Navegando por Autor "Cruz, Elizeu Pinheiro da"
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- ItemAfrofuturas Escreviventes(2022-06-20) Chagas, Janildes Almeida; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva, Zoraide Portela daEste guia juntamente com o trabalho intitulado: Daqui e de Lá - Afrofuturando em Escrevivências. Memórias e trajetos entre Brasil e África do Sul compreende o produto final proveniente do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade, Universidade do Estado da Bahia, Campus VI , Caetité. Foram ministradas oficinas de criação literária e escrita criativa chamadas de: AFROFUTURAS ESCREVIVENTES, nessas oficinas serão trazidas identificações positivas, através da socialização racial, étnica e de gênero, apresentando ferramentas de leitura e produção criativa, permitindo que seus participantes sejam capazes de usar a Escrita como Arte para afirmar sua existência, bem como imaginar um mundo no qual o colonialismo e seus efeitos não são mais uma limitação para se pensar futuros possíveis para o povo negro.
- ItemDesapropriações e reconquistas: apontamentos para pensar a educação ambiental em sertões da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Alves, Zilma Pereira Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Shaw, Gisele Soares Lemos; Crusoé, Nilma Margarida de CastroOs estudos que envolvem temas relacionados à implantação de barragens têm sido relevantes, especialmente por investigar as transformações socioambientais que ocorrem em virtude da construção de empreendimentos de grande repercussão ambiental. Dentre as várias possibilidades de investigação, os assuntos ligados ao processo de desapropriações e reconquistas dos moradores atingidos pela barragem da Lagoa da Torta, se tornam importantes mecanismos de averiguação das mudanças ambientais do território onde é implantada a obra. Nesse viés, contribui com o ensino da instituição educativa da localidade, estimulando o aluno a conhecer as questões locais, instigando-o a se perceber como sujeito participante das relações existentes e vivenciadas no seu cotidiano, de forma que articulem com outras leituras de mundo e a partir dessas vivências incorporadas nas práticas do ensino, cooperar com o seu desenvolvimento como sujeitos responsáveis com a prática social onde vive, com as questões regionais e globais. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo compreender como os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, entendem o processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa Torta, situada no município de Igaporã-Bahia e a consequente reconquista deste espaço. Trata-se de uma pesquisa que faz uma abordagem metodológica com inspiração etnográfica de natureza interpretativa e observação participante, expondo reflexões acerca das questões relacionadas ao processo de desapropriações e reconquistas do espaço no entorno da barragem por meio de relatos, entrevistas com moradores expropriados, questionários com alunos e docentes e figuras ilustrativas, confirmando com resultados explícitos as mudanças ambientais no território de locação da obra. Nesse desígnio, buscou como proposta de Produto Educacional uma Sequência Didática do Processo de Desapropriação e Reconquista do Espaço no Entorno da Barragem, relacionada a questão de pesquisa-intervenção que partiu do princípio que: De que forma os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, situado na zona rural do município de Igaporã-BA, abordam/entendem as questões do processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa da Torta no âmbito escolar e a consequente reconquista deste espaço. Para tanto, é importante considerar a escola como um local de cooperação com ações de sensibilização e compreensão da educação ambiental dos cidadãos, de forma que possa promover a ascensão e mitigação desses atos entre alunos, comunidades desapropriadas e sociedade em geral.
- ItemEnsino, mulher e poder: uma proposta de guia para acolher mulheres em situações de violência sexual(UNEB, 2022-12-09) Souza,, Sheyla Márcia da Silva; Santos,, Janaina de Jesus; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Costa,, Irlena Maria Malheiros daAnualmente pesquisas mostram que agredir, estuprar e matar mulheres e meninas não são acontecimentos atípicos, e a história da mulher nas civilizações nos mostra que ela sempre foi objetificada, fato que, aliado aos casos históricos, cooperam com a normalização de uma cultura do estupro que influencia a sociedade diariamente e chega até o sistema que poderia proteger e amparar as vítimas: o sistema policial. Pensando nisso, essa pesquisa tem o objetivo de compreender a produção do sujeito mulher como resultado dos efeitos de poder na atualidade, principalmente pensando em como as instituições policiais, a partir do ensino especializado e formação continuada, podem auxiliar no acolhimento, proteção e identificação de vítimas de violência sexual, sem constrangê-las, mas oferecendo um atendimento igualitário. Para tanto, foram acionados Paulo Freire (2002, 2011) e Kant de Lima (2003) para alinhar este trabalho ao ensino e entender, a partir de Simone de Beauvoir (2016), Gerda Lerner (2019) e Heleiete Saffioti (1995, 2011) qual a interferência do patriarcado na história das civilizações, da mulher e como tal questão segue influenciando a formação policial. Utilizaremos, ainda, Judith Buttler (1990, 2001, 2003) e Margareth Rago (1995,1998, 2002) para entender a cultura do estupro e suas relações de poder com o corpo da mulher, sempre amparados pela Análise do Discurso Foucaultiana ao discutirmos casos reais de mulheres que fizeram queixas aos web noticiários a respeito do atendimento policial no momento em que realizaram a denúncia em uma unidade da polícia.
- ItemEstimulação psicomotora: contribuições para a aprendizagem da leitura e escrita de crianças com deficiência intelectual sob a perspectiva histórico-cultural.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-25) Oliveira, Kleonara Santos; Mussi, Ricardo Franklin de Freiras; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Alves, Tarcísia Castro; Nascimento, Martha de CássiaCom este estudo buscou-se analisar as contribuições da estimulação psicomotora para a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças com deficiência intelectual, a partir da Teoria Histórico-Cultural. A Teoria Histórico-cultural teve como principal líder o estudioso Vigotski, que tencionou a superação dos modelos biológicos e dos modos naturalizantes de compreensão do ser humano, apontando a importância de entender o sujeito, para além da sua condição natural, como ser histórico e cultural. Este é um trabalho de cunho qualitativo, feito a partir da revisão narrativa da literatura, que desdobrou-se na construção de um manual com orientações para professores sobre desenvolvimento motor e aprendizagem. O é intitulado: Manual de Estimulação Psicomotra e apresenta sugestões de atividades para a estimulação psicomotora de crianças com deficiência intelectual, por considerar o desenvolvimento das funções psicomotoras de equilíbrio, tônus muscular, coordenação motora global, fina e óculo-manual, esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial, estrutura temporal e rítmo, como habilidades preditoras do processo de alfabetização. Para o desenvolvimento deste estudo, à princípio, contou-se com trabalhos publicados no Brasil sobre a teoria vigotskiana, com textos vinculados à revolução traducionista que nos oportunizou a compreensão da Teoria Histórico-Cultural traduzida diretamente do Russo. A partir desses escritos, encontrou-se outros textos, artigos, livros e capítulos que contribuíram para a tessitura de toda a discussão relativa Teoria Histórico-Cultural. Além disso, buscou-se relacionar a essa temática o debate sobre psicomotricidade, aprendizagem da leitura e escrita e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual.
- ItemGestão da Educação Básica: apontamentos sobre um processo de reforma institucional em Caetité, Bahia: o caso da implantação do Campus Integrado de Educação Anisio Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 0024-03-26) Gomes, Ana Magaly de Oliveira Ladeia; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sales, Marcea Andrade; Miranda, Dayse Lago de; Borja, Maria Eunice Limoeiro; Crosue, Nilma Margarida de CastroEsta dissertação apresenta um estudo de caso sobre a implantação do Campus Integrado de Educação Anísio Teixeira em Caetité, Bahia. Cinco instituições de ensino foram convocadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC a fazerem parte do Complexo Integrado de Educação por estarem situadas em um espaço geográfico privilegiado, localizadas em um único quarteirão, propício para a integração. Por meio de uma pesquisa interativa e de inspiração etnográfica, especificamente pela construção de um diário de campo no qual foram registrados relatos, reuniões, entrevistas e cartas, sintetizam-se os acontecimentos, conflitos e imbricações em torno da extinção das escolas convocadas a fazerem parte deste Complexo Integrado de Educação. A intenção é descrever o que se propõe com a fusão/transformação destas escolas públicas estaduais já consolidadas. Este texto está dividido em dois capítulos seguidos da proposta de um produto técnico tecnológico e das considerações finais. O primeiro capitulo detalha como foi anunciado o projeto para implantação do Complexo Integrado desde quando a ideia foi apresentada. No segundo é apresentado a realização do trabalho de campo em meio à agência de escuta através de entrevistas, o que permitiu delimitar caminhos sobre movimentos que emergiram desde a anunciação do projeto. No terceiro, por sua vez, apresentamos um dos produtos desta pesquisa, que é um Roteiro para tomadas de decisões entre instituições de ensino, que emerge como instrumento para colaborar com a construção de uma gestão democrática desse arranjo educacional composto pelas cinco escolas e de outras instituições escolares.
- ItemGuia de elaboração de sequências didáticas investigativas em Ciências(2022-05-26) Cruz, Alexandro Sousa; Cruz, Elizeu Pinheiro daA apropriação dos conhecimentos e saberes das Ciências tem se tornado cada vez mais importante na formação crítica e emancipatória dos cidadãos e das cidadãs, sendo assim, no Brasil, uma vez que o componente curricular Ciências se incorporou obrigatoriamente no currículo escolar desde os primeiros anos escolares, estratégias eficazes de ensino, com enfoque na aprendizagem dos estudantes, tem sido alvo de pesquisas na área educacional e uma preocupação constante para as professoras e os professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por isso, este Produto Educacional, denominado de Guia de elaboração de sequências didáticas investigativas em Ciências, foi idealizado e produzido junto com a dissertação de Mestrado intitulada Quando a experiência da germinação da semente do feijão abre um campo de prática: apontamentos sobre o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), Universidade do Estado da Bahia, UNEB – Campus de Caetité, no intuito de disponibilizar às professoras e aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, um material didático à ser utilizado como apoio pedagógico em sua prática docente.
- ItemItinerário pelo Labirinto do conhecimento Um guia para pescar sabiás!(2021-07-19) Martins, Eloísa Cecília Dias; Cruz, Elizeu Pinheiro da
- ItemMulheres lavradoras: modos inventivos de (re)existência em comunidades rurais do semiárido baiano(UNEB, 2021-12-13) Rodrigues, Alidéia Oliveira; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Machado, Isadora LimaTematizar gênero e seus atravessamentos em análises acadêmicas e/ou políticas é um dos percursos necessários às pessoas que são comprometidas com a defesa dos direitos de forma ampla, democrática e irrestrita. Situado neste campo, este texto se propõe a apresentar, a partir da perspectiva do gênero enquanto categoria analitica (SCOTT, 1995), uma pesquisa desenvolvida com mulheres lavradoras das comunidades rurais Careta e Capoeirão, ambas do municipio de Ibiassucè, Bahia, Alto Sertão (Semiárido) baiano. O estudo tem como principal objetivo analisar a agência coletiva de mulheres lavradoras dos grupos pesquisados, seus reflexos nas relações de gênero e no cotidiano comunitário, somando-se a ele o propósito de elucidar a trajetória de construção dessa agência, bem como o de investigar a contribuição da assistência técnica desenvolvida na promoção do protagonismo de mulheres e, ainda, contribuir com o processo de formação/educação na perspectiva do diálogo para a transformação das relações de gênero. Ancorada na decolonialidade (LUGONES, 2018, PAREDES CARVAJAL, 2006; 2019, SANTOS, 2018), e por meio da pesquisa de natureza qualitativa, a presente pesquisa busca denunciar opressões coexistentes no Sistema Mundo Modemo/Colonial e a invisibilização das mulheres pesquisadas e outras mais, recorrendo, para tanto, além das autoras citadas, a referências do campo dos estudos de gênero e afins, como Rago (1998), Haraway (1995), Hirata (2014), Dias (1992) Collins (2017), Crenshaw (2002), Akotirene (2019). Gonzalez (1988), Carneiro (2005). As principais fontes utilizadas foram as entrevistas semiestruturadas e Rodas de Conversa. O trabalho busca evidenciar os modos inventivos das participantes, no processo de (re)existência nos territórios onde vivem, numa construção processual cuja experiência tem impactado as relações de gênero no âmbito familiar e comunitário, contribuindo para questionamentos aos padrões de dominação masculina e atitudes machistas. Este é um dos caminhos possíveis para ampliar a visibilização e o reconhecimento das mulheres, das suas potencialidades inventivas c transformadoras, demonstrando a força da ação coletiva.
- ItemPer!go: humanos e não humanos - reflexões sobre mundos(2022-08-08) Lima , Janaina Cardoso de Araújo; Cruz, Elizeu Pinheiro daO jogo didático apresentado neste produto convoca a uma metodologia interativa acordada numa perspectiva Cosmopolítica, no qual foi resultado de uma experiência minha enquanto professora de geografia e meus alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Pequeno Príncipe uma escola particular da rede privada de Guanambi-BA. no ano de 2022 como tentativa de coletivamente estudar e elaborar um jogo pensando o conteúdo – Mineração – e a interação humanos e não humanos como relação entre mundos. O jogo tem por objetivo favorecer a experiência da composição de mundos e a habitabilidade mais que humana nas inter-relações no espaço de exploração de recursos minerais e apreciar a metodologia interativa como prática Cosmopolítica. A proposta é uma ática de pensar os conteúdos não apenas a partir da dinâmica econômica e de um modelo de sociedade considerado dominante, mas também das interações e presenças de humanos e não humanos no espaço estudado. O conceito de Cosmopolítica é aqui assumido a partir da formulação da filósofa Isabelle Stengers (2018), o qual remete a existência de vários mundos, não apenas humanos, mas também não humanos, essa dinâmica reforça firmemente a necessidade de diálogos entre as diversas visões/mundos para vivência coletiva segura de que todos são importantes e necessários para novas experiências. Além da Cosmopolítica, trazemos a formulação do conceito de Habitabilidade mais que humana das possibilidades de mundos e percepção do coletivo, não apenas humanos, mas também não humanos como animais, vegetais, rochas, solos e tudo que compõe o nosso espaço de vivência. Para despertar essas percepções, propusemos a metodologia interativa, como dispositivo que possibilita ao professor e aos alunos pensar determinado conteúdo a partir dos dois conceitos apresentados anteriormente, articulando ideias e leituras para questionamentos sobre a visão do outro que pode ser um humano ou não. A ideia não é se colocar no lugar do outro, mas a partir do outro. Por exemplo, qual a percepção do espaço modificado para a exploração mineral de determinada espécie animal ou vegetal? E para os indígenas e outros que foram deslocados para outras áreas em função desse projeto econômico? A posição não é despertar a culpabilidade para algo ou alguém, mas pensar e imaginar situações diversas sobre modificações feitas ou a ser realizada em prol de um grupo de humanos. A metodologia interativa pensada neste estudo propõe portanto, a possibilidade de estudo mais detalhado e diversificado sobre qualquer conteúdo que se disponha alcançar.
- ItemRoteiro para tomada de decisões entre duas ou mais instituições de ensino(2024-03-26) Ladeia, Ana Magaly de Oliveira; Cruz, Elizeu Pinheiro daÀ comunidade da Educação Básica, em especial para a educação de Caetité, às instituições públicas desta cidade que me formaram como pessoa humana e profissional. Este roteiro surgiu com o intuito de contribuir com processo decisório e gestão educacional das instituições de ensino a partir de uma experiência de pesquisa com uma perspectiva democrática e participativa. O Roteiro para Tomada de Decisões emerge com o intuito de buscar caminhos possíveis para as instituições de ensino chegarem à gestão democrática e participativa. Ele será disponibilizado para que contribua com a discussão na construção coletiva da gestão participativa das instituições educacionais, visando nortear os passos iniciais, e não definir o fluxo que uma gestão complexa demanda. Do sonho do mestrado até a realização este fruto foi gerado. Na esperança de instituições de ensino humanizadas que formem cidadãos para construírem um mundo melhor, apresentamos o roteiro.
- ItemRoteiros de visitação: Parque Estadual da Serra dos Montes Altos Como Instrumento de Ensino e Aprendizagem(2022-05-27) Rodrigues, Ana Paula Melo Fernandes; Cruz, Elizeu Pinheiro da
- ItemSequência didática do processo de desapropriação e reconquista do espaço no entorno da barragem. Para 8º e 9º ano do ensino fundamental(2023-12-14) Alves , Zilma Pereira Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro daOs estudos que envolvem temas relacionados à implantação de barragens têm sido relevantes, especialmente por investigar as transformações socioambientais que ocorrem em virtude da construção de empreendimentos de grande repercussão ambiental. Dentre as várias possibilidades de investigação, os assuntos ligados ao processo de desapropriações e reconquistas dos moradores atingidos pela barragem da Lagoa da Torta, se tornam importantes mecanismos de averiguação das mudanças ambientais do território onde é implantada a obra. Nesse viés, contribui com o ensino da instituição educativa da localidade, estimulando o aluno a conhecer as questões locais, instigando-o a se perceber como sujeito participante das relações existentes e vivenciadas no seu cotidiano, de forma que articulem com outras leituras de mundo e a partir dessas vivências incorporadas nas práticas do ensino, cooperar com o seu desenvolvimento como sujeitos responsáveis com a prática social onde vive, com as questões regionais e globais. Partindo dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo compreender como os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, entendem o processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa Torta, situada no município de Igaporã-Bahia e a consequente reconquista deste espaço. Trata-se de uma pesquisa que faz uma abordagem metodológica com inspiração etnográfica de natureza interpretativa e observação participante, expondo reflexões acerca das questões relacionadas ao processo de desapropriações e reconquistas do espaço no entorno da barragem por meio de relatos, entrevistas com moradores expropriados, questionários com alunos e docentes e figuras ilustrativas, confirmando com resultados explícitos as mudanças ambientais no território de locação da obra. Nesse desígnio, buscou como proposta de Produto Educacional uma Sequência Didática do Processo de Desapropriação e Reconquista do Espaço no Entorno da Barragem, relacionada a questão de pesquisa-intervenção que partiu do princípio que: De que forma os alunos do Núcleo Escolar de Limeira, situado na zona rural do município de Igaporã-BA, abordam/entendem as questões do processo de desapropriação e remoção da população no entorno da barragem da Lagoa da Torta no âmbito escolar e a consequente reconquista deste espaço. Para tanto, é importante considerar a escola como um local de cooperação com ações de sensibilização e compreensão da educação ambiental dos cidadãos, de forma que possa promover a ascensão e mitigação desses atos entre alunos, comunidades desapropriadas e sociedade em geral.