Navegando por Autor "Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá"
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- ItemEle não quer nada! Representações sociais de professor sobre o aluno (in)visibilizado em sala de aula(2019-05-24) Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Novaes, Adelina de Oliveira; Farias, Larissa Soares Ornellas; Bomfim, Natanael ReisTrata-se da pesquisa de nome Ele não quer nada! Representações sociais de professor sobre o aluno (in)visibilizado em sala de aula cujo objeto versa sobre o aluno (in)visibilizado em sala de aula. Temática fundada nas inquietações: quais as representações sociais construídas por professores sobre o aluno (in)visibilizado, ainda que presente nas salas de aula? Como se processam as causas e consequências desse fenômeno? De que modo a (in)visibilidade do aluno impacta na relação professor-aluno e, consequentemente, no processo de ensinar e aprender? Nesse sentido, a pesquisa aqui apresentada tem por objetivo geral apreender as representações sociais de professores acerca do aluno (in)visibilizado e sua implicação no processo de ensinar e aprender, e tem como objetivos específicos: identificar as objetivações e ancoragens advindas das representações sociais do professor; analisar de que maneira a relação de (in)visibilidade tecida do professor para o aluno pode interferir na construção do ato educativo; buscar, no processo de formação docente, princípios educativos do processo de ensinar e aprender, pertinentes ao aluno (in)visibilizado. Metodologicamente, o estudo se estrutura enquanto pesquisa qualitativa e elegeu-se por lócus 01 (uma) escola pública da rede estadual no município de Alagoinhas-BA. Tem-se por sujeitos 06 (seis) professores egressos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), cujas representações sociais sobre o objeto foram analisadas mediante entrevistas, desenhos e rodas de conversa. Os dados colhidos foram, posteriormente, submetidos à análise de discurso de vertente francesa. A escolha das representações sociais, como principal aporte, para escutar o fenômeno da (in)visibilidade de alunos ante o olhar dos professores, deveu-se ao fato de que a Teoria das Representações Sociais, inaugurada por Serge Moscovici relaciona processos cognitivos e práticas sociais, recorrendo aos sistemas de significação socialmente elaborados e aos processos de ancoragem e de objetivação. Desse modo, a base teórica dessa pesquisa sustentou-se em: Moscovici (1978), Jodelet (2001) e Ornellas (2001; 2008; 2010; 2017), no campo das representações sociais; Costa (2008a), Foucault (2009), Merleau-Ponty (2009) e Porto (2006), no que tange ao fenômeno da (in)visibilidade; Charlot (2008), Kupfer (2009) e Ornellas (2001; 2008; 2009; 2017) no que concerne à educação contemporânea. Percorrida a trilha metodológica alicerçada na revisão de literatura e análise dos dados que emergiram nas entrevistas, desenhos e rodas de conversa, os resultados revelam que as representações sociais dos sujeitos da pesquisa sobre o aluno (in)visibilizado ancoram-se em: afeto; conflito; desejo e (des)compromisso. Desse modo, que o investimento libidinal aqui corporeificado evoca o olhar de professores ante ao fenômeno da (in)visibilidade e provoca outros pesquisadores a aprofundarem seus estudos sobre essa temática, posto que toda pesquisa é uma aposta inconclusa, um contínuo advir.
- ItemEnsino remoto em tempos de pandemia: estratégias e desafios no componente curricular biologia em escola pública de Alagoinhas-BA(2022-12-22) Pinto, Maurício dos Santos; Barreto, Antonio Geraldo da Silva Sá; Queiroz, Magnólia Silva; Conceição, Eltamara Souza daNo ano de 2020, a pandemia da covid-19, doença viral que causa síndrome respiratória aguda grave (SARSCOV2) repercutiu na adoção de medidas de prevenção, com destaque ao distanciamento social. Essa prática implicou, em caráter urgente, na implantação de ensino remoto na Educação Básica, pois, diante do contexto pandêmico, houve necessidade de estabelecer um elo entre medidas de distanciamento social e continuidade da mediação dos saberes. Assim, o objetivo deste estudo foi explicitar estratégias e desafios enfrentados no processo de ensinar e aprender do componente curricular Biologia, na modalidade de ensino remoto, em escola da rede pública estadual do município de Alagoinhas-BA. A natureza desta pesquisa é básica e qualitativa e trata-se de um estudo exploratório, cujos objetivos foram galgados mediante aplicação de questionário a 04 (quatro) professores de Biologia. Considerada o percurso metodológico efetivado, pode-se constatar que o ensino remoto, apesar do imenso desafio, pôde proporcionar aspectos benéficos à educação.