Navegando por Autor "Cruz, Maria de Fátima Berenice da"
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- ItemA recepção do texto literário na sala de aula: os letramentos semióticos.(Universidade do Estado da Bahia, 2019-07-12) Gomes, Jussara Figueiredo; Pereira, Áurea da Silva; Cruz, Maria de Fátima Berenice da; Rosa, Marise Marçalina de Castro Silva; Peixoto, Ana Cristina SantosO presente trabalho intitulado A recepção do texto literário na sala de aula: os letramentos semióticos discorre sobre o letramento semiótico em uma turma de séries multisseriadas (4º e 5º anos) de uma escola da rede municipal de Inhambupe – Bahia. A pesquisa fundamenta-se na teoria semiótica da linha americana e nos estudos sobre literatura e letramento semiótico na sala de aula. A base teórica se estabelece nos estudos de Peirce (2008), Santaella (2012), Santaella; Nöth (2001), Pignatari (2004), Rojo (2012), Cruz (2012), Ferrara (2007), Pereira (2018), Catto (2013), Derrida (2001), Deleuze & Guattari (1995), Foucault (1996), entre outros teóricos e tem como objetivo analisar as estratégias utilizadas pelos estudantes para visualização, criação e interpretação de imagens a partir da teoria semiótica no texto literário. E como objetivos específicos têm-se: discutir o texto literário na perspectiva dos estudos semióticos; compreender o processo de letramento semiótico em estudantes do 4º e 5º anos; analisar o texto literário a partir das imagens criadas pelos estudantes. A pesquisa é de base qualitativa, e fiz um estudo de caso etnográfico na turma do 4º e 5º anos, de classe multisseriada. Inicialmente, no processo de coleta dados, realizei três oficinas literárias usando como suporte os contos O sabor das nuvens, Jaú dos bois e O sorriso da estrela do escritor Aleilton Fonseca. Em relação as estratégias utilizadas para visualização, criação e interpretação de imagens, constatamos que os estudantes utilizaram a leitura interpretativa e selecionaram cenas dos textos verbais para a construção dos textos não verbais e a partir da imaginação eles materializaram os signos captados pela imagem visível. Assim, por meio da análise foi possível compreender que a recepção dada ao texto proporcionou uma leitura deleite e conduziu a produção dos textos não verbais de forma prazerosa. Compreendemos através das discussões e reflexões dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula que a leitura semiótica dos textos ocorreu a partir das ações comunicativas do leitor influenciadas pelas vivências socioculturais, o que nos possibilitou compreender os letramentos semióticos na sala de aula. Ao discutir o texto literário na perspectiva dos estudos semióticos refletimos que os processos de comunicação do leitor possibilitaram um diálogo com os letramentos a partir das leituras dos textos verbais e nãos verbais nos espaços de convivência desses sujeitos, o que promoveu os letramentos semióticos na sala de aula. Constatamos que as ações do autor e leitor de imagens nos trabalhos desenvolvidos com textos na sala de aula foram regadas de vivências sociais que deixaram marcas culturais em suas produções. As reflexões teóricas no campo da literatura, letramento e da semiótica nos ajudaram a compreender o importante papel da escola para o trabalho e constituição dos letramentos na sala de aula.
- ItemLeitura literária na escola: desafios e perspectivas em um leitor(2012-08) Cruz, Maria de Fátima Berenice daEsta obra discorre sobre a utilização do texto literário na sala de aula e questiona o modo de apropriação da leitura literária, visando a criação de propostas didático-metodológicas para formação do sujeito leitor em língua portuguesa. O texto defende a inserção da leitura literária no processo de escolarização, salientando que esta pode ser uma alternativa viável para o ensino e aprendizagem de textos literários por crianças, jovens e adultos.
- ItemSaberes (auto) biográficos de uma professora alfabetizadora: entre a teoria e a prática no processo de alfabetização(Universidade do Estado da Bahia, ) Melo, Lourdes Cavalcante Couto de; Pereira, Áurea da Silva; Cruz, Maria de Fátima Berenice da; Rosa, Marise Marçalina de CastroA pesquisa analisa os saberes docentes de uma professora alfabetizadora de crianças de anos iniciais, que atua no Riacho da Guia, em Alagoinhas, no Estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, pautada no método (auto)biográfico e usa, como técnica de coleta de dados, a entrevista narrativa. Nessa perspectiva, o estudo realizado com a professora permitiu elaborar questões significativas a partir dos depoimentos da professora acerca das suas concepções de alfabetização no momento em que traz imagens de si e da docência em meio a precariedade de recursos, do modo como realizava as atividades de leitura e escrita, tendo em vista o contexto escolar e o conhecimento prévio do aluno. Vislumbramos problematizar como as concepções de alfabetização de uma professora de crianças dos anos iniciais podem ser percebidas por meio das narrativas de sua trajetória docente. Este estudo centra-se na possibilidade de teorizarmos sobre os saberes da docência elaborados por essa professora, que vão se constituindo como práticas pedagógicas legítimas a parir da experiência cotidiana em sala com os seus alunos. Esta discussão nos oportuniza pensar a profissão docente, em especial, a de professores alfabetizadores, e seus aspectos empíricos e epistemológicos de formação como um processo contínuo, imbuído de valores e de ideais importantes para a formação humana, contribuindo com a práxis docente. O estudo evidencia que o fazer pedagógico da professora, sujeito desta pesquisa, perpassa pelas memórias do seu tempo na academia, mas principalmente pelas vivências com os alunos, atravessadas pela afetividade e pelo respeito ao conhecimento do outro. Assim sendo, a professora contribui com a alfabetização e o letramento da referida comunidade; além disso, mostra os desafios de alfabetizar e, ao mesmo tempo, revela como os saberes docentes são construídos naquele contexto, (re)criando estratégias didáticas, com os recursos disponíveis na escola, para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem de crianças.
- ItemViva o povo brasileiro: memória, identidade e relações étnico raciais(Universidade do Estado da Bahia, ) Santana, Adilton da Cruz; Oliveira, Maria Anória de Jesus; Oliveira, Luiz Henrique S. de; Cruz, Maria de Fátima Berenice daEsta dissertação propõe uma reflexão sobre os processos de negação e afirmação identitária, a partir de ações da memória, empreendidos pelos personagens Amleto Ferreira e Maria da Fé no livro Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, discutindo-se os conflitos e tensões do negro no romance ubaldiano. Busca-se responder no estudo à seguinte questão: de que forma se pode utilizar a análise e percepção do corpus literário e seus efeitos na sociedade como instrumentos discursivos úteis para evidenciar e problematizar o estudo das relações étnico-raciais na literatura brasileira? Entre os objetivos, busca-se analisar a representação da identidade negra brasileira compreendida entre os mecanismos de negação e afirmação identitária dos personagens, identificar as temáticas principais e refletir sobre as distintas representações identitárias na obra, além de problematizar o conceito de identidade. A partir da pesquisa bibliográfica, efetiva-se a revisão crítica sobre a obra em questão, especificamente nos discursos evocados dos referidos personagens e as relações entre a negação e afirmação da identidade negra, a fim de compreender a desconstrução das barreiras das relações étnico-raciais bem como seu impacto nos dias atuais no Brasil. Teoricamente, a análise se fundamenta em estudiosos no campo da crítica cultural, ciências sociais e literatura, a exemplo de Stuart Hall (2011), Homi Bhabha (1998), Frantz Fanon (2008), Achille Mbembe (2018), Kabengele Munanga (1999), Maria de Fátima Berenice da Cruz (2016), Maurice Halbwachs (1990), Edward Telles (2012), Antônio Cândido (2000), Rita Olivieri Godet (2014), Luiz Henrique S. de Oliveira (2014), dentre outros. Entre os achados, verifica se a necessidade de tornar pauta nos espaços intra e extra-acadêmicos a temática sobre a identidade negra no país a fim de enfrentar o racismo, a discriminação, o preconceito e a desigualdade racial, que representam enorme desafio a ser vencido pelas populações negras, cujo espaço é constantemente ameaçado pela resistente visão hegemônica branca que ainda se nega a reconhecer os problemas relativos às relações étnico-raciais.