Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Autor "Cavalcanti, Lana de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCidade, cultura e ensino de geografia: proposições para abordagens das dimensões culturais de Cachoeira-BA nos espaços educacionais(2023-05-07) Silva, Aisllan Damacena Souza da; Castro, Janio Roque Barros de; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos; Portugal, Jussara Fraga; Cavalcanti, Lana de SouzaO espaço urbano é complexo e pluritemático, constituindo-se um desafio para as abordagens no ensino da Geografia. Um dos caminhos interessantes para se abordar com as questões urbanas em sala de aula, de maneira ampla e contextualizada, é o de enfatizar as dimensões espaciais das expressões culturais materiais e imateriais notadamente presentes em cidades históricas, como é o caso da cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano. Considerada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) como Monumento Nacional, em virtude do seu imponente conjunto arquitetônico e paisagístico, Cachoeira é marcada pela presença de um rico centro histórico que abrange ruas estreitas em calçamento de pedra e repletas de edificações dos períodos colonial e imperial. Nessas mesmas ruas, ocorrem durante todo o ano diversas manifestações culturais relacionadas às expressões identitárias do Recôncavo. Diante disso, o presente estudo problematiza o espaço urbano por meio das especificidades da cidade de Cachoeira, com ênfase nas suas dimensões culturais e seu espaço de ensino para a Geografia. Adota-se, enquanto objetivo geral para essa pesquisa, analisar as dimensões culturais no/do espaço urbano da cidade histórica de Cachoeira, situada no Recôncavo Baiano, apresentando proposições didático-pedagógicas para o trabalho docente, com essas dimensões, no contexto do ensino de Geografia. Com abordagem metodológica qualitativa, os procedimentos desenvolvidos neste estudo de caso contemplam levantamento bibliográfico, o qual desencadeou, no referencial teórico-conceitual deste trabalho, análise de anais dos principais eventos do ensino de Geografia da atualidade, dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), do Plano Nacional de Cultura (PNC), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Curricular Municipal (DCRM) de Cachoeira e, por fim, realização de entrevistas com quatro professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal Edvaldo Brandão Correia. Levando em consideração que a cultura é um tema recorrente na área educacional e que a Geografia possui influência nesse debate, o presente trabalho se constitui em uma relevante contribuição com a Geografia Escolar, em que, por meio de interfaces dialógicas entre cultura, urbano e ensino, busca-se refletir e propor metodologias que contemplem o recorte espacial em análise, valorizando, assim, a importância do cotidiano dos estudantes.
- ItemRelações campo-cidade e rural-urbano: narrativas, concepções e práticas de professores de Geografia(2022-08-08) Ribeiro, José Marcos Silva; Oliveira, Simone Santos de; Portugal, Jussara Fraga; Cavalcanti, Lana de SouzaEsta dissertação insere-se no campo das pesquisas em Educação Geográfica, ensino de Geografia e (auto)biografia, centrando-se na análise dos modos como as relações campo-cidade e urbano-rural emergem em narrativas, concepções e práticas de cinco professores de Geografia que exercem a docência em contextos rurais e urbanos de um pequeno município do semiárido baiano, sertão nordestino. Este estudo foi mobilizado pela seguinte questão: Como as concepções e práticas pedagógicas que os professores de Geografia empreendem em sala de aula, em torno das relações campo-cidade e rural-urbano, podem se constituir em um caminho para subverter e/ou legitimar visões dicotômicas dos estudantes sobre esses espaços no âmbito da Geografia Escolar? O objetivo geral deste estudo foi: - compreender como as concepções e práticas pedagógicas empreendidas pelos professores de Geografia para contemplação de conteúdos que versam sobre as relações campo-cidade e rural-urbano podem se constituir em um caminho para subverter e/ou legitimar visões dicotômicas dos estudantes sobre esses espaços no âmbito da Geografia Escolar. A partir disso, emerge uma outra questão que orienta a investigação: I) as abordagens de campo-cidade e rural-urbano na Obra Teláris Geografia da Editora Ática se aproximam ou se distanciam da realidade experienciada/vivida pelos estudantes que vivem em confluência entre o urbano e o rural nos pequenos municípios? Buscando respostas para as perguntam que mobilizam o transcurso da presente pesquisa foram pensados os seguintes objetivos específicos: - identificar as abordagens dos conceitos campo-cidade e rural-urbano que emergem do livro do 7º ano da Coleção Teláris Geografia do PNLD 2020-2023, destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental das instituições de ensino campo da pesquisa; Apresentar os conteúdos ancorados na abordagem dos conceitos campo-cidade e rural-urbano concebidos no volume do 7º ano da coleção Teláris Geografia do PNLD dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do quadriênio de 2020-2023; caracterizar os professores colaboradores da pesquisa e as estratégias adotadas para abordagem dos conceitos de campo-cidade e rural-urbano a partir da análise interpretativa-compreensiva de suas narrativas; relacionar as práticas de ensino concebidas pelos professores colaboradores com as abordagens do livro didático utilizados nas escolas participantes da pesquisa; mapear, através de registros fotográficos, as expressões das ruralidades na cidade e das urbanidades no campo. Quanto à metodologia, este estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, ancorada na análise documental, do Guia Didático PNLD 2020/2023 e do livro didático, destinado ao 7º ano do Ensino Fundamental, da Coleção Teláris Geografia, utilizado nas três escolas campo da pesquisa. Além desses documentos, a análise interpretativa-compreensiva das narrativas dos professores, colaboradores da investigação, coletadas através da entrevista narrativa, instrumento de recolha de dados, possibilitou a caracterização de concepções, saberes e práticas empreendidas na abordagem da temática relacionada ao campo-cidade e rural-urbano, bem como no fazer pedagógico dos professores de Geografia em suas salas de aulas. O processo de investigação e a escrita da dissertação esteve alicerçado em três momentos: a) Revisão bibliográfica, através de leituras – artigos científicos, dissertações, teses e livros – que versaram sobre o ensino de Geografia, educação geográfica, livro didático, cidades pequenas e, relações campo-cidade e rural-urbano; b) Análise do Guia PNLD 2020-2023 e da obra didática Teláris Geografia, destinada ao 7º ano, adotada nas escolas campo da pesquisa; c) Entrevista narrativa com os professores de Geografia, colaboradores da investigação e registros fotográficos, a fim de verificar as expressões de ruralidades e urbanidades presentes nos modos de ser dos sujeitos. A análise dos documentos (Obra didática e Guia PNLD 2020/2023) e das informações coletadas através da entrevista narrativa estão ancoradas em três dimensões analíticas: I) conceitos campo-cidade e rural-urbano presentes na obra didática de Geografia do 7º ano da Coleção Teláris Geografia, PNLD/2020-2023 adotada nas escolas campo de pesquisa; II) conteúdos e estratégias de ensino na abordagem campo-cidade e ruralurbano a partir do livro do 7º ano da Coleção Teláris Geografia, PNLD 2020-2023; III) concepções e relações estabelecidas pelos professores colaboradores da pesquisa sobre campo-cidade e rural-urbano em suas práticas pedagógicas, a partir de suas experiências de vida. O estudo revelou que o cotidiano é marcado pelas manifestações das ruralidades na cidade, bem como, das urbanidades no campo. Com este estudo, espera-se contribuir com a ampliação das discussões e reflexões sobre as relações campo-cidade e rural-urbano no processo de Educação Geográfica, sobretudo a partir do que apresenta o livro didático, importante recurso utilizado nas aulas de Geografia, nas escolas públicas brasileiras, atendidas pelo PNLD, pois as reflexões partem da contraposição do que é apresentado nos livros didáticos de Geografia sobre o campo e a cidade, o rural e o urbano, com a realidade vivenciada pelos estudantes.