Navegando por Autor "Crusoé, Nilma Margarida de Castro"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA ciranda das práticas formativas em educação ambiental(2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
- ItemA ciranda das práticas formativas em educação ambiental(2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro
- ItemCurrículo, literatura afro-brasileira e relações raciais: intersecções de uma educação antirracista(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-06) Fernandes, Adimara Fogaça Pereira; Barbosa, Elisabete da Silva; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Silva, Zoraide Portela da; Cruz, Elizeu Pinheiro daO presente estudo tem como objetivo compreender de que modo a literatura infantil afro-brasileira pode ser trabalhada como instrumento de prática curricular antirracista na Educação Infantil. A metodologia sustenta-se nos postulados da Pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011) que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e os participantes estão envolvidos de modo cooperativo. O grupo amostral foi composto por 4 professoras da Escola Municipalizada Luís Eduardo Magalhães da cidade de Matina-Bahia. Para a produção de dados, empregamos dois instrumentos: a análise do Documento Curricular Referencial Municipal de Matina-Bahia e questionários respondidos pelas professoras participantes, os quais foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin (2006) e Franco (2005). Foi possível verificar que a discussão das questões raciais no capítulo especifico da Educação Infantil do Referencial Curricular do município de Matina-Bahia é superficial e pontual, porém, com as informações provindas dos questionários, percebemos que, nas práticas das professoras participantes da pesquisa, diversas ações e estratégias pedagógicas com obras literárias afro-brasileira são empregadas no sentido de promover momentos de leitura com as crianças e para o enriquecimento das discussões das questões raciais em sala de aula. Diante do levantamento realizado, foi possível a criação do Caderno de atividades e práticas literárias antirracistas, cuja elaboração levou em consideração a prática já adotada na escola. Nosso intuito é que o produto educacional contribua para o desenvolvimento de práticas de mediação literária antirracista na Educação infantil ao possibilitar às crianças acesso a narrativas e olhares sobre a história não mais pelo olhar do sujeito branco/europeu, mas dos sujeitos que foram subalternizados e violentados, contribuindo, assim, para a elevação da autoestima e uma reconfiguração da identidade negra através de saberes identitários, políticos e estéticos-corpóreos.
- Item“Essa ciranda é de todas nós”: A formação continuada em educação ambiental na prática de coordenadoras pedagógicas no município de Guanambi-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-18) Mendes, Cleidiane Nogueira Prates; Crusoé, Nilma Margarida de Castro; Silva , Maria de Fátima Gomes da; Cruz , Elizeu Pinheiro daEste trabalho de pesquisa se insere no âmbito das discussões sobre a importância da formação para os (as) profissionais que atuam na educação básica, teve por objetivo geral: Analisar as contribuições da formação continuada em Educação Ambiental na prática de coordenadores pedagógicos (as) que atuam na rede municipal de ensino de Guanambi/BA com a formação continuada de professores (as). Especificamente, objetivou-se: Discutir sobre a educação ambiental numa perspectiva crítica, a partir dos apontamentos da Política Nacional e das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental, explicitando o lugar que ela ocupa no currículo da educação básica e a sua relevância na formação dos sujeitos; desenvolver uma proposta de formação continuada em educação ambiental com coordenadores (as) pedagógicos (as) da rede municipal de ensino de Guanambi-BA e refletir sobre a importância dessa formação na prática da coordenação pedagógica do referido município. Optou-se metodologicamente pela pesquisa-ação e pela análise de conteúdo dos dados produzidos pelas 07 (sete) coordenadoras pedagógicas que participaram da formação continuada em educação ambiental. Essa formação junto ao Caderno Pedagógico, intitulado: “Ciranda das práticas formativas em educação ambiental”, constituíram o Produto Educacional (PE), fruto dessa dissertação. A partir disso, evidenciou-se que o papel da formação continuada em educação ambiental na prática da coordenação pedagógica é propiciar diálogos e reflexões acerca dessa temática, para que os sujeitos que atuam na escola possam compreender as relações ecológicas, sociais, culturais, históricas, políticas e econômicas que atravessam as práticas de educação ambiental e tencionam a transformação social. Desse modo, concluímos que a formação continuada desenvolvida no âmbito da coordenação pedagógica foi um caminho significativo, na construção e ressignificação de saberes. A partir da ação-reflexão-ação do fazer pedagógico, das relações dialógicas construídas na pesquisa-ação com as coordenadoras pedagógicas, o processo formativo contribuiu para o diálogo sobre a educação ambiental, e, além disso, a “Ciranda de diálogos” desenvolvida durante a formação trouxe possibilidades teórico-metodológicas para a construção de práticas formativas que irão subsidiar o trabalho da coordenação pedagógica com a educação ambiental numa perspectiva crítica.