Navegando por Autor "Barbosa, Elisiana Rodrigues Oliveira"
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- ItemO estágio curricular no PROEJA: desafios na formulação de uma nova proposta de estágio(2018-10-31) Teixeira, João Paulo Oliveira; Santos, Jocenildes Zacarias; Correia, Patrícia Carla da Hora; Barbosa, Elisiana Rodrigues OliveiraA presente pesquisa teve como objetivo, investigar sobre a prática do estágio supervisionado de jovens adultos que, pertencem ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA - a partir das dificuldades que os mesmos apresentam para realização desse estágio. A delimitação temporal de realização da pesquisa foi de 04 de maio de 2017 à 07 de dezembro de 2017. O problema apresentado nessa dissertação consistiu em: Quais os desafios enfrentados pelos alunos do PROEJA do Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão Lourdes Carvalho Neves Batista, em Cícero Dantas-BA, em relação à prática do estágio curricular? Para além, decompõem-se os seguintes objetivos específicos: discutir sobre a proposta do estágio no PROEJA, possibilitando a realização da prática de estágio; refletir com gestores, educadores e discentes o processo de ensino/aprendizagem para garantir na unidade escolar a coerência da prática do estágio; propor um estágio aos estudantes/trabalhadores considerando a diversidade da realidade laboral dos mesmos. O tipo de pesquisa foi de abordagem qualitativa, delineada pela pesquisa-ação, realizada com os discentes e docentes do Centro Estadual de Educação Profissional Lourdes Carvalho Neves Batista, no município de Cícero Dantas-BA. O material de análise foi constituído por pesquisas bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os autores: Fichtner (1998), Paulo Freire (1992), Libâneo (2004), Moura (2004), Toaldo (1997), Markoni & Lakatos (1996) e outros. Os resultados obtidos possibilitaram constatar que, esses jovens adultos necessitam desenvolver suas atividades durante a prática do estágio, para que esses sujeitos da EJA tenham uma formação técnica de qualidade e que esta seja assegurada aos alunos, preparando-os para o exercício de cidadania como ser integral no mundo do trabalho. Assim, para a concretude da resolução da problemática, consiste nos convênios firmados entre a Direção deste Centro de Educação Profissional e algumas Empresas (públicas e privadas). Para tanto, foi discutido com os empresários responsáveis pelos estabelecimentos sobre a problemática e, a partir dos relatos provenientes nas respostas dos questionários aplicados aos docentes e discentes, foi construída uma proposta participativa.
- ItemA Presença da Universidade do Estado da Bahia nos meios Locais: o Perfil e a Inserção Profissional dos seus Egressos Licenciados(2016-08-02) Barbosa, Elisiana Rodrigues OliveiraEsta Tese representa um esforço de pesquisa no sentido de responder a seguinte provocação: de que modo a Universidade do Estado da Bahia tem contribuído para a formação de professores licenciados para a educação básica nos meios locais? No percurso da resposta, recorremos a um esquema metodológico para entrelaçar os Censos da Educação Superior (instância formativa) e da Educação Básica (instância laboral), com fim de construir o perfil de egresso licenciado por essa Universidade e compor o quadro situacional da inserção dos mesmos nas instituições locais de educação básica. Porém, foi preciso considerar uma complexa teia de relações que envolveram as condições oferecidas pelo mundo do trabalho e os desafios da carreira do magistério na educação básica no Estado da Bahia. Os resultados indicaram que a Universidade do Estado da Bahia, enquanto instância formativa contribui com a formação de quadros para os sistemas locais de ensino, na medida em que seus egressos licenciados estão predominantemente ocupando funções docentes na etapa de ensino fundamental em instituições educacionais na instância municipal. Ressalta-se ainda, que o compromisso da referida Universidade com os meios locais está expresso também na sua capilaridade, que pode ser observada pela dispersão territorial dos seus egressos licenciados no Estado da Bahia. Entretanto, essa contribuição se deu apenas por meio da formação inicial promovida por essa Instituição. Observou-se um grande contingente de egressos licenciados que não realizou cursos de pós-graduação e de formação continuada. Ainda no que pese iniciativas relativas a interiorização da pós-graduação, o distanciamento entre a Universidade e a educação básica, para além da formação inicial, foi sentido.