfatório o projeto ENTURMAÇÃO, tendo em vista que, trouxe a oportunidade de os alunos poderem expressar os problemas, desafios e angustias em relação a suas dificuldades que enfrentaram durante o percurso da aprendizagem, dando voz e ouvidos a eles que se sentiam excluídos. Dessa forma podemos avaliar que o projeto ENTURMAÇÃO obteve êxito, pois, no início do ano de 2022 os alunos, que foram diagnosticados com desníveis de aprendizagem e classificados conforme suas similaridades, tiveram uma melhora significativa, já no segundo semestre letivo, principalmente os que eram pré-silábicos e silábicos com valor, terminando o semestre já lendo e escrevendo.
- ItemExperiência no estágio supervisionado frente à pandemia da COVID-19(2022-12-28) Cruz, Mariane Oliveira dos Santos; Rios, Rita Cristina; Guedes, Neuma de Sá; Almeida, Antoneide SantosEste estudo apresenta a experiência de Estágio Supervisionado no Núcleo da Educação Infantil em contexto de pandemia no Departamento de Ciências Humanas Campus III, trazendo reflexões sobre a experiência realizada nesse período, assim como a formação do pedagogo. Quando emerge a pandemia da Covid-19 em 2020 é determinada a suspensão das atividades acadêmica como forma de prevenção do vírus da COVID-19, seguindo as orientações do Decreto Estadual na resolução nº 19549/2020. Com o retorno gradativo das atividades prosseguindo de acordo com as orientações do Conselho Universitários (CONSU) na resolução n°1430/2020. Obrigatoriamente teve mudanças no formato de ensino da graduação de pedagogia na Universidade do Estado da Bahia/UNEB-DCH III, modalidade presencial, sendo redirecionadas para se adequar ao novo formato, mediado pela tecnologia. Considerando a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente, esta monografia tem por objetivo discutir os desafios da formação docente a partir da experiência do estágio supervisionado na Educação Infantil por ensino remoto, através de registros experienciado neste período. A metodologia da pesquisa buscou analisar materiais que estruturam e operacionalizam o estágio no departamento como também apresenta narrativas da experiência sobre estágio II e III. O estudo documental se constituiu a partir da análise do projeto de estágio do curso de Pedagogia/ Núcleo de Educação Infantil; plano de curso docente; etnografia do estágio curricular II e o caderno de atividades do estágio III, como abordagem da pesquisa, na intenção compreender os processos formativos do pedagogo frente à pandemia da covid-19 nessa experiência. Os resultados da pesquisa trouxeram à tona aspectos que estavam ocultos neste contexto, como a dinâmica para a operacionalização do estágio, institucionalização da prática, a construção dialógica e interativa, novos recursos metodológicos e outros.
- ItemA história da professora Terezinha Elvira de Macêdo: trajetória e marcas na educação em Carnaíba do Sertão(2021-07-12) Santos Neto, Anderson Dionísio dos; Guedes, Neuma de Sá; Antunes, Cláudia Maísa; Sá, Francisca de AssisA inspiração para a realização deste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, na modalidade produto midiático, materializado em um vídeo documentário sobre a referida professora tem origem nas minhas relações sociais e afetivas com pessoas que conviveram e que ainda convivem com a grande educadora professora-gestora Terezinha, e também pela minha experiência pessoal de escrever o memorial autobiográfico sobre minha trajetória de escolarização. Daí, a minha opção por realizar este TCC fundamentado numa concepção de pesquisa em educação que compreende a importância do lugar que as experiências de vida ocupam na formação do professor, visto que evidências de histórias vividas no dia a dia desse profissional proporcionam o conhecimento de outros saberes, que estão no seu substrato e muitas vezes não são levados em conta e passam despercebidos.
- ItemA influência das mídias sobre o processo de aprendizagem: Uma análise do uso de telas pelas Crianças(2022-12-27) Muniz, Kaíla Dias; Pereira, Karine França; Costa, Wendiliam Barros da; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Martins, Adeilda Ana da SilvaO presente memorial apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos do 5° ano B, da Fundação Lar Feliz. Devido à crescente e constante evolução das tecnologias atuais, as crianças estão sendo inseridas de forma precoce e excessiva aos aparelhos tecnológicos, desta forma, a pesquisa buscou analisar as influências que o uso das mídias pode causar no processo de aprendizagem, sondando como a família e a escola buscam lidar com o uso excessivo das telas digitais pelas crianças do 5 ano B. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, para a coleta de dados realizamos oficina de desenhos, oficina literária, questionários com as professoras, também entrevistas gravadas e transcritas com alunos, pais, e coordenadora da Instituição. Com os resultados da pesquisa conseguimos analisar como o uso desenfreado das telas tem afetado as crianças no processo da aprendizagem e no aproveitamento da infância. Desse modo, como produto de pesquisa construímos um e-book que contém detalhes de como se deu cada etapa das oficias e também sugestões de recursos que podem ser usados pelas crianças em seu tempo livre, foi selecionado alguns contos, brincadeiras, e apresentamos também variados links de vídeos disponíveis no YouTube com conteúdos pedagógicos, com o intuito de que essas alternativas possam mediar o tempo de exposição às telas digitais.
- ItemMemorial de projeto experimental: documentário “a politização dos estudantes de pedagogia da Universidade Do Estado Da Bahia- UNEB/DCH III”(2021-07-13) Santos, Eliana Souza; Vieira, Josenilton Nunes; Guedes, Neuma de Sá; Vieira, Josenilton NunesEsse Memorial de projeto experimental, foi produzido para Trabalho de Conclusão de Curso no formato vídeo documentário expondo o tema a politização dos alunos de pedagogia da Universidade do Estado da Bahia UNEB/DCH III, a partir de relatos de experiências de estudantes do curso de pedagogia. Tem como objetivo compreender as configurações dos processos de participação de estudantes de pedagogia da UNEB nos movimentos e lutas no campo das políticas educacionais propostas entre os períodos de 2015 a 2019. Na introdução, é traçada uma breve apresentação do trabalho atrelada a minha trajetória universitária no período que me atento às ações políticas dos estudantes de pedagogia, na sequência são apresentadas as justificativas e os objetivos para a produção do produto midiático, no formato documentário abordando o tema da pesquisa. A pesquisa é embasada teoricamente, com os conceitos de Formação Política e Formação Universitária a partir de Silva (2016), Zirger (2013), Castro (2015) e Vieira (2002). O referencial de Formação Política dos Estudantes de Pedagogia e Movimento Estudantil, abordado a partir de Silva (2016) e Santos (2011). Ainda no referencial é exposta a apresentação do Documentário, conceituado a partir de Ruaro (2007), Zandonade; Fagundes (2003), Gregolin; Sacrini; Tomba. (2002), Ramos (2008). Para isso, utilizo uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva e exploratória para levar em consideração a compreensão do comportamento dos estudantes referente às questões políticas durante a formação universitária, em contexto com a conjuntura do país, as quais estão expostas nas considerações finais.
- ItemO potencial comunicativo da literatura e do poema no contexto Escolar(2022-07-22) Silva, Rafael De Santana; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Soares Neto, Paulo RibeiroO presente memorial é resultado da pesquisa intitulada O Potencial Comunicativo da Literatura e do Poema no Contexto Escolar, realizada na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada em um bairro periférico da cidade de Juazeiro-BA. Teve, como um dos objetivos centrais, observar e vivenciar o potencial comunicador da literatura e do poema e a presença desta linguagem no ambiente escolar de forma sensível, crítica e reflexiva. A experiência desta pesquisa deu-se com a realização de oficinas literárias e poéticas com crianças do 5º (quinto) ano do ensino fundamental, onde foi apresentado e experienciado o produto autoral desta pesquisa, qual seja, um livro infanto-juvenil chamado Pedrinho e seu livro: viagens e aventuras (2021), além de contos de outros autores como Manoel de Barros e Clarice Lispector. Ainda, como produto resultante desta pesquisa, foi produzido um segundo livro (volume 2) infanto-juvenil chamado Pedrinho e seu livro: ressignificando o mundo (2022), que traz um conjunto de reflexões advindas de todas as vivências durante o desenvolvimento desta pesquisa na escola e da relação com as crianças. Numa abordagem sensível, “comunicadora de beleza” (Lins, 2020: 212) e crítica, a linguagem literária/poética foi apresentada às crianças e com elas vivida. Dessa forma, a perspectiva e abordagem discursiva que esta pesquisa traz, bem como os produtos resultantes dela, que poderão ser utilizados e experimentados pelas escolas, pelas próprias crianças, abrem espaço para muitas outras pesquisas nesse sentido.