Pós-Graduação
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Navegando Pós-Graduação por Orientador "Santos, Simone Ribeiro"
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- ItemEu jogo, tu jogas e juntos aprendemos: Abordagens do conceito de lugar na EJA(2023) Santos, Adelvan Ferreira; Santos, Simone Ribeiro; Portugal, Jussara Fraga; Sacramento, Ana Claudia Ramos; Maia, Humberto Cordeiro AraújoOs jogos sempre fizeram parte das relações sociais nas diferentes fases da vida e, aliados ao ensino de Geografia, possibilitam a aprendizagem significativa de conceitos basilares da Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Deste modo, esta pesquisa tem a seguinte problemática: Como os jogos podem contribuir para a apreensão do conceito de lugar no ensino da Geografia na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Fundamental II? O objetivo geral foi compreender as contribuições dos jogos para a apreensão do conceito de lugar no ensino da Geografia na modalidade EJA, do Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa (COMAGS), em Serrolândia-BA. Trata-se, portanto, de uma pesquisa-ação, cujos procedimentos metodológicos estão ancorados no diagnóstico/questionário sobre a relação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do COMAGS com os jogos analógicos; adaptação de dois jogos a partir do referencial curricular do Município de Serrolândia que norteiam o planejamento da professora de Geografia do COMAGS de modo a contemplar os temas trabalhados pela docente a partir do conceito de Lugar; uso destes dispositivos didáticos pedagógicos nas aulas de Geografia nas turmas da EJA; questionários com os estudantes das quatro turmas onde foram utilizados dois jogos – Dominó geográfico e Trilha Serrolandense – com o intuito de verificar se estes dispositivos contribuíram para o aprendizado. Ademais, a professora de Geografia, responsável pelas turmas, foi indagada, por meio de entrevista semiestruturada, com o intuito e investigar como os jogos contribuíram com a sua prática docente, cuja análise possibilitou perceber que os jogos instigaram a maior participação dos estudantes nas aulas de Geografia e promovem aprendizagens significativas de temas geográficos com ênfase ao lugar de vivência dos estudantes.
- ItemUniversidade aberta à terceira idade em Serrinha – BA: narrativas (auto)biográficas e territorialidades(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-20) Nunes, Fernando de Souza; Santos, Simone Ribeiro; Pereira, Áurea da Silva; Copatti, CarinaEste trabalho tem como objeto de estudo as territorialidades presentes nos modos de vida das estudantes idosas, cujo lócus de investigação é a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), vinculada à Universidade do Estado da Bahia (UNEB), presente nos Campi da instituição, em especial, no Campus XI - Serrinha, tendo como problemática a seguinte questão: Quais territorialidades emergem das narrativas (auto)biográficas das estudantes da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) do Departamento de Educação (DEDC) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI/Serrinha? Em questões secundárias: a) O que é a UATI e quem são as idosas que frequentam o programa? b) Quais histórias narram as estudantes da UATI do DEDC/UNEB/Campus XI? c) Quais territorialidades são praticadas pelas estudantes da UATI que as caracterizam como sujeitos que vivem na região do sisal da Bahia? d) De que maneira as narrativas (auto)biográficas permitem compreender as territorialidades praticadas pelas estudantes da UATI em Serrinha? Objetiva-se analisar, através das narrativas (auto)biográficas, quais são e como são construídas as territorialidades das estudantes da UATI do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia. Os objetivos específicos deste estudo são: a) apresentar a UATI da UNEB de Serrinha como um importante programa formativo para estudantes idosas; b) identificar as territorialidades praticadas pelas estudantes da UATI que emergem das narrativas (auto)biográficas; c) identificar as territorialidades praticadas pelas estudantes do UATI; d) caracterizar as expressões identitárias das idosas, presentes nas narrativas das estudantes da UATI/UNEB de Serrinha que vivem na região do sisal da Bahia. Trata-se, portanto, de um trabalho decorrente de uma pesquisa qualitativa, ancorada no método (auto)biográfico, cujos instrumentos de recolha de dados e informações foram o questionário socioeconômico e a entrevista narrativa gravada, realizada com seis mulheres idosas que são estudantes da UATI em Serrinha-BA. As análises feitas a partir deste trabalho sobre a UATI possibilitou investigar as múltiplas temáticas que envolvem as territorialidades e as narrativas (auto)biográficas de seis mulheres idosas, cujo enredo poderá indicar contribuições para as políticas públicas voltadas à valorização e defesa da pessoa idosa, pois este estudo possui relevância social e acadêmica ao contribuir para o debate sobre a condição da pessoa idosa a partir da valorização dos saberes, experiências de vida e vivências por meio das narrativas (auto)biográficas das alunas da UATI de Serrinha-BA.