Navegando por Autor "Andrade, Celeste Maria Pacheco de"
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- ItemA cosmovisão indígena na literatura infantil: uma reflexão da obra kabá darebu de daniel munduruku.(Universidade do Estado da bahia, 2022-06-16) Santos, Cristiana Josefa Dos; Ferreira, Permínio Souza; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco deTendo em vista que por muito tempo a temática indígena foi abordada através do olhar do colonizador e de maneira preconceituosa, construindo uma imagem do indígena carregada de estereótipos, faz-se necessário cada vez mais estudos que colaborem com as causas indígenas, conferindo cada dia mais visibilidade à suas lutas, culturas, crenças e cosmovisão, visando estabelecer um diálogo ente culturas e povos. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como tema central a cosmovisão indígena na literatura infantil: uma análise da obra kabá Darebu (2002) de Daniel Munduruku, a fim de identificar na literatura indígena dirigida ao público infantil como a voz do outro, indígena, se manifesta e mantem aberturas para trocas culturais com o não indígena. Para tanto, é necessário discutir por meio da obra como a literatura de autoria indígena desconstrói preconceitos e promove uma reflexão do ser indígena, analisando o modo como a literatura indígena possui valores estéticos próprios capazes de fortalecer a manutenção de um conjunto de saberes ancestrais e a legitimação de identidades. Para realização do estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, descritiva explicativa de caráter qualitativo, com o suporte teórico nos principais autores Andrade (2014); Thiél (2012) e Monteiro (2014).
- ItemA literatura como ferramenta no processo de desnaturalização da violência no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Silva, Deisimara dos Passos; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraA presente pesquisa buscou refletir sobre a importância da literatura na formação do indivíduo e seu uso como ferramenta de desnaturalização da violência no ambiente escolar. Para desenvolvimento da temática, apresentamos uma proposta de sequência didática para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental, a partir do conto “Esquece’’ do escritor pernambucano Marcelino Freire. O suporte teórico escolhido baseou-se na perspectiva de autores como Miriam Abramovay (2002), Ana Guterra (2015) e Lúcia Castro (2018), dentre outros. Por meio do diálogo que estabelecemos entre literatura, escola e violência, acreditamos ser a literatura uma alternativa possível para o enfrentamento á violência no espaço escolar, uma vez que a perspectiva literária é capaz de provocar mudanças e dar sentido á vida, seja no plano individual ou coletivo.
- ItemBibliotecas públicas universitárias: ações educativo-formativas para a competência informacional dos usuários(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Sampaio, Adriana Silva Freitas; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Aras, Lina Maria Brandão de; Nascimento Neto, João Evangelista do; Pimenta, Lídia BoaventuraO presente trabalho tem como objeto de estudo as bibliotecas públicas universitárias, e como recorte de pesquisa a biblioteca setorial universitária professor Raimundo Nonato da Silva Fonseca, do Departamento de Ciências Humanas, Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O estudo busca criar estratégias para melhorias das ações formativas dos usuários e visa compreender de que maneira seria possível estruturar mecanismos de aprendizagem, sistematizando o papel da biblioteca e do profissional bibliotecário no desenvolvimento de ações educativoformativas no processo de competência informacional dos usuários. Tem como objetivo geral propor mecanismos de aprendizagem para o uso eficaz da biblioteca, que venha oferecer melhorias no atendimento e na prestação dos serviços ofertados por ela. É uma pesquisa de natureza aplicada com abordagem qualitativa e exploratória. Aplicou-se como método de trabalho, a pesquisa participante. A pesquisa teoriza sobre o paradigma da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Relata uma breve história das bibliotecas, e explana o papel das delas e do profissional bibliotecário no processo formativo e de competência informacional dos usuários. O relatório discorre, para além da introdução, o contexto do lócus da pesquisa, o trajeto metodológico, os resultados e as considerações finais. Dessa forma, através dos dados obtidos pelos participantes da pesquisa, foi possível elaborar como resultado da pesquisa um plano de atividades que coopere para implementar ações práticas formativo-educativas que sustente o desenvolvimento de competência em informação nos usuários.
- ItemEnsino de produção textual: a perspectiva dos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola Juvenília Peixoto Sampaio-Município de Laje-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-06) Santos, Rafaela Silva; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraO presente trabalho é uma pesquisa voltada ao ensino da produção textual no terceiro ano do ensino médio, com o propósito de entender a percepção do desempenho dos alunos na produção de textos. Para realização do estudo, fez-se um breve percurso histórico sobre o ensino da escrita no Brasil e uma abordagem sobre a produção de textos na perspectiva interacionista de língua. No processo de investigação do tema proposto, buscou-se responder à seguinte pergunta norteadora: “Como os alunos do terceiro ano do ensino médio avaliam a experiência com a produção de textos na escola?”. Para obter as informações necessárias, foi aplicado um questionário online que apontou dificuldades dos alunos com o desenvolvimento da escrita de textos, visto que persiste o ensino tradicional das normas gramaticais e redação, com equivocada justificativa para preparação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), o que interfere na proficiência dos alunos O horizonte teórico escolhido para realização do estudo, foi baseado na perspectiva dos seguintes autores: Antunes (2016), Bettes (2010), Marcuschi (2018), Pessoa (2021) e Silva (2021).
- Item(In)formação dos professores: uma experiência formativa aplicada dos instrutores e monitores dos colégios da polícia militar da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Oliveira, Ana Flávia Ferreira de Brito; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Hetkowshi, Tânia Maria; Ferreira, Carlos Augusto LimaComo ocorrem os processos formativos de policiais militares que realizam atividades pedagógicas? Como uma instituição de ensino militar possibilita o desenvolvimento docente de profissionais que não passaram por um curso de licenciatura? Qual o sentido da docência daqueles que assumem a função que tem por base a sua experiência? São estas questões que mobilizam esta pesquisa engajada, imersiva e intervencionista na formação técnica-pedagógica dos docentes que atuam como instrutores e monitores militares nos Colégios da Polícia Militar da Bahia (CPM). Portanto, objetiva-se identificar os critérios de seleção dos policiais militares para ingresso no quadro de docente da disciplina Instrução Militar (IM), problematizando: De que maneira os instrutores e monitores militares desenvolvem os conhecimentos pedagógicos para lecionar na educação básica? Assim, a metodologia utilizada na investigação está ancorada nos pressupostos da pesquisa participante, pautada na horizontalidade e construção coletiva a partir da formação e conhecimentos pedagógicos à docência de IM nas 13 unidades do CPM. As bases teóricas que sustentam essa pesquisa estão caracterizadas a partir das categorias: Jesus (2011); Nogueira (2014); Kirsch (2013) no contexto do Colégio da Polícia Militar e a disciplina instrução militar; Perrenoud (1999, 2000), Nóvoa (1992, 2002), Pimenta (2012), Freire (1985; 1987; 1989; 2016), Tardif (2014), Libâneo (2010; 2013; 2015) uma discussão sobre formação de professor, processos formativos e saberes necessários à pratica docente; Brandão (2006), Severino (2016) para uma reflexão sobre a pesquisa participante. O processo de mergulho às caraterísticas da que compõem e constitui o quadro docente do IM/CPM tratados na pesquisa possibilitou a construção de tessituras formativas na dimensão do desenvolvimento de competências e habilidades para o ensino materializado em um Ebook Pedagógico, enquanto recurso norteador das ações e das práticas ao exercício profissional dos docentes militares que ministram o componente curricular Instrução Militar.
- ItemJustiça Militar Brasileira na Guerra do Paraguai (1865-1870): organização e estrutura a partir de processos-crime(Universidade Estado da Bahia, 2024-03-25) Jesus, William de Matos; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Rodrigues, Marcelo Santos; Silva, Paulo SantosEsta dissertação trata da estrutura e da organização da Justiça Militar Brasileira no período da Guerra do Paraguai (1864-1870) para compreender a atuação dessa Justiça. O interesse pelo tema nasceu da localização de uma documentação referente a processos-crime da justiça militar quando da realização da pesquisa do trabalho de conclusão de curso da graduação. Nesse sentido, a dissertação constata a carência de produções historiográficas a respeito do tema, o que serviu de motivação para desenvolvimento da pesquisa. Para isso faz-se uma análise histórica baseada em documentos oficiais, processos judiciais a partir de alguns tipos de crime, legislação, jornais e bibliografia especializada. Além da introdução, a dissertação está organizada em três capítulos: o primeiro, intitulado Trajetória da Justiça Militar no Brasil: do período colonial à Guerra do Paraguai, analisa a trajetória da Justiça Militar no Brasil, do período colonial à Guerra do Paraguai, examinando as legislações que ao longo dos séculos foram moldando a organização da justiça. O segundo, O Exército Imperial: recrutamento e conflitos avalia a situação do Exército Imperial do Brasil antes e durante a Guerra do Paraguai, destacando a organização, composição e recrutamento, com ênfase na diversidade, o que incluía pessoas negras da Província da Bahia, o que desencadeou um conjunto de críticas à instituição, o que reforçava o desprestígio das forças militares. São consideradas as tensões raciais, preconceitos, narrativas e estereótipos da época. Também são investigadas as condições precárias nos acampamentos, o que contribuía para um ambiente propenso a crimes e desordens. Por último, o terceiro capítulo Crimes militares: atuação da Justiça Militar a partir de tipos e sentenças, analisa os processos-crime durante a Guerra do Paraguai para compreender como a Justiça Militar Brasileira se posicionava em relação a crimes cometidos por militares do Exército Brasileiro conforme classificados pelo Código de Lippe (1763). Para compreender a dinâmica dos processos judiciais optou-se pelos crimes de deserção, ferimentos, desobediência, insubordinação e assassinato, no sentido de investigar as motivações por trás das infrações e as consequências dessas violações e como a Justiça Militar julgou cada caso. Dessa forma, o capítulo evidencia o microcosmo militar e a forma como as transgressões à hierarquia, às regras, aos rituais e às disciplinas eram punidas. O estudo conclui que a Justiça Militar no Brasil manteve características fundamentais de sua herança portuguesa até o século XIX, desempenhando um papel crucial na estrutura de poder e na manutenção da ordem militar. Durante o conflito, a Justiça Militar atuou de maneira mais branda em certos casos, evitando aplicar as penas draconianas previstas no Código de Lippe.
- ItemLiteratura de cordel: uma perspectiva universitária(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Souza, Maria Clara Braz de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraTendo em vista que nos Cursos de Licenciatura em Letras do nosso país são explorados textos em aulas, realizado eventos acadêmicos que tratam a respeito de literatura, mas muito pouco utilizados textos voltados à categoria da Literatura Popular, o ponto de partida do presente estudo residiu em pesquisar sobre o lugar da Literatura de Cordel em Instituições de Ensino Superior, para especificamente, localizar o espaço deste gênero no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia, Campus V. Para tanto, consideramos a relevância e contribuição da Literatura de Cordel enquanto texto literário e expressão artística como aspecto singificativo na formação da literatura nacional. Neste sentido, a problematização que norteou o estudo foi o silenciamento da Literatura de Cordel nos cursos de Licenciatura em Letras. A partir dessa inquietação, o objetivo da discussão buscou averiguar a ausencia/presença desta literatura no Curso de Letras, Língua Portuguesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Campus V. Para realizar o estudo, escolhemos suporte teórico nos principais autores Maxado (2012), Silva (2007) e Silva (2013) e utilizamos a pesquisa bibliográfica somado a aplicação de questionário junto a estudantes do referido curso de licenciatura.
- ItemMigração feminina: uma perspectiva a partir da obra “a hora da estrela” de Clarice Lispector(Universidade do Estado da Bahia, 2021-01-03) Passos, Rosiane de Jesus; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Silva, Marinalva de OliveiraComo um despertar da consciência crítica do leitor, representando o deslocado, o oprimido, o sem identidade e com a finalidade de observar as vozes da alteridade, surge esse estudo, direcionado para a reflexão da migração feminina. O objetivo central é investigar aspectos associados à migração feminina e suas relações na contemporaneidade a partir da personagem Macabéa, na obra literária “A hora da estrela” de Clarice Lispector (1998). Problematizando até que ponto a condição de migrante de Macabéa dialoga com o fenômeno migratório feminino na atualidade. Metodologicamente, a discursão crítica é viabilizada através de uma revisão bibliográfica embasada em estudos já publicados sobre a temática e um estudo de caso representado por entrevistas realizadas com mulheres migrantes reais, além de blogs que retratam o tema, com o intento de empreender um diálogo entre a ficção e a realidade. As narrativas estabelecidas exercem função de denúncia sobre o significado de identidade e sobre estar no mundo da mulher migrante, construindo um sentido social e individual sobre o tema.
- ItemTrajetória intelectual de um negro em “Tenda Dos Milagres” de Jorge Amado: caminhos e tavessias(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-08) Jesus, Luiz Fernando de; Andrade, Ana Claudia Pacheco de; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Araújo, Ana Rita Machado deEste trabalho empreende uma análise da obra literária do escritor Jorge Amado Tenda dos Milagres, publicada em (1969), com intuito de identificar por meio da ficção, a trajetória intelectual do personagem Pedro Arcanjo e suas estratégias de resistência contra a hegemonia dos poderes estabelecidos em uma sociedade racista, onde negros são vítimas de preconceitos e alvo de discriminação. Neste sentido, nossa reflexão reside em problematizar quais as formas de resistência podem ser identificadas na construção do intelectual negro Pedro Arcanjo na obra Tenda dos Milagres de Jorge Amado. A metodologia caracterizou-se por pesquisa bibliográfica. Para a sustentação do horizonte teórico optamos por estudos desenvolvidos pelos seguintes estudiosos: Raimundo dos Santos (2004), Ilana Goldstein (2003), Myriam Fraga (2012) e Homi Bhabha (1998), dentre outros.