Navegando por Autor "Gomes, Antenor Rita"
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- ItemA educação sexual nos livros didáticos de biologia: uma abordagem no campo do currículo(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Teixeira Filho, Roberto Santos; SILVA, Ana Lúcia Gomes da; Botelho, Denise Maria; Gomes, Antenor RitaEste Trabalho Final de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional, volta-se para a Educação Sexual dirigida à adolescentes, buscando problematizar processos de produção das diferenças sexuais e de gênero. Esta investigação sustentou-se nos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, articulados com a perspectiva pósestruturalista de análise. Realizamos pesquisa exploratória com a aplicação de questionário à estudantes do ensino médio, intervenção pedagógica através de Ateliê de Pesquisa Formativo e analisamos livros didáticos de biologia endereçados ao ensino médio. A pesquisa exploratória realizou-se a partir da análise de questionários respondidos por estudantes. Investigamos as necessidades e as dificuldades das/os estudantes em relação à Educação Sexual na escola. Os resultados indicaram que todas/os as/os entrevistadas/os consideraram importante a implantação da Educação Sexual na escola, entretanto, apontaram ausência de trabalho pedagógico em Educação Sexual em sua escola. Outro achado da pesquisa, evidenciado nos encontros do Ateliê de Pesquisa Formativo diz respeito à existência da dicotomia entre teoria e prática, uma vez que as/os docentes reconhecem a importância de se trabalhar a Educação Sexual na escola, mas, no entanto, não incluem em suas práticas a discussão desse tema. Ficou evidente ainda, a necessidade de investimento em ações pedagógicas que promovam efetivamente a Educação Sexual na escola. O processo analítico dos livros didáticos de biologia baseou-se nos achados da pesquisa exploratória, nas discussões sobre os temas relacionados à Educação Sexual ocorridas no Ateliê de Pesquisa Formativo, nos estudos das “representações” sexuais e de gênero marcardas nos livros didáticos e na tentativa de explicitar um modo de problematizar tais representações a partir de um processo de “desconstrução”. O modo como o gênero e a sexualidade estão representados produz significados que marcam e constituem não apenas o sujeito e as práticas normais, como também os sujeitos e as práticas “desviantes”, “não autorizadas”, “anormais”. Os resultados obtidos com a experiência, sustentada por uma metodologia de trabalho aberta, dialógica e participativa, possibilitaram as/aos docentes participantes da pesquisa um espaço de reflexão e de elaboração de vivências e experiências, o que propiciou uma reconstrução/ressignificação em relação às questões que envolvem a Educação Sexual. Assim, o estudo investigativo realizado possibilitou a construção de conhecimentos e de habilidades na área, instrumentalizando os sujeitos da Educação Básica para o enfrentamento das dificuldades e da complexidade das temáticas da Educação Sexual e para intervenções transformadoras, seja no âmbito pessoal, profissional ou escolar. Assim, considerando as informações obtidas será elaborado Documento Referencial em Educaçã Sexual.
- ItemAprendizagem colaborativa em rede: metamorfoses contemporâneas na formação docente(2016) Nunes, Rodrigo dos Reis; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste Relatório Final de Pesquisa busca apresentar os itinerários da intervenção e pesquisa sobre a influência que a aprendizagem colaborativa em rede pode proporcionar para a formação docente dos professores de língua inglesa do município de Serrolândia/BA. Essa perspectiva parte da problemática de que as concepções de aprendizagem e da relação do ser humano com as tecnologias digitais de informação e comunicação recebem um novo aporte, pois uma gama maior de mecanismos que envolvem a comunicação e a informação transcende conceitos estanques e padronizados de como concebemos o conhecimento. O professor de língua inglesa se vê em um espaço desafiador em sua sala de aula e na escola, uma vez que é incitado a refletir sobre sua prática e sobre sua formação. Como pesquisa participante e de cunho qualitativa, utilizamos instrumentos para o levantamento de dados como as entrevistas narrativas e o diário de bordo digital, além da ficha de avaliação de oficina temática. Buscamos em todo o processo de investigação, como também de intervenção, refletir acerca da formação docente do professor de língua inglesa, para que seja possível compreender melhor sobre situações desafiadoras dos processos que envolvem a aprendizagem na contemporaneidade. Para tanto, utilizamos de arcabouço teórico como Dillenbourg (1995, 1999, 2002) que conceitua os princípios da aprendizagem colaborativa; Hall (2005), trazendo elementos referentes à identidade, Lèvy (1999), definindo o ciberespaço, Santaella (2007), atentando para as múltiplas identidades, Castells (1999, 2000), que descreve o conceito de rede e sua descentralidade; Papert (1994), abordando os aspectos do construcionismo, no que se refere à relação entre homem e máquina e sua representatividade para aprendizagem; Crystal (2003), apresentando o status da língua inglesa como língua global; Macedo (2012), discutindo sobre processos formativos e identitários; Kenski (2013), relatando sobre a formação docente em tempos digitais; Nóvoa (1995), atentando para a necessidade de se refazer identidades frente às mudanças da contemporaneidade. Os resultados obtidos se constituíram por meio das produções didático-pedagógicas concretizadas a partir dos trabalhos desenvolvidos com os atores da pesquisa, baseadas nos princípios da Aprendizagem Colaborativa em Rede, contribuindo significativamente para novos olhares acerca da inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação nos espaços de aprendizagem de língua inglesa. Desse modo, foi construído um e-book, em que contém os registros das produções, as itinerâncias colaborativas e os processos reflexivos advindos das experiências vividas durante a pesquisa.
- ItemCultura visual e compreensão crítica: construções de sentidos na interação do educando com as hiperimagens(2017-12-15) Fonseca, Camila Heveline Santos da; Gomes, Antenor Rita; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEste trabalho investigativo tem a sua gênese centrada na concepção de que o advento da sociedade da informação e da sociedade em rede, além do avanço da tecnologia, especialmente no tocante às mídias digitais, possibilitaram o surgimento de aplicativos e acessórios variados, os quais vêm alterando o comportamento do indivíduo diante das imagens, implementando formas diferenciadas de leitura que os sujeitos praticam no cotidiano, bem como a produção de sentidos e desenvolvimento de habilidades leitoras para atuar no ciberespaço - comportamento que se estende também ao âmbito escolar. Tais transformações instituíram outras perspectivas discursivas que se tornaram muito comuns no infindável espaço cibernético. A democratização da utilização de mídias digitais impactou significativamente nas práticas discursivas dos sujeitos envolvidos cujos hábitos eles também levam consigo para outros espaços, inclusive a escola, local que ainda não lida muito bem com a infinidade de possibilidades pedagógicas das hipermídias. O objeto de investigação estabelecido nessa pesquisa volta-se para a análise dos processos de produção de sentido na utilização pedagógica das representações visuais, especialmente as que são veiculadas/elaboradas através das TDCIs. Discute ainda em que medida a escola tem promovido ações que aprimorem as habilidades de leitura e interpretação crítica das hiperimagens. Esta pesquisa de abordagem qualitativa com o método de pesquisa-ação se propôs em desenvolver um trabalho investigativo para compreender como se operacionaliza a construção de sentidos e a compreensão crítica da cultura visual na interação do educando com hiperimagens. Utilizou como dispositivos para levantamento dos dados o caso de ensino, a observação, diário de bordo e grupo focal. Os procedimentos utilizados para a análise dos dados foi inspirado na Análise de Discursos Francesa (ADF), por entender que esta seria um caminho viável para se compreender os dados construídos por intermédio da implementação da pesquisa ação. Os participantes são os professores que ministram as Oficinas do PROEMI – Programa Ensino Médio Inovador e alunos da Oficina do PROEMI do Colégio Estadual Normal Arnaldo de Oliveira no município de Caém, unidade escolar integrante do Núcleo Regional de Educação (NRE-16). Elaboramos como produto final dessa intervenção, um manual pedagógico composto pela coletânea dos casos de ensino constituído por uma coletânea de sequências didáticas, considerando as produções realizadas nas oficinas, a fim de que seja utilizado em momentos formativos nas Atividades Complementares (AC) da referida Unidade de Ensino ou como subsídio para os professores incluírem as visualidades de forma criativa e inovadora em suas práticas pedagógicas, além da dissertação como relatório final da pesquisa realizada.
- ItemDo gênero aos gêneros: identidade de gênero feminino nos gêneros textuais predominantes no livro didático de língua portuguesa, Coleção 2015, do CEPLFS(2017-12-15) Freire, Jedinei Lúzia Alves Freitas; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gomes, Antenor Rita; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoO trabalho ora apresentado objetiva compreender quais representações sobre identidade de gênero estão veiculadas nos gêneros textuais predominantes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, selecionados pelo PNLD, 2015, em especial a coleção selecionada pelos docentes do Colégio Estadual Prof.ª. Luzia Freitas e Silva, situado na cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de analisar como essas representações socioculturais podem empoderar ou fragilizar a imagem do sujeito feminino. Além disso, objetiva-se nessa pesquisa mapear os gêneros textuais que tratam dessa temática, levando em consideração suas estratégias discursivas, e avaliar as representações de identidade de gênero do sujeito feminino apresentadas pelos docentes do referido colégio. As coleções foram investigadas com base no Guia de Livros Didáticos, 2015, Língua Portuguesa do Ensino Médio, responsável pelas resenhas das coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como abordagem teórica recorremos aos estudos de Beauvoir(2016); Hall (2014); Louro (1997); Fagundes (2005); Moscovici (1961) e Orlandi (1980) entre outros. O estudo é de abordagem qualitativa, uma vez que esta busca entender os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas relações sociais estabelecidas em diversos ambientes. O pressuposto epistemológico baseia-se no paradigma interpretativo, tomando-se como método a análise de discurso francesa por essa possibilitar a compreensão da linguagem em seu funcionamento discursivo, rompendo com o pseudo-entendimento da mera expressão e transmissão do pensamento. Como técnicas de coleta de dados, destacaram-se o trabalho de campo e a pesquisa documental. A partir da pesquisa, percebe-se que nas coleções selecionadas pelo PNLD(2015) há predomínio masculino e a abordagem feminina é pontual. Os gêneros predominantes da coleção selecionada pelo CEPLFS mostram o feminino com estereótipos, emotividade, imposição patriarcal, posicionamentos machistas, com discursos passíveis de reflexões, tanto o discurso do enunciador, quanto do discurso pedagógico, uma vez que os gêneros textuais são utilizados para um trabalho com a gramática normativa, ilustração ou para as avaliações externas, sem haver um profundo olhar sobre os sentidos implícitos e ideologias contidas nas entrelinhas dos discursos. A partir da pesquisa, percebeu-se que as representações de identidade de gênero apresentados pelos docentes derivam das representações oriundas da sociedade, visto que foram educados e vivem num espaço androcêntrico. Reflexões e ações interventivas sobre as representações acerca da identidade de gênero, veiculadas pelo livro didático, e a (des) construção de concepções cristalizadas são necessários para uma educação qualitativa.
- ItemÉ do jeito da gente que eu vou contar! Narrativas orais interfaces nas práticas educativas escolares(2016) Araújo, Nádia Barros; Gomes, Antenor Rita; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Dantas, Vera Lúcia de AzevedoEste trabalho resulta da pesquisa sobre as narrativas orais dos contadores de história de Tapiramutá/Bahia numa perspectiva socioeducativa. O tratamento dos dados e a escrita do texto se deram numa perspectiva fenomenológicohermenêutica. Inicia-se por enfatizar as narrativas orais como produções culturais composta de elementos do imaginário que apontam para as representações sociais, ideológicas e identitárias dos sujeitos. Considera o potencial das narrativas orais como fonte de saberes e conhecimentos que se entrelaçam com a perspectiva multicultural/intercultural do currículo. Assim sendo, a pesquisa se desenvolveu em dois momentos: primeiro com a pesquisa de campo junto aos contadores de história da cidade de Tapiramutá, a fim delevantar as narrativas orais, os temas e representações que emergem delas. Para tanto, utilizamos a pesquisa exploratória, a entrevista narrativa e semi-estruturada. No segundo momento, o trabalho de pesquisa se desenvolveu através da pesquisa participante e de cunho qualitativa, junto a um grupo de professores da Educação Básica da cidade de Tapiramutá/Bahia, participantes do curso de formação sobre o uso pedagógico das narrativas orais. Desta vivência origina-se um conjunto de 17 (dezessete) proposições didáticas e uma lista de atividades, ambos elaborados pelos professores cursistas. Assim o córpus de analise deste trabalho se constitui de 89 narrativas orais dos contadores e deste conjunto de proposições didáticas e lista de atividades. Como arcabouço teórico nos orientamos por: Marilena Chauí e Chartier para apresentarmos as narrativas orais enquanto expressão cultural, com Bourdieu, Jovchelovith e Maffesoli para discutirmos sobre o imaginário e as representações sociais presentes nas narrativas orais, Tomaz Tadeu e Stuart Hall no que refere-se as questões identitárias, Canen, Macedo e Mclaren para tratarmos sobre o currículo numa perspectiva multicultural/intercultural.
- ItemA interatividade de alunos com deficiência intelectual nas redes digitais: as relações entre protagonismo estudantil e aprendizagem(2022-03-03) Ferreira, Maiara Oliveira Santos; Gomes, Antenor Rita; Amorim, Ricardo José; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Rodriguez, Víctor Manuel AmarA presente pesquisa foi desenvolvida no campo da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, alicerçada na abordagem qualitativa, seguindo os estudos da pesquisa-ação colaborativa, a fim de investigar como os processos de interação social nas redes digitais potencializam o protagonismo e as aprendizagens dos alunos com deficiência intelectual. Para tanto, utilizamos do arcabouço teórico como Rezende e Moura (2014), Pierre Lévy (1999), Bacchi; Neto e Trevisani (2015), Pretto (2011), Teófilo Galvão (2012), Serafin e Souza (2011), Figueiredo (2011), Pimentel (2012), Silva (2007), Mendes (2006), dentre outros. A pesquisa ocorreu no Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAEE/APAE, em JacobinaBahia, observando as relações dos participantes da pesquisa com o uso das redes digitais. A construção dos dados ocorreu por meio de observação participante, diário de campo, entrevistas e microanálise do contexto, através da realização da oficina intitulada Interatividade em rede. Como contribuição à área da Educação Inclusiva e à produção científica em geral, apontou-se, com este estudo, um roteiro que, configura-se como um conjunto de estratégias de ensino, que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, proporcionando reflexões a respeito da inclusão social, digital e os benefícios da mediação pedagógica para este processo de inclusão através das redes digitais interativas.
- ItemPresenças em transformação: a potência formativa da educomunicação popular e mestiça(2016-11-28) Araújo, Henrique Oliveira de; Gomes, Antenor Rita; Macedo, Roberto Sidinei; Moreira, GisleneO presente trabalho parte do seguinte questionamento: poderia a comunicação popular, exercida como expressão cidadã se transmutar numa prática educomunicativa transformadora? Procuramos as respostas para essa questão não somente com uma revisão teórica, mas sim com a estruturação de uma possibilidade prática de uma educomunicação que se faça popular, colaborativa e mestiça. Dividido em cinco partes, essa dissertação, apresentado como conclusão do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, propõe, a partir de uma metodologia qualitativa (mesmo que lidando com quantidades) e fenomenológica, a construção de uma práxis estruturada. Nesse sentido, buscamos consolidar um caminho colaborativo (DESGANGNÈ, 2007) no sentido de uma prática educomunicativa que se concretize como possibilidade de aceitação da conjugação conflituosa do Eu (compreendido como ego) com o Tu (compreendido como alteridade). Com o estímulo da eclosão de EMIREC´s (KAPLUN, 1998) mestiços, percebemos a não possibilidade de um ciclo colaborativo controlável, mas sim vimos nascer uma educomunicação de modelos decompostos – estruturada como mosaico. É desse movimento que nasce o compromisso desse estudo com a promoção do acesso e participação educomunicativas. Para tanto, durante cinco meses, trabalhamos junto a um grupo colaborativo de comunicadores populares, estudantes e professores do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê – (CETEP). E, com eles, num exercício hermenêutico denso, como outro aporte metodológico, nos propusemos a defender a ideia de que, através da colaboração, se pode estruturar um ecossistema educomunicacional problematizador da realidade antropossocial. Chegamos assim ao confronto com essa espécie de mitologia fluida que é a educomunicação mestiça, concretizada enquanto compromisso político com o fazer comunicativo e educacional.
- ItemPresenças em transformação: a potência formativa da educomunicação popular e mestiça(2016) Araújo, Henrique Oliveira ; Gomes, Antenor Rita; Macedo, Roberto Sidinei; Moreira, GisleneO presente trabalho parte do seguinte questionamento: poderia a comunicação popular, exercida como expressão cidadã se transmutar numa prática educomunicativa transformadora? Procuramos as respostas para essa questão não somente com uma revisão teórica, mas sim com a estruturação de uma possibilidade prática de uma educomunicação que se faça popular, colaborativa e mestiça. Dividido em cinco partes, essa dissertação, apresentado como conclusão do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia, propõe, a partir de uma metodologia qualitativa (mesmo que lidando com quantidades) e fenomenológica, a construção de uma práxis estruturada. Nesse sentido, buscamos consolidar um caminho colaborativo (DESGANGNÈ, 2007) no sentido de uma prática educomunicativa que se concretize como possibilidade de aceitação da conjugação conflituosa do Eu (compreendido como ego) com o Tu (compreendido como alteridade). Com o estímulo da eclosão de EMIREC´s (KAPLUN, 1998) mestiços, percebemos a não possibilidade de um ciclo colaborativo controlável, mas sim vimos nascer uma educomunicação de modelos decompostos – estruturada como mosaico. É desse movimento que nasce o compromisso desse estudo com a promoção do acesso e participação educomunicativas. Para tanto, durante cinco meses, trabalhamos junto a um grupo colaborativo de comunicadores populares, estudantes e professores do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê – (CETEP). E, com eles, num exercício hermenêutico denso, como outro aporte metodológico, nos propusemos a defender a ideia de que, através da colaboração, se pode estruturar um ecossistema educomunicacional problematizador da realidade antropossocial. Chegamos assim ao confronto com essa espécie de mitologia fluida que é a educomunicação mestiça, concretizada enquanto compromisso político com o fazer comunicativo e educacional.
- ItemRedes sociais e formação de professores: experiências formativas no Piemonte da Diamantina(2016-08-31) Santos, Keila Souza dos; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaA presente pesquisa propõe analisar concepções docentes sobre as práticas pedagógicas de letramento com as redes sociais e suas contribuições para a formação de professores. As possibilidades trazidas pela internet viabilizaram novas formas de comunicação e, neste contexto, as pessoas interagem nas redes sociais, realizam pesquisas e práticas de leitura e escrita digitais, desenvolvem diversas atividades e práticas de comunicação. Desta forma, as experiências referentes ao processo formativo dos docentes ganham novas dimensões, na medida em que as práticas de letramentos nas redes sociais convergem para o repensar a prática pedagógica na contemporaneidade. É nesse contexto que a delimitação do campo abrange graduandos em Licenciaturas da UNOPAR e docentes dos municípios de Jacobina, Ourolândia, Várzea Nova, Capim Grosso, Caldeirão Grande, Mirangaba e Serrolândia. O tipo de pesquisa adotado na presente pesquisa como norteadora do processo de investigação é a qualitativa e escolhemos como método a pesquisa-ação, pelo seu caráter pedagógico de estímulo à reflexão e produção de conhecimentos a partir das práticas de letramentos propostas no Curso Redes Sociais e Formação de Professores e oficinas no Grupo do Facebook. Para tanto utilizamos a análise de questionário e produções textuais e como produto dessa pesquisa apresentaremos a proposta do curso e do I Fórum de Educação, Redes Sociais e Formação de Professores e produção colaborativa de um e-book. A presente pesquisa possibilitou a promoção de experiências formativas com o uso das redes sociais, a partir da vivência de situações que denotam a efetivação do diálogo e interatividade, pautada no princípio que os docentes precisam compreender os contextos de produção/autoria nas redes sociais, nas mais diversas dimensões que circunscrevem a funcionalidade da leitura e da escrita em contextos digitais.
- ItemSertão, imagem e movimento: um estudo de práticas escolares inspiradas em cinebiografias sertanejas(2016-07-25) Rios, Edilene Alcântara Ribeiro; Gomes, Antenor Rita; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Silva, Sergio Luiz Pereira daEste estudo parte da compreensão de que na contemporaneidade as visualidades exercem fortes influências sobre as formas como sujeitos se veem e são vistos, uma vez que elas estão por toda parte, constituindo-se como produções socioculturais, carregadas de intencionalidades discursivas e ideológicas. Desse modo, objetivouse compreender como práticas escolares que promovam reflexões críticas e analíticas em torno de representações contidas em cinebiografias de personalidades sertanejas podem contribuir para a compreensão das sertanidades em suas complexidades e suas transformações. Assim, tomamos estudos de Gomes (2012), Hernández (2000, 2007, 2009 e 2010), Martins (2008 e 2011), Martins e Tourinho (2011 e 2013) e Sardelich (2006), para defender a proposta de que visualidades precisam ser analisadas a partir da perspectiva cultural que as marca e da multirreferencialidade que as constitui. Dialogamos com os conceitos de identidade enquanto construção social movente, performática e inconclusa, apresentados por Bauman (2005) e Hall (2000 e 2014), para sustentar nossa discussão acerca das sertanidades, às quais concebemos como múltiplas. Ainda, defendemos que o sertão caracteriza-se como um lugar multifacetado e em movimento, conforme estudos de Albuquerque Jr. (2001), Santos (2005), Vasconcelos (2007) e Veiga (2002). O trabalho de pesquisa em campo se desenvolveu numa perspectiva colaborativa, contando com momentos (auto) formativos nos quais foram realizadas oficinas com um grupo de alunos e, posteriormente com os docentes do Colégio Estadual do Icó – Morro do Chapéu-Ba. Também, contou-se com relatos de sertanejos e sertanejas moradores de três cidades baianas: Miguel Calmon, Morro do Chapéu e Várzea Nova, os quais contribuíram, de forma incisiva, para as conclusões formuladas e resultaram, também, na produção audiovisual: Sertão em Movimento. A análise toma as atividades desenvolvidas nos processos de escuta de todos os sujeitos participantes da pesquisa, contando com questionários e entrevistas (semiabertas e narrativas), contando com a Análise do Discurso como base interpretativa. Desse estudo depreendemos que: os artefatos visuais em análise (cinebiografias), ainda, são marcados por olhares superficiais e reducionistas no que tange às identidades sertanejas; o sertão é um lugar dinâmico e multifacetado, como bem ressaltam os sujeitos desta pesquisa, ao longo da mesma; A formação para o trabalho pedagógico com imagens, na perspectiva da cultura visual, potencializa práticas docentes contextualizadas, contribuindo, significativamente, para a formação de sujeitos críticos.
- ItemUso do celular na escola: suas representações e conexões com o ensino e com a aprendizagem(2016) Ribeiro, Josiane da Cruz Lima; Amorim, Ricardo José Rocha; Gomes, Antenor Rita; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaO presente relatório final de pesquisa explicita os movimentos e experimentos da intervenção que teve como temática o uso do celular por docentes e discentes no Colégio Estadual João Queiroz – Tapiramutá/Ba. Como ideia primeira, objetivamos analisar de que forma o uso do celular na escola ressignifica as identidades dos docentes e discentes e implica inovações no ensino e na aprendizagem. Partimos da problemática que gira em torno da proibição do uso da tecnologia móvel, em especial os celulares/smartphones neste espaço escolar e vemos relevância em abordar o uso do celular enquanto tecnologia móvel, pois o mesmo tem sido um item necessário à sociedade do consumo, que reflete a identidade dos seus usuários e adentra as salas de aulas apensos aos corpos dos discentes. Os docentes veem-se despreparados para lidar com essas demandas que emergem da era digital, necessitando refletir e agir na/sobre sua prática para atender aos anseios dos nativos digitais e da contemporaneidade. Como aporte teórico, dialogamos com Lemos, Lévy, Santaella, Castells, para tratar da emergência da tecnologia móvel nos diferentes espaços, com Bauman, Hall, Haraway, para tratar de identidade móvel e ciborgue e Palfrey e Gasser, Veen e Vrakking, Masseto, Saccol e Barbosa, para tratarmos de nativos digitais, da escola na era digital, mediação pedagógica, e aprendizagem móvel e ubíqua, Kensky e Imbernón para refletirmos sobre temporalidades docentes e formação permanente, entre outros autores. Empreendemos uma pesquisa qualitativa e adotamos com método predominante pesquisa-ação, para tanto utilizamos questionários para uma caracterização primeira dos usos que os docentes e discentes faziam do celular no espaço escolar, realizamos grupo focal e observação participante. A partir dos achados obtidos por meio dos questionários, observamos que o celular possui diversas representações e usos entre docentes e discentes que ora convergem, ora divergem ou ainda se sobrepõem. Assim, consideramos as especificidades do contexto escolar e elaboramos conjuntamente com os colaboradores da pesquisa um plano de intervenção que contemplou atividades como: assembleia de classe, tertúlia pedagógica dialógica, fóruns de discussão no Facebook e oficinas formativas. Os resultados obtidos com a experiência, que teve como base uma relação dialógica, reflexiva e participativa possibilitou aos docentes a reflexão e ação sobre/na sua prática pedagógica, a (re)construção de conhecimentos e habilidades e o reconhecimento do celular como ferramenta de ensino e aprendizagem que culminaram na elaboração do Guia de Boas Práticas Uso do Celular na Escola.
- ItemUso pedagógico dos textos multissemióticos na educação de jovens e adultos(2015) Souza, Maria da Conceição Ferreira de; Alves, Érica Valeria; Gomes, Antenor Rita; Barreto, Denise Aparecida Brito; Aquino, Maria SacramentoEntende-se que a Educação de Jovens e Adultos não visa somente à capacitação do sujeito para o mercado de trabalho; é também necessário que a escola desenvolva as múltiplas capacidades dos alunos, em função dos novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de sujeito e de profissional. Desse modo, é imprescindível que o educando obtenha uma formação que sirva de base para o uso da linguagem dos novos letramentos e, principalmente, para o exercício da cidadania. Este trabalho intencionou investigar como os docentes da escola Núbia Maria Mangabeira Guerra – município de Jacobina-BA utilizam os textos multimodais em suas práticas pedagógicas de EJA. Para vislumbrar essa realidade, traçamos um panorama acerca da utilização de textos mutissemióticos na EJA, enquanto recurso didático e, na sequência, como produto dessa investigação, desenvolveu-se uma proposta de formação docente fomentada pela utilização de textos multissemióticos para subsidiar e aprimorar a prática pedagógica dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Do ponto de vista da abordagem do problema, definiu-se o presente estudo como uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, e o tipo de pesquisa que melhor definiu esta investigação foi o estudo de caso. Para tanto, utilizou-se a observação, o questionário e a entrevista semi estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, categorizando os depoimentos dos oito professores. Assim, analisou-se o uso pedagógico dos textos multissemióticos que poderão potencializar as práticas pedagógicas dos docentes da EJA, de modo a contribuir para a promoção dos multiletramentos dos alunos dessa modalidade de ensino. O estudo revelou que, embora os professores estejam levando os textos multissemióticos para suas aulas, os textos não estão potencializando a aprendizagem dos alunos, pois, os professores não têm o conhecimento necessário para se fazer valer desses recursos semióticos a fim de nortear os alunos a fazerem a leitura dessas múltiplas semioses presentes nesses recursos didáticos. Revelou, ainda, a relevância de uma formação continuada para os docentes da EJA no que tange o uso da multimodalidade, de modo que possa fomentar o uso dos textos multissemióticos e, assim, ressignificar as práticas pedagógicas dos professores.
- ItemUso pedagógico dos textos multissemióticos na educação de jovens e adultos(2015-09-25) Souza, Maria da Conceição Ferreira de; Alves, Érica Valeria; Gomes, Antenor Rita; Barreto, Denise Aparecida Brito; Aquino, Maria SacramentoEntende-se que a Educação de Jovens e Adultos não visa somente à capacitação do sujeito para o mercado de trabalho; é também necessário que a escola desenvolva as múltiplas capacidades dos alunos, em função dos novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de sujeito e de profissional. Desse modo, é imprescindível que o educando obtenha uma formação que sirva de base para o uso da linguagem dos novos letramentos e, principalmente, para o exercício da cidadania. Este trabalho intencionou investigar como os docentes da escola Núbia Maria Mangabeira Guerra – município de Jacobina-BA utilizam os textos multimodais em suas práticas pedagógicas de EJA. Para vislumbrar essa realidade, traçamos um panorama acerca da utilização de textos mutissemióticos na EJA, enquanto recurso didático e, na sequência, como produto dessa investigação, desenvolveu-se uma proposta de formação docente fomentada pela utilização de textos multissemióticos para subsidiar e aprimorar a prática pedagógica dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Do ponto de vista da abordagem do problema, definiu-se o presente estudo como uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, e o tipo de pesquisa que melhor definiu esta investigação foi o estudo de caso. Para tanto, utilizou-se a observação, o questionário e a entrevista semi estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, categorizando os depoimentos dos oito professores. Assim, analisou-se o uso pedagógico dos textos multissemióticos que poderão potencializar as práticas pedagógicas dos docentes da EJA, de modo a contribuir para a promoção dos multiletramentos dos alunos dessa modalidade de ensino. O estudo revelou que, embora os professores estejam levando os textos multissemióticos para suas aulas, os textos não estão potencializando a aprendizagem dos alunos, pois, os professores não têm o conhecimento necessário para se fazer valer desses recursos semióticos a fim de nortear os alunos a fazerem a leitura dessas múltiplas semioses presentes nesses recursos didáticos. Revelou, ainda, a relevância de uma formação continuada para os docentes da EJA no que tange o uso da multimodalidade, de modo que possa fomentar o uso dos textos multissemióticos e, assim, ressignificar as práticas pedagógicas dos professores.